Muito se tem dito sobre o DHEA, que ele melhora o sono, combate o stress, aumenta a testosterona, queima gordura e ainda aumenta a longevidade. Então o que de fato ele faz e principalmente o que ele não faz? Vale a pena? Quem deve tomar?
Não vou ficar me alongando aqui dizendo o que é o DHEA, onde é sintetizado etc. Pra quem quiser ver uma versão mais completa pode assistir meu vídeo sobre.
Vamos para a parte prática que é o que interessa a vocês.
Longevidade, rejuvenescimento, antiaging, anti-envelhecimento, Lair Ribeiro, etc.
Esse é um mito MUITO, mas muito difundido quando a gente fala em DHEA. E quem alega que ele aumenta a longevidade se apoia nesses pontos:
1- A quantidade de dhea está ligada diretamente a nossa idade, tanto homem quanto mulher segundo esses artigos(1,2,3), e com o avançar da idade, esse volume sanguíneo de dhea abaixa substancialmente. Portanto, suplementar dhea é desacelerar o envelhecimento, prevenir, combater até.
O que eles não falam disso é que nesse artigo aqui, mostra claramente não haver nenhuma relação do DHEA com os sintomas do envelhecimento.
De fato quando você avança na idade, os níveis de SDHEA abaixam proporcionalmente, tem até um gráfico mostrando isso.
O problema nisso é que o fato de suplementar dhea, não necessariamente reverte a velhice, como MUITOS alegam.
2- Tomar de 5 a 12mg de dhea diariamente preveniria o encurtamento dos telômeros, que estão diretamente ligados a longevidade segundo esse estudo.
O problema é que a forma que eles usaram pra "medir" os telômeros está errada. E fizeram esses artigos (1,2) demonstrando isso.
Então na prática ATÉ HOJE a gente vê que DHEA não rejuvenesce e não aumenta a longevidade.
Sono
Não se percebe melhora no sono segundo esse artigo aqui.
Hormônios Sexuais (testosterona, estrogênio, etc)
Tem inúmeros estudos (1,2,3,4,5,6,7) demonstrando melhora do quadro hormonal
A grande questão é que os estudos mostram que essas melhoras foram feitas em pessoas a partir de 40 anos. Tanto homens quanto mulheres.
Em jovens a história não é a mesma (1,2), você até tem uma melhorazinha, mas nada tão relevante a ponto de ser dito.
O grande ponto do DHEA nessa questão é que ele age como um coringa nos hormônios sexuais. Na prática é o seguinte:
Se você tem deficiência, ele vai "normalizar". Seja homem, mulher, jovem, velho. Só que se parar de tomar, volta. hehe
Cortisol
O Dhea existe num pseudo-balanço com o cortisol (1), como se fossem dois hormônios antagônicos do eixo HPA (hipotálamo, pituitária e adrenal). Isso significa na prática que quanto mais cortisol, menos DHEA, e quanto mais DHEA, menor é a proporção de cortisol.
E se vocês perceberem, outra correlação curiosa é que esse padrão Cortisol alto e DHEA baixo é visto em vários cenários de doenças psicológicas como: depressão, anorexia nervosa, transtorno bipolar, esquizofrenia e outras como mostram esses estudos (1,2,3,4,5,6).
Então se vocês tiverem baixa de cortisol por conta do DHEA, aumenta-lo vai melhorar essas questões. no caso dessas doenças, já existem vários protocolos de tratamento onde estão sendo bem promissores no tratamento de depressão principalmente.
Da pra fazer uma sinergia com melatonina nessa questão do cortisol, mas isso vou deixa pra outro texto.
Composição corporal
Depende. Se você de fato estiver com deficiência de DHEA, seja pela idade ou por outras questões, você pode ter um aumento na sua testosterona, no seu SHBG e consequentemente no longo prazo vai ter uma melhor queima de gordura sim. O problema é que essa melhora no quadro hormonal não parece ser suficiente para ter um efeito tão relevante a ponto de ser um benefício comprovado.
