×

Arnold tinha dias de descanso do treino?

Arnold Schwarzenegger é um dos fisiculturistas mais famosos de todos os tempos. Ele inspirou muitas pessoas a começar a fazer musculação, e sempre há muitas perguntas sobre o que ele fez para construir seu físico. Uma questão que se destaca devido a sua ética de trabalho insana é se Arnold tinha dias onde preferia descansar, algo que não parecia ser do feitio dele.

Então, Arnold Schwarzenegger tinha dias de descanso do treino? Sim, havia dias de descanso programados até mesmo na rotina do Arnold. Contudo, é válido ressaltar que não há como saber como era sua rotina durante toda a sua trajetória. Isto é, poderia haver épocas onde Arnold não tinha dias de descanso, mas por uma razão específica.

Veja também: Arnold fazia aeróbicos?

Como era a rotina de treino do Arnold (e o descanso)?

Sim, pode não parecer, mas Arnold tinha dias de descanso assim como qualquer pessoa normal que faz musculação. A maioria de suas rotinas de treino envolvia ir à academia seis dias por semana, às vezes duas vezes ao dia, com um dia de descanso no domingo.

Por exemplo, esta é uma divisão que Arnold dizia usar durante o ápice da sua carreira:

  • Segunda-feira: Peito/Costas
  • Terça-feira: Ombros/Braços
  • Quarta-feira: Pernas
  • Quinta-feira: Peito/Costas
  • Sexta-feira: Ombros/Braços
  • Sábado: Pernas
  • Domingo: Dia de Descanso

Se ele fazia algo diferente (relacionado ao treino) no domingo, honestamente não temos como saber com exatidão.

No entanto, é preciso constatar o óbvio. O fato de Arnold Schwarzenegger ter tirado dias de descanso não tem muita validade prática para nós, porque não somos o Arnold.

Há relatos de que Arnold treinava 4 a 6 horas por dia, mas isso funciona para ele e com a ajuda farmacêutica que ele tinha (nenhum demérito nisso).

Então, o que podemos tirar dessa história toda é:

Arnold Schwarzenegger tinha dias de descanso? Sim.

Você deve tirar dias de descanso? Também sim.

E por dia de descanso, não estou dizendo que você precisa ficar sentado sem fazer nada o dia todo. Dia de descanso do treino é para descansar de trabalho pesado com sobrecarga.

Ou seja, nada impede que nos dias de descanso da musculação você faça fazer aeróbico leves, trabalho de mobilidade, alongamentos e outras coisas que podem aprimorar seus resultados.

Isto pode ser até melhor do que ficar parado. Por exemplo, fazer aeróbicos leves, usando cerca de 60% da sua capacidade aeróbica, pode ajudar na recuperação promovendo o fluxo sanguíneo para os músculos sem afetar sua recuperação muscular.

Esse aumento no fluxo sanguíneo fornece mais nutrientes para os músculos, assim como “limpa” os subprodutos gerados pela cascata de processos envolvidos na hipertrofia muscular.

Pergunta frequentes

Quanto tempo de descanso Arnold usava entre as séries?

Arnold gostava de manter seu tempo de descanso entre as séries relativamente curtos, em torno de 60 segundos. Seu raciocínio para fazer isso é o seguinte:

“Tente manter seus períodos de descanso entre as séries em até um minuto ou menos. No primeiro minuto após um exercício de treinamento com pesos, você recupera 72% da sua força, e em três minutos você recuperou tudo que vai recuperar sem um descanso prolongado. Você não quer permitir que seus músculos se recuperem demais entre as séries – apenas o suficiente para continuar seu treino e continuar forçando o corpo a inervar cada vez mais tecido muscular.”

Por quantas horas Arnold treinava por dia?

Arnold era conhecido por treinar mais do que todos. Durante seus primeiros anos e auge no fisiculturismo, Arnold frequentemente treinava por várias horas por dia. Além disso, não era incomum para ele treinar duas vezes por dia, especialmente quando estava se preparando para um Mr. Olympia.

Quando Arnold treinava duas vezes por dia (e ele parece ter feito isso por um tempo considerável), ele poderia passar de 3 a 4 horas por dia totais na academia em períodos que antecediam uma competição.

Arnold fazia aeróbicos?

Sim, Arnold fazia aeróbicos, especialmente quando estava se preparando para competições e precisava reduzir a gordura corporal. Embora o treinamento de resistência fosse a base de sua rotina, o cardio tinha um papel na sua preparação.

Durante seus primeiros anos no fisiculturismo, Arnold costumava correr logo após o treino. Além disso, ele também era um nadador ávido.

Este texto foi útil para você?

Sim (8)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.