Clique aqui

Existe muita confusão por ai a respeito de quantas refeições devemos fazer por dia para ganhar massa muscular.

De acordo com vários “gurus” da musculação, a melhor maneira para ganhar massa muscular é fazendo 6 a 7 refeições diários e com um intervalo de 2 a 3 horas entre cada refeição.

As razões para fazer isto é que somente desta forma o corpo estará em um constante estado de anabolismo, sempre recebendo nutrientes, vai controlar a insulina e de quebra ainda vai prevenir que o metabolismo fique lento.

A primeira vista isso tudo tem muita lógica, mas nada mais que uma lógica barata.

Calma.

Antes de prosseguir, tenha desde já em mente que se você gosta de fazer várias refeições pequenos no decorrer do dia, não há problemas, o que vamos mostrar é que isto simplesmente não é obrigatório.

Frequência de refeições e metabolismo

A ideia de que fazer várias refeições durante o dia aumenta o metabolismo, é um mito persistente justamente porque a lógica faz muito sentido.

É verdade que fazer uma refeição aumenta o metabolismo. Isto acontece através de um fenômeno chamado efeito térmico da comida.

Acontece que o total de alimento consumido é que determina o efeito térmico da comida e não o número de refeições.

Por exemplo: comer 6 refeições de 400 calorias vai queimar a mesma quantidade de energia (e elevar o metabolismo) do que comer 3 refeições de 800 calorias.

Isto acontece porque de uma forma ou outra o corpo vai ter que trabalhar o mesmo para digerir a quantidade total de comida do dia, independente de quantas refeições você decidir fazer.

Se esta lógica não for suficiente para você, saiba também que múltiplos estudos (1,2) já verificaram esta questão e não acharam diferenças significativas na velocidade do metabolismo em relação ao número de refeições que o indivíduo faz no dia.

Sobre o corpo entrar em “modo de emergência” ao ficar sem receber nutrientes

Outra teoria a favor das várias refeições diárias é de que o corpo pode entrar em “modo de emergência” e deixar o metabolismo lento caso você fique sem comer por muito tempo.

Felizmente, as coisas não funcionam dessa forma.

Primeiro, uma refeição sólida pode levar cerca de 6 horas (3) para ser digerida completamente, ou seja, você fica recebendo nutrientes de uma refeição sólida por muitas horas (e dificilmente alguém que queira hipertrofia vai ficar mais do que 6 horas sem comer algo).

As pessoas pensam que se ficarem sem comer por mais de duas ou três horas, o corpo já começa a entrar em pane e catabolizar. Nós não somos tão frágeis assim.

Segundo, de acordo com experimento chamado “Minnesota Starvation Experiment”, onde os envolvidos seguiram uma dieta com apenas duas refeições diárias com redução severa de calorias por 24 semanas, o metabolismo só ficou lento quando as pessoas estavam prestes a ficarem cadavéricas, quando realmente o corpo percebia que se não fizesse algo a vida estaria em risco.

Em suma, o nosso corpo é muito mais resistente do que a maioria das pessoas pensam e não será um pequeno intervalo a mais ou a menos entre as refeições que vai fazer você entrar em “modo de emergência”.

Frequência de refeições e estado de “anabolismo constante”

A teoria que faz mais sentido para se fazer várias refeições ao dia é a questão de manter o corpo sempre abastecido com nutrientes anabólicos durante o dia para sempre estar “crescendo”.

Mas as coisas não funcionam desta forma aqui também e muitas pessoas fracassam ao ganhar massa muscular justamente por usar este conceito (incorretamente).

Acontece que a quantidade total de nutrientes que você consome durante o dia é muito mais importante do que a forma que você divide entre eles durante o dia.

Isto significa que se você estiver comendo a quantidade ideal de proteínas e calorias durante o dia, não importa se é através de 3,6,9 ou 10 refeições. É muito mais importante comer tudo o que você precisa.

