Clique aqui

Existe um motivo para que a maioria dos fisiculturistas se entupam de frango com batata doce todo santo dia, e não é porque eles são alimentos “obrigatórios” para ganhar massa muscular ou porque possuem poderes anabólicos mágicos exclusivos – de maneira simples e direta, não existem alimentos que forneçam tanta proteína e carboidratos de altíssima qualidade de maneira mais conveniente ou barata que estes dois. É uma refeição completa para fornecer nutrientes para a hipertrofia que pode ser feita em minutos e até mesmo por quem dispõe de pouca grana pra investir na dieta.

Só existe um pequeno probleminha, e se você simplesmente odeia frango e batata doce, e sofre pra conseguir comer até mesmo 100g de cada um ?

Claro, existem vários outros alimentos que são fontes de proteína e carboidratos de qualidade que você pode usar no lugar deles, mas depois de alguns anos fazendo dieta pra ganhar massa muscular e analisar o quanto de grana você pode estar queimando a toa, você inevitavelmente vai perceber que essa combinação é uma das mais fáceis de fazer e mais saudáveis para o seu bolso, e não é à toa que a maioria dos fisiculturistas a usam. Com isto dito, veja em primeira mão o que um cara que odeia (odiava) esses dois alimentos fez para hoje, se for necessário, comer apenas frango e batata doce em todas as refeições do dia.

A sua habilidade e conhecimento na cozinha vão influenciar 90%

Por mais que isto pareça frescura e que pra ganhar massa muscular você precisa comer até terra se for preciso, #NoPainNoGain, bla bla bla… se a sua comida simplesmente é horrível, você vai passar por maus bocados pra conseguir comer, pior ainda nas quantidades necessárias para fornecer todas as calorias e nutrientes que o corpo precisa para crescer. E isto não vale apenas para o frango e batata doce, mas para todos os alimentos.

Quando comecei a incluir frango e batata doce na dieta, além da minha falta de habilidade pra saber se algo estava no ponto certo ou não, eu achava que tinha que fazer tudo 110% saudável pra que a dieta “funcionasse”; só usava limão como tempero do frango, se fizesse na frigideira antiaderente não usava absolutamente nenhum óleo. Que babaquice! Nem fisiculturistas de elite fazem isso, eu sinceramente não lembro de onde pensei que precisava fazer isso também, o que eu sei é que existem inúmeras pessoas fazendo o mesmo por ai e passando por verdadeiros pesadelos pra conseguir comer, e depois de desistirem, se culpam por pensarem não serem capazes de seguir dieta. Se as suas refeições são secas e tem gosto de isopor, é óbvio que você não vai conseguir manter esse ritmo por muito tempo.

Aqui não tem segredo, no começo as suas refeições vão ficar uma bosta e este é um dos principais motivos que levam uma pessoa a jogar a toalha e pensar que não foi feito pra isso. Não tem outra maneira de melhorar a não ser continuar tentando e experimentando maneiras diferentes de fazer os alimentos até descobrir o que lhe agrada mais. Se você não sabe por onde começar, veja como eu preparo o frango e batata doce (e na minha opinião fica muito bom):

O frango

Depois de tentar fazer frango de inúmeras formas, a maneira que eu acabei descobrindo ser a mais saborosa é usando o forno. Demora um pouco mais que na frigideira, mas você pode largar o forno e fazer outra coisa, não precisa usar óleo, fica muito suculento e você já faz em grandes quantidades pra usar no resto do dia.

Ligue o forno na temperatura máxima (geralmente 250C em fornos comuns) e deixe aquecendo por 15 minutos (crie o hábito de usar o timer do celular pra não esquecer das coisas, isso vai lhe poupar de várias refeições com gosto de carvão). Enquanto isso pegue uma forma ou travessa de vidro e fatie a quantidade desejada de frango em tiras pequenas. Eu gosto de temperar apenas com mostarda, alho e cebola, mas você pode usar o tempero que quiser em quantidades racionais. E se você tem fobia maluca à sódio, experimente usar Mrs Dash (tempero muito bom com ZERO sódio).

Quando der os 15 minutos, coloque o frango no forno na temperatura média/alta (180/200) e deixe por 20 minutos. Durante esse tempo, vá fazer sua batata doce…

A batata doce

É tão óbvio que chega a ser estúpido: lave bem a batata doce pra não mastigar barro. Coloque num prato, faça alguns furos com a faca e coloque no micro-ondas por 10 minutos. Pimba. Depois de pronto fica muito fácil tirar a casca, até com a mão. Mas se por algum motivo isso te enche o saco, você pode colocar a batata descascada no micro-ondas também. Eu faço e dá praticamente na mesma… Lembre-se de colocar um pouco de água no prato (independente da maneira que você fizer), isto vai evitar que a batata fique muito seca.