Tanto que tiveram vários estudos(1,2,3,4,5,6) com mais de 6 meses de duração em grupos diferentes e praticamente não teve alteração na composição corporal, na força ou sequer na sensibilidade à insulina dos participantes.
Disfunção sexual e problemas de libido
O DHEA também não se mostrou eficiente para melhorar disfunções sexuais e problemas de libido, como mostram esses estudos(1,2,3).
Eu tendo a discordar um pouco do resultado desses artigos. Pois o DHEA melhora quadro hormonal com deficiência, então se a pessoa tem queda de libido por causa dessa deficiência, corrigir vai melhorar. Não consegui achar outros artigos, se alguém tiver, contribua que colocarei aqui.
Aumenta o IGF-1
Segundo esse estudo.
Aumenta o GH
Mas os estudos (1,2) não são TÃO conclusivos assim.
Não influencia diretamente os hormônios da tireóide (t3, t4)
Nesse estudo.
Melhorou os sintomas da menopausa
Segundo esses artigos (1,2)
Pra quem tem preguiça de ler e quer saber das conclusões, fiz um apanhado de tudo o que ele faz e tirei algumas conclusões próprias aqui.
Suplementar DHEA definitivamente aumenta seus níveis sanguíneos de DHEA e portanto corrige eventuais deficiências. Mas se parar de tomar, elas voltam.
Nada indica ou prova que o DHEA serve para longevidade
MAS definitivamente melhora a qualidade de vida de mulheres na menopausa ou homens na andropausa
Não tem vantagem estratégica clara utilizar pensando em desempenho esportivo
É uma boa estratégia em períodos de cutting, onde a baixa ingestão de gordura irá prejudicar parte dos seus hormônios como testosterona, IGF1, estrogênio e GH. O DHEA entraria "normalizando" eles.
Diminui os sintomas da TPM e melhora o desbalanço hormonal que as mulheres sofrem de tempos em tempos com a menstruação
Reduz o stress se o problema do seu stress for baixa de DHEA.
Pode aumentar seu óxido nítrico sanguíneo, o que teria relação com ereção e desempenho sexual, mas os estudos mostraram que esse aumento não é tão relevante a esse ponto.
Pode ser um substituto das estatinas, caso seu colesterol esteja acima do “ideal”. Mas não vai parar de tomar seu remédio porque eu falei isso, ok? Se esse é o seu caso, pegue esses artigos (1,2,3) e leve no seu médico
Não existe oficialmente uma dosagem padrão recomendada, elas variam de 8, 12, 25, 50 até 100mg diários de acordo com a finalidade. Nenhuma dessas dosagens vai causar mal a vocês, portanto, vocês podem testar cada uma delas sem risco e depois me dizer aqui em baixo o que funcionou e para que.
Espero ter esclarecido alguns pontos desse suplemento. Procurei aqui no fórum e não vi tanta informação assim condensada. Resolvi fazer esse post.
Se vocês tiverem sugestão de tópico, manda ai que coloco na fila.
E pra quem quiser ver em vídeo e/ou compartilhar com quem tem preguiça de ler, segue o vídeo.
Atualizando rapidamente:
Hoje 14/07/16
Comprei uns suples na Vulgo. Vit C, Multivamínico, Whey, Creatina. Tava um valor maneiro, e eu to querendo aumentar ingestão de prot. Comprei até prot da soja, tava moh baratinho, 36 pilas. Atualmente to comendo 180g de proteína/dia mais ou menos em carne/frango/ovo. Quero aumentar pra 250g/dia e ver se tenho resultados bons. Pra isso vou ter que aumentar uma ref no dia, + o whey + a soja. Vou jogar 10g de creatina dia também, porque quando usei a ultima vez 5g/dia não sentir grandes coisas. Ah, vou aumentar as fats também. Por enquanto só tem a das gemas dos ovos (sempre como inteiros) e do restante de alimentos em menor quantidade (aveia, às vezes feijão, etc). Aí vou comprar umas castanhas, pasta de amendoim talvez, e ingerir mais fat. Carbo continuo comendo sem exageros pra manter o bf, mas nunca passo fome. às vezes até acho que to comendo pouco.