Muitas pessoas pensam que apenas por estarem comendo 6 vezes por dia, estarão em “constante anabolismo”. De nada adianta fazer isso se a quantidade total for insuficiente.

Lembre-se também que o corpo leva cerca de 6 horas para digerir uma refeição sólida e muito provavelmente você não vai ficar tudo isso sem se alimentar (não se você quiser ingerir tudo o que precisa no dia).

Frequência de refeições e insulina

Existe a crença que fazer várias refeições pequenas durante o dia, causa picos de insulina controlados que se mantém durante o dia. Gerando menos acúmulo de gordura.

Novamente, faz sentido, mas a ciência diz outra coisa.

Estudos (4) mostram que pessoas que comem menos vezes por dia, tem níveis de açúcar do sangue mais controlados do que aqueles que fazem inúmeras refeições.

“Mas todos os fisiculturistas fazem várias refeições no dia e com intervalo curto entre elas”

Sim e eles precisam comer várias vezes mais que você.

Fisiculturistas de hoje podem facilmente ter que ingerir mais de 10.000 calorias por dia. Agora imagine um ser humano tentando comer 10.000 calorias em apenas duas ou três refeições diárias. Não dá! É muita comida por refeição.

Porém, espalhando as refeições durante o dia, isto se torna uma tarefa muito mais fácil.

A questão que fica é: você é um fisiculturista profissional de 160kg que precisa comer mais de 10 mil calorias por dia ?

Eu creio que não.

Curiosamente, fisiculturistas old school faziam dietas que consistiam de apenas três refeições por dia.

Eles não andavam por ai levando Tupperwares com comida e shakes de proteína (nem existia). Eles só comiam (um caminhão) de comida, três vezes por dia. Sem frescura.

Vale lembrar que eles não eram tão pesados como os fisiculturistas de hoje e consequentemente comiam menos do que eles, mas o exemplo da irrelevância de quantidade de refeições por dia é válido.

Então, quantas refeições por dia eu preciso fazer para ganhar massa muscular ?

Em vez de procurar um número mágico de refeições por dia, experimente focar-se primeiramente em ingerir a quantidade total de nutrientes que você precisa por dia. A partir dai escolha um número de refeições que seja adequado para você.

Isto significa que se você acha melhor fazer 6,7,8,32 refeições diárias, que assim seja. Se você quiser (e conseguir) comer tudo o que precisa em menos vezes, digamos, em 2,3, ou 4 refeições diárias, que assim seja também.

Apenas não fique preso a paradigmas antigos que vão obrigar você a ficar em um número fixo de refeições por dia ao custo de fazer sua vida girar em torno da sua dieta (desnecessariamente).

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9155494
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19943985
  3. http://www.vivo.colostate.edu/hbooks/pathphys/digestion/basics/transit.html
  4. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1751499110000545

Este texto ajudou você ?

64 Comentários

  1. Naruto Malhador Responda

    De fato, não importa se comer 3 ou 6 vezes por dia, desde que você se alimente o tanto que é necessário está tudo bem.
    Se o caso for igual a de fisiculturistas que precisam consumir como citado no texto quantidades acima de 7500 kcal dá pra entender, mas isto não significa que a pessoa deve parar de comer 6x ao dia e passar a comer 3x, se está conseguindo manter assim que bom, mas se está causando demasiado sacrifício é melhor fazer nos horários mais favoráveis sem ficar associando sensações no estômago a “massa magra derretendo”, se assim fosse seriamos péssimos em sobrevivência, como fariamos em épocas de “seca”? Perderiamos toda a massa magra e depois ficariamos sem força para poder caçar denovo? Rídiculo pensar assim… nem existiria humanidade.
    Cuidado pra não ficar bitolado demais.

    • Muito bom! É o que sempre digo, a dieta tem que se adaptar a sua rotina, não o contrário.