Bom, se você não sabe por onde começar, este é um bom ponto de partida pra você iniciar a sua carreira, e te garanto que tem poucas chances de sair errado.

frango-com-batata-doce

Checagem de realidade

Legal, você passou meses brincando na cozinha e virou um master chef em fazer frango com batata doce, mas mesmo assim continua achando essa refeição uma bosta e tem sérios problemas pra conseguir comer. Aqui é necessário fazer uma checagem de realidade: você pode usar outros alimentos sem nenhum problema, mas coloque em mente que qualquer refeição pode vir a enjoar e provavelmente nenhuma refeição que condiz com seus objetivos vai ter gosto de picanha no alho e óleo, ou seja, chega um ponto, por mais que você seja habilidoso na cozinha, você simplesmente precisa comer pela funcionalidade e ponto. Ao mesmo tempo que você não é obrigado a comer comida com gosto de isopor para crescer, seja honesto para perceber se você simplesmente não está sendo um afrescalhado.

Conclusão

Como eu fiz para conseguir comer quantidades cavalares de comida, especificamente frango e batata doce, sem ânsia de vômito e o dia inteiro se for preciso ?

  1. A sua habilidade na cozinha vai influenciar muito a sua dieta. Quanto melhor você cozinhar, maior é a quantidade e facilidade que você consegue comer. E isso só se conquista na tentativa e erro.
  2. Você não precisa fazer todas as refeições de maneira 110% saudável e com o selo de aprovação dos bitolados e com retenção anal do mundo fitness. Até mesmo fisiculturistas da elite tentam “turbinar” a comida com queijo ralado, óleo e temperos com sódio para melhorar o gosto das refeições, quem dirá você, mero mortal.
  3. Mesmo considerando tudo isso, você ainda vai precisar de disposição e determinação pra comer. Um pouco de desconforto é sempre esperado.

Este texto ajudou você ?

57 Comentários

  1. Olha, para a batata doce não ficar com o doce tão acentuado basta cozinhar em agua com uma folha de louro e depois de cozida corta em rodelas e grelha na frigideira. Com isso não há como enjoar.

    • O problema de grelhar ela depois é que ela deixa de ser um alimento de baixo índice glicêmico, tanto grelhar quanto assar.

      • Não sei se o IG realmente muda, mas se mudar pouco importa. Se importar com IG é bobagem e não vai te levar a lugar algum

          • Amigo, malto dextrina é 0% açúcar. É pra mandar você chorar também? (e malto só é útil no pós treino pra repor o glicogênio muscular, se vocês estão misturando malto com whey o dia todo… tá errado… MUITO errado…)

        • Matthaeus Carvalho Responda

          Batata-doce tem baixo IG não importa o preparo.
          IG faz grande diferença apenas na refeição pré-treino.
          Quem não acredita toma maltodextrina e vai treinar com pico de insulina depois me fala o que aconteceu;

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Basta ler o IIFYM – if it fits your macros, é indiferente o IG desde que bata os macros.

      • Cara da onde vc tirou essa de que irá perder o IG? Afinal as fibras da batata doce não irão evaporar meu amigo? O que pode ocorrer é uma perca significativa de micronutrientes.

  2. Eu não tenho muito dessa coisa de não gostar de comer ou de enjoar. Batata doce é minha principal fonte de carbo por uma questão de gosto e de praticidade, uma vez que é fácil de fazer.
    A dica de como fazer batata doce eu gostaria de acrescentar. Faço ela assim: lavo bem por causa da terra, enrolo no papel toalha e molho. Depois disso, levo ao microondas por cerca de 5 minutos, 5:30 e fica muito boa.

  3. Leonardo Bolfarini Responda

    Eu sinceramente tenho “preguiça” em fazer o frango. Assim sendo, eu consumo Frango assado a semana inteira. Duram uns 3 dias cada, vem no tempero certo, e é só tirar a pele na hora de comer….Sai por aproximadamente 20 reais. Que sinceramente é o mesmo preço ou até mais barato que comprar um monte de peito de frango.

    Quanto a batata-doce, pra mim não desce….prefiro a inglesa, e para meu metabolismo deu muito certo…

    Gostaria que falassem algo sobre a Dieta Cetônica. Jaja chega o calor novamente, fase de Culting, e seria legal a galera ja ir se preparando.

