Quanto tempo deve durar um cutting?

Se o seu objetivo é construir um corpo completo e estético, ser “grande” ou “definido” não é o suficiente.

Você precisa de uma combinação de ambos nas devidas proporções, ou seja, uma quantidade significativa de massa muscular com relativa definição muscular.

Para conseguir um balanço adequado entre ambos, no menor tempo possível, o ideal é ter o mínimo de definição muscular antes de tentar ganhar massa muscular.

Tentar fazer um bulking com percentual de gordura alto geralmente causará maior ganho de gordura (e não massa muscular), gerando inúmeros problemas no decorrer do caminho.

Mas por quanto tempo devemos fazer um cutting antes de entrar em bulking?

Duração de um cutting: a resposta simples

Seu cutting deve durar o tempo que for necessário para conseguir diminuir seu percentual de gordura para cerca de 12% para homens e 20% para mulheres.

Chegar a 10% para homens e 18% para mulheres vai gerar ainda mais definição muscular.

Mas abaixo disso, para respectivos sexos, você terá problemas para manter o percentual baixo por muito tempo, vai complicar sua dieta e ainda pode afetar sua performance no treino.

É válido lembrar que a maioria das pessoas que medem seu próprio percentual de gordura usando os meios comuns subestimam (ou superestimam?) o percentual de gordura.

O famoso adipômetro, dependendo do seu uso e experiência de quem está fazendo as medidas, tem grandes chances de gerar um percentual abaixo do real.

Publicidade

Há vários caras por ai achando que estão com 4-6% de gordura corporal, quando na verdade estão com mais do dobro disso.

Tenha em mente que Dorian Yates subia no palco do Mr. Olympia com um percentual de gordura próximo disso, com um rosto parecendo uma caveira por conta da pele estar tão fina quanto um papel.

A maioria das pessoas que pensam estar com 6% realmente poderão estar mais definidas e com abdômen visível, mas muito longe de estarem prontas para subir em um palco.

Portanto coloque essa perspectiva em mente ao criar projeções para o seu próprio plano, é muito fácil pisar na bola na medição do percentual de gordura.

E o tempo específico para conseguir chegar ao seu percentual de gordura ideal durante o cutting é altamente individual.

Pensar em prazos fixos é perda de tempo, pois uma pessoa pode entrar em cutting com 20% de gordura enquanto outra pode entrar com 14%.

Uma pessoa com 14% pode realizar um cutting muito mais curto do que a de 20% de gordura.

Além disso, realizar cuttings drásticos (com déficit calórico grande), para perder gordura rápido, geralmente é uma péssima ideia para naturais.

Um natural realizando um cutting tradicional, com déficit calórico discreto, poderá perder de 250/500g de peso corporal por semana, com o ritmo ficando cada vez mais lento conforme a perda de gordura ocorre.

Imagine um cara imaginário chamado Roberto, ele está com 20% de gordura corporal e pesa 80kg.

Publicidade

Estes 20% de gordura (20% de 80kg) representam 16kg e roberto tem como objetivo chegar a 12%.

Então ele precisa descer de 20% para 12% (20 menos 12), ou seja, diminuir 8%.

Estes 8% representam 6,4kg.

Considerando que ele pode perder 250/500g de peso por semana, o cutting de Roberto pode demorar de 3 meses a 6 meses (sim!).

Esta é a estimativa bruta. Como já falamos, é muito difícil de prever a duração do cutting.

Adotando o lado positivo, é muito provável que a maioria das pessoas possam perder gordura mais rápido do que esta estimativa.

Apenas tenha em mente que quanto mais gordura você perde, mais o seu corpo luta para mantê-la.

Ou seja, os resultados tendem a desacelerar com o tempo, e isso é normal.

Vencendo o medo do cutting

Muitas pessoas tendem a fugir do cutting por temer “perda” de massa muscular.

Porém você precisa ter em mente o seguinte: se você já está com percentual de gordura acima do aceitável (mais de 15-17%), ou seja, sem vascularização, sem abdômen definido, etc, continuar fazendo que você está fazendo não vai levar você a lugar algum.

Publicidade

Quanto maior o percentual de gordura, pior é o particionamento de nutrientes.

Em outras palavras, quanto mais gordura você tem, mais fácil é ganhar ainda mais gordura e mais difícil é ganhar massa muscular.

Se você quer construir um físico estético e fora do comum, você precisa adotar uma mentalidade de que está nessa empreitada como um estilo de vida.

Você precisa aceitar que o processo é lento e requer disciplina, além de trabalho duro.

Se fosse fácil ter um corpo definido e grande, essa visão seria comum dentro das academias, porém é justamente o contrário que vemos.

Sim, fazer um cutting leva tempo e temporariamente vai afetar sua capacidade de ganhar massa muscular.

Mas se você precisa fazer um cutting, então realizar este passo da forma correta te colocará muito a frente no longo prazo.

Além disso, ser magro definido é muito melhor do que ser retido ou falso magro.

Isso considerando o “pior” cenário, pois ao realizar um cutting adequado, existe uma boa chance de você reter toda sua massa muscular e só lapidar um shape que vai ficar muito melhor.

Outro detalhe importante é que quando finalmente chegar a hora de fazer um bulking, seu corpo estará “aprimorado” para aceitar todas as calorias a mais e investi-las na construção de massa muscular.

No fim do dia, ter o percentual de gordura baixo é mais vantajoso em todas as situações.

Portanto não tenha medo de fazer cutting se você realmente precisa fazer um.

Palavras finais

Infelizmente, não há um prazo fixo de quanto tempo deve durar um cutting.

Isto pode variar drasticamente dependendo do estado atual do seu físico.

Em outras palavras, ele terá que durar tanto quanto necessário para atingir seu objetivo.

Como regra geral, homens poderão adquirir boa definição muscular a partir de 12% e mulheres 20%.

Após você chegar nesse patamar e conseguir manter o percentual controlado, você poderá prosseguir para um bulking e assim ganhar mais massa muscular.

Mais tarde poderá entrar em um novo cutting, fazendo seu corpo crescer e ficar com cada vez mais qualidade no decorrer dos anos.

E se você leu o texto atentamente, pode concluir que manter seu percentual de gordura sempre baixo sempre será o melhor caminho, pois exigirá cuttings mais curtos e menos dolorosos.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×