Smartfit vale a pena ? Opinião de quem treina lá há anos

Por eu treinar há alguns anos na rede e antes disso ter treinado em inúmeras outras academias, pessoas – dentro e fora da internet – me perguntam se vale realmente a pena treinar em uma Smartfit.

Neste texto darei minha opinião a respeito dos pontos que mais acho importantes ao escolher uma academia e o onde a Smart se encaixa neles.

1. Custo

O preço da mensalidade do plano mais simples da Smartfit (o plano que eu mesmo uso), ao menos aqui em Curitiba, está no mesmo nível que uma academia de bairro “cara”.

Pago R$79,90 todos os meses. Errata (26/08/2019): há, também, uma taxa anual de R$99 obrigatória.

Como eu não viajo e não necessito usar outras academias da rede, não vejo motivos para assinar o plano “Black” que permite que você treine em qualquer unidade.

Além disso, a Smartfit que eu uso está localizada dentro de um super mercado, o que me garante usar o estacionamento sem custos por conta de um convênio entre eles.

Isso fez toda a diferença já que eu pagava mais caro na academia anterior e ainda era obrigado a pagar estacionamento.

Tudo isso faz com que o custo-benefício aumente.

Mas isso não é regra.

Já ouvi relatos de unidades que não fazem o mesmo, então é melhor perguntar antes de presumir isso como um extra.

Publicidade

2. Perfil dos membros

Você vai encontrar todo tipo de pessoas dentro da Smart, desde mutantes de 110kg, guerreiros de fim de semana, senhorinhas treinando com os pesos coloridos, iniciantes batendo papo e marombeiros comuns.

Não importa se você está começando a treinar agora, está totalmente fora de forma ou já treina há anos, você vai encontrar pessoas no mesmo nível.

Há também um bom equilíbrio entre homens e mulheres.

Essencialmente, não há um público específico lá como ocorre em academias de “ferreiros” ou qualquer que seja o nicho.

3. Lotação

Ao menos na unidade que frequento, só é possível fugir da lotação no horário do almoço e cerca de uma hora antes de fechar.

Nestes horários é possível treinar de forma tranquila, a maioria dos equipamentos estão livres e dificilmente chega ao ponto de ter que revezar.

Os outros horários, até mesmo às 6h da manhã (quando abre), a lotação é intensa.

O lado bom da Smartfit é que o sistema deles gera um gráfico no site que mostra o pico de membros a cada hora em cada unidade.

frequencia-smart

Como você pode ver, a partir das 18h é literalmente lotado e quando falo “lotado” eu estou falando “vão-roubar-meus-pesos-banco-toalha-e-coqueteleira-se-eu-for-tomar-agua…lotado”.

Ou seja, se você não tem disponibilidade para treinar nos horários com menos usuários e se importa com lotação, então isso será um grande problema na Smartfit.

Publicidade

4. Equipamento

Há uma gama variada de equipamentos e quantidade de pesos que vai permitir que a grande maioria das pessoas treine sem maiores problemas.

Na minha opinião, a Smart se torna mais limitada (ou menos) dependendo da sua experiência de treino.

Por exemplo:

  • o par de halteres mais pesado é de 36kg (e só há um deles) o que faz você optar por outros exercícios quando precisar de mais carga.
  • não há rack de agachamento oficial. Você precisa usar o “smartbox”, um espaço de treino funcional, mas que poderá fazer você viajar dois quilômetros para buscar as anilhas e fazer agachamento de forma semi-improvisada.
  • não há uma máquina para treinar panturrilhas, você precisa improvisar no leg press, mas se quiser treinar o sóleo (que só é recrutado com joelhos dobrados), ficará a ver navios (isso pode mudar de acordo com as filiais).

Ou seja, a maioria das pessoas, digamos, comuns, poderão treinar sem problemas, mas se você usa treinos mais complexos, usa cargas ligeiramente elevadas e gosta de ter uma escolha ampla de exercícios, a smart pode se tornar um pouco limitada.

5. Manutenção e limpeza

smartfit vale a pena

Ao menos na unidade que treino, eu nunca vi um aparelho ficar por mais de um dia em manutenção e a academia inteira sempre esteve limpa (o possível para um local cheio de pessoas na maior parte do tempo).

Já fui treinar em vários horários e sempre há funcionários de empresas terceirizadas de limpeza trabalhando.

Sinceramente, não tenho do que reclamar neste quesito.

Principalmente porque já treinei em academias onde aparelhos ficavam quebrados por um tempo considerável ou quebravam constantemente.

Na smart não há isso. Em 99% do tempo você verá tudo funcionando como deve e o ambiente devidamente limpo.

Não duvido que há unidades com problemas, mas creio que, no geral, esse tipo de aspecto é aplicado de forma parecida em todos os lugares por se tratar de uma rede de franquias.

Publicidade

6. Professores

Há sempre 2 ou 3 professores que estão sempre circulando pela academia, mas eles não irão auxiliá-lo a não ser que a ajuda seja requisitada.

Na minha opinião, isso é um positivo.

Eu, por exemplo, pago a mensalidade para poder compartilhar equipamentos que eu não poderia comprar por conta própria, já treinei com supervisão anteriormente e, por opção, quero treinar sozinho e sem ajuda não solicitada (novamente, isso é uma opção pessoal).

Todavia, caso você precise, em todo equipamento há um botão que você pode apertar e o professor virá rapidamente para auxiliá-lo.

Já vi também que há alunos e “alunos” aos olhos dos professores.

Os professores sabem quais alunos estão começando e prestam mais atenção nestes, enquanto não vão se meter no treino de quem já está ali há anos (mais um positivo ao meu ver).

A respeito da prescrição de treinos, não espere nada específico. Você receberá um treino “feijão-com-arroz” que todos os alunos recebem com uma modificação aqui e ali.

Para ter ajuda especializada é necessário contratar o serviço de personal trainer que é fornecido pela própria Smart, onde os personais são os próprios professores.

Isto é uma limitação grande para quem quer treinar com um personal de fora. Até onde sei, não é permitido isso na Smart.

7. Regras e organização

Smartfit possui regras mais rígidas que outras academias (de bairro).

Há algum tempo havia até um apito para “correção de comportamento”.

Se alguém deixasse pesos jogados no chão, por exemplo, levava uma apitada para todo mundo ver e então o professor pedia para colocar o equipamento no lugar.

Nunca mais ouvi o dito apito (uma pena).

Mesmo assim, é muito raro deixarem pesos jogados no chão ou qualquer coisa do tipo, como ocorre na maioria das academias.

Mesmo tendo uma gama variada de pessoas, a “atmosfera” da academia, por assim dizer, não dá muita liberdade para isso.

Por exemplo: a música do ambiente é variada e controlada pela academia.

Enquanto algumas músicas não agradarão alguns, há o benefício de ninguém monopolizar o som e assim funcionam outras coisas.

Palavras finais

Na minha opinião, vale a pena treinar na Smartfit pelo o que a academia entrega e seu preço.

Pode não ser a melhor academia do mundo, e com certeza não vai agradar a todos, mas pelo o que ela entrega, ela tem um ótimo custo-benefício.

A academia que eu treinava antes da Smartfit, por exemplo, custava mais e entregava menos.

Foi uma escolha óbvia ir para lá.

Os principais pontos negativos para mim é a questão da lotação e a pequena limitação de infraestrutura (pesos leves e falta de alguns equipamentos), mas que, novamente, passam despercebidos pelo preço cobrado.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×