Fotos!
Data de cada uma respectivamente: 02 de Maio / 02 de Junho / 30 de Junho
Nome: Paulo Guilherme (PG)
Início na musculação: Aos 16 anos.
Idade: 22 anos (28/12/1992) Peso: 82kg (16/11/2015)
Altura: 180cm
BF: 13~14% (17/11/2015)
Medidas membros: Não sei, não meço
Objetivo: Ganho de massa muscular, resistência e bem estar.
Dieta: Fléxível
Treino: Atualmente ABC2x
- Pernas
- Costas, Trapézio, Bíceps
- Peito, Ombro, Tríceps
Panturrilha e Abs intercalado DSDN
Alimentos mais consumidos: Arroz, batata inglesa, batata doce, aipim, aveia, leite, peito de frango, ovos, carne vermelha, azeite, pasta de amendoim, castanhas, banana, maçã, beterraba, cebola, brócolis, alface, tomate.
Porquê comecei na musculação:
- Eu iniciei os treinos pois me achava muito magro e gostaria de ficar mais forte. Coisa de colégio, adolescente, aceitação no meio social, típico.
Filosofia do esporte para mim, o que me mudou, por que faço, o que penso:
- Sou apaixonado pela musculação há aproximadamente 2 anos. Antes desse período apenas levantava pesos, lia uma coisa ou outra sobre nutrição e treinamento, e fazia "por fazer". Há 2 anos foi quando percebi que a musculação era muito mais do que apenas levantar pesos e criar músculos. Me tornei uma pessoal mais disciplinada, mais disposta, mais determinada, resistente psicologicamente (e fisicamente também, é claro). Comecei a estudar e nunca parei até hoje. Hoje um dos meus sonhos é disseminar boas informações para novatos (principalmente) sobre treinos, uma alimentação saudável e balanceada, e se possível também mostrar o lado obscuro e perigoso que PODE ser este mundo, com seus devidos cuidados que devem ser tomados. Eu acredito MUITO que o bodybuilding pode melhorar a vida de pessoas em TODOS os fatores, direta e indiretamente, e não apenas da parte estética. Para mim, a musculação irá lhe trazer um corpo saudável e esteticamente bonito exclusivamente por consequência deste estilo de vida. Um corpo são, é sinônimo de bem estar, traz a paz espiritual e mental com mais facilidade, melhora a auto-estima, produção de hormônios relacionados ao bem-estar e felicidade, disciplina, foco, etc. E TUDO isto irá influenciar todos os outros fatores fora de uma sala de pesos: Irá lhe tornar uma pessoa melhor no âmbito profissional, matrimonial, familiar, e todo o restante.
Sobre esteróides anabolizantes:
- Nunca tive contato, nunca nem sequer vi um vial. Já li um pouco sobre Roids mas NUNCA me aprofundei, pelo simples fato de que eu nunca me senti preparado para tal. Achava que era necessário ter uma noção mínima sobre nutrição e treinamento antes de tudo. E foi isto que aconteceu. Minha leitura sobre hormônios começou faz poucos meses. Por que nunca usei? Todas as vezes que por algum motivo eu sentia vontade de experimentar, me perguntava logo em seguida : "Para quê?" Impressionar alguém que não fosse eu? Me sentir melhor com meu físico? O valor $$ compensa? Vale a pena para meu corpo (internamente falando)? Até hoje todas as respostas foram não. Mesmo que não seja fácil "competir" com todos os outros praticantes, os quais em sua maioria utiliza e o povo não faz nem ideia, tenho plena ciência que vou fazer uso apenas quando eu for me beneficiar financeiramente (fotos, modelo, etc), ou se um dia decidir competir. Antes disso, provavelmente não. Não tem porquê. Estou satisfeito assim. Mas ninguém sabe o dia de amanhã né? Cada dia leio mais e mais sobre roids, e to curtindo muito! Hormônios são irados.
