Tribulus Terrestris funciona ? Veja os benefícios e como usar

O tribulus terrestris é uma planta usada na forma de suplemento para aumento da testosterona, mas será que realmente funciona ?

Além disso, há outros benefícios envolvidos no uso do tribulus que podem beneficiar pessoas que treinam ?

Neste artigo veremos tudo o que você precisa saber para realizar um investimento correto na hora de comprar o suplemento (ou não).

O que é tribulus terrestris ?

Tribulus terrestris é uma pequena planta que cresce em vários lugares do mundo, incluindo algumas partes da Europa, Asia, África e Oriente Médio (1).

Tanto a raiz como o fruto da planta são usados na medicina tradicional chinesa e indiana (2).

tribulus terrestris funciona e aumenta testosterona ?

Tradicionalmente, pessoas usam o tribulus terrestris para uma variedade de razões, desde melhora no apetite sexual, prevenir doenças no trato urinário e reduzir inchaço causado por retenção de líquidos (2).

Nos dias de hoje, o tribulus terrestris é amplamente usado como um suplemento que aprimora a saúde, principalmente como um “booster” de testosterona (3).

Em outras palavras, a maioria das pessoas usam o tribulus com o intuito de aumento de testosterona e seus benefícios na hipertrofia.

Mas tribulus terrestris realmente funciona  ?

Fazendo uma busca rápida pela internet, você encontrará todo tipo de notícia e artigo promovendo o uso de tribulus terrestris para aumentar a testosterona.

Convenientemente com um link direto para comprar o tríbulus na loja mais próxima.

Publicidade

Nenhum problema em fazer marketing de produtos.

Afinal, nenhum site é mantido no ar através de pensamentos positivos – todos precisam pagar as contas através de alguma fonte de rende.

A questão é que promover algo que funciona, é totalmente diferente de promover algo que falha em cumprir o que promete.

E calma, antes de ficar furioso e ir direto aos comentários para mandar “elogios” ao site, não é como se o tribulus terrestris fosse uma farsa.

Mas as coisas também não são como a maioria das pessoas imaginam.

Por exemplo:

Uma análise profunda de 12 estudos grandes sobre o tribulus terrestris, feitos com homens e mulheres entre 14 e 60, saudáveis e com problemas sexuais, simplesmente não foi capaz de detectar mudanças significativas na testosterona dos participantes (4).

Trocando em miúdos, existiam pessoas de ambos os sexos, com problemas de testosterona pré-existentes ou  complementa saudáveis, mesmo assim não foi possível detectar mudanças significativas nos níveis de testosterona.

Contudo há estudos animais mostrando que o tribulus terrestris pode aumentar a testosterona, o que não é possível ser traduzido para seres humanos (5).

E infelizmente são sempre os estudos feitos com animais que são usados por quem promove o tribulus terrestris como um suplemento que aumenta a testosterona.

Publicidade

Em suma, apesar do marketing pesado e crença popular a respeito do tribulus aumentar a testosterona, a ciência simplesmente não corrobora com essa ideia.

Mas o tribulus pode melhorar o apetite sexual

Apesar do tribulus terrestris falhar em aumentar a testosterona, ele pode melhorar o apetite sexual (que apesar de estarem ligados, não necessariamente são a mesma coisa).

Pesquisadores descobriram que homens com problemas de baixa libido, que consumiram 750-1500mg de tribulus terrestris por dois meses seguidos, tiveram um aumento no apetite sexual de até 79% (3,6).

Além disso, 67% das mulheres com problemas de libido tiveram um aumento no apetite depois de tomar 500-1500mg de tribulus por 90 dias (3).

Outros estudos reportaram que suplementos contendo o tribulus aumentou o desejo sexual, a excitação e satisfação (7).

A respeito da disfunção erétil, as pesquisas sobre o tema são mistas.

Enquanto alguns estudos mostram que a suplementação com tribulus terrestris não tratou de forma efetiva o problema (8).

Outros mostram que as ereções melhoram de forma significativas com doses de até 1500mg de tribulus (9).

Tribulus terrestris e hipertrofia

A maioria das pessoas que usam tribulus terrestris tem como objetivo melhora na composição física, especialmente obter maior hipertrofia.

Principalmente pela reputação do tribulus em aumentar a testosterona.

Publicidade

Afinal, se você tem mais testosterona, você vai construir mais massa muscular e ainda queimar mais gordura.

Infelizmente, já vimos que o tribulus não é capaz de gerar alterações na testosterona em seres humanos (ao menos de forma significativa).

Logo esta planta dificilmente causará mudanças drásticas no ganho de massa muscular ou perda de gordura.

Também não há otimismo a respeito do tribulus aumentando performance nos treinos.

Um estudo envolvendo atletas de Rugby, examinou se a suplementação com tribulus poderia influenciar na performance.

Os envolvidos usaram tribulus terrestris durante cinco semanas seguidas, diariamente.

Porém, ao fim do estudo, não houve diferenças significativas em ganho de performance ou massa muscular entre aqueles que usaram tribulus ou placebo (10).

Outro estudo com oito semanas de duração, com a suplementação de tribulus, em conjunto de treinamento de sobrecarga (leia-se musculação), não alterou a composição física, força ou resistência física dos envolvidos (11).

Troncando em miúdos, os estudos mostraram que o tribulus falhou em auxiliar no ganho de massa muscular e performance de forma significativa.