      • pior que é
        eu msm como 5x(era pra ser 6)
        mas fico adapitadno a rotina à dieta, e nao o contrario

  2. Esses artigos quer vocês escrevem são ridículos! Vocês só sabem falar que as coisas que TODO MUNDO pratica são erradas, mitos, besteiras.
    Mas nunca informam qual a solução correta!

    • BixoCabraPeste Responda

      Se 200 bilhões de moscas gostam de comer merda, elas não podem estar erradas né ? Merda deve ser uma delícia.

      Em vez de ficar putinho e xingar muito no twitter, aprende a interpretar texto e tenta explicar usando fatos quando não concorda com algo.

      • kkkkkkkkkkkkkk, Boa cabradapesta , pessoas não entendem oque leem e julgam informações de qualidade como algo ridiculo.

    • Realmente voce pecisa fazer um cursinho de interpretacao de texto irmao! kkkkkkkkkkkk. Texto muito coeso e bem explicado.

    • Po Pedrão, mandou muito mal ein. A matéria praticamente desenha a solução correta pro leitor, e você por não captar, acha que eles não informam? Resumindo: Preocupe-se com a quantidade de proteína, gordura e carboidrato necessários diariamente. Como ingerir essa quantidade? Dividindo-as nas refeições que você fará. Quantas refeições devo fazer por dia? A SUA FOME É QUEM VAI DIZER, basta fazer os ajustes finos e em pouco tempo você estará mestre. Sobre o site dizer que o que todo mundo pratica é errado, eu sugiro que você ao menos leia os LINKS que eles colocam nas REFERÊNCIAS. Os caras não vão simplesmente jogar uma informação sem mais nem menos… :D

      • Esta gente não per ebe nada disto o porquê dizem que devemos comer 2/3 horas o porquê será? Porque os alimentos
        Sofrem o processo no nosso corpo é serão triturados e separados no nosso corpo…se passas o tempo da digestão dessa 3 horas o nosso corpo vai entrar em um modo que vai começar a alimentar-se da reserva que o corpo tem…que são os musculos… Gordura e isso irás perder músculo rapidamente para alimentar o teu corpo e o músculo precisa de estar sempre à receber nutrientes para manter ou aumentar caso não aconteça irás perder músculo…e por comeres o dobro não irá fazer de nada….o objetivo é não ficar mais de 2:00… 3 horas sem comer…mas pode comer quantas refeições quiseres…ao dia seja inteligente os suplementos como já estão triturados sofrem um processo diferente diferente mais rapidamente no corpo pode demorar 1 hora como os próprios suplementos dizem beber uma hora antes…

    • Se você está procurando receita de bolo vá em outro lugar. Aqui é pra quem gosta de pensar. A musculação é um dos esportes mais complexos que existem, não tem como falar “coma 4 refeições por dia”, coma 5 ou 6, 7, 9, 10 cada um tem que achar o que é melhor pra si. Esse site só quebra paradigmas e mostra que nada é escrito em pedra, não é só porque você faz 3 refeições por dia que você não vai evoluir.

    • E aquele velho ditado,”as pessoas vêem oque querem ver”.
      Ele disse que e mais importante ingerir a quantidade certa de nutrientes diarios, do que comer a cada 3 horas,que isso não e uma regra.
      Abra a sua mente,musculação e uma ciência de experimentação.

    • Jonatha Santos Responda

      Qual parte que voce não entendeu? Você deve focar-se primeiramente em atingir suas necessidades diárias de proteínas e calorias, em quantas refeições você vai conseguir fazer isso, é você e o seu cotidiano que vão decidir. O IMPORTANTE É VOCE BATER OS MACROS. Não acredito que voce acha necessários fazer 300 refeições por dia. De que adianta se entupir de comida o dia todo? Bata seu macros em 3, 2 e que seja em 1 refeição. Isso é o que importa. Abçs!

    • Paralelepipedo Responda

      Todo mundo segue a famosa dieta de 3 em 3 horas. Porém, quantos caras com shape realmente bom você vê na sua academia? Não tô falando desses retidos com 38 de braço não. Se você segue todo mundo, você vai ser como todo mundo, e todos eles são uma merda.

