Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Power Rack Em Apartamento


abomai15

Posts Recomendados

Publicidade

Opa

Tem um quarto disponivel aqui na minha casa, o foda é que é apartamento.

Sou muito cabreiro de colocar peso e sei lá, explodir o piso..

Alguem ai ja fez algo do tipo? Aquelas power racks com suporte p/ anilhas. Pq tá foda de treinar em acad

absss!

Pq tá foda de treinar em acad?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta ver se existe algum manual ou orientação do proprietário com o limite de carga de laje (não sei se é bem esse o termo), ou então ver com o síndico.

Acho que os valores de carga por m2 podem variar muito de prédio p/ prédio. Eu mesmo já morei em kitinete de paredes e chão tão finos que mesmo devolvendo um halter ao chão como um gentleman o vizinho de baixo já reclamava de barulho/vibração.

Terra, mesmo que leve, mesmo que usando variantes (RDL, que devolveria a barra só no fim de cada série e ainda sim poderia incomodar), começa a ficar complicado (p/ não dizer inviável), a não ser que vc more em um duplex daqueles prédios de um apartamento por andar e lajes grossas, e mesmo assim use um sistema de plataforma e amortecimento. ehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao pode fazer terra, nao pode agachar, rack pull eh doença lá, fui expulso e n tem nenhuma perto rs

porra mas será q isso aguenta? sou mt cabreiro de dar alguma merda

acredito que não havera problemas quanto a peso. Porém deve tomar cuidado com o lance de impacto ... não soltar a barra , mesmo que esteje protegido por madeira ou eva...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pois é... Eu estava com a mesma ideia... Queria montar um Crossfit Room aqui no apto.. Mas também fico preocupado com a estrutura e isolamento acústico.. Hoje seria 250 kg só no terra... mais os clean e thrusters que fica complicado de colocar no chão... Já coloquei argolas no outro quarto mas eu estou altamente motivado a montar algo parecido no outro quarto... Ninguém tem algo do tipo? Ou tem alguma informação sobre...? Velame

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Normalmente lajes de apartamentos são dimensionadas em projeto com 150kg/m² de carga acidental (carga que poderá estar lá ou não), que é a carga mínima para lajes deste uso determinada pela NBR6120. Então, por exemplo, se seu quarto tem 9m² ele estará projetado para receber até 9m² X 150kg/f = 1350kg de carga total, distruibuída, ou seja, dá para colocar o Ronnie Coleman a fazer leg press lá dentro. O grande problema de cargas desse tipo em laje não é o peso em si, mas a forma que ele é distribuído. Não sei quais são suas cargas mas se for fazer terra com mais de 200kg já começa a se tornar um incomodo pois as cargas são pontuais, estão em poucos cm² em contato com o piso, e geram um fenômeno chamado punção, para os quais as lajes de concreto convencionais de apartamentos não são dimensionadas. Outro fator é a vibração causada, que pode gerar alguma manifestação patológica como pequenas fissuras e te trazer problemas com o vizinho de baixo. Resumindo, não vai cair, mas deve-se ter cuidado.

Outra coisa: Lajes de concreto não caem de repente, dão muitos avisos antes, salvo quando são impactadas por algo grande. Problemas com sobrecargas começam com fissuras (pequenas trincas, rachaduras) e flechas (barriga na laje ou piso), então não vai cair de uma hora para outra, só se o Andy Bolton e o Magnusson forem fazer uma competição de terra com 400kg para repetições lá dentro, daí já não garanto...

Editado por hellgod
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente hellgod, fora que uma plataforma e/ou hack irá distribuir esse peso, fazendo com que não haja problema... Quanto ao ruído, acho que eu não me preocuparia, desde que dentro do horário de silencio do condomínio.

Bom senso também ajuda nesses casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente lajes de apartamentos são dimensionadas em projeto com 150kg/m² de carga acidental (carga que poderá estar lá ou não), que é a carga mínima para lajes deste uso determinada pela NBR6120. Então, por exemplo, se seu quarto tem 9m² ele estará projetado para receber até 9m² X 150kg/f = 1350kg de carga total, distruibuída, ou seja, dá para colocar o Ronnie Coleman a fazer leg press lá dentro. O grande problema de cargas desse tipo em laje não é o peso em si, mas a forma que ele é distribuído. Não sei quais são suas cargas mas se for fazer terra com mais de 200kg já começa a se tornar um incomodo pois as cargas são pontuais, estão em poucos cm² em contato com o piso, e geram um fenômeno chamado punção, para os quais as lajes de concreto convencionais de apartamentos não são dimensionadas. Outro fator é a vibração causada, que pode gerar alguma manifestação patológica como pequenas fissuras e te trazer problemas com o vizinho de baixo. Resumindo, não vai cair, mas deve-se ter cuidado.

Outra coisa: Lajes de concreto não caem de repente, dão muitos avisos antes, salvo quando são impactadas por algo grande. Problemas com sobrecargas começam com fissuras (pequenas trincas, rachaduras) e flechas (barriga na laje ou piso), então não vai cair de uma hora para outra, só se o Andy Bolton e o Magnusson forem fazer uma competição de terra com 400kg para repetições lá dentro, daí já não garanto...

Fala, hellgod! Vc é da civil, né, cara?

Essas coisas que tenho curiosidade... tava pensando nessa questão das cargas pontuais. Se fosse fazer um terra dentro do power rack (ou seja, a barra com as anilhas sai e volta das/pras barras de segurança, não do/pro chão), pelo menos o fenômeno de punção ia ser sanado/minimizado, não? Porque o peso bateria nas barras de segurança, que por sua vez se distribuiria pela base/pé do power rack. Tenho pensado o seguinte: eu tô fazendo meu power rack p/ ser forte o suficiente p/ que desse p/ chamar um cara como Dan Green ou KK p/ treinar e eles ainda falassem 'legal seu rack'. ehehe

Ainda pensando só na laje (e numa situação limite): supondo um cara como o próprio Bolton, fazendo terra convencional (base fechada). Se o cara pesa até uns 160kgs, e puxa (equipado) > 450kgs, durante um intervalo curto a partir das anilhas desencostando o chão (ou barras saindo do apoio, conforme na situação passada), passando pelo lockout até devolver a barra ao chão, ficariam mais que 600kgs numa área de mais ou menos 1m2, né? (pés com o chão) Sei que o período é muito curto, mas fico pensando o que poderia acontecer (só aproveitando a discussão p/ pensar de novo na questão dos limites. ehehhe)

Seria algo como de:

.|..................|...................|.

.|..................|...................|.

V.................V.................V.

225...........160...............225

Para:

....................|.....................

....................|.....................

...................V.....................

..................610...............

Essa carga de 150 é a mínima, certo? (que acho que devia ser o caso da minha kitinete. heeh). Mas em apartamentos maiores, deve ser razoavelmente maior, né?

P/ nós, mero mortais, acho que o que mais pega é o barulho e vibração mesmo.. :laughingsmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...