Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Endorfinaa

Membro
  • Total de itens

    23
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Endorfinaa

  1. Fala galera, estou para comprar os ingressos para o Varekai. Novo espetáculo do cirque du soleil.

    Sou marinheiro de primeira viagem, nunca fui em um... se alguém já foi por favor me respondam algumas duvidas:

    1) é tudo isso mesmo? vale a pena?

    2) o ingresso mais barato é para o setor 3 (150 reais), estou pensando em comprar para o setor 2 (260 reais). Mas me falaram que o circo é tão bem projetado que qualquer setor você ve o espetáculo perfeitamente. Alguém que já foi por favor de uma opiniao.

    Muito obrigado!!!!!

  2. Fala Galera, estou abrindo esse tópico simplesmente para compartilharmos informações e angariarmos conhecimento.

    Ia fazer um tópico somente sobre o Agachamento, mas resolvi englobar os exercícios básicos de forma geral.

    É o seguinte, desde que comecei a treinar venho executando os básicos (Supino, Terra, Agachamento, Remada Curvada...) de uma forma relativamente boa. Treino sério há 4 anos.

    Quando comecei a executar o agachamento com relativamente um pouco mais de peso (cerca de 210 kg para 3 repetições) venho sentindo uma dificuldade e um desconforto para executá-lo, e eu sinto que é falta de conhecimento, de "artimanhas" de quem treina com essa carga. Sempre procuro executá-lo da melhor forma, mantendo as costas retas, fazendo a "prateleira" com o trapézio, mantendo os pés afastados um pouco mais da largura dos ombros, ligeiramente direcionados para fora... Mas está foda... acredito que esteja chegando no limite. Então pensei que preciso de técnicas e idéias de powerlifters ou de quem já teve mais ou menos o mesmo tipo de problema.

    O que peço a vocês é que compartilhemos essas informações.

    Agachamento:

    Tenho esse vídeo instrucional (é só clicar em caption para o youtube traduzir), muito bom por sinal, mas sinto que falta algo, principalmente sobre posicionamento:

    Remada Curvada:

    O que notei com o tempo é que a facilidade para encurvar o tronco varia muito de pessoa para pessoa, do tamanho do fêmur e da força na lombar, por isso para essas pessoas noto que é mais facil aumentar a distancia entre os pés, usando mais os adutores e gluteo para estabilizar o movimento, nao tira a eficácia do exercicio e ajuda muito para quem tem dificuldades nesse exercicio

    Supino:

    Se alguém tiver um vídeo ou quiser explicar o esquema de fazer a ponte ou dobrar completamente as pernas... seria interessante.

    Terra:

    Esse vídeo aki é perfeito, tem a demonstração perfeita da execução (novamente, é só clicar em caption):

    Remada Cavalinho ou Remada T:

    Vale a mesma dica para remada curvada

    Triceps Testa:

    Para quem executa o movimento sem tirar a tensão do músculos (sem fazer o lock no final da fase concentrica), notei que torna mais eficaz e menos lesivo executar o movimento abrindo um pouco mais os braços (afastando um pouco mais os cotovelos), você muda um pouco o foco mas continua trabalhando intensamente a musculatura.

    O triceps corda não é um básico, mas vale a dica, quando for fazer o triceps corda pesado é melhor que voce mantenha as pernas juntas, e só quando for trabalhar leve estufe o peito e afaste um pouco mais as pernas.

    Valeu galera,

    acho que entenderam o intuito do tópico.

    Fico no aguardo por idéias e dicas para o agachamento, falta muito material do tipo aki no Brasil!

  3. Valeu das respostas galera... to pensando em deixar o carro em um estacionamento em Foz (se alguem souber algum de confiança...) ir de táxi para o Paraguai e voltar de táxi... vou ver certinho como vou fazer... se ver q tá meio embaçado volto mais a noite...

    Outra coisa, eu consigo comprar com real nessas lojas?

  4. Bom dia Galera,

    Estou pensando em ir ao Paraguay nesse final de semana para comprar uma televisão e um PS3. Gostaria de saber de vocês dicas (melhores lugares para comprar, se ir de táxi ou não, se compro dólares antecipadamente ou não ou posso levar reais mesmo) e etc...

    Alguém recomenda algum modelo específico de televisão que saiba que está em conta? estou pensando em comprar no máximo uma 40 polegadas (sony ou lg de preferencia).

  5. Galera obrigado pelas opiniões, acredito então que o que mais convém é trabalhar com a quantidade de macronutrientes, e caso seja necessário aumentar ou diminuir o aporte calórico, sempre fazê-lo nos macronutrientes, pois assim tem-se a idéia da finalidade de cada alimento e seu papel na dieta como um todo. Vou procurar seguir por essa linha de raciocínio, muito obrigado a todos que postaram sobre a frutose tb...

  6. Galera, Boa Tarde.

    Estava dando uma olhada nos tópicos fixos de nutrição, principalmente o excelente tópico postado pelo Leandro Twin. Atentei para uma coisa e tenho a seguinte dúvida: - Sempre aprendi que devemos contar nutrientes ao invés de calorias, ou seja, é melhor você contar a quantidade de nutrientes que ingere (pois é muito mais fácil assim fazê-lo) do que contar calorias.

    Nos fixos do fórum vi que é trabalhado como uma coisa unificada, calcula-se a taxa metabólica basal, acresce-se a quantidade conveniente ao indivíduo (visto que sem déficit não há perda e sem acréscimo não há ganho), e se enquadram nesse modelo os macronutrientes (4g/carb/kg 2g/prot/kg 1g/gord/kg).

    Porém nesse modelo o indivíduo sempre cai num paradoxo, pois ao tentar encaixar os macronutrientes dessa forma numa dieta onde contam-se calorias, provavelmente na maioria das vezes ele acabará extrapolando a quantida de necessária.

    Bom, fica a questão para discussão.

  7. 1) Sim, o agachamento trabalha panturrilha no momento em que você está na fase final do movimento excêntrico, principalmente quando agacha acima de 90 graus.

    2) Se você tem um encurtamento na lombar, pelve, biceps femoral ou seja lá o que for, a melhor maneira é trabalhar com menor carga no começo e realizar alongamentos específicos como citado pelos amigos aí.

    3) Você não precisa realizar o agachamento com os pés na linha do ombro para estar correto, isso é que nem levantamento terra, varia da anatomia de pessoa para pessoa. Existem vídeos instrucionais da EliteFTS e do Mark Rippetoe excelentes, que eles falam justamente disso. Se você tiver curiosidade e um pouco de conhecimento em inglês, vale a pena conferir.

