Clique aqui

Ao visitar uma loja de suplementos, a maioria dos iniciantes sentem-se entrando no paraíso e, com brilho nos olhos, vão escolhendo vários tipos de suplementos imaginando como cada um deles vai executar um papel distinto em gerar mais ganhos. O problema é que muitos desses suplementos simplesmente não conseguem entregar os resultados prometidos, ou pior, cobram preços exorbitantes por algo simples que você poderia conseguir através de alternativas mais viáveis. Com isto dito, veja como evitar as armadilhas da indústria de suplementos e economize uma quantia preciosa que poderia ser usada com coisas muito mais construtivas (como a sua dieta).

1 – Substitutos de refeições

Suplementos da categoria substitutos de refeições têm como objetivo fornecer uma refeição completa e “equilibrada” – com proteínas, carboidratos, gorduras e outros nutrientes – em pó, criado para ajudar aqueles que não tem tempo para consumir refeições sólidas. A ideia é ótima, não há como negar, o problema é que estes produtos não passam de shakes prontos no estilo “diet shake” com mais proteína, mas superfaturados (alguns substitutos chegam a custar R$350 contendo 20 refeições em pó).

No mais, você teria o mesmo resultado fazendo seu próprio shake com albumina, aveia e frutas, gastando menos e ainda saberia exatamente o que está nele. Muitos desses substitutos dizem conter uma mistura de várias proteínas que vão desde a proteína da soja até whey protein, mas convenientemente nunca se sabe qual é a proporção de cada uma; até onde é possível saber, você pode estar ingerindo proteína de soja a preço de Carnivor.

2 – Fórmulas avançadas de creatina

A creatina é um dos suplementos mais estudados do mundo e com eficácia comprovada pela ciência (1), contudo é um produto relativamente barato – uma creatina monoidratada de marca boa custa meros R$70 contendo 200g. Com isto dito, não demorou muito para a indústria de suplementos tirar proveito dessa fama e começar a criar fórmulas “avançadas” de creatina que prometem ainda mais resultados (e que obviamente são mais caras).

Porém, até hoje, não há estudos que provem de maneira significativa que qualquer uma dessas fórmulas chiques de creatina – creatina etil ester, tri-creatina malato, creatina líquida, creatina conjugada e outras – sejam superiores a boa (e muito mais barata) creatina monohidrato. Pelo contrário, estudos como o que verificou o funcionamento da creatina etil ester sugerem que esta creatina é menos estável que a monohidrato, e portanto pode gerar menos resultados.

3 – Mix proteicos exóticos

Suplementos desta categoria geralmente são vendidos com nomes chamativos e tem como objetivo fornecer um mix de proteínas nobres e outros nutrientes que prometem construir massa muscular de maneira superior à outras proteínas convencionais vendidas sozinhas, e óbvio: com preços maiores. A verdade é que, na maioria das vezes, compensa mais comprar cada item separadamente e fazer o seu próprio mix ou economizar tempo e investir apenas em uma proteína de alta qualidade, como o whey. Com isto dito, não se iluda com mix proteicos com nomes exuberantes, isto é apenas mais uma tentativa da indústria de suplementos para ganhar dinheiro tentando reinventar a roda.

4 – BCAAs

Calma! Antes de ir direto para os comentários e escrever alguns “elogios” para o blog, saiba que BCAAs funcionam e são anabólicos. O problema com esta categoria de suplementos é o seu péssimo custo-benefício. Um pote de BCAAs costuma oferecer em média 2 gramas de aminoácidos de cadeira ramificada por dose. O problema ? Em 170 gramas de frango você encontra 6.6 gramas de BCAAs e esta proporção é semelhante para várias outras fontes de proteína. Para você ter ideia, um ovo já fornece 1.3g de aminoácidos.

Somando dois mais dois, a pergunta que fica: vale a pena gastar com BCAAs ? Não.

5 – Glutamina

A suplementação com glutamina tem como objetivo acelerar a recuperação, evitando o catabolismo e de quebra melhorando o sistema imunológico. O problema ? Não há estudos científicos bem elaborados que suportem estas alegações.

A dose comum de glutamina é 5g por dia, mas mesmo em estudos (2) onde os envolvidos usaram até 30g os efeitos esperados como, melhora no sistema imunológico ou propriedades anticatabólicas, não foram reproduzidos. Em outro estudo (3), os pesquisadores simplesmente não conseguiram observar efeitos anabólicos com o uso de glutamina após o treino.