Sobre suplementação alimentar:
- Em toda minha vida já utilizei: Whey Protein, Creatina, Multivamínicos, BCAA, Glutamina, Pré-Treino, Dextrose, Malto-Dextrina. Atualmente, há alguns meses, só tomo um Multivamínico, visto que para MIM, não há necessidade do restante, por enquanto. Atualmente me sinto com o melhor condicionamento físico que já conquistei, mesmo sem tomar uma ampla suplementação. Quando sobrar uma grana, provavelmente investirei em Creatina e ômega 3 (óleo de peixe).
Sobre minha dieta:
- Conforme disse lá em cima, sigo uma dieta que chamo de flexível. Vou explicar porquê. Atualmente moro com meus pais, consequentemente o que eu vou comer, é o que foi comprado para a família toda. Não que isto seja um problema, pelo contrário, eu economizo. Mas quando eu achar necessário investir mais, tirarei do meu bolso uma dieta "mais certinha". Eu peso TODAS as refeições após estarem já prontas (frango já grelhado, por exemplo). Resumindo, o que como atualmente e muito dificilmente muda é:
09:00 - aveia (80g +/-) + 5 ovos cozidos + 1 banana + 1 colher de pasta de amendoim + 200ml leite (integral geralmente) + umas castanhas)
12:30 - 200g de algum carbo (arroz, batata doce, aipim, etc) + 200g frango + salada (lá em cima falo quais frutas e o que compõe minha salada). Tudo regato com azeite extra virgem.
16:00 - 1 banana (ou outra fruta) + umas castanhas (ou amêndoas)
17:30 (pré treino) - exatamente as mesmas coisas e proporções da ref das 12:00 ->200g de algum carbo (arroz, batata doce, aipim, etc) + 200g frango + salada (lá em cima falo quais frutas e o que compõe minha salada). Tudo regato com azeite extra virgem
21:00 (ref pós treino) - Depende. As vezes o mesmo carbo das ultimas 2 refs + omelete de 5 ovos + salada. Regado com azeite extra virgem). -> Qd da vontade encaixo pão com queijo e presunto ali nos carbos.
00:00 (ultima ref) - Depende também, mas geralmente faço uma mistura de 80g de aveia + 2 ovos crus + 40g pasta de amendoim + uma colher de ovomaltine + 200ml de leite. Bato tudo junto, deixo no congelador por uns 30 min, e jogo pra dentro.
Minha "dieta" é escrota. Não a siga como exemplo. Nem consigo chamar de dieta. Chamo de "o que eu como". Eu preciso urgentemente melhorar ela. Aceito sugestões, assim como em TODAS as outras coisas do meu post. Sintam-se a vontade para contribuir, por favor!! Vou avaliando semana pós semana o shape, e aumento e diminuo o que acho que devo. Tem o lado bom e ruim né. O lado ruim, é o óbvio: não tenho um controle. mas acho bacana a ideia de vc fazer as coisas pelo feeling. Mas enfim, isso é coisa minha. Não recomendo. Com ctz se eu seguisse algo mais certo e regrado, meus resultados seriam melhores.