Isto não significa que tribulus é inútil

Apesar da maioria das pessoas buscarem, no tribulus, um suplemento para acelerar o progresso na academia, há outros benefícios envolvidos com o seu uso.

Um estudo envolvendo 98 pessoas com diabetes tipo 2, mostrou que após três meses de uso do tribulus, os envolvidos tinham menos glicose no sangue e menos colesterol (11).

Imagine que você está começando a treinar agora (ou voltando) e está acima do peso e começando a ter problemas de saúde relacionados.

O tribulus terrestris poderá melhorar a sua saúde de forma mais rápida, com o bônus de jogar seu apetite sexual lá no céu (como já foi dito).

Há outros benefícios interessantes com o uso do tribulus terreistris também, como:

  • Controle da retenção de fluídos: tribulus pode agir como um diurético e eliminar retenção desnecessária de líquidos. Isto é interessante para quem quer aumentar a aparência e definição muscular (13).
  • Sistema imunológico: em estudos envolvendo animais, o uso de tribulus parece melhorar o sistema imunológico (14). Se você não fica doente, logo,  pode treinar mais e sem interrupções.
  • Cérebro: tribulus pode ter efeitos anti-depressivos, principalmente naqueles que estão passando por um momento onde há uso para algo que possa melhorar o quadro (15).
  • Inflamação: inflamação no corpo é a principal causa de acúmulo de gordura no abdômen e uma série de problemas de saúde. Tribulus parece diminuir os níveis de inflamação corporais (16).
  • Analgésia: altas doses de tribulus terrestris podem gerar um efeito analgésico (17).

Tribulus terrestris possui inúmeros benefícios para a saúde e, mesmo que não aprimore a hipertrofia, pode auxiliar quem treina de outras formas.

Apenas tenha em mente que tribulus não é a solução para todos os problemas e ainda há muito mais estudos a serem feitos para termos certeza sobre tudo o que esta planta pode nos ajudar.

Dosagem

Para extrair a maior parte dos benefícios do tribulus terrestris, de diminuição da glicose até aumento do apetite sexual, uma dosagem de 500 a 1500mg é necessária.

E isso ainda vai depender da qualidade do seu tríbulus.

Saponinas e tribulus terrestris

As saponintas são os compostos químicos no tribulus e são os responsáveis por gerar os efeitos esperados da planta.

A maioria dos suplementos listam a dosagem por cápsula junto da quantidade de saponinas, para mostrar quão “forte” é o tribulus.

É comum encontrar tribulus terrestris com 50-60% de saponinas.

É interessante lembrar que quanto maior a porcentagem de saponinas, menor pode ser a dosagem e ainda ter os mesmos efeitos.

Logo procure sempre o produto que fornece a maior quantidade por dose, com a maior porcentagem de saponinas e pelo menor preço.

Efeitos colaterais do tribulus terrestris

A maioria dos estudos sobre o tema reportam que tribulus possui poucos ou nenhum efeito colateral (19).

Os poucos efeitos que podem acontecer são dores de estômago em dosagens maiores, e refluxo em pessoas pré-dispostas.

Apenas um estudo realizado em ratos mostrou que tribulus poderia causar danos aos rins, mas como já dito, nem todos os estudos feitos com animais podem ser aplicados a humanos (20).

Tribulus na TPC

O uso de tribulus na terapia pós-ciclo, feita após o término do ciclo com esteroides anabolizantes, é bem comum.

E, de fato, a suplementação com tribulus terrestris poderá ser muito útil para aumentar o apetite sexual, onde a produção natural de testosterona pode estar baixa e a libido pode ser afetada.

Mas não podemos esperar que o uso de tribulus vai acelerar a recuperação hormonal, já que o mesmo dificilmente alterará a produção de testosterona.

Para isto, existem outras substâncias na TPC que são infinitamente mais efetivas e com resultados comprovados.

Palavras finais

O tribulus terrestris é uma pequena planta que foi muito usada pela medicina tradicional chinesa e indiana por anos a fio.

Apesar de possuir inúmeros benefícios para a saúde, a maioria só foi testado em animais.

Em humanos, o uso de tribulus dificilmente aumentará a testosteorna, mas poderá aumentar o apetite sexual.

Também não é possível esperar que tribulus vai fazer, de alguma forma, o usuário queimar gordura ou ganhar massa muscular.

Simplesmente não há evidências de que a planta possa fazer isso.

Enfim, tribulus terrestris pode promover inúmeros benefícios para a saúde, mas não os que a maioria das pessoas buscam nele.

Se a “grana” está curta e você gostaria de investir em suplementos para melhorar a performance e hipertrofia, existem outros muito melhores.

Alguns exemplos: proteína em pó, creatina, óleo de peixe e um bom multivitamínico.

E para finalizar, leia essa postagem feita pelo mestre em hormônios Dudu Haluch e tenha uma ideia do que pessoas que estão em alta no mundo do fisiculturismo pensam a respeito do Tribulus:

https://www.facebook.com/FisiculturismoPhilHeath/posts/1735081880065144

Referências

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2225498/;
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24600195;
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26727646;
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26727646;
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24559105;
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6367515;
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24773615;
  8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24630840;
  9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28364864;
  10. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17530942;
  11. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10861339;
  12. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27255456;
  13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12639749/;
  14. https://www.ajol.info/index.php/ajb/article/view/97701;
  15. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22529654/;
  16. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22529654/;
  17. http://www.jimmunol.org/content/188/1_Supplement/54.2;
  18. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17404054/;
  19. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25574150;
  20. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20667992/;

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×