“Ah, mas a teoria é uma coisa e a prática é outra. Eu uso glutamina e vejo resultados”

Não duvido. Porém, tenha em mente que estudos não se baseiam apenas em argumentos de cientistas pálidos que nunca treinaram na vida, estudos são construídos em cima da prática das cobaias (e não na teoria sozinha). Por exemplo, se um estudo analisou o efeito da suplementação com glutamina em 500 cobaias humanas que treinam, e nenhuma delas apresentou os efeitos desejados, você continua achando que a frase “a teoria é uma coisa e prática é outra” é válida ? Pense nisto antes de negar a “teoria”.

O que você acha a respeito destes suplementos ? Concorda ? Não Concorda ? Quais outros, na sua opinião, também não valem a pena ? Comente!

Referências

  1. http://examine.com/supplements/Creatine/
  2. http://m.jn.nutrition.org/content/138/10/2045S.full.pdf
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17111006

Este texto ajudou você ?

105 Comentários

  1. Só lí verdades, e teve cara na faculdade discutindo que, a professora especializada em nutrição esportiva tava errada em dizer que não haviam provas científicas da eficiência da Glutamina.

    • Pessoal, desculpa entrar aqui, mas queria tirar uma duvida. Semana passada descobri que tenho AIDS, transei sem camisinha e acabei pegando. Tenho 23 anos, 1,85m e 67,5 kg. Queria saber se é possível ganhar massa muscular com o virus HIV sem ter que abusar de esteroides anabolizantes? Observação: Quero ficar forte para aumentar minha imunidade e ficar sem ter que tomar o coquetel. Desde de já agradeço as respostas.

      • Cara você se fu!#!$!!$, já e magro pacas e agora vai virar um palito.

        Sexo com camisinha sempre, treino hormonizado sempre…
        110 kg ,11% de BF eu sou sinistro….

      • vamos la.. o principal vai ser sua dieta sempre.., suas características são de ectomorfo.., entao voce vai precisar de uma quantidade de comidas e nutrientes altas.. ,coma e coma muitooo, mas comidas saldáveis que vao le ajudar a ganhar massa muscular.. como batata doce, frango, arros, bata salsa, macarao , inhame, mandioca , ovo , carne vermelha …..e etc.., fasendo isso ja começa uma mudança.. e no caso de suplementaçao.. oq seria mais viavel .. o whey , e multivitaminicos…, e seus teinos de curta duraçao, com media intencidade e cargas altas…espero ter ajudado!!

      • Eu nunca li besteira maior! Não é porque você terá mais massa que poderá deixar de tomar o medicamento. O coquetel é para controlar a quantidade do vírus presente no sangue (por isso são chamados de antiretrovirais). Ter um corpo “bonito” e “saudável” só vai esconder dos outros o fato de você estar doente, não vai fazer a doença sumir.

        • ele pode ter se equivocado, em parte, no que diz aos antirretrovirais. Mas entendo o que ele quer evitar. Patrick procure um bom nutricionista. Acredito que ele poderá lhe indicar uma ótima alimentação! Prepare o bolso!! Converse também com seu infectologista sobre sua pretensão de praticar atividade física. Leve uma vida saudável, pare de beber, pare de fumar.

      • Kra os remédios são também para que você pare de transmitir a doença e evite que outras pessoas peguem! Então por favor nem pensa em parar com o remédio. Mesmo com ele as pessoas vivem vidas normais, da pra pegar peso mesmo tomando o remédio. A sua maior dificuldade vai ser o metabolismo(1,85m e 67,5kg deve ter o metabolismo bem acelerado) e não o remédio.

      • Então, vamos lá… sou médico e treino há 3 anos, por esse motivo, entendo os dois lado da moeda que você está expondo.

        1 O uso de antiretrovirais está indicado, atualmente, desde o momento do diagnóstico da infecção por Hiv (o que é diferente de Aids – fase de doença), independente do momento em que o paciente se encontra. Benefícios: não evoluirá para Aids, menos transmissibilidade, vida normal após ajuste do tratamento.

        2 Alguns medicamentos tendem a alterar o metabolismo de gorduras, os lipídios, causando alteração da gordura corporal – lipodistrofia. Mas isso sã é mais visto em tratamentos de segunda escolha – principalmente a classe de inibidores de protease. Por isso, importantíssimo não falhar no tratamento!

        3 Seus ganhos serão idênticos ao de uma pessoa sem o vírus se mantiveres o tratamento regular. A inflamação crônica de uma infecção não tratada por hiv aumenta o metabolismo basal e prejudicará seus ganhos. Trate e vida normal meu amigo! O tratamento é a chave das tuas dúvidas – inicie tão logo possível!