  8. Ae galera! Quero uma opinião de vocês.

    O que acham dentre os vários protocolos de dieta qual o mais eficaz? Contar nutrientes ou calorias?

    Pergunto isso porquê vejo muita gente utilizando os posts aqui do fórum para calcular a taxa metabólica basal e montando a dieta primeiro com as calorias para somente depois equivaler os nutrientes, mas acontece que como dieta é uma coisa dinâmica, essas pessoas acabam montando um padrão para comer por um tempo, e não aprendem a comer de verdade.

    Deixem as opiniões ae!

  9. Bom, não tenho nem 1/3 do conhecimento dos caras aqui, mas vou dar o meu pitaco.

    Acredito que a discussão aqui esteja mais voltada para o esporte profissional do que o amador em si.

    Na minha opinião, para um cara que têm tempo, dinheiro e dedicação ao esporte é válido qualquer método de treino que se encaixe a um atleta. Por exemplo, o que o Craw citou de auto-regulation, um treinador de BB'S que conheço faz isso indiretamente com seus atletas. Ele não utiliza uma técnica de deload, ele simplismente vai dosando as drogas e o treino e, recebendo o feedback do atleta mensura a intensidade do treino.

    Agora, vou me usar de exemplo (acredito que outros também vão se identificar), que levanto de seg-sex às 6:30 e vou dormir 1:00. É óbvio que eu preciso de um deload, e não só por uma questão fisiológica, mas sim porque como 90% do pessoal que treina, a musculação (ou qualquer outro esporte) é um adicional e não o alicerce da minha vida.

    Há muitos anos atrás, quando tinha tempo disponível e treinava com um parceiro, eu nem pensava a respeito de deload, ia treinando linearmente (como citado pelo Craw) até a falha o ano todo, no máximo fazia um treino metabólico em semanas que não dariam para treinar por causa de feriados. Hoje, o método que achei para conseguir treinar o ano todo (leia-se não deixar de ir para academia), foi fazer a periodização de 4 semanas que citei.

    Atletas de alta perfomance (seja de qual esporte forem), podem abrir mão do deload pois como citado pelo outro amigo aí, eles podem fazer correr 15 km hoje e fazer um treino de flexibilidade amanhã em um período, e outro treino em outro período, mas aí entramos em uma questão demasiadamente metodológica, esquecendo que os atletas de auto nível assim como nós sentem a necessidade de descanso e usam o deload como uma recuperação física e mental.

  10. Eu não paro nunca... Adotei um método discutido em outro tópico que um amigo adota.

    Periodizo o treino em 4 semanas... Começando pelo descanso na primeira semana, jogo uma resistencia na segunda semana, hipertrofia na terceira e força na quarta... então volto descanso novamente...

    O treino de descanso na verdade eu abaixo as cargas ou o volume do treino.

    O treino de resistência eu realizo 3 séries para cada exercício, falhando totalmente na ultima série com mais repetições, de 10 a 15.

    O treino de hipertrofia eu falho totalmente na ultima serie entre 8 e 12 repetições

    O treino de força eu faço quantas repetiçòes derem... geralmente de 3~6...kkkk

    Abraço!

  11. Po galera, obrigado pela contribuição, impressionante como na internet se acham pessoas com inteligência e humildade ainda...

    Galera, muito obrigado novamente pelas respostas, leiam as questões em verde se não quiserem ler tudo, pois são mais relevantes!!

    Vamos contribuir e discutir!

    Bom vamos lá, vou levantar algumas questões

    Nao dá pra dizer exatamente o que ele (o coach de BBs) faz, mas pela informacao que voce passou, ele apenas periodiza pra cada semana focar uma "parte" das costas.Nao é uma metodologia muito especifica ou complicada, ao meu ver é apenas uma simples periodizacao.

    É exatamente isso Craw, ele vai montando os treinos de acordo com as "dificuldades " do atleta, e assim vai variando angulação e tudo mais, por exemplo, remada curvada as vezes ele foca mais meio de costas e utiliza menos carga deixando a coluna mais paralela ao chão, outras vezes ele faz a remada mais em pé usando mais carga trabalhando mais rombóides e trapézio.

    Na minha opiniao, quanto menos avancado o atleta, menos frescura ele tem que inventar; logo, a nao ser que voce já esteja enorme, nao adianta inventar muita coisa. Se preocupe em progredir carga nos basicos, em trabalhar o musculo com os auxiliares, mantenha boa forma e boa (a nao ser que seu treino esteja ficando um LIXO por causa do Terra em primeiro, mas ai voce tem algo de errado).

    Muito obrigado pela opinião, é dessa maneira que penso e treino mesmo.

    Segunda pergunta, pelo o que eu entendi, voce está se referindo a quando bodybuilder limita o final do movimento pra manter maior tensao no musculo; a partir de um certo ponto/angulo, o musculo treinado tende a relaxar e perdendo tensao, o que nao é uma boa coisa no ponto de vista do bodybuilding.

    Na verdade a questão é mais a seguinte, queria a opinião e conhecimento de vocês. Primeiro queria saber se existe alguma metodologia que defenda isso (só por curiosidade mesmo). Segundo, pensem comigo, quando você está fazendo por exemplo crucifixo. Ao descer o peso com os braços bem esticados você fará uma expansão da caixa toráxica, trabalhando por completo o peito e recrutando ainda mais o sinergismo do ombro, certo? Ao fazer a fase positiva você estará realizando a contração da musculatura, caso você estabilize o peso ou quase encoste os halteres, você diminuirá a tensão no peitoral de forma geral, mas contraindo o peitoral nessa fase (os americanos chamam de squeeze) você forcará o musculo ainda mais a usar a parte média (meio) do peitoral. Gostaria de saber de vocês o que acham...

    Abracos

    Treinos de bodybuilders não servem de parâmetro pra se tirar conclusões do que é certo/errado, melhor/pior.

    Concordo plenamente, a questão é só que sempre queremos saber o que passa na cabeça dos "gurus"..kkk

    No seu caso, o terra de início te desgastou...

    Pior que foi somente dessa vez, já fazia por primeiro antes, foi por esse motivo de ter tido esse problema que surgiu essa minha indagação

    O que esse treinador deve ter feito é uma periodização, segregando as costas...

    Exatamente isso que ele realiza...

    Por exemplo, aquela travada ao final da fase excêntrica, que o pessoal geralmente dá nos braços qdo faz supino com barra sobrecarrega as articulações e pode gerar uma lesão no cotovelo.

    Você se refere quando com a barra "embaixo" o pessoal estabiliza isometricamente a barra por um curto tempo?