O preconceito sob a musculação e seus profissionais:
- Ano pós ano o profissional da educação física ganha mais espaço, visto que o mundo tem se preocupado cada vez mais com a saúde. Porém, o valor deste profissional para grande parcela da população ainda é ordinário. Ainda tem-se como pré-conceito do cara bombado da academia, um ser humano desprovido de inteligência, uma bola de músculos e nada mais. Assim como da professora bonita com glúteos e coxas desenvolvidas: além de burra, puta. Este é o cenário infeliz atual, visto que a musculação é um esporte ainda super desvalorizado com uma conotação sexual EXTREMA. A quantidade de fatores que tornam este cenário o atual e real, são inúmero, e não vem ao caso trabalhá-los aqui, até mesmo porque tange o âmbito "construção social", mas resumindo: Eu, como amante do esporte e futuro Personal e Professor de Educação Física, tenho como sonho mudar esta visão deturpada que tem-se atualmente: a procura desenfreada pelo corpo perfeito a fim de impressionar todos, menos a si mesmo. E isto se encaixa na minha escolha de estilo de vida em manter-me praticando sem o uso de esteroides anabolizantes (algo que, sabemos que hoje em dia, é difícil de encontrar).
Minha evolução na musculação:
- Meu físico nunca foi admirável, em nenhum momento, desde que iniciei, até hoje. Não sei se por genética, falta de dedicação, ou qualquer outra coisa. Mas o principal é que nunca fui um frustrado que colocou a culpa em segundos e terceiros. Meu "sucesso" na musculação SEMPRE foi proporcional ao quanto me dediquei, e tenho completa ciência disso. Atualmente tenho a melhor forma física que já conquistei até hoje, e isto me traz satisfação, mas principalmente mais vontade de treinar, estudar, etc.
Shape que tinha quando iniciei na musculação. Nesta foto aprox. 15 anos. https://imageshack.com/a/img907/5999/p8pn8i.jpg
Shape com aproximadamente 19 anos:
https://imagizer.imageshack.us/v2/598x641q90/907/JI6Y2i.jpg
Shape com 20 anos (sim, eu perdi muito peso, estavam num intercâmbio e aprendendo a cozinhar rs.)
https://imagizer.imageshack.us/v2/361x641q90/633/cfGyOu.jpg
Última foto antes de ter iniciado o programa de dieta e treino mais seriamente, após isto a evolução "começa". Ainda tava c pump pós treino rs : https://scontent-atl3-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/12314051_1012492878810095_7151242459847970118_n.jpg?oh=f29c09419ea08def6d5a196a18106268&oe=56E1EAC5
Shape atual (4 meses de treino e dieta levados mais seriamente)
https://imagizer.imageshack.us/v2/455x455q90/633/QmroDC.jpg
https://imageshack.com/a/img633/1545/fmpxLk.jpg
https://imageshack.com/a/img633/6176/hhbnlZ.jpg https://imageshack.com/a/img633/8839/HNRmK7.jpg https://imageshack.com/a/img633/8757/2NOSry.jpg
Nesta imagem abaixo é um quadro que tenho em meu quarto que comecei esta semana a utilizar para me auto-avaliar no quesito Treino e Dieta. Vou colocar em cada dia da semana, o que treinei, a nota que me dei ao treino, e um "Negativo, Ok ou Positivo" para cada macronutriente da dieta. Vou também adicionar um espaço para quantidade de líquido ingerido. Acho que pode me ajudar a organizar. Segue esta ideia.
Bom, por enquanto é isso... Esta foi a introdução. Nunca fiz nada desse estilo em fórum algum. Sou completamente cabaço. Espero não ter infligido nenhuma regra do fórum, se sim, perdão! Acredito que (com certeza) vou editar volta e meia alguma coisa, alguma data, algum objetivo, e semanalmente (de acordo com a aceitação do povo) vou postando como estão meus treinos, o que tem funcionado, o que não tem funcionado, o que tem evoluido, e assim por diante.
Espero poder ajudar principalmente quem optou ou opta por manter-se sem utilização de roids. A ideia é acrescentar pro fórum, e para todas as pessoas.
Cara parabéns pela motivação, mas vai com calma nas corridas, você ainda esta muito pesado para seus joelhos, mesmo sendo jovem.
Eu trocaria por outra modalidade de baixo impacto como natação ou aumentaria a intensidade da bike ... ao menos até chegar nuns 110 kg.
Abraço, acompanhando.