Amigo, eu já notei isso faz tempo nesse fórum, a maioria dos cara dão respostas como se fossem óbvias, mas esquecem que a maioria que pergunta isso, são iniciantes, os cara (minoria) só dão uma frase e não dão '' motivos,exemplos'' parecem que tem frases prontas escritas no bloco de notas, claro, em ''TODOS'' os fórum's da internet existe isso, até pq é um fórum, e fórum tem pessoas de todas as personalidades, mas se for pra responder responderem só uma frase ''fodase'' então não é melhor nem responder.
Esse negócio de marmitinha e comer em hora em hora é mito, no máximo isso pode te fazer criar disciplina só, por quê se o cara tiver fome mesmo e gostar de comer, ele pode no minimo fazer 2 refeições no dia que valem 4 refeições, é só juntar tudo na 1 e tudo na 2 e ja era, simples.
Mano, tem gente que responde com o único propósito de esculachar quem posta. Eu nem entendo por que o povo pergunta as coisas aqui, dá a impressão que todo mundo tem que nascer sabendo ou procurar o que já está pela rede, o que invalida completamente a necessidade de um fórum. Quase toda dúvida postada você pode ter CERTEZA de que vai ter uma manada de veterano descendo o sarrafo.
Dito isso, vamos pro básico pra responder seu questionamento. Você PRECISA aumentar a ingestão de alimentos em geral para construir massa muscular, especialmente proteínas. Existe um "consenso" de que 2 gramas de proteína por quilo de peso é o ideal. Até aqui, nenhuma dúvida, certo?
O problema? É que nossa vida nem sempre é ideal. Tem questões de rotina, de dinheiro, de hábitos, de convivência, que interferem com essas coisas. Se você quer melhorar sua estética mas não é atleta, não é professor nem personal, nem vive constantemente nessa vibe, ou não é um cara com dinheiro pra se dar certos luxos, você NÃO VAI conseguir ficar comendo com alarme, marmitinha, balança pra pesar tudo que come, etc. "Ain, isso significa que você não vai crescer e blá, blá, blá". Esquece.
Então vamos lá: faça o MELHOR POSSÍVEL dentro das suas possibilidades. E, levando isso em consideração, suplementar mais do que o normal com proteína pode ser SIM uma solução válida. É mais barato, mais conveniente (fácil de preparar) e mais fácil de ingerir. Tem todos os nutrientes que você precisa? Óbvio que não, nenhum senhor da razão é necessário aqui pra te contar isso. Mas, novamente, nem sempre o ideal é o viável. Tente se alimentar com coisas ricas em vitaminas, sais minerais, do basicão.
Então sim, SOCA PROTEÍNA no bucho, o máximo possível para atingir a meta de 2 gramas por quilo de peso (ou até um pouco mais). TREINE PESADO. Não adianta se matar de comer proteína e treinar igual um tongo. "Ain, mas eu treino pesado". Duvido. Duvido muito. Sabe como saber quando você treina de verdade? Quando chega a te dar ANSIEDADE antes do treino por causa do sofrimento que você sabe que terá. Isso é indispensável, não é negociável, não tem como fugir. Tenho meia hora? Treine PESADO. Tenho uma hora? Treine PESADO. SOFRA, ou é tudo inútil.
Com o tempo você vai ajustando sua rotina, seus hábitos, etc. Mas não fica bitolado não. Macro é uma coisa bem básica, e não tem muito erro. Segue o jogo.