Como queimar mais calorias do que você come (corretamente)

Por Equipe Hipertrofia

Textos escritos pela redação do Hipertrofia.org são escritos e revisados por profissionais de várias áreas que circundam o universo da musculação para que você tenha acesso às melhores informações, com respaldo científico e empírico.

Você provavelmente já leu e ouviu que para queimar gordura você precisa queimar mais calorias do que come. Porém isso pode parecer muito vago e deixar inúmeras dúvidas se você está entrou no mundo da musculação há pouco tempo.

Queimar mais calorias do que você come significa simplesmente que seu gasto calórico excede a ingestão de calorias da dieta.

Seu organismo, mesmo quando você está parado, gasta energia em forma de calorias. Assim como quando realizamos nossas atividades diárias e exercícios físicos.

Quando você corta energia por comer menos e/ou aumenta mais a atividade física diária, você efetivamente vai queimar mais calorias do que você come.

Como saber se você está queimando mais calorias do que come?

Se você estiver queimando mais calorias do que come, notará isso porque não ganhará gordura e provavelmente notará uma perda de peso.

No entanto, você não pode confiar apenas no que a balança diz.

Isso ocorre porque, ao perder peso, algumas pessoas (principalmente iniciantes) também podem ganhar massa muscular. Como o músculo pesa mais do que gordura, o número da balança pode subir, mesmo com você perdendo gordura.

Portanto, a balança serve apenas como uma métrica suplementar. Junto com ela é recomendável analisar suas medidas com fita métrica.

Por exemplo: mesmo que você ganhe massa muscular e o peso na balança seja o mesmo ou maior, a circunferência do abdômen, coxas e braços, tendem a diminuir quando há perda de gordura.

Veja também: Exemplo de dieta com 2000 calorias para queimar gordura

Publicidade

2 maneiras simples para queimar mais calorias do que você come

Tá, você entendeu como o processo ocorre, mas agora deve estar se perguntando como queimar mais calorias do que come.

As duas maneiras abaixo são as maneiras mais eficazes (e óbvias) de queimar mais calorias do que você come.

Coma menos (não tão óbvio como você imagina)

Comer menos é a maneira mais simples e efetiva para gerar um déficit calórico e, de fato, conseguir comer menos calorias do que se gasta.

Muitas vezes, esse aspecto é ignorado (mesmo inconscientemente) por pensar que é possível apenas fazer mais exercícios para gastar mais calorias e não mudar a alimentação.

Lembre-se: é muito mais fácil NÃO comer 500 calorias, do que conseguir queimar essas calorias com exercícios.

Exercícios e aumento de atividade diária

Os exercícios (musculação e aeróbicos), junto da sua atividade diária (manter-se ativo em vez de maratonar séries no netflix) serão seus principais aliados, junto da dieta, para conseguir comer menos calorias do que se gasta.

Na verdade, manter uma vida ativa (não só fazendo exercícios como ser ativo no geral), flexibiliza o plano porque vai queimar mais calorias extras.

Por exemplo: se você precisa gerar um déficit calórico de 500 calorias para queimar gordura, você pode diminuir 250 calorias através da dieta e tentar fazer mais exercícios para queimar as outras 250 calorias. Do contrário, tentar queimar 500 calorias ou retirar 500 calorias da dieta, seria igualmente mais difíceis.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.