    • Pare de preguiça e leia o artigo inteiro. Alguns frangos são presos em seus pilares de ignorância kkk

  3. Não concordo! Pra HIPERTROFIA vc necessita de maiores quantidades de proteína e carboidratos. Quero ver conseguir atingir a recomendação com apenas 03 refeições ao dia e não perder massa muscular.

    • Muito fácil atingir a recomendação com 3 refeições, Beatriz. Uma mulher com 80 kg por exemplo precisa de cerca de 450 gramas de carne ao dia pra atingir uma média de 2g de ptn por kg corporal, que é a média de consumo pra hipertrofia. 150 por refeição. Isso é um hambúrguer caseiro grande ou dois filés de frango por prato. Se não der, pode complementar a cota com whey. Qual a dificuldade?

  4. Como a cada três horas, faço uma ingestão diária de cerca de 3600 kcal, e, em média, 200g de proteínas/dia, não me atenho a um tempo definido e divido as minhas refeições 6 vezes por dia, sendo a 7 um bônus caso eu tenha fome. Comecei essa dieta a mais ou menos um ano e estou tendo resultados ótimos, acredito que o importante é cada um aprender a conhecer o seu corpo e aprender a suprir as suas necessidades, não adianta ler alguma coisa e sair achando que é aquilo, tem que fazer e ver se aquilo se aplica pra nós, cada corpo é um corpo.

  5. essa relação se alimentar de 5 a 6 horas
    e pra pessoas sedentárias q nao praticam atividade física diariamente. pessoas ativas
    que fazem exercícios físicos morderado a ativamente. precisam sim se alimentar
    em media a cada 2,5 horas a 3 horas e meia.
    pra manter ou ganhar massa muscular o corpo precisa de calorias pra manter ou ganhar massa muscular. levando em consideração o fator individual biológico
    das pessoas eo metabolismo.
    o meu metabolismo mesmo e super acelerado sim for fazer uma refeição a cada 5 a 6 horas vou sumi emagrecer bonitinho
    entao cada caso em caso.

    ou seja praticamente musculação
    for se alimentar a cada 6 horas
    vao emagrecer mesmo.

    • vc está errado. E a ciencia já provou isso. Entre 3 e 6 refeições por dia não faz diferença, inclusive muitas refeições por dia diminui saciedade. Não sou eu que estou falando, procure em alguma base de dados científicos como pubmed, existem diversos estudos no tema.

      • Boa Teo matou a pau, Marcio da uma repassada nos conceitos e teorias vc tá ultrapassado brother

  6. isso e vdd, mais nao interpretem mau e pensem que e proibido comer de 3 em 3 horas

    so nao e obrigatorio, mais que se poder comer, e uma boa comer de 3 em 3 horas, kkkk eu como de 2 em 2 horas

  7. TODO MUNDO? Dieta é dieta… Faça o que achar melhor. Se você é um babaca que segue ‘TODO MUNDO’ é você mesmo que se ferra…

  8. A solução está sim no texto!
    Se vc conseguir bater sua meta de calorias diárias, não importa o número de refeições. Só fica ruim pra quem tem uma necessidade alta, pois imaginem de uma só vez o camarada mandar umas 7000 calorias! O estomago deve ficar igual ao de um tiozão cervejeiro kkkkkkkkk!
    Bons treinos!!

  9. Muito bom, o assunto!
    Também fazia a dieta de três em três horas, agora calculei as quantidades de proteínas, carboidratos, gordura e vitaminas divididos em quarto refeiçoes e tem dado o mesmo resultado sem muito sacrifício de para tudo que está fazendo para comer naquele momento.