    • preguiça de cozinhar… não consegue comer batata doce… foco no verão… sem comentários pqp

      mas me explica aí dessa fase de CULTING kkkkkkk, o dizimo seria em whey malto gluta e outras parada com pastor Leo Stronda? kkkkkk

  4. Não se esqueçam de enrolar o frango no papel alumínio. Não suja a forma e o frango não fica seco.

  5. Eu uso aqueles temperos tipo sazon… lotado de sódio.
    Sem tempero o Frango é intragável até pra quem gosta.

  6. Esse negocio de enjoar dos alimentos é coisa de um cara que não tem o espírito do bodybuilding

  7. Alguém tem experiencia em cozinhar a batata doce numa panela de pressão?

    Da pra deixar ela ultra macia.

    • Sempre cozinhei na panela de pressão, rápido e prático. Faz uns furos nela pra não ficar dura no meio, dissolvo uma colherzinha de chá de sal na água (70~80% da panela) e pronto. Uns 15~20min tá pronta.

  8. Quem dera eu pudesse comer “quantidades cavalares”… Engordo fácil demais, então, sempre tenho que comer pouco. A não ser que se trate de saladas, gelatinas zero ou coisas sem caloria… aí sim eu encho o prato rsrs
    Enfim, valeu pelas dicas de cozinha! o/

  9. O negócio é comprar filé de peito de frango TEMPERADO e fazer grelhado, 10 minutinhos no grill e tá pronto, quanto a batata doce, não sei, o meu microondas começou a queimar as pontas da batata e mesmo deixando um tempo considerável a batata esfarela e depois endurece depois de um tempo tirada do microondas, tenho feito diferente, cozindo bastante e guardo no congelador, mas congelar e descongelar faz o alimento perder os nutrientes. É uma boa para quem trabalha, estuda e treina, não tem saída. Vou começar a cozinhar quando chegar da aula, cozinho o que vou comer no dia seguinte.

  10. Otimo texto. Eu não consigo comer batata doce, quando faço cozida fica muito seco e com gosto ruim, vou tentar essa dica de fazer no microondas.

    • Man,
      Experimenta colocar elas em sacos tranparentes (própios para cozimento) vendidos nos supermecados ( 1-2 reais o rolo) vc lava e coloca elas ainda molhadas dentro do saco e fecha. Depois coloca no microondas. Fica top.

  11. Matheus Eduardo Responda

    Não, só preparo do frango, mas como saber usar carne moída refogada com verduras e legumes (quiabo, repolho, vagem e etc..) e saber fazer os ovos também, saber usar a aveia ao seu favor é fazer dieta sem passar vontades.

  12. Quem tem dificuldade em ser um cozinheiro (básico), terá muita mais dificuldade em seguir uma simples dieta

  13. Parabéns pela dica. Uma dica legal também para cozinhar a batata doce é usando a cuscuzeira,ela vai cozinhar no vapor e leva em media 15 minutos,fica muito saborosa. fica a
    dica

  14. Eu tinha enjoado muito de batata doce COZIDA! Ai comecei a fazer assada, e fica muitooooo top!! Pretendo comer pro resto da vida desse jeito!! 😂 !! Corto a batata em 4(na metade, e na metade, em comprido) e coloco pra assar por 1 hora no forno a 200c.

  15. Batata doce, eu faço no vapor. Limpo com uma escova e água corrente, só para tirar a terra, corto em rodelas. Pego a cuscuzeira, coloco água e depois coloco o suporte divisório e jogo as batatas.

  16. Uma ótima opção para substituir a batata-doce é a mandioca cozida. Eu consigo comer a mandioca com muito mais facilidade que a batata-doce, que acho extremamente enjoativa….

  17. estou amando esse site!
    Muitas dicas tops! Esclareci varias dúvidas!
    Eu to nessa do frango sem gosto…
    Vou fazer com esse tempero! Hahaha
    Eu costumo fazer a batata doce no forno tbm, lavo bem, enrolo no papel aluminio, deixo uns 15 min no forno, depois tiro do papel corto em rodelas e volto para o forno até dourar! Fica uma delicia! (E como esse frango já é no forno, vou fazer os dois numa tacada só)

  18. Daniele Feitosa de Lima Responda

    Nunca fiz batata doce no microondas… sempre cozinho dentro da agua no fogão mesmo…

  19. Gustavo Barroso Responda

    Meu estomago está tão acostumado que todas as minhas refeições são sem sal ou tempero algum, no começo foi tenso….

    • só lembrando que não devemos tirar o sal de nossa alimentação, ele faz mal se utilizarmos exageradamente, fica a dica.

    • Eu tô na mesma, não me importo muito se tem sal ou não, sentir o ‘gosto’ real da comida me dá uma sensação muito bacana, não é coisa de bitolada, é coisa espiritual mesmo, se reconectar com o meio. Até suco de maracujá tá vindo sem açúcar. Foi difícil no início, depois acostuma. E eu deixo o sal e o açúcar para serem ingeridos quando são “necessários”… café no trabalho (não dá pra pedir pa moça fazer um café só pra mim).

