Porque as pessoas fracassam nas metas de ano novo (e como cortar o ciclo vicioso)

De acordo com uma enquete realizada nos Estados Unidos (1), cerca de 92% das pessoas que criam metas para o ano novo fracassam.

E isto considerando todos os objetivos, desde “começar a fazer uma atividade física” a “comer mais vegetais”.

Agora imagine se esta enquete fosse apenas sobre musculação, onde os objetivos envolveriam fazer dieta, treinar pesado todo santo dia, sacrificar alguns hábitos prazerosos em prol de outros mais saudáveis e por ai vai.

A margem de fracasso seria ainda maior, e é justamente o que ocorre na realidade.

Mas existe uma explicação para tantas pessoas fracassarem em metas de ano novo quando o assunto é mudança corporal.

Neste texto veremos os motivos mais comuns para as pessoas se auto-sabotarem, e como tirar proveito dessas informações para que você não cometa os mesmos erros e consiga triunfar no ano que se segue.

Causas comuns para as pessoas fracassarem em metas de ano novo e o que fazer para evitar

Causa 1: Novos objetivos, hábitos velhos

Existe algo mágico na virada do ano que faz as pessoas pensarem que suas personalidades vão mudar da água para o vinho depois das 23:59. fazendo-as apagar o passado e finalmente perseguir seus sonhos no ano novo.

Contudo se você era uma pessoa indisciplinada, preguiçosa e criadora de desculpas no ano passado, infelizmente, isto não vai desaparecer na virada do ano.

Em vez de depositar suas esperanças na mística do ano novo, foque-se em detectar o que você anda fazendo de errado até agora, quais hábitos precisam ser mudados e comece a atacar a raiz do problema (em vez de tentar ignorá-los e simplesmente pensar que tudo vai ser diferente no ano novo).

Causa 2: Criar metas vagas

Metas vagas, que nem mesmo você sabe quando estará próximo de cumprir, são ótimas para fazer você desistir e entrar num círculo vicioso de culpa e fracasso.

Publicidade

Por exemplo: em vez de criar metas como “neste ano eu vou ficar gigante”, crie metas mais parecidas com “este ano eu quero ganhar no mínimo 5kg de massa muscular”.

Desta forma, mesmo que a meta seja humilde, você tem algo tangível para perseguir que quando alcançado gerará uma base para novas metas e conquistas nos anos seguintes.

Do contrário, se você criar uma meta como “vou ficar gigante” e, obviamente, não conseguir, pois ficar gigante é algo que leva anos. Você simplesmente vai desistir na metade e tentar mais uma vez no ano seguinte.

Causa 3: Depender de motivação

Junto com a falsa mística do ano novo vem o boost de motivação que faz as pessoas começarem o ano com “sangue no olho”.

Motivação que, infelizmente, desvanece logo no primeiro mês (e desce pelo ralo junto com a maioria das metas).

METAS-DE-ANO-NOVO

Ter motivação é ótimo para dar um empurrão quando precisamos, mas é um aspecto altamente não confiável quando o assunto é atingir metas à longo-prazo.

Por quê ?

Porque é impossível se manter motivado 365 dias por ano.

Até mesmo os atletas mais bem sucedidos do mundo perdem a motivação e ficam com preguiça de seguir dieta e treinar pesado.

A diferença deles é que eles vão mesmo assim.

Publicidade

O que estamos tentando dizer é que se fosse para depender de motivação para fazer algo, ninguém no mundo conseguiria algo que realmente valha a pena.

Esqueça essa história de “ano novo, vida nova” e comece a fazer as coisas que precisam ser feitas, com ou sem empolgação.

Causa 4: Tentar perseguir várias metas ao mesmo tempo

Outro causa, que anda de mãos dadas com a primeira da lista, é criar muitas metas que afetam várias áreas da vida simultaneamente.

Da mesma maneira que os nossos maus hábitos não são apagados na virada do ano, é bem improvável que você consiga se transformar em outra pessoa, completamente diferente, no período de um ano.

Para evitar isto, escolha apenas uma meta importante para seguir e mantenha-se nela, esquecendo do resto.

Por exemplo: não tente mudar o corpo de maneira significativa, tentar viajar mais e ainda se focar para passar num concurso incrivelmente difícil, tudo no mesmo ano.

Enquanto todas estas metas são boas e construtivas, as chances de uma afetar a outra e você acabar na estaca zero são grandes.

E quanto a você, quais são suas metas para o novo ano e o que fez nos anos anteriores para se manter firme em seus objetivos até agora ? Compartilhe sua opinião através dos comentários.

Referências

  1. http://stephenshapiro.com/interesting-new-years-resolution-statistics/

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×