    É bem o que o Craw disse mesmo, em exercícios multiarticulares geralmente qdo vc trava a articulação retira a tensão do músculo.

    Durante o treino não buscamos o relaxamento muscular, buscamos manter o músculo sob tensão o máximo possível, é por isso que os caras não sobem tudo no agachamento, não travam os joelhos no leg press, não travam os cotovelos no supino e nem no desenvolvimento, não esticam e nem dobram totalmente o braço nas roscas, não esticam os braços na barra fixa e por ae vai...

    Concordo com você Ice, dá uma olhada na resposta em verde que eu mandei pro craw.

    Além disso, outro ponto importante é lembrar que o movimento deve ser fluido, numa velocidade constante, sem picos de força e nem alterações de velocidade durante os movimentos.

    Com isso quero dizer que ao final da fase concêntrica deve-se imediatamente iniciar a fase excêntrica e vice-versa (exceto se vc fizer uma parada isométrica que tb é válida), qualquer paradinha vai aliviar a tensão do músculo.

    Então tenho duas questões para levantar Ice. 1) O conceito de isometria dentro do treino de musculação não envolve a contração máxima da musculatura alvo na fase excêntrica pré exaustiva do movimento? Ou seja, fazer X repetições, e faltando 1 ou 2 para completar X, você tentar segurar os pesos na fase excentrica?

    2) O que você(s) pensam a respeito então do Dorian, que afirma que os treinos objetivando a falha total (para todos os praticantes, nao so atletas) devem ser com a fase excentrica correta (nao precisa de 5 segundos como o Heavy Duty clássico), e a explosão na fase concêntrica? Já que a fase concêntrica é a primeira atingir a falha, seguido da estabilizadora e excentrica?

    Só que depois de algum tempo, ele já não consegue uma boa evolução, por isso vai precisar usar mais exercícios, novos enfoques etc.

    Concordo plenamente cara, aí entra a questão do indivíduo ter o "feeling" de quando começar a variar

    constrói com os básicos e depois esculpe com os isoladores.

    Excelente frase

    Sobre começar a rotina com um composto varia muito, a escolha recai geralmente por uma questão fisiológica, os niveis de glicogênio estão mais altos, o snc está tranquilo e geralmente o primeiro exercício da rotina é o que mais rende.

    Mas nada impede que vc termine a rotina com o composto, só precisa tomar mais cuidado.

    Concordo, são estímulos diferentes apesar do exercício ser o mesmo.

    O objetivo é sempre estimular o músculo alvo o máximo possível, o segredo é vc treinar de forma consciente, sempre sentindo o músculo.

    Vc não vai à academia para levantar peso (exceto se for powerlifter), vc vai estimular os músculos, levantar o peso é só uma consequência, então não pense em levar o peso do ponto "A" para o ponto "B", pense em contrair o músculo alvo o máximo que conseguir, o movimento do peso é só uma consequência.

    Essa última ressalva é importantíssima, é uma mentalidade muito dificil de se adquirir, ainda mais para quem gosta de "dar o sangue" no treino.

    putz acho que os caras ai em cima ja responderam tudo =)

    mais vo da minha opinião

    bom eu costumava dar essas "travadas" mais depois fui percebendo que nao era mto benefico e por exemplo no supino com halter comecei a nao levantar tudo e nao abaixar de mais, na rosca direta nao esticar os braços todo, no testa tb nao levantar tudo e assim por diante... vc sente mto mais o musculo como a rapaziada ai falou unico ruim é que conforme vc vai fazendo os exercicios vc vai ficando cansado e vai ficando dificil de fazer e acaba esticando. Mas com o tempo vc vai controlar isso melhor. =D

    Concordo cara, isso ocorre que executando dessa maneira você foca na musculatura mas os sinergistas agem menos, então os estabilizadores tem que fazer parte do trabalho. O testa é um exemplo disso, eu desço a barra até o meio da cabeça e ergo somente até um pouco antes de chegar na testa, quando vai trabalhar com um pouco mais de carga fica dificil manter essa execução mesmo.

    abraços

    Não sei o seu grau de desenvolvimento, mas ao meu ver, vc deve executar o terra no meio do treino, quando vc já está bem aquecida, ou mesmo no final, ainda que esteja exausta, e utilize menos peso, mas de forma que sua execução possa proporcionar benefício ao músculo trabalhado, sempre com amplitude máxima.

    Tá aí, nunca experimentei fazer o terra no meio do treino, vou testar. Amplitude máxima eu realizo, inclusive realizo a hiperextensão no final do movimento (o que não é recomendado por muitos)

    Quando fizer qualquer exercício, faça com cadência e feche seus olhos para sentir sua musculatura. Dessa forma, vc vai se conhecer melhor e poderá tirar melhor vantagem, pq descobrirá qual o ponto mais tenso da execução.

    Bom, na questao Basicos x Isoladores eu tenho uma opiniao um pouco contraria do que a maioria pensa. Os exercicios basicos (Terra, Agacho, Militar, etc) na minha opiniao sao importantes sim, mas nao essenciais. Ja tive experiencia com os tres tipos de treinos - um focado em Basicos, famoso Full Body, outro SOMENTE com exercicios isoladores, e um ultimo, que mesclava basicos e isoladores. DO ponto de vista da hipertrofia (quando digo hipertrofia quero dizer a parte estetica apenas) EU considero o terceiro treino que eu citei como o que mais funcionou para mim. O que eu observei na pratica, em resumo foi:

    - Treino Full Body (SOMENTE basicos): Minha forca aumentou consideravelmente, mas no quesito hipertrofia obtive pouco/nenhum resultado;

    - Treino c/ Isoladores: Ocorreu um resultado completamente oposto ao treino Full Body. Minha forca diminuiu, sentia DOMS durante um periodo de tempo muito grande, o que influenciava no resultado dos outros treinos. Senti sim meus musuclos crescerem, mas me arrisco a dizer (nao tenho embasamento cientifico para afirmar isso) que grande parte desse "volume" veio do acumulo de agua. Era visivel que nao era uma musculatura rigida, solida, e sim "inchada".

    Interessante esse relato, alguém sabe o porque ocorre isso que a Kiki citou? As dores musculares acredito que por ser realizado um trabalho de hipertrofia metabólica (acredito que seja assim nomeado), agora esse acúmulo de água não tenho embasamento para fundamentar nada mesmo.

    - Treino Mesclado (Isoladore e Basicos): E o treino que mais funciona para mim. O que eu faco e colocar um basico para cada grupo muscular, e preencher o resto com isoladores. Em um treino de peito por exemplo eu faria Supino, Crucufixo, Voador/Cross.