        Abraço. Sucesso brother

      • Primeiro, vamos tratar de agora em diante: tem que tomar o coquetel sim. Segundo, se curte malhar, ótimo. Mas não é atividade física no lugar do coquetel, sim com ele. Terceiro: consulta teu médico. Aqui ninguém tem ideia do seu prontuário. Portanto, não vai haver respostas aqui, só achismos e dogmas. Meu pensar.

      • o HIV é inofensivo ao ser humano, mas se tomar o maldito coquetel, ele vai degradar seu corpo lentamente até vc morrer, esqueça os remédios e apenas viva sua vida malhando e se alimentando bem, e já que pegou o vírus, trace a fulana mais vezes.

      • Olá para vc aumentar sua imunidade se alimente con muitos vegetais, carnes magras, pouco carbohidrato, dando preferencia para alimentos de baixo índice glicemico e a l gluramiba vai ajudar a reparar o intestino e te ajudar a assimilar mais. Use pro biótico s,vegetais crus e principalmente, vá a uma boa nutricionista ! Agora, nada de exercicios fisicos exaustanres e sim caminhadas, pilates , yoga!

      • Fazendo um link com os produtos dessa matéria… li uma nutricionista recomendando para soropositivos 5g de glutamina antes de dormir para ajudar no trato intestinal e aumentar a imunidade.

      • Flavio Almeida Responda

        Patrick,

        Primeiramente, sinto muito por sua situação e que Deus lhe abençoe e Lhe dê forças!

        Acredito que em hipótese alguma você possa ficar sem tomar o coquetel, em primeiro lugar vem sua saúde, neste caso, como você poderá futuramente sofrer uma perda muito alta de anticorpos, não pode ficar sem o coquetel, não existe nenhum suplemento que supra a sua necessidade futura, por se tratar de questão de doença e não de uma simples baixa de anticorpos.

        Sim, é possível você ter boa aparência, boa forma, desde que faça um acompanhamento rotineiro com nutricionista, siga uma dieta adequada a situação e tome os medicamentos necessários! Conheço pessoas que fiquei surpreso ao saber que tinham a doença, pois, nem eu nem ninguém, poderia imaginar devido ao aspecto saudável destas pessoas, existem muitas pessoas que tem o Vírus e tem mesmo assim até casos de obesidade, varios fatores determinam isto.

  2. outros suplementos que sao bobeira alguem comprar tambem sao aqueles que estimulam a producao de gh

  3. Leio sobre e pratico musculaçao a um bom tempo.. E em todo esse tempo, eu NUNCA vi uma pesquisa que comprove de fato o anabolismo com glutamina.

    Excelente post.

  4. Hipertrofia, gostaria que fizessem algo relacionado a suplementos que estimulam o HGH.

        • Gabriel Tavares Responda

          Não, mas são formas eficientes de estimular a produção do GH. E pra completar o interessante seria que voce dormisse sempre no seu horário, pois seu corpo libera o GH de acordo com seu ritmo biológico, ou seja, ele vai se acostumar a liberar o GH sempre no mesmo horário. O pico de secreção do GH acontece no inicio do seu sono, dai a importância de nao perder a hora de dormir no seu cotidiano. Espero ter ajudado, abc.

  5. Gostaria de saber se os suplementos ZMA e tribulus são eficazes e valem o custo beneficio ?

  6. Muito boa essa pesquisa adorei. Quero saber sobre os pack e cafeína se vale o custo benefício. Obrigado.

    • Maioria dos wheys acompanham 4,5 de glutamina, ate proteina da soja da growth tem… Eles apenas trocam o nome de “Acido glutamico” pra “Glutamina”

  7. Otimo post.
    To cansado de ouvir nego falar q toma glutamina ou outra coisa e vê efeitos…é claro q vê, ele toma 894273049187 tipos de suplementos e mais dieta e quer afirmar q percebe o efeito de um suplemento isoladamente aff

    • no final da materia tem um link pra vc comprar glutamina pelo site! tire suas conclusoes!

  8. Por isso eu gosto desse blog. O proprio whey é uma besteira, ngm me convence q 2 pessoas com dieta normal e uma usa whey outra nao, a primeira ganha mais. Farinha pura. se whey funcionasse uma pessoa poderia ter uma dieta fraca recheada de besteiras e o whey deveria compensar isso obrigatoriamente (assim como um durateson faz, da pra treinar comendo bic mc q tu cresce). Mas quem usa whey geralmente ja tem uma boa dieta com frango
    Batata doce etc e acaba achando q o whey faz alguma diferenca quando na verdade sao os outros alimentos, entao nunca vamos saber. Vou
    Viver pra ver o whey ser desmascarado completamente, maior mentira da historia da industria de alimentos.

