Benefícios da canela para quem faz musculação

Para a maioria das pessoas, a canela é apenas um condimento para melhorar o gosto dos alimentos. Poucos sabem dos benefícios incríveis que ela traz para quem faz musculação.

Benefícios da canela na musculação

Na verdade, a canela possui inúmeros benefícios para a saúde que vão desde diminuir a inflamação corporal, fornecer antioxidantes, proteger o seu cérebro, diminuir risco de doenças cardíacas até ajudar a prevenir certos tipos de cânceres.

Mas o que mais nos importa – e que poucas pessoas sabem – é que a canela tem um grande poder no controle dos níveis de açúcar do sangue, mais importante ainda é que ela exerce essa influência através do aumento da sensibilidade a insulina.

Veja bem.

Enquanto a testosterona é um dos hormônios mais anabólicos do corpo, a insulina é o hormônio mais anabólico e por um bom motivo.

Quando ingerimos alimentos, principalmente carboidratos, o nosso corpo libera insulina. A insulina funciona transportando nutrientes para dentro dos músculos ou para dentro das reservas de gordura.

A habilidade do corpo em  transportar os nutrientes para os lugares corretos vai depender principalmente da sua sensibilidade a insulina.

De uma forma resumida e simples, quanto mais sensível você for a insulina, mais nutrientes entrarão nos músculos e menos nutrientes serão transformados em gordura corporal.

Este é o principal motivo para algumas pessoas comerem de tudo e não ganharem gordura, enquanto outras ganham gordura no menor deslize.

Ok, mas onde a canela entra nessa história ?

Publicidade

canela

Em busca dos benefícios da canela para a saúde, pesquisadores descobriram que alguns compostos deste condimento poderiam aumentar a sensibilidade a insulina.

Em um estudo (1) envolvendo diabéticos, os envolvidos que utilizaram de 1,3 a 6g de canela por dia tiveram uma queda de até 29% nos níveis de açúcares no sangue por conta do aumento da sensibilidade a insulina.

Outro estudo (2), envolvendo pessoas saudáveis, obteve um resultado semelhante com a ingestão de apenas 3g de canela por dia.

Como se não fosse suficiente, além de aumentar a sensibilidade a insulina, a canela também pode desacelerar a digestão de carboidratos evitando picos descontrolados de insulina (3,4).

Trocando em miúdos, para nós, que fazemos dieta, o simples uso de canela pode aprimorar como nosso corpo vai utilizar os nutrientes que ingerimos, fazendo com que mais nutrientes sejam usados para ganhar massa muscular e menos nutrientes sejam armazenados como gordura.

Dosagem

Estudos (4,5) sugerem que até mesmo 1 grama de canela já pode melhorar a sensibilidade de insulina dentro de algumas semanas, mas até 6 gramas podem ser usados para amplificar os efeitos.

Isto pode ser feito da maneira que você achar mais agradável, como dividir em várias vezes durante o dia, ingerir de uma única vez ou misturar em refeições líquidas/sólidas.

Canela fica ótimo misturada com iogurte natural, shakes proteicos, omeletes, qualquer receita que vá banana, em praticamente tudo.

Como ponto de referência, uma colher de chá pode comportar cerca de 6g de canela e é melhor não ultrapassar essa dosagem…

Efeitos colaterais

Outra coisa que a maioria das pessoas não sabem é que a canela também pode trazer alguns malefícios para pessoas que tenham problemas de saúde.

Publicidade

O primeiro é que a canela da china – a mais comum encontrada em qualquer supermercado – é rica em um composto chamado cumarina. Todos os tipos de canela possuem cumarina, mas a da china é a que tem mais.

Cumarina, em excesso, pode estressar o fígado.

Isto significa que usar canela vai trazer problemas de saúde ?

Dificilmente, mas isto é algo que pessoas que já tem algum problema preexistente devem ficar atentos e os demais apenas devem se preocupar em usar canela em doses adequadas.

O segundo “problema” com a canela é que ela tem propriedades que podem deixar o sangue mais fino.

Isto não é uma questão para pessoas saudáveis, mas sim para pessoas que possuem problemas na coagulação sanguínea ou que tomam medicamentos que afinam o sangue.

Resumo: se você é saudável e está usando até 6g de canela por dia, sem problemas. Se você tem problemas no fígado, coagulação sanguínea ou toma remédios que afinam o sangue, consulte seu médico antes de usar canela.

Conclusão

É engraçado como uma coisa tão simples como a canela pode melhorar nossos resultados. Claro, não espere virar o próximo Mr. Olympia só porque agora tempera os alimentos usando canela.

Mas considere que inserir este alimento na sua dieta requer praticamente zero de esforço e investimento (canela é muito barata) e tem comprovação científica dos seus benefícios.

Você só tem a ganhar e ainda deixar as suas refeições mais gostosas por usar canela.

Publicidade

Bônus

O que mais podemos fazer para melhorar a sensibilidade a insulina

Canela não é a única coisa que podemos usar para melhorar a sensibilidade de insulina, existem outras coisas que também influenciam esta questão:

  • Jejum intermitente: fazer jejum intermitente pode amplificar a sensibilidade a insulina.
  • Se livre da gordura corporal extra: quanto mais gordura corporal, maior a tendência do organismo estar resistente a insulina (devido a negligência a dieta) e quanto mais definição, maior tende ser a sensibilidade.
  • Cigarro: fumantes costumam ter menos sensibilidade a insulina do que não fumantes.
  • Evite consumo de açúcares simples: não é segredo que açúcares simples causam grandes picos de insulina. Quanto mais frequentes e grandes são estes picos, maior as chances de criar resistência a insulina.
  • Durma adequadamente: apenas uma noite mal dormir já pode alterar a sensibilidade a insulina. Procure dormir entre 7 a 8 horas por noite.
  • Use vinagre de maçã: vinagre de maçã também é conhecido por controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade a insulina. Use uma colher de sopa por dia.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14633804
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19159947
  3. Hlebowicz, J., Darwiche, G., Bjorgell, O. & Almer, L.O. (2007). Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying, and satiety in healthy subjects. American Journal of Clinical Nutrition, 85(6), 1552-1556.
  4. Hlebowicz, J., Hlebowics, A., Lindstedt, S., Bjorgell, O., Hoglund, P. Holst, J.J., Darwiche, G. & Almer, L.O. (2009). Effects of 1 and 3 g cinnamon on gastric emptying, satiety, and postprandial blood glucose, insulin, glucose-dependent insulinotropic polypeptide, glucagon-like-peptide 1, and ghrelin concentrations in healthy subjects. American Journal of Clinical Nutrition, 89(3), 815-821.
  5. Mang, B., Wolters, M., Schmitt, B., Kelb, K., Lichtinghagen, R., Stichtenoth, D. O., & Hahn, A. (2006). Effects of a cinnamon extract on plasma glucose, HbA1c, and serum lipids in diabetes mellitus type 2. European Journal of Clinical Investigation, 36(5), 340-344.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×