Acho que depende de todo um contexto, eu acho impossível falar de dieta sem falar no individuo que está fazendo a dieta. EU gosto muito de ciclar carbo e calorias também(deixando bem baixo ou até mesmo "zero" carbo nos dias sem treino), acredito também no conceito de Bulk/Cutting mesmo para naturais, mas tudo vai do objetivo de cada um. Ganhar massa magra e perder gordura sendo natural, na minha opinião, é pra poucos, mas é totalmente possível fazer bulk sem ficar gordo e fazer cutting sem perder toda a massa magra que ganhou, é só ser cauteloso e saber o que está fazendo (e ter paciência, ficar pulando de bulk pra cutting sem fazer uma manutenção não vira). Ciclar carbos pra mim é um dos melhores caminhos para um natural, ainda mais se souber aliar isso ao "nutrient timing" (outra coisa que eu acredito muito e que vem funcionando pra mim).
Sobre o tópico, sou suspeito pra falar porque amo carbo hahahaha Não vejo ele como um vilão, mas acho que a coisa vai mais afundo, você tem que saber o quanto pode/deve consumir desse macro. Como está sua sensibilidade a insulina? Seu bf está alto? Como está seu metabolismo? O GCD está realmente ajustado, isso é uma coisa difícil de acertar, calculadoras de internet são uma base beeem ruim na minha opinião.
Enfim, nosso metabolismo está sempre em mutação, acho totalmente possível otimizar ele. Meu exemplo: Treino a quase 2 anos, estava meio roliço quando comecei, uns 17%, fiz um clean bulking(cagada) em que eu comia cerca 2300kcal e estava ganhando peso... Vi que precisava perder gordura, fiz um "cutting" (parei de contar tudo, só comi menos e fui aumentando cardio, intenção era só secar um pouco) e fui para uns 12% mantendo a massa magra, ok nada demais esse bf mas pra um iniciante e com pouco conhecimento foi bom. Fiz outro bulking (aqui foi quando realmente comecei a estudar mais e ver como o corpo é fascinante!) e terminei com uns 14% de bf e comendo 2400kcal. Hoje, após finalizar um cutting, estou uns 8%bf (4,2% de acordo com a academia kkkkk bom seria), mas o melhor de tudo é que estou em manutenção comendo 2600kcal e mesmo comendo uma ou duas refs livres por semana durante a manutenção, o peso está se mantendo e a aparência tbm.
Enfim, um exemplo do que aconteceu comigo, acho que o que falta muito é a paciência e a consistência, quando for preciso ficar 2 meses sem ref livre, ficar! Quando for preciso acordar cedo pra fazer cardio, acordar e fazer! Se for preciso estudar mais, estude, encaixe a dieta ao seu dia a dia. Pra maioria de nós isso é um hobby, mas não deixa de ser algo que queremos ver resultados, e pra ver resultados a coisa tem que ser constante, tem que ter brio!
Muito bom esse tópico, não acompanhava o antigo. Mas bora acompanhar agora.
Ontem testei a ideia do @Vecchio de colocar um bi-set lateral/frontal do lugar do OHP e digo que quase não consegui terminar o treino... Gostei, o ombro foi bem recrutado diferente do OHP que sentia pouco. Porém acho que vou ter que mudar a paralela por que o ombro fica muito doido, vou fazer testa ou coice...
Hoje vou treinar perna fazendo da seguinte forma:
Squat 5/3/1
Terra 3 x 5-6 rep
Extensor 3 x 10
Flexor 3 x 10 (Aqui talvez troque por smith depende da lombar ou + ele)
Smith 3 x 10
Acho que o volume vai melhorar, consigo fazer (15) series pra lower, fica melhor