Como eu aprendi a comer quantidades cavalares de frango e batata doce sem enjoar (ou quase regurgitar)

Existe um motivo para que a maioria dos fisiculturistas se entupam de frango com batata doce todo santo dia, e não é porque eles são alimentos “obrigatórios” para ganhar massa muscular ou porque possuem poderes anabólicos mágicos exclusivos – de maneira simples e direta, não existem alimentos que forneçam tanta proteína e carboidratos de altíssima qualidade de maneira mais conveniente ou barata que estes dois. É uma refeição completa para fornecer nutrientes para a hipertrofia que pode ser feita em minutos e até mesmo por quem dispõe de pouca grana pra investir na dieta.

Só existe um pequeno probleminha, e se você simplesmente odeia frango e batata doce, e sofre pra conseguir comer até mesmo 100g de cada um ?

Claro, existem vários outros alimentos que são fontes de proteína e carboidratos de qualidade que você pode usar no lugar deles, mas depois de alguns anos fazendo dieta pra ganhar massa muscular e analisar o quanto de grana você pode estar queimando a toa, você inevitavelmente vai perceber que essa combinação é uma das mais fáceis de fazer e mais saudáveis para o seu bolso, e não é à toa que a maioria dos fisiculturistas a usam. Com isto dito, veja em primeira mão o que um cara que odeia (odiava) esses dois alimentos fez para hoje, se for necessário, comer apenas frango e batata doce em todas as refeições do dia.

A sua habilidade e conhecimento na cozinha vão influenciar 90%

Por mais que isto pareça frescura e que pra ganhar massa muscular você precisa comer até terra se for preciso, #NoPainNoGain, bla bla bla… se a sua comida simplesmente é horrível, você vai passar por maus bocados pra conseguir comer, pior ainda nas quantidades necessárias para fornecer todas as calorias e nutrientes que o corpo precisa para crescer. E isto não vale apenas para o frango e batata doce, mas para todos os alimentos.

Quando comecei a incluir frango e batata doce na dieta, além da minha falta de habilidade pra saber se algo estava no ponto certo ou não, eu achava que tinha que fazer tudo 110% saudável pra que a dieta “funcionasse”; só usava limão como tempero do frango, se fizesse na frigideira antiaderente não usava absolutamente nenhum óleo. Que babaquice! Nem fisiculturistas de elite fazem isso, eu sinceramente não lembro de onde pensei que precisava fazer isso também, o que eu sei é que existem inúmeras pessoas fazendo o mesmo por ai e passando por verdadeiros pesadelos pra conseguir comer, e depois de desistirem, se culpam por pensarem não serem capazes de seguir dieta. Se as suas refeições são secas e tem gosto de isopor, é óbvio que você não vai conseguir manter esse ritmo por muito tempo.

Aqui não tem segredo, no começo as suas refeições vão ficar uma bosta e este é um dos principais motivos que levam uma pessoa a jogar a toalha e pensar que não foi feito pra isso. Não tem outra maneira de melhorar a não ser continuar tentando e experimentando maneiras diferentes de fazer os alimentos até descobrir o que lhe agrada mais. Se você não sabe por onde começar, veja como eu preparo o frango e batata doce (e na minha opinião fica muito bom):

O frango

Depois de tentar fazer frango de inúmeras formas, a maneira que eu acabei descobrindo ser a mais saborosa é usando o forno. Demora um pouco mais que na frigideira, mas você pode largar o forno e fazer outra coisa, não precisa usar óleo, fica muito suculento e você já faz em grandes quantidades pra usar no resto do dia.

Ligue o forno na temperatura máxima (geralmente 250C em fornos comuns) e deixe aquecendo por 15 minutos (crie o hábito de usar o timer do celular pra não esquecer das coisas, isso vai lhe poupar de várias refeições com gosto de carvão). Enquanto isso pegue uma forma ou travessa de vidro e fatie a quantidade desejada de frango em tiras pequenas. Eu gosto de temperar apenas com mostarda, alho e cebola, mas você pode usar o tempero que quiser em quantidades racionais. E se você tem fobia maluca à sódio, experimente usar Mrs Dash (tempero muito bom com ZERO sódio).

Quando der os 15 minutos, coloque o frango no forno na temperatura média/alta (180/200) e deixe por 20 minutos. Durante esse tempo, vá fazer sua batata doce…

A batata doce

É tão óbvio que chega a ser estúpido: lave bem a batata doce pra não mastigar barro. Coloque num prato, faça alguns furos com a faca e coloque no micro-ondas por 10 minutos. Pimba. Depois de pronto fica muito fácil tirar a casca, até com a mão. Mas se por algum motivo isso te enche o saco, você pode colocar a batata descascada no micro-ondas também. Eu faço e dá praticamente na mesma… Lembre-se de colocar um pouco de água no prato (independente da maneira que você fizer), isto vai evitar que a batata fique muito seca.

Publicidade

Bom, se você não sabe por onde começar, este é um bom ponto de partida pra você iniciar a sua carreira, e te garanto que tem poucas chances de sair errado.

frango-com-batata-doce

Checagem de realidade

Legal, você passou meses brincando na cozinha e virou um master chef em fazer frango com batata doce, mas mesmo assim continua achando essa refeição uma bosta e tem sérios problemas pra conseguir comer. Aqui é necessário fazer uma checagem de realidade: você pode usar outros alimentos sem nenhum problema, mas coloque em mente que qualquer refeição pode vir a enjoar e provavelmente nenhuma refeição que condiz com seus objetivos vai ter gosto de picanha no alho e óleo, ou seja, chega um ponto, por mais que você seja habilidoso na cozinha, você simplesmente precisa comer pela funcionalidade e ponto. Ao mesmo tempo que você não é obrigado a comer comida com gosto de isopor para crescer, seja honesto para perceber se você simplesmente não está sendo um afrescalhado.

Conclusão

Como eu fiz para conseguir comer quantidades cavalares de comida, especificamente frango e batata doce, sem ânsia de vômito e o dia inteiro se for preciso ?

  1. A sua habilidade na cozinha vai influenciar muito a sua dieta. Quanto melhor você cozinhar, maior é a quantidade e facilidade que você consegue comer. E isso só se conquista na tentativa e erro.
  2. Você não precisa fazer todas as refeições de maneira 110% saudável e com o selo de aprovação dos bitolados e com retenção anal do mundo fitness. Até mesmo fisiculturistas da elite tentam “turbinar” a comida com queijo ralado, óleo e temperos com sódio para melhorar o gosto das refeições, quem dirá você, mero mortal.
  3. Mesmo considerando tudo isso, você ainda vai precisar de disposição e determinação pra comer. Um pouco de desconforto é sempre esperado.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×