    É o que funciona para mim também, porém jogo um pouco mais de compostos e 1 ou 2 isoladores.

    Pode ate ser que meu treino seja cheio de frescuras como alguns diriam, mas se e o que funciona para mim na PRATICA, nao vejo motivo de aplicar algo que na teoria funcionaria perfeitamente bem, mas que na pratica nao se aplica (para MIM).

    Exatamente, como foi citado por alguem em outro tópico meu, teoria sem prática não passa de um amontoado de palavras sem sentindo algum.

    Quanto a amplitude do movimento, eu botei uma coisa na minha cabeca, que varios profissionais (muito bons por sinal), sempre me disseram: Faca os exercicios com amplitude MAXIMA, independente da carga que voce utiliza.

    Concordo com você cara, mas ae entram algumas questões, 1) se você treina até a falha total ou não. 2)se você tem um parceiro de treino 3) a amplitude é fator principal na prevensão de lesões

  12. Eu geralmente participava mais no saúde fórum, mas acompanhei o tópico e vou deixar minha opinião que acredito ser de direito.

    Ao meu ver o problema de muitos "ferreiros" assim como vários outros seres humanos, está mais relacionado ao egocentrismo e autoafirmação do que com as atitudes alheias em si.

    É claro que a presença de pessoas não comprometidas com um treino sério é um empecilho muitas vezes para nós que treinamos de forma consistente. A questão é que assim como o milionário prepotente, o político corrupto, o jogador famoso... o culturista que atinge um certo tamanho pode ter o mesmo bloqueio mental, vejamos o que acontece com muitos aqui que já tem um certo "tamanho" e experiência:

    1) Esquecem que um dia já foram como os "frangos", e usam como argumentação que "quando eram frangos não tinham essa atitude". Mas então, o ser humano não é uma máquina individual, os treinos, a vida, os conflitos e relações não são individuais? No final das contas, o responsável por sua vida não é somente você mesmo? Porquê então que o ser que está dividindo o espaço da academia com você tem que compartilhar da mesma mentalidade? O equilíbrio está em encontrar como você se adapta ao meio, o meio nunca se adapta a você. Se você está descontente com a academia, adapte-se ou procure um ginásio, como disse o André (aliás em Curitiba com esse perfil só a Physical, a Esparta e a recente academia do John, inclusive uma delas que treino).

    2) Os "ferreiros" esquecem que todos nós somos ignorantes, porém em diferentes áreas. De uns anos para cá os testes de QI estão caindo por terra pois está cada vez mais provado que o cérebro é multi-inteligente, ou seja, ele setoriza as inteligências (exatas, humanas...). Isso explica o porque de intelectuais muitas vezes serem reprovados nas avaliações tradicionais. Agora, se você possui uma forte inteligência fisico-corporal (o que te faz ter o corpo que tem) o que te faz diferente de outra pessoa que possui essa inteligência ainda retardada, porém em outra vertente de sua vida pode ser muito mais inteligente que você? A vida não se resume a musculação, o que é discutido aqui é a atitude dessas pessoas na academia, mas a personalidade não se forma na academia.

    3) Os "ferreiros" esquecem que nós não nascemos prontos. Se assim fosse, não haveria evolução. Nós "nasceríamos" com a idade de falência e com as aptidões físicas, psicológicas e mentais prontas, somente iríamos rejuvenescendo com o passar do tempo. Bom, como todos sabemos não é isso que acontece. Todos nós estamos em constante evolução. Uma coisa que carrego para mim é que a humildade deve sempre vir em primeiro lugar, e sempre tendo a consciência de que eu nunca sei tudo, e que todas as pessoas podem me ensinar algo ou me conduzir a tal abstração para que eu aprenda o que devo. Eu leio, pesquiso, pergunto, questiono, leio novamente, pesquiso... e assim vai. Esses dias eu mesmo me questionei com dúvidas "bestas" de iniciante, coisas que eu com minha prepotência e com minha "sabedoria" ignorava. Então comecei a questionar-me, tanto é que postei umas dúvidas sobre periodização aqui dignas de quem nunca montou um treino na vida... fui prontamente ajudado inclusive pelo André, então a questão que imponho é o seguinte...

    Será que não deveríamos nos preocupar mais com a nossa própria evolução, ignorando as pessoas que não condizem em definitivo com nosso perfil, e procurar extrair o máximo daquelas que não possuem tanto conhecimento porém podem te acrescentar em algo?

    Charles Glass é muito criticado por seus métodos no mundo inteiro, será que ele está tão errado assim a ponto de vários atletas continuarem procurando ele?

    Dorian Yates alterou o modelo do "seu Heavy Duty" inúmeras vezes, chegando ao mais conhecido atualmente..

    Arnold treinava insensantemente por horas, e se você o tivesse conhecido na época em que era "frango"? Você procuraria extrair algo dele?

    Ser "frango" é sim uma forma de pensar que reflete nas atitudes e que fogem do protocolo que os "ferreiros" esperam, mas então, o ser humano tem protocolo?

    Abraço!

  13. Pessoal, quero levantar uma questão aqui com vocês.

    Todos nós sabemos que os exercícios básicos e/ou compostos são indispensáveis para o correto treinamento propiciando um crescimento acentuado da musculatura alvo.

    Temos supino, desenvolvimento, agachamento, terra, rosca direta, triceps francês... entre os mais conhecidos.

    Também sabemos pela metodologia clássica que sempre começamos um treino pelos exercícios compostos que envolvem todo o grupamento muscular de forma geral e vamos isolando a musculatura cada vez mais. Até aí tudo bem, acho que muitos concordam comigo.

    Porém, ontem eu estava treinando costas e fiz o levantamento terra como primeiro exercício de forma extremamente pesada, o que gerou uma sobrecarga muito alta nas costas e no sistema nervoso em geral, impossibilitando de concluir o treino na melhor forma de execução e carga. Comentei com um treinador de bodybuilders da academia e o mesmo me disse que não coloca os básicos sempre como principal do treino, por exemplo, ele divide o treino de costas em 1 semana dorsal, outra semana "meio de costas"(rombóides, etc..). Na semana da dorsal ele deixa o terra entre os últimos exercícios, e na ooutra semana ele inicia com o terra. Isso vale para outros músculos.

    O que gostaria de saber da opinião de vocês é isso, qual seria essa metodologia? Seria conveniente separar o treino de forma que os exercícios básicos não sejam principais? Lembro de ter visto algo do tipo somente nos treinos de pré-exaustão.