  10. Isso, sigam o texto, fiquem o dia td sem comer, no fim da noite façam uma refeiçao que atinga as qtds de calorias, proteinas, carbos e gorduras que precisem…. nao vao catabolizar durante 15 hrs sem comer, ainda mais se essa janela for no pos treino, aih sim serah perfeito… o nosso corpo reage super bem a isso…. afinal existem as refeiçoes principais do dia (café da manha, almoco e janta) pq todo ser humano eh imbecil… se da o trabalho de comer 3, 4, 5, 6, 7 vezes ao dia… pq nao come soh uma com as qtds necessarias?!?!?!?!!?!?!?!?!?!?!?!?!? obviamente que iremos raciocinar super bem, quem estah ainda com menos de 21 anos vai se desenvolver bem saudavel, ninguem terah uceras…. ahhhhhh! ja ia me esquecendo, obvio que ficar mto tempo sem comer dah mal halito, masquem chiclete nesse periodo!!!!!!!!!!!!!!! o chiclete ajudarah a dar um pump, vai vascularizar td!!!! fiqueremos monstroes!!!!

    • BixoCabraPeste Responda

      Você pulou o ensino fundamentou ou está com problema de visão. É sério, procure ajuda!

      Espero que você ainda seja novo, porque alguém com essa capacidade de interpretação na vida adulta, não está capacitado nem pra pagar contas no banco.

      • Foi sua namorada quem escreveu o texto!? Por isso sai em defesa!? Nao precisa me criticar, siga o texto bro… Realmente sou bem novo, comecei agooooooooooooooraaaa! =P

    • talvez para o “trato intestinal” n seja mesmo interessante concentrar todos os macros em uma ou duas grandes refeições mas em questão de absorção do nutrientes n tem problema algum desde que vc saiba oq tá escolhendo em questão de velocidade de absorção, qto a “janela da oportunidade ou anabólica” pós treino é sabido a algum tempo que ela dura até 24 horas e não 1 hora como o cara da loja de suplemento fala pra vc pra assim vc comprar a loja inteira e seus produtos de absorção rápida

  11. Bem oportuno o texto. Eu tava comentando disso num dos tópicos do fórum. Quase ninguém parava pra pensar que, 3 em 3 horas é praticamente ficar beliscando comida o dia TODO….Não se aplica a grande maioria das pessoas que trabalha e tem uma vida atribulada (a não ser que tenha um emprego em que possa ficar muito a vontade pra ficar comendo assim).

    Eu cheguei num meio termo com a nutricionista (de 4 em 4 horas, e SE eu estiver com fome, como em 3 também).

  12. O legal é ver a interpretação de texto de umas pessoas ai.. por caras assim que muita gente pensa que musculação é só pra idiota, não sabem interpretar um texto simples desse… Pessoal do Blog daqui a pouco vai ter que começar a passar os artigos em videozinho educativo.

  13. Comecei hoje a fazer musculação e estou com uma consulta com a nutricionista marcada mas não sei nem por onde começar. O q devo questionar principalmente além do que comer? alguma dica pra um iniciante galera? Agrade a força.

  14. Discordo completamente de que basta apenas absorver tudo que o corpo precisa e está tudo bem! Primeiro que para não “distender” o estômago você não pode exagerar nas doses, o estômago é na verdade bem pequeno e suporta em média 300g mais ou menos, tentar comer mais do que isso várias vezes apenas vai fazer você distender de forma irremediável o seu estômago, depois que é importante sim para o metabolismo as seis refeições diárias, primeiro que pra quem deseja emagrecer existe um péssimo efeito na demora entre uma refeição e outra e aí entra a questão metabólica, veja bem se você faz intervalos muito longos entre uma alimentação e outra o corpo é como um relógio e vai entender que você demora muito para lhe dar a energia necessária, dessa forma ele vi passar a armazenar gordura para nunca faltar, você poderia dizer mas se ele exagerar na aeróbica já vai queimar bastante, existe um tempo para determinado que o corpo utiliza apenas o lipídio (gordura) e passa a pegar a recorrer a energia dos músculos, o que também deve valer para quem deseja o ganho de massa muscular. Você disse que o corpo demora 5 a 6 horas para absorver determinados nutrientes, nunca ouvi falar sobre, então não posso de nenhuma forma discorda, porém minha nutricionista e ela deve ter estudado muito para afirmar tal fato, me disse que o corpo demora três horas para absorver determinados nutrientes e logo terá fome novamente, além de que sempre ouvi dizer que muito tempo sem comer libera o suco gástrico que tem efeitos horríveis em nosso estômago se não estiver realizando seu trabalho com as proteínas. Concluindo, eis alguns dos motivos pelo qual discordo totalmente da “não necessidade de 5 a 6 refeições mínimas para o organismo e musculação)