  20. Cassio de Souza Responda

    Lembrando amigo que Bata doce é com casca, tem um texto aqui no hipertrofia que diz, mas qualquer esperto não frescurento sabe disso

  21. Meus jovens, não sofram como eu sofri!
    Comprem um Air Fryer (fritadeira sem óleo – R$ 323 da marca Mondial na internet), é só colocar o filé de frango temperado e 20 minutos mandar tudo pra dentro, e enquanto ele frita, vc agiliza a batata.
    Sofri demais comendo batata doce cozida ou fritando-a na Air Fryer, duas formas extremamente enjoativas. Solução: PURÊ DE BATATA DOCE, vi no instagram do Paulo Muzy.
    Agora como frango e batata doce o dia inteiro, sempre com salada e legumes.
    Outras dicas: para quem gosta de arroz integral, com uma panela elétrica (Mondial R$ 50,00) você faz seu arroz em 15 minutos. Para legumes no vapor, tem também a panela específica.
    Resumindo: primeiro armem-se com essas tecnologias que facilitam a vida, daí td fica mais fácil.

    • Já transformei meu pure de batata de doce (junto com um ovo) em uma massa e fiz bolinhos na fritadeira elétrica. Fica legal tbm!

  22. Eu corto o peito de franco em cubos pequenos, tempero com sal verde, sálvia, alho, pimenta do reino e uns 3 cubos de caldo de galinha, cozinho numa panela comum com bastante água, quando fica macio, junto as batatas doces cortadas também em cubos – não fica doce – é bem mais prático fazer tudo junto e fica mais saboroso, não enjoei ainda não. No blog da Mimis, ela ensina a fazer filé de peito de frango na frigideira sem óleo, fica ótimo, super macio.

  23. Também não sou a fã numero um de batata doce…. ela fica menos enjoativa na forma de chips….super fáceis de fazer no microondas. Mas, confesso que minha principal fonte de carbo é a mandioquinha….como eu a amo!rsss

  24. Eu geralmente faço diferente e fica uma delicia.
    Corto em cubos tanto a batata quanto o peito de frango.
    Deixo a batata doce cortada em cubos na água para não ficar preta, e enquanto isso eu uso um pouco de óleo de azeite de Olivia GALO, o melhor azeite que não é mto caro e mais confiável no Brasil.
    Tempero o frango com tempero caseiro (Alho, ervas finas, cebola, paprica doce… tudo batido no liquidificador, sugestão do tempero. faça pelo menos umas 300g. para sempre usar quando preciso.)
    quando o frango estiver bacaninha, coloque 1 a batata doce com água que cobre ela por completo na panela, logo deixe por uns 15 min. no fim, um pouco de orégano a gosto.
    Fica espetacular, e se alguém criticar o azeite, saiba que ele não afetará em nada com uso moderado.
    Experimentem e tirem as conclusões.

  25. Para quem se enjoa com o gosto de adoçante da batata doce, como eu, façam o seguinte: PURÊ DE BATATA DOCE – um pouquinho de leite e sal e pronto! Não fica só tolerável, fica uma DELÍCIA, mesmo pra mim que não gosto da batata cozida.

  26. A MELHOR FORMA QUE EU ACHEI PRA COZINHAR BATATA DOCE É COM O VAPOR. ELA FICA MUITO BOA E NÃO TEM O PERIGO DE FICAR SECA. EU USO UMA CUSCUZEIRA, NÃO TEM SEGREDO É SÓ COLOCAR ÁGUA E ESPERAR FERVER E DEPOIS COLOCAR A BATATA FATIADA EM CIMA, EM POUCOS MINUTOS A BATATA TÁ PRONTA.

  27. Tirar casca de batata doce?? Sai fora zé ruela!! Eu como é com casca, raiz e terra!!

  28. Ótimo post.
    Adoro a abordagem cômica que o blog utiliza nos posts… (refeições secas e com gosto de isopor… kkkkk).
    Eu não tenho neurose pra me alimentar, sou filho de mãe solteira, então cozinhar bem não é um problema pra mim. Eu fatio o peito de frango em filés, tempero com alho, pimenta do reino, cominho, pimenta calabresa e Sazón. Quanto à batata doce, fatio em rodelas e coloco pra cozinhar na água sem nada. Após cozida, como ela com a casca mesmo, fica tão macia que nem faz diferença pra mim (o lance é lavar bem), o frango eu grelho em um pouco de azeite de oliva extra virgem (só pra umedecer a frigideira e dar um gosto melhor à receita).

Escreva um comentário