    Outra coisa que queria a opinião de vocês é a respeito da amplitude, todos sabemos que quanto maior a amplitude maior fibras serão recrutadas, mas a questão é a seguinte, vejo muitos atletas fazendo agachamento sem "parar em cima", supino e crucifixo também, descem o que podem e na fase positiva do movimento eles trazem o peso somente até a musculatura estar envolvida por completo (supino por exemplo eles só esticam o braço, não procuram aproximar os pesos), me digam o que acham ae galera!!!

    Antes de tudo obrigado.

  14. Eu entendi a proposta do topico e achei ele bem pertinente, e podem ter certeza que eu curto muito teoria tbm,tanto que alem de fisiologia humana eu me interesso tbm por fisiologia vegetal, Foi por ler seus post's e conhecer teu trabalho "de longe" que te pedi ajuda, pelo teu conhecimento.

    entre outras areas do conhecimento que sou apaixonado, mas lendo seu post e analisando tanto o que vc conhece quanto o que se desdobrou de propostas pra vc (o treinador, os metodos etc) eu chego a conclusao que vc ja tem mta bagagem só falta mesmo coragem e paciencia pra seguir uma mesma metodologia,

    Aqui acho que você tocou no ponto chave, paciência, e eu incluiria ainda resignação para fazer aquilo que se crê sem colocar todo um alicerce a prova. Acredito que você e assim como muita gente aqui já tenha passado por isso, parado e pensado: e aí? será que está tudo certo mesmo?

    vc poderia também criar sua propria, que exigiria que vc fosse recortando e colando varios pedaços coerentes de varias teorias e tentasse criar seu equilibrio no meio desse caos todo, foi assim que eu fui adaptando pra eu mesmo,

    eu quis frisar o lance da paranoia metodologica porque é algo que tem ocorrido muito aqui no forum, e discutir sobre a metodologia de se enchergar ou se discutir as metodologias e uma espécie de metapesquisa,

    Exatamente andré, a metapesquisa ("pesquisa da pesquisa") o que envolve também um pouco de filosofia ("amizade pela sabedoria") o que nos faz traçar um caminho muito mais árduo porém glorioso.

    instantaneamente o que e pragmatico e o que é virtual se descortina pra vc entao vc vai pondo em pratica... atualmente estou treinando alguns atletas para as competicoes e tenho usado n metodologias diferentes, mas qquer um que olhar elas vai saber que vieram de uma mesma linha de raciocinio, eu respeito muito o atleta tbm, porque a mente tem q estar em sintonia, faça o seguinte, antes de dormir peça pra teu anjo da guarda pra vc ter um sonho ou um sinal q t mostre qual e a melhor forma de vc agir em relacao a isso, pode ter certeza que funciona, mas durma com um papel e caneta do seu lado e nao se vire da posicao ate vc captar o sonho com o consciente, porque sempre qdo acordamos de um sonho e nos mexemos perdemos a conexao com o subconsciente,

    Obrigado pelas dicas André, de grande valia e ouvir de alguém experiente conforta e nos coloca no devido lugar. Não vou me estender pois aí já envolvo religião, mas seguirei a dica, acredito no desdobramento do corpo utilizando-se de um perispírito para atingir camadas de afinidade durante o sono.

    abraço

    Auto conhecimento e tudo. Como uma vez disse Bruce Lee - "All type of knowledge, automatically means, self knowledge"

    Teorias que nao se aplicam na pratica sao apenas um amontoado de palavras sem sentido.

    Sigo aquele pensamento: "Não fale, faça". Funcionou? Otimo. Nao funcionou? Parta para outra.

    Vejo um monte de gente aqui, cheio de "frescuras", inventando/aplicando mil e um metodos/teorias diferentes. Ja vi tambem gente que foge completamente à "regra", que consegue crescer (e muito diga-se de passagem) treinando intensamente o mesmo musculo TODOS os dias, e aí? Cade a teoria que fala do overtraining?

    Faça o que funciona PARA VOCÊ, e não para os outros.

    Obrigado pelas opiniões Kiki, concordo com você penso da mesma forma também, o que digo é que com o passar do tempo quanto mais estudamos a tendência é que com nosso ego passemos a olhar para "baixo" (onde encontram-se os iniciantes) e armazenar o máximo de conhecimento e prática para crescermos (não somente os músculos), e quando encontramos alguém "maior" (em todas as vertentes da vida) com uma filosofia muito diferente da tua, nos colocamos em questionamento. Muito obrigado pela opinião.

    Endorfinaa,

    Desculpe a demora, mas só hoje tive disponibilidade de te responder.

    Creio que já abordaram a matéria com argumentos interessantes e solucionaram sua dúvida. Vou apenas tecer algumas humildes opiniões.

    Andei tendo aulas com um personal durante um longo período de tempo e ultimamente venho acompanhando algumas matérias sobre treino, em uma revista popular. A partir desses dados, minha mente abriu muito e passei a notar que eles sempre utilizam periodizações quando postam os modelos de treino a serem seguidos, sempre enfocando que eles serão fundamentais para alcançar o objetivo traçado e pedem que as séries sejam seguidas como receita de bolo.

    Concordo com você, essa é uma das grandes "broncas" entre educadores físicos x powerlifters x fisiculturistas. Enquanto os fisiculturistas de um modo geral somente seguem o instinto, os educadores físicos e powerlifters acreditam que se os bodybuilders seguissem uma periodização os resultados seriam muito mais expressivos.

    Bem, se não houvesse importância, eles não bateriam sempre a mesma questão. Quanto a ser meso, macro ou microciclos, penso que cada um se adequa ou desenvolve melhor em algum deles, mas não descarto os demais, porque o corpo necessita sempre de estímulos diversos. Obrigado pela opinião, perguntei mais pela seguinte questão: Pense em você fazendo um treino como o supracitado durante o ano todo, você passará o ano inteiro com um mesociclo bem periodizado porém os macros e microciclos de choque não existirão. Mas enfim, é somente para abrir a discussão mesmo.

    Eu mesma fiquei mais de um mês sem treinar e retornei ontem. Foram muitas repetições, 3 séries para cada grupamento muscular e pouquíssimo peso. Mas essa é a minha atual realidade. Necessito resgatar o que perdi e para chegar lá, tenho que ir com calma, a fim de evitar lesões.

    Essa consciência de "pensar mais e deixar de querer ser sempre ferreiro" é que admiro e preciso adquirir.

    Sendo assim, a melhor filosofia a seguir é aquela que vc testou e reconheceu resultados satisfatórios, para o momento que vc enfrenta.

