Tom Platz, conhecido como “The Golden Eagle” e Quadzilla, foi um fisiculturista americano icônico, mais famoso durante as décadas de 1970 e 1980. Ele era principalmente conhecido por suas pernas excepcionalmente grandes e sua intensidade implacável nos treinos.
Neste texto, veremos o perfil completo de Tom Platz, o que inclui sua história, conquistas no fisiculturismo, treino, dieta e muito mais.
Perfil básico
Nascido em 26 de junho de 1955, nos Estados Unidos, Tom Platz pesava cerca de 101kg na fase pré-competição e tem 172cm de altura. Ele competiu principalmente nos anos 70 e 80, participando em várias edições do Mr. Olympia, alcançando o terceiro lugar em 1981 como sua melhor colocação.
Início
Thomas Steven Platz nasceu em 26 de junho de 1955 em Fort Sill, Oklahoma, EUA. Ele desenvolveu uma paixão pela musculação quando era criança, e isso mudou o curso de sua vida.
Platz encontrou uma foto de Dave Draper e Betty Weider quando tinha apenas nove anos. Ele tinha o objetivo simples de apenas ser forte e musculoso, assim foi dada a largada nos treinos com pesos.
Quando tinha 11 anos, Platz olhou para a revista Mr. Universe fazendo com que a imagem de um físico grande e definido ficasse gravada em sua mente a partir daquele momento. Assistir fisiculturistas como Arnold Schwarzenegger fazer seu melhor trabalho nos anos 1970 fez com que Tom tivesse ainda mais motivação para se tornar um fisiculturista.
O pai de Tom Platz foi um grande apoiador de seus sonhos no fisiculturismo. Ele começou a treinar Tom e seus dois irmãos mais novos no porão de sua casa, usando equipamento improvisado. Tom Platz lembra de aprender a fazer supino deitado no chão, porque eles não tinham um banco disponível.
Curiosamente, Tom nunca treinou pernas nesta fase inicial por ter um problema na lombar, o que fazia com que qualquer exercício que forçava a região (como agachamento) fosse uma experiência dolorosa. Além disso, os médicos na época disseram que o agachamento deve ser evitado, pois ainda havia a crença de que agachar fazia mal à coluna.
Nos próximos quatro anos, Tom Platz construiu um físico respeitável usando os movimentos básicos aprendidos com seu pai. Quando tinha 15 anos, Platz mudou-se para Kansas City para conseguir um emprego como instrutor de academia. Embora fosse menor de idade para ser legalmente empregado, o dono da academia o contratou para atrair mais clientes olhando para o físico de Tom.
Tom Platz começou a interagir com os atletas que vinham à academia e, nos próximos anos, essas interações deram uma nova direção à sua jornada no fisiculturismo. Alguns atletas sérios que frequentavam a academia mostraram a ele a técnica correta de fazer agachamentos e Tom Platz começou a incorporá-los em seus treinos.
Publicidade
Ele fazia treinos curtos inicialmente com pesos mais leves, mas isso ainda era um aspecto secundário de seu treinamento. Após se mudar para Detroit, Tom Platz começou a treinar na academia de Armento, onde muitos levantadores olímpicos, como Norb Schemansky, treinavam.
Os amigos e parceiros de treino de Schemansky ensinaram técnicas corretas de agachamento a Tom Platz e suas pernas logo se tornaram sólidas e grossas. Os levantadores olímpicos lá tinham um olhar aguçado e perceberam que as pernas de Tom Platz eram geneticamente dotadas para crescer massivas e rapidamente.
Antes disso, Platz era conhecido por ser alguém com um corpo superior massivo com peito e costas bem definidos, mas pernas finas. Foi em Detroit que ele aprendeu a treinar pernas da forma correta e dominar o agachamento.
Os princípios e conhecimentos de treino de pernas permaneceram com Tom Platz depois que ele se mudou para Los Angeles também. Até aquele momento, ele já havia aprendido a separar o joio do trigo e ignorou opiniões infundadas sobre agachamentos.
Fisiculturismo profissional
Tom possui um Mestrado em Ciências do Fitness, Bacharelado em Fisiologia e Nutrição pela Wayne State University e pela Michigan State University, e um Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia. Ele começou a competir seriamente em 1973 no concurso Mr. Adonis. Competiu como amador por mais 5 anos até vencer a divisão de peso médio do Campeonato Mundial Amador de 1978.
Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.
Siga-nos no InstagramApós completar seu diploma em 1978, ao mesmo tempo, mudou-se para a Califórnia com apenas 50 dólares no bolso e o sonho de fazer sucesso e vencer o Olympia. Com uma carreira longa e bem-sucedida, Tom competiu por nove anos. Embora Tom fosse considerado um dos melhores, ele nunca alcançou o primeiro lugar e o título.
No entanto, ele terminou no top dez de muitas de suas competições, e conseguiu vencer o terceiro lugar em 1981.
Histórico de competições
- 1995 Mr. America Honorário – AAU
- 1987 Detroit Pro Invitational – IFBB, 6º lugar
- 1986 Mr. Olympia – IFBB, 11º lugar
- 1985 Mr. Olympia – IFBB, 7º lugar
- 1984 Mr. Olympia – IFBB, 9º lugar
- 1982 Mr. Olympia – IFBB, 6º lugar
- 1981 Mr. Olympia – IFBB, 3º lugar
- 1980 Campeonato Mundial Pro – IFBB, Mr. Universe
- 1980 Mr. Olympia – IFBB, 8º lugar
- 1980 Noite dos Campeões – IFBB, 12º lugar
- 1979 Mr. Olympia – IFBB, 8º lugar
- 1978 Campeonato Mundial Amador – IFBB Mr. Universe
- 1978 Mr. America – AAU, Categoria Baixa, 2º lugar
- 1977 Mr. Sudeste dos EUA – AAU
- 1977 Mr. America – AAU, Categoria Baixa, 2º lugar
- 1976 Mr. America – AAU, Categoria Baixa, 3º lugar
- 1975 Mr. Michigan – AAU
- 1974 Campeonatos Estaduais Júnior e Sênior de Levantamento de Peso – AAU, Campeão da Classe 220
- 1974 Teen Mr. America – AAU, 2º lugar
- 1973 Mr. Adonis – AAU
- 1973 Mr. Ironman – AAU
Treino de Tom Platz
No auge de sua carreira, Tom Platz possuía um físico massivo e completo em todos os aspectos. Ele tinha grandes proporções, massa muscular, definição e excelente condicionamento. Mas sua parte inferior do corpo era o que se destacava e muitos a consideram uma das melhores na história do esporte.
Suas pernas garatiram a Tom Platz apelidos como ‘O Pai do Quadríceps’ e ‘Quadzilla’.
Como mencionado anteriormente, a interação de Tom Platz com levantadores olímpicos em Detroit foi um catalisador importante no desenvolvimento de suas pernas. Ele aprendeu a maneira correta de treiná-las durante esse tempo, mas não foi a única razão para seu crescimento.
Publicidade
Tom Platz treinou sua mente e a enganou para ir além dos limites. Por exemplo, Platz dizia à sua mente que era mais baixo do que realmente era. Ele também usava meias altas ao fazer agachamentos para criar uma ilusão de pernas mais curtas. Fazendo isso, ele se enganava acreditando que não a barra precisava viajar menos e tornava os exercícios mais fáceis.
Filosofia de treino
O estilo de treino de Tom Platz era bastante intenso, mesmo pelos padrões da época. Ele forçava todas as séries até a falha e até mesmo além do ponto de falha para forçar seu corpo a crescer.
Em seus vinte anos, Platz levou o fator “freak” em seu treino para um novo nível e treinava duas vezes ao dia, mirando cada parte do corpo duas vezes por semana. Ele diminuiu um pouco a intensidade após entrar nos 30 anos e seguiu uma rotina de treino de quatro dias seguidos e um dia de descanso.
Nessa época, sua parte inferior do corpo havia crescido muito mais do que a superior. Como resultado, Platz treinava pernas apenas duas vezes por mês, focando em trazer a parte superior ao nível das pernas.
Ele não se preocupava com o número de séries, por si só, e focava em treinar além da falha. Além disso, Tom Platz aderiu aos exercícios que funcionavam bem para seu corpo e experimentava novos quando sentia que um exercício não era a melhor opção para ele.
