Agachamento búlgaro: como fazer e para que serve

Logo de cara, o agachamento búlgaro parece ser um acidente esperando para acontecer, mas não se engane, esta variação de agachamento é extremamente efetiva e mais segura que o agachamento tradicional.

Mas com tantas opções de agachamento e exercícios para pernas, porque alguém iria querer incluir justamente esta variação, que parece ser a mais desajeitada (e suspeita) de todas ?

Simples.

As aparências enganam, e muito.

Primeiramente, o agachamento búlgaro coloca menos estresse na lombar que o agachamento tradicional, já que você faz o exercício com uma perna de cada vez e com carga total inferior.

Ao usar halteres (anilhas ou kettlebells), você exclui boa parte da compressão na espinha que seria causada pela barra carregada nas costas.

Isto é especialmente interessante para pessoas que não podem fazer agachamento tradicional por algum problema na coluna.

Outro benefício é que esta variação não requer rack de agachamento, o que expande significativamente o seu horizonte na academia.

Pense.

Talvez você esteja treinando em casa, talvez sua academia não tenha um rack ou talvez você tenha ido treinar às 21h e ele já está sendo revezado por 32 pessoas.

Publicidade

As situações são inúmeras e em todas elas o agachamento búlgaro pode substituir o tradicional com louvor.

Tudo o que você precisa para fazer esta variação é um par de halteres e um lugar para elevar seu pé.

execução do agachamento búlgaro usando halteres

Na verdade, o agachamento búlgaro é tão desafiador que se você fizer o movimento lentamente e com bastante repetições, mesmo sem peso você consegue fatigar as pernas.

Mas o exercício não é apenas um quebra galho para quem não pode fazer agachamento tradicional, a variação búlgara é extremamente eficaz para construir massa muscular no quadríceps, posteriores e glúteos.

Veja também -> Lista com os melhores exercícios e treino para pernas

Por ser feito de maneira unilateral (uma perna de cada vez), é uma ótima maneira para trabalhar cada perna isoladamente e dar o mesmo foco em ambas caso você note que uma delas está ficando para trás.

O melhor de tudo ?

Você não precisa ficar entre um ou outro tipo de agachamento.

Você pode (e deve) continuar usando o agachamento livre tradicional como seu exercício primário e ainda adicionar o búlgaro no treino.

Da mesma maneira que a rosca direta e a rosca alternada podem fazer parte do mesmo treino de bíceps.

Publicidade

O benefício de adicionar o búlgaro na sua rotina atual é que, além de trabalhar os músculos de forma unilateral, ele também pode melhorar mobilidade, flexibilidade e gerar um estímulo inédito para os músculos crescerem.

O único “problema” é que o agachamento búlgaro não é um exercício de ego, ou seja, você não pode usar uma tonelada de carga e até mesmo usando pouco peso, a execução do exercício não é fácil.

Como fazer o agachamento búlgaro ?

  1. Comece ficando em pé a frente de um banco e segurando um par de halteres/kettlebells/anilhas em ambas as mãos.
  2. Coloque uma das pernas para trás e apoie o peito do pé no banco.
  3. Mantenha o tronco ereto e comece a agachar lentamente flexionando o joelho da perna que não está no banco.
  4. Desça até que a perna flexionada fique paralela ao chão e então levante até ficar na posição inicial.
  5. Faça todas as repetições com uma perna e então com a outra, descanse e inicie a próxima série.

Não faça este exercício sem a supervisão de um professor, pois ele pode ser perigoso se você não souber o que está fazendo.

Dicas extras

  • Se você nunca fez agachamento búlgaro, comece usando os halteres mais leves possíveis ou até sem halteres para praticar a execução. O exercício parece ser “estranho” no inicio e a sensação é normal. A partir do momento que você ficar a vontade, aumente a carga.
  • Quão longe ou perto você fica do banco vai depender da sua estrutura individual, encontre a que mais deixa o exercício confortável para você.
  • Mesmo assim, se o seu joelho estiver passando muito da linha do pé na descida, você está perto demais do banco.
  • Conforme você for evoluindo e usando halteres mais pesados, a força na pegada pode ser um problema desnecessário. Sinta-se livre para usar straps neste caso.

Palavras finais

Se você estava procurando alternativas para o agachamento ou simplesmente adicionar variedade ao treino, o agachamento búlgaro cumprirá a tarefa.

E não seja enganado pelas impressões; apesar de usar menos carga que outras variações de agachamento, a versão búlgara é suficientemente difícil e pode gerar os mesmos ganhos.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×