    Aqui eu acho que você falou tudo, é o momento que você enfrenta que acaba te dizendo o que você deve fazer, que acaba ditando teu treino, e é aí que o vasto conhecimento teórico entra para saber conhecer as variações e variáveis de treino, alimentação e tudo mais... e como encaixar cada coisa de acordo com sua necessidade.

    Concordo que todo método de treinamento é válido se vc conhece bem o seu corpo e sabe dosar os elementos. Ainda que faça com 50% da sua capacidade, como seu corpo já vem numa crescente de estímulo, vejo isso como um ponto positivo. Aliás, creio que a maioria das mulheres que treinam no período menstrual acabam fazendo assim, mas nem por isso 'perdem' os músculos construídos ao longo do tempo.

    Aqui eu acho que já entra mais uma questão de "cabeça" do que "inteligência cognitiva" propriamente dita. A sua cabeça lhe sabota mesmo você sabendo que aquilo que está fazendo o beneficiará e não trará resultados ruins.

    Por fim, não tenho conhecimento de treinos reais de bodybuilders, mas apenas aqueles postados em sites ou revista, mas garanto a vc que eles não mantém a mesma regra o ano todo. Todos periodizam seus treinos, mas só ele próprio e o treinador é que sabem a tal 'fórmula mágica', que eles não passam por nada. É como que se fazer um certo mistério, abra a possibilidade de, quando em vez, poder lançar uma matéria veiculando dicas e enchendo seus bolsos de dinheiro.

    Essa questão não quer calar mesmo, com todo tempo de estudo, conheci fisiculturistas, lutadores, powerlifters, mas o segredo dos pro`s do olympia permanecem escondidos ou falsamente descritos.

    Sugiro que vc descubra a sua fórmula mágica. Basta se conhecer e conhecer seu corpo.

    Muito obrigado pelas dicas e pela excelente contribuição

    Beijos da Fe.

    Galera, mais uma vez muito obrigado, vocês contribuem demais!

    André, leandro, ice, fefe... enfim, a todos que contribuem!

  15. Complicada as perguntas...

    1 - Eu prefiro treinar pesado, mas sem exageros (parando 1-2 antes da falha) e treinar direto. Isso pra natural...

    Entendi, sempre fui adepto desta metodologia também, mas sempre tentava ir até a falha

    2 - Impossivel dizer isso, cada um vai responder de um jeito. É aqui na verdade é opinião tua, mas nao da nada.. kkk

    3 - Nunca ouvi falar, mas pode ser que de bem certo para a maioria.

    4 - 50% ficará bem leve mesmo, normal. É até certo ponto sabemos que é normal, mas daí a periodizar um treino com 1 semana assim, por isso surgiu a duvida.

    5 - Acho que ninguem aqui vai ter 100% absoluta disso, EU acredito que tem truques que eles jamais revelariam.

    Abraço

    Achei bem interessante a matéria , mais eu ainda prefiro ter um treino simples mais bem montado como o que vc esta usando , igualzinho ao meu ABCDE só que eu começo com costas, e concordo com o leandro , dificilmente eles revelariam seus segredos assim . Eu acho um metodo inteligente mas não creio que em todos dê resultado pois metodologia de treino é muito individual .

    Obrigado pela opinião, na minha concepção acredito que os pro`s do olympia acabam periodizando o treino "na marra" pois ao entrar em dieta eles devem ficar tão fracos que a intensidade do treino cai naturalmente.

    estou a analisar uma periodizaçao para mim, pois estou completando um ciclo de 5,5 anos de treino apenas pesado...

    Tenho quase o mesmo tempo de treino que você amigo, mas a questão é que eu estou sempre me indagando e buscando mais...

    acompanhando

    Acho que o proprio fato do cara ter treinado pessoas reais que tiveram resultados reais já é a maior prova pra vc que seguir o que ele disse pode te ajudar, vc pode tbm fazer algo por si proprio, assim como vc tbm poderia nao fazer nada, ou talvez até achar algum método ate mais eficiente???

    Aqui concordo com você, acredito que a busca pessoal em si mesmo ou no conhecimento dos outros é o melhor método.

    ou seja, sao tantas as variaveis que eu acho que fica fácil cair no que eu chamo de paranóia metodologica, ou seja, ficar analisando esmiuçando discutindo talvez nao seja a melhor forma, quem é vc ou eu ou qualquer outro aqui do fórum para julgar ou analisar uma metodologia que um treinador experiente passa? Vc olhou e sentiu firmeza nele? sentiu uma boa energia e nao um mercenarismo? esses atletas que ele treinou falam mesmo da metologia desse cara ou é aquele caso do cara dar uma ajudinha uma hora ou outra na rotina do atleta e dae sair falando que treina atletas? eu mesmo vendi e montei a suplementação do wanderlei silva por bastante tempo aqui em curitiba e nunca disse que preparava ele, porque seria mentira, talvez uns toques em suplementacao foi o maximo que fiz...

    André, quanto aos resultados dos atletas e o profissionalismo e ética do treinador não tenho dúvida, o que coloquei em questão é o seguinte:

    De acordo com minha vivência, com o tempo comecei a enxergar a musculação em 4 etapas diferente:

    Primeira etapa) Você faz o que os outros te falam acreditando que aquilo está certo;

    Segunda etapa) Você começa a estudar para adquirir conhecimento e questionar se o que faz está correto e porque lhe foi ensinado assim, com o tempo adquire a própria metodologia;

    Terceira etapa) Você já adquiriu uma boa carga de conhecimento então após uns anos você começa a confrontar idéias e pensar se tudo aquilo que você aprendeu realmente está correto. (essa é a fase onde me encontro).

    Quarta etapa) Você tem tudo esclarecido na mente e encontra uma "sintonia fina" entre corpo, mente e espírito. (acredito que é onde os bodybuilders se encontram).

