A muito tempo que vejo gente que usa açúcar mascavo no pós treino, mas saiba que por trás dessa maneira de conseguir carboidratos de alto IG por um preço um pouco mais barato pode lhe trazer alguns malefícios, entenda o porque:
O açúcar mascavo , assim como o refinado, é um carboidrato formado por sacarose. A sacarose é um tipo deglícido formado por uma molécula de glicose e uma de frutose produzida pela planta ao realizar o processo de fotossíntese. Mais o problema real do açúcar mascavo esta na frutose. Frutose é um monossacarídeo, é encontrada em cereais, vegetais e no mel.
A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia arespiração celular em procariontes e eucariontes.
A glicose é o principal combustível das células vivas. Ela é carregada para cada célula pela corrente sanguínea. No entanto, as células não podem usá-la sem a ajuda da insulina.
No metabolismo, a glucose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glucose hidratada (como no soro glicosado) fornece 4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - aproximadamente 30 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.
No organismo humano, a frutose é fosforilada, seguindo, posteriormente, para a glicólise onde é metabolizada a ATP. No fígado, a frutose é transformada em gliceraldeído-3-fosfato e só depois entra na via glicolítica. Desta forma, entra depois do maior ponto de regulação da actividade glicolítica, a reacção catalizada pela cínase da frutose fosforilada. Assim, um consumo excessivo de frutose leva a uma saturação da via glicolítica, o que leva à formação de elevadas quantidades de acetil-CoA o que aumenta a biossíntese de ácidos graxos, provocando acumulação de gorduras no tecido adiposo.
Quando acordamos, nossos estoques de Glicogênios estão baixos, tanto os dos músculos quanto os do fígado, por isso, não existe problemas em ingerir frutose, já durante o dia, ocorre o risco de nossos estoques estarem mais cheios, por isso de manhã podemos consumir frutas, mel, açúcares em geral, mais sempre com cuidado para não extrapolar, e durante o dia devemos evitar frutas com alto teor de frutose como Damasco, Abacate, Amoras, Mamão, Pêssego, Morango e Tomate, já a glicose (dextrose)
O açúcar mascavo é uma fonte fácil e barata de repor o glicogênio gastado durante o treino e também uma forma de causar picos de insulina, mais por outro lado, não repões apenas o Glicogênio dos músculos, junto ele enche o estoque do fígado também. Se você tem facilidade em ganhar gordura, deve evitar consumir o açúcar mascavo ,CASO , já tenha consumido muitas frutas como: Maça, Banana, Uvas, Manga, Laranja para citar algumas e também Mel e outros Açúcares, caso contrario, se você tem dificuldade em armazenar gordura ou não liga, pode continuar utilizando, mas esteja ciente dos riscos.
Conclusão: Na minha opinião é um barato que pode sair caro, ao comprar 1kg de açúcar e pagar 5 reais, saiba q metade é frutose e a outra metade glicose, enquanto o maltodextrina ou dextrose, por um preço entre 8-10reais é mais eficiente na reposição do glicogênio muscular, pois , após ser digerida é encaminhada com ajuda da insulina direto para tecidos como os músculos.