    • Nossa, nunca li tanta bobagem na minha vida, mas a melhor foi “libera suco gástrico que tem efeitos horríveis em nosso estômago” kkkkkkkkk

      Como por exemplo fazer a digestão?

      Outra pérola:

      “o estômago é na verdade bem pequeno e suporta em média 300g mais ou menos”

      Se eu soubesse nunca teria tomado uma garrafa de 500ml de água junto com um prato de comida de pedreiro.

      Aconselho a mudar de nutricionista, ela não está muito bem informada.

      E parabén pro site pela matéria.

  15. prof. Eder Jesus Responda

    Parabéns ao site sempre trazendo informação aos amante da musculação!!

  16. Bacana! Mas eu gosto de seguir a regra de comer com mais frequência ao dia (quase de 3 em 3 horas). Assim não preciso comer tanto de uma vez e meu dia a dia me permite eu sair e fazer umas refeições.
    O artigo foi ótimo para aqueles que não possuem essa flexibilidade de horário.

    Obs: Eu achava tão bom quando podíamos comentar usando o facebook, era só digitar, enviar e acompanhar com mais facilidade. Mas o site deve ter seus motivos para tê-lo retirado.
    Abraços e bons treinos a todos.

  17. glauco donato silva Responda

    é realmente eu tiro por mim o meu café é super refoçado com proteinas e carboidratos de qualidade e só vou ter fome na hora do almoço muito boa a matéria voces estão de parabéns

  18. pleno 2015 e nego ainda acredita nisso de comer de 3 em 3 horas ou ate pior em 2h em 2h… outros animais acreditam nisso de ter de fazer 6 refeicoes…
    vao estudar parem com essa burrice.

  19. “Descubra a se mesmo, senão você terá que depender da opinião de pessoas que não sabem nada sobre si mesmas” (Osho)

  20. Eu pratico musculaçao ha 7 meses e levo isto à sério. Como de 3 em 3 e cada dia vejo minha evolução, cada um tem seu corpo e o metabolismo diferente. Agr começo uma dieta mais elaborada, mais estudada = 5 refeições até dizer chega, achou errado? Pergunta para os caras antigos da tua academia o que eles comem e qnt😂

  21. Realizo 6 refeições diarias:

    8:00
    10:00
    12:00
    15:00
    18:00
    21:00

    Nos dias normais treino entre as refeições das 18:00 e 21:00. Porém na quarta feira tenho aula e só consigo começar treinar as 21:00. Tenho duvida como me alimentar. Me alimento as 21:00 e treino um tempo depois? Ou vou pro treinar e deixo pra me alimentar depois do treino?

  22. Faço 7 refeiçoes diarias e acho q seria muito dificil comer tudo q como durante o dia em apenas 3 refeiçoes. Quando faço uma refeiçoa grande me da muito sono, entao meu rendimento nas atividades diarias cai. Além do q de fato sinto MUITA fome a cada 2/3 horas, e fome me deixa de mau humor q nem eu me aguento. Entao p mim, é o q funciona melhor e em time q esta ganhando nao se mexe. E no meu caso q tenho como objetivo continuar aumentando massa muscular c baixo percentual de gordura, a divisao dos carboidratos ao longo do dia é uma estrategia q noto fazer muita diferenaç.