Rotina de treino
Nos anos 1980, Tom Platz malhava quatro dias por semana. Ele combinava treinos de costas e peito em um único dia. Começava o dia com um treino de peito e realizava o treino de costas no final da noite. Além disso, o veterano fisiculturista dedicava um dia para ombros, braços e treino de pernas. Ele tirava o quinto dia de folga e repetia o ciclo novamente.
Platz realizava tanto exercícios de isolamento quanto compostos para o desenvolvimento completo do físico. Ele dependia principalmente de pesos livres e máquinas básicas para realizar o trabalho.
Aqui vai uma rotina típica de treino do Tom Platz:
Peito – Dia 1 (Manhã)
- Supino Inclinado com Halteres: 5 a 6 séries de 10 a 20 repetições
- Crucifixo com Halteres: 5 a 6 séries de 10 a 20 repetições
- Peck Deck (Voador): 5 a 6 séries de 10 a 20 repetições
- Mergulho nas paralelas: 3 a 4 séries até a falha (séries descendentes)
Costas – Dia 1 (Noite)
Publicidade
- Barra Fixa: 8 a 10 séries de 15 a 30 repetições
- Puxada frente na polia: 8 a 10 séries de 20 a 40 repetições
- Remada Cavalinho: 5 a 6 séries de 10 a 15 repetições
- Remada sentado: 4 a 5 séries de 10 a 15 repetições
- Pullover com Halteres: 4 a 5 séries de 10 a 15 repetições
Ombros (Dia 2)
- Desenvolvimento no smith: 8 a 10 séries de 12 a 30 repetições
- Elevação Lateral com Halteres: 5 a 6 séries de 12 a 25 repetições
- Elevação Lateral na polia baixa: 3 a 4 séries de 12 a 20 repetições
- Remada em pé: 4 a 5 séries de 10 a 15 repetições
- Crucifixo invertido com halteres: 4 a 5 séries de 10 a 20 repetições
- Crucifixo invertido na polia baixa: 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições
Braços (Dia 3)
- Rosca Direta com Barra: 4 séries de 10 a 15 repetições
- Rosca inclinada com halteres: 4 séries de 10 a 20 repetições
- Rosca direta na máquina: 4 séries de 10 a 20 repetições
- Tríceps na polia alta: 4 séries de 10 a 20 repetições
- Supino Fechado: 4 séries de 10 a 20 repetições
- Rosca francesa unilateral com halteres: 4 séries de 15 a 30 repetições
- Rosca de Punho com Barra: 4 a 6 séries de 20 a 30 repetições
Pernas (Dia 4)
- Agachamento livre: 8 a 10 séries de 8 a 20 repetições
- Agachamento hack: 5 séries de 10 a 15 repetições
- Cadeira extensora: 5 a 8 séries de 10 a 15 repetições
- Cadeira flexora: 6 a 10 séries de 10 a 15 repetições
- Elevação de Panturrilha em Pé: 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições
- Elevação de Panturrilha Sentado: 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições
Dieta de Tom Platz
A dieta de Tom era como a maioria das dietas de fisiculturistas da época, consistindo de refeições ricas em proteínas e alimentação frequente, sem nunca perder uma refeição.
Para fornecer combustível aos seus intensos treinos, ele sabia que precisava manter sua dieta sob um constante escrutínio e nunca falhar – sendo um fisiculturista de 100 kg, é necessário garantir que a nutrição esteja correta e manter uma quantidade suficiente de calorias todos os dias.
Os profissionais de nível elite treinam pesado, intensamente, e às vezes treinam 6 dias por semana. Para fazer isso, eles têm que garantir que sua recuperação esteja adequada, e uma maneira que Tom alcançou isso foi garantir que ele estava se alimentando corretamente.
Conclusão
Apesar de possuir uma genética única, suas conquistas foram obtidas principalmente através de trabalho duro. Seu treino, por exemplo, era pesado até mesmo para os patamares da época. Em alguns aspectos, nem mesmo Arnold conseguia acompanhá-lo.
Além disso, Tom não foi apenas um fisiculturista de sucesso, ele se tornou professor e diretor de uma grande empresa esportiva nos Estados Unidos. Tudo o que ele conquistou foi graças ao fisiculturismo e sua ética de trabalho.