    Então a questão é: Realmente existem métodos e métodos e filosofias a serem seguidas, e por isso existem pessoas como você, com um bom embasamento para discutir métodos diferentes, não que isso vá fazer diferença na minha ou na tua vida, mas com certeza agrega com mais conhecimento, que futuramente será irrelevante ou não. Ou vai dizer que não é estranho ver o Charles Glass fazendo "treinos de moça" quando comparados aos de Mike Mentzer? Agora, a metodologia dele está errada? Acredito que não! Então a questão é, até que ponto a filosofia do treinador que citei está correta perante os conceitos de cada um?

    o pessoal discute periodizacao aqui baseado no que sabem em teoria mas eu pego 40 livros de autores super renomados e um contradiz o outro... e ae? por isso que ficar só na falação nao adianta, a maioria dos caras fortes que conheço nao sabem nada sobre treino mio ou sarco, ou sobre fs7 etc... porque eles estao mais preocupados em treinar, eles acham alguem em quem confiam entao sentam a lenha, ficar colocando duvidas nerds e analisando sobre os diversos métodos é o que afasta muita gente dos resultados na minha opiniao

    Concordo com você em partes. Realmente os caras que treinam pesado e têm resultados incríveis geralmente não são os "nerd's" por você citados. Mas também não podemos negar que quem ama a musculação depois de um tempo de prática se interessa por mais conhecimento e volta suas vertentes aos mais diversos estudos e debates como o qual estamos fazendo agora. Se não fosse assim, não existiram caras como Rogério Camões, Waldemar Guimarães, Dorian Yates e por aí vai... Realmente devemos deixar nossos instintos falar mais alto, pois fazendo uma analogia sobre os livros por você citados, até hoje não se define se pullover é exercício para costas ou para peito, ou se o aeróbio deve passar ou não de 20 minutos após o treino. Acredito que você pense que analisar os métodos e usar de dúvidas nerd's afasta muita gente do resultado pelo fato da pessoa ficar dando "voltas e voltas" e não acabar em lugar nenhum. Mas... e se essa busca não se trata de uma tranposição de uma barreira para o praticante de musculação. É complicado ao ser humano sair da zona de conforto, digo pelo seguinte, vai que esta busca por conhecimento é a última tentativa de um indivíduo antes de tomar um caminho que fuja da zona de conforto?

    1)

    P mim a melhor periodização consiste em treino p hipertrofia por cerca de 8 a 10 meses e 8 a 12 semanas de força e 1 ou 2 semanas de descanso e/ou treinos leves, geralmente entre as variações.

    Com isto abordo duas questões que considero da máxima importância:

    Estimulo o crescimento das fibras e consequente hipertrofia e por outro lado, aumento a mobilização, ou seja, aumento o número de fibras envolvidas no movimento o que, na minha ótica, qdo retornar para o treino de hipertrofia, terei mais fibras envolvidas e, portanto, mais fibras serão hipertrofiadas.

    Entendi sua filosofia, é parecido com o que fazia atualmente, me sinto melhor treinando até a falha entre 6 e 12 repetições por umas 8 semanas e tiro 1 de descanso, depois volto e durante 2 meses do ano faço potencia/força.

    2)

    Vale p pergunta um também

    Acho q não existe esse lance de "melhor" método ou filosofia.

    O melhor método ou a melhor filosofia são aqueles que funcionam p você.

    Não existe receita de bolo e nem treino supremo, o q funciona p uns não funciona p outros.

    é desculpe fazer o tópico "nas coxas", mas aqui é tua opinião mesmo, mas já está citado acima...

    3)

    Sinceramente nunca ouvi falar, mas é um método bastante lógico, não estou antevendo nenhuma falha, lógico q vai precisar adaptá-lo à sua realidade.

    Não adianta querer seguir o treino de um profissional achando q terá os mesmos resultados.

    Concordo com você, esta semana estou fazendo mais altas repetições, dei uma adaptada, está funcionando legal, a ídeia é lógica mesmo. Trabalha-se força, resistencia e hipertrofia no mesmo mes com 1 semana de descanso.

    4)

    Nem o método é ruim e nem vc está errando.

    Acho q o problema maior ae é o ego e o vício, vc está acostumado com a rotina antiga de se arrebentar e acaba achando q se não saiu arrebentado do treino, ele não prestou.

    Mas atenção, era uma semana de descanso certo?

    Sendo assim, qual a lógica de sair cansado de um treino que deveria servir como descanso?

    A propósito, a lógica de descansar treinando leve está correta também, vários estudos comprovaram que o corpo se recupera melhor em atividade do que em repouso absoluto.

    Cara você me fez abrir a cabeça, é uma coisa tão óbvia mas acredito que com o treino pesado ficamos "animalizados e cegos". Estou mesmo acostumado a treinar até a exaustão de forma que fico realmente exaurido ao extremo, e quando dou uma parada vem um sentimento de culpa (ego+vicio como voce falou) aquela sensação de dever não cumprido, que anteriormente não havia sentido pois não havia feito treino "tão leve". Mas você tem razão o descanso ativo é muito mais eficaz.

    5)

    Cara, a net tá recheada de rotinas, periodizações e dietas de todos esses caras.

    Só que não sei até que ponto são reais, pq acho q rola uma espécie de "segredo profissional" tá ligado?

    Não acredito que eles iriam descortinar todos os segredos q eles usam em seus treinamentos, além de outros segredos, como EAs, alimentação, suplementos etc.

    Mas o clássico é um período de hipertrofia, com dieta hiper e rotina pesada e outro período de definição, com dieta hipo e exercícios mais leves. Alguns fazem um ciclo de força por ano. Aí já entra aquelas questões que falei anteriormente, acredito que eles periodizem "na marra" pois a dieta vai afetar o treino e logo a intensidade vai cair. Por exemplo, diz a lenda que o jay cutler utiliza fst-7, mas não acredito em tudo que leio e também não acho que ele seja bitolado a ponto de não aceitar nada novo...

    No mais, experimenta ae e compartilha.

    Qualquer coisa manda MP pq estou mto ocupado e, infelizmente, ando sem tempo p entrar diariamente no fórum, como antigamente.

    Abraço.

    Obrigado pela cooperação, você entendeu perfeitamente o espírito do tópico.

    apesar de eu meio ter entrado na discussão teórica eu sou obrigado a concordar com o que o André disse.

    Até vc achar algo perfeito é melhor fazer algo que vc acredite que funcione.

    Concordo, o problema é que esse algo perfeito as vezes leva uma vida para encontrar-se

    Quenca333, vou dar uma pesquisada sobre periodização ondulatória.

    Gostaria de agradecer a todos que solicitei e aos que postaram por espontaneidade. Obrigado.

  16. Primeiro gostaria de pedir desculpas pela infrequência no fórum, há muito venho somente observando.

    Há muito tempo estudo nutrição e treinamento, até que cheguei no que considero um estágio avançado, onde treino um grupamento muscular por dia (peito, costas, pernas, ombros e braços) e sempre tentando executar cada série até a falha, com 12 a 16 séries por treino, o que resulta em no máximo 1 hora de treino (bem no máximo). Treino de segunda a sexta.