  23. Mas se o corpo não absorve mais que 30gr de proteína, então seria necessário fazer mais refeições, por exemplo, se eu consumisse 200gr de proteína em uma refeição, meu corpo só aproveitaria um pouco, e “jogaria o resto fora”.

    • Raphael Martins Responda

      Essa história de que o corpo absorve só 30g de proteína por refeição é conversa amigo, já foi comprovado em estudos. O corpo absorve tudo que vc “jogar” nele. Ele só irá “jogar o excedente fora” (muito provavelmente transformando em gordura) caso seu corpo não esteja precisando, mas se está treinando corretamente então o corpo vai usar a proteína para a reconstrução dos músculos. O importante é ingerir a quantidade diária de proteínas que seu corpo precisa independente se serão 30 ou mais grama por refeição.

  24. Marcos Martins Responda

    Mais um texto cheio de “QUANTIAS” no lugar de “QUANTIDADES”. O site Hipertrofia é mantido por somente uma pessoa que não conhece a Língua Portuguesa ou é prática comum na equipe escrever errado? Matérias tão interessantes com erros grosseiros e frequentes. É tão difícil ter a humildade de entender a crítica construtiva feita repetidas vezes e corrigir isso?

    • Talvez se vc mesmo fosse mais humilde, os caras te davam mais atenção. Ainda mais pra um erro que não mudou o sentido de nada… ninguém deixou de entender algo por causa disso.

  25. Faça 6 refeições no dia e torne um dos maiores prazeres da vida em uma obrigação fatigante.

    Eu faço 4 refeições por dia de 1.000 calorias cada e acho uma delícia.

    Comer a cada duas horas deve quase tão ruim como passar fome.

  26. Se tem algo que nunca faltou nos artigos do hipertrofia.org, é referência amigo! Aposto que o moço nem terminou de ler o artigo e já veio aqui pra baixo compartilha sua ‘revolta’ kkkk.
    Enfim, site de parabéns como sempre ! tmj

  27. Pode ser uma escolha q segundo estudos no final nao faça diferença, vai da preferencia do sujeito. Mas na pratica, observo os shapes de quem defende fazer multiplas refeiçoes e observo o shape de quem defende fazer poucas….prefiro me espelhar em quem faz multiplas pq é ali esta a maioria dos shapes q invejo e almejo chegar. Pq vejo só frango e gordo falando q faz poucas refeipçoes. Eu nao consigo dar credibilidade a quem nao prove suas teorias com seu proprio corpo de exemplo. Tipo…nutricionista e educador fisico fora de forma nao consigo levar a serio.

  28. Lucas de Oliveira Bittencourt Responda

    Faz sentido esse post, uma vez que o importante é que você consiga consumir todas as calorias diárias, independente de quantas vezes você fracionar estas calorias ao dia !!!!!

  29. Se eu comer só 3x uma montanha de comida vou fuder meu esofago, não se encham de comida em poucas refeições se não vão fuder seus estomagos, com gastrites, refluxo , entre outros. eu não falo porque estudei nem pesquisei, eu falo porque eu passei.

  30. Vinicius Borges Responda

    Acho que a maioria do pessoal entende errado essa questão da quantidade de refeições por dia… O que importa é você conseguir dividir a quantidade de macronutrientes que você precisa durante o dia, exatamente como diz o artigo, da melhor maneira que você achar. Se eu conseguir, um exemplo, ingerir 75g de proteína em uma refeição, e outras 75g em outra, está ok fazer 2 refeições diárias… (a quantidade é só um exemplo, levando em consideração uma dieta estabelecida com 150g de proteína diariamente (desconsidere carbos, gorduras, fibras etc.). Agora se você se sente melhor dividindo isso em 10 refeições… Ótimo!! O importante é ter a quantidade de combustível suprida.
    Como um carro… Não faz diferença encher o tanque de uma só vez ou abastecer 10x um pouquinho pra encher o tanque… A questão aqui é “tempo”.

Escreva um comentário