    Nunca liguei muito para a periodização, apenas treinava pesado e a cada 8 semanas mais ou menos eu fazia uma semana de treino leve. Anos atrás, eu percebi a importância da periodização e comecei a treinar até a falha brutalmente por 4 semanas e fazer um leve treino na quinta semana. Bem, continuei estudando novos métodos, e notei uma metodologia interessante de um treinador de um dos maiores atletas de fisiculturismo que conheço.

    Ele me mostrou os seus métodos. Ele treina seus atletas com um treino intenso em três semanas e um de repouso. Achei interessante e gostaria de compartilhar com vocês e saber o que pensam:

    Primeira semana: Começando com a semana de repouso para se tornar mais inteligível. 12-16 séries por grupo muscular e realizar várias repetições com cerca de 50% da carga normalmente utilizada, o que eu pessoalmente acredito que é muito pouco para um estímulo significativo. Todas os exercícios são compostos de 3 séries, sendo a primeira de aquecimento, a segunda até a exaustão e a terceira até a falha total.

    Segunda Semana: Também são realizadas de 12-16 séries, todas as séries são cerca de 15 repetições, sendo que o esquema obedece o supracitado, primeira aquece, segunda exaustão terceira falha. Treino objetivando mais as fibras que trabalham resistência.

    Terceira Semana: Treino voltado para hipertrofia, 12-16 todas as séries entre 6 a 12 repetições, visando sempre a falha total na última série de cada exercício. Aqui utilizam-se mais cargas e objetiva-se a hipertrofia conceitualmente melhor aceita.

    Quarta Semana: O treinamento é focado na força / potência, 12 a 16 séries, todas as séries de 1-6 repetições, visando a falha total nas duas últimas séries de cada exercício, sendo que a última deve ser executada com 90% à 110% da carga máxima (RM)

    Bem, ele segue esse método durante anos tanto para fisiculturistas quanto para powerlifters, todos bem sucedidos. Ele disse que o método de treinamento utilizado é semelhante ao Heavy Duty, 3 séries de cada exercício, a primeira é o aquecimento, a segunda uma repetição máxima é atingida e a terceira atinge o total fracasso de todas as fases do movimento.

    A questão é que estou pedindo ajuda pois na internet não encontro nenhum material ou alguém com embasamento teórico e prático suficiente para discutir esse e outros métodos e dizer o que acha desse método que parece ser um caminho para o sucesso.

    Fico grato com a opinião de todos que treinam e estudam e procuram sempre se aprimorar.

    Ficam algumas perguntas para quem estiver disposto:

    1) Qual é o melhor método de periodização no meso, macro e microciclos para você?

    2) Qual é a melhor filosofia a seguir?

    3) Este método é inteligente e todos os atletas desse treinador o utilizam, mas alguém já ouviu falar deste método de treinamento?

    4) Realizei semana passada a semana de descanso, 50% da carga parece ser muito baixa, aí fica a questão, o método é ruim ou eu não estou sabendo treinar?

    5) Como os bodybuilders nos Estados Unidos como Jay Cutler, Johnnie Jackson, entre outros, periodizam seus treinos ao longo do ano? alguém sabe?

    Agradeço a ajuda e desculpem o texto muito longo.

  17. Obrigado pelas respotas galera... é isso mesmo que eu tava querendo levantar.

    A questão que mais me indigna hoje em relação a treinadores hoje é a prepotência e a falta de humildade, não sei se o narcizismo e o "esquecimento do que passaram" levam eles à um grau alto de prepotência e egocentrismo, mas sinceramente, raramente vejo treinadores trocando conhecimentos para aprimorarem seus conhecimentos, o que vale para eles é somente o que eles estudaram ou vivenciaram, tudo o que vier de fora é ridículo.

    Se há um triatleta que treina forte para seu esporte é ridículo, porquê? porque ele não está grande e está se focando no esporte errado. Se há um cara magro porém que treina pesado dentro do seu limite mas não tem grana para comprar suplementos e não os toma, está fazendo errado. Porquê? porquê de que adianta treinar assim sem fazer um conjunto todo? Ou seja, tudo que fugir do que eles julgam errado, eles demonstram preconceito (que vem de pré-conceituar) ao invés de lembrar que um dia já passaram por dificuldades e deveriam ajudar.

    São essas questões que levanto, os treinadores de hoje são excelente mas muitos bitolados, e os melhores que conheci são os mais humildes...

    claro que vale a pena, alguém já viu um time de futebol sem técnico?

    Você não entendeu o objetivo do tópico

  18. Galera boa noite...

    Essa é uma questão que me surgiu na mente... apesar de alguns anos de treino e muito conhecimento adquirido vim a pensar hoje... "até que ponto vale a pena pagar um treinador/assessor? seja para ficar grande, condicionado, magro, ser fisiculturista ou o diabo que for...."

    A questão que me levou a pensar isso foi a seguinte... treino numa academia de "ferrero" com "vários" (7) atletas profissionais..

    Todos são grandes (para o padrão dos fisiculturistas brasileiros), cada um treina com seu treinador.

    Assim como nós, cada um treina com sua filosofia, estudam, e os que não estudam fazem o que o treinador manda.

    A questão é, as vezes vejo um treinador colocando para o atleta pullover no dia de costas, às vezes vejo um fazendo abdominal supra na polia flexionando todo o tronco, as vezes vejo outro só curvando o abdomen, e o detalhe que todos eles são grandes e densos (vamos esquecer por agora os ae's + dieta).

    Aprendi a treinar com um preparador de bodybuilders... esses dias estava fazendo passada com halteres (caminhando na academia) e um outro treinador prepotente comentou que era ridículo o que eu estava fazendo, q ele nem ia comentar nada e que se eu quisesse resultado era melhor aprender a treinar; mal sabe ele que eu havia aprendido com outro treinador e que este passava o exercício para todos os atletas dele.

    Lógico, assim como todos nós experientes em treino, sabemos que não existe uma verdade absoluta, cada um treina e gosta e se adapta ao seu treino, mas a questão é.. até que ponto vocês acham que vale a pena pagar ou acreditar em alguém que se diz experiente por que estudou ou é grande? até que ponto vale a pena continuar estudando e "batendo cabeça" atrás da sua verdade ou partir para um "atalho", pagar alguém e ignorar (ou não) o que dizem alguns livros e tudo mais?

    Fica a pergunta e quero a opinião de vocês galera, humildes e assim como eu amam o esporte, e não a estética somente.

    Estou meio indignado com a prepotência desse mundo da maromba, um mundo onde todo mundo sabe de tudo, professores, alunos, treinadores... mas o conjunto não sabe de nada.

×
×
  • Criar Novo...