    • concordo com vc! whey é uma ótima forma de substituir proteina de comida de verdade pra quem não pode mastigar ou não pode ingerir alimento sólido, fora isso, nao vejo necessidade de suplementação, caso a dieta seja completa… hj em dia eu duvido até da creatina…

    • Whey é um SUPLEMENTO. Você come para suplementar sua alimentação e bater os macros de proteína. Sem contar também os BCAA’s e outras coisas que tem nele. Boa sorte comendo 1kg de frango por refeição para bater os macros

      • Bom pra quem tem estomago pra comer kilos e kilos de carne todo dia, boa sorte mesmo. Mas nada como uma proteina de absorção rapido apos um treino, isso o frango nao tem.

    • Nossa.. quanta besteira eu acabei de ler. Como uma pessoa pode comer qualquer besteira e só o whey vai fazer tudo? Whey é um suplemento e adianta sim, pesquise mais.

  9. Essa da glutamina já era de se esperar. Até onde eu sei ela até teria efeitos anabólicos, mas só se fosse tomada de forma intravenosa, ou seja, injetada na veia. Tirando isso não passa de mais um dos golpes da indústria.

  10. Não acho que albumina, aveia e frutas substitua um hipercalorico (ou substituidor de refeições). Não tem como alcançar o teor de carboidratos que tem num hipercalorico, caso consiga, vai estar ingerindo uma porrada de fibras devido a um monte de aveia que vai por no shake.

    • Concordo contigo, essa afirmação foi bem idiota. Além do que você colocou, ainda tem o fato de que os substitutos de refeição possuem uma tabela nutricional extremamente rica em vitaminas e minerais, não somente a proteína (parece que quem treina demais pensa que proteína é o único composto que nosso corpo precisa). Alcançar a mesma proporção de vitaminas, minerais e proteínas que um substituto sem isolamento nutricional, ou seja, artesanalmente, é possível, claro, mas quero ver fazer isso sem aumentar radicalmente o valor calórico e as gorduras…

  11. Concordo 100%. A industria quer que vc se foda, o que importa sao os lucros, por isso torram milhoes em propagandas pra nos fzr crer que um pote de BCAA compensa mais do que uma geladeira cheia de ovos e frango.

  12. André Luis G. dos Reis Responda

    Muito boa a matéria, o que mais me surpreendeu foi a respeito dos BCAAs,
    pelo menos com esse suplemento não vou mais gastar dinheiro.

  13. Ano retrasado eu era igual um louco toda semana comprando suplemento, whey, bcaa, glutamina, creatina com formula avançada, torrava rios de dinheiro, no final do mes os resultados eram a baixo do esperado, e a dieta não era tão boa, treinei 3 anos direto, e consegui chegar a 8% de BF.

    Final de 2013 sofri um acidente de moto e so consegui voltar a treinar no final de 2014, 1 ano parado 25% de BF 96kg pura gordura, porém dessa vez não gastei com suplementos e sim com DIETA, resultado? Em 4 meses BF tá em torno dos 13% GRANDE crescimento de massa muscular ” massa magra ” reduzi os gastos, investi na DIETA e consegui obter ganhos muito mais rápido do que com suplementação.

    • Aí eu te pergunto, você estava sem resultados por causa do suplemento? NÃO. Era a sua dieta que estava errada. Suplemento, como o próprio nome diz, é um complemento à sua dieta, é um adendo. Não existe milagre.

      • É isso mesmo, o marketing nos faz crer que o pó é magico, frango e atum nunca serão substituidos por qualquer pote com adesivo pegando fogo.

  14. joão ferreiro Responda

    o melhor suplemento que conheço para começar, é o cara parar de franguisse e uma barra carregada com 200 kg no agachamento.
    suplementação básica.

  15. Resumindo. Isso são produtos feitos pra pessoas fracas que acham que tomando essa tralha toda e treinando pouco e de maneira simples, vão ter ganhos exorbitantes.
    Treinei por 3 meses em 2013 e consumia BCCA, Whey, Creatina e minha alimentação era fraca e não obtive resultado nenhum. Não continuei por que viajava muito. Agora vou voltar a treinar de acordo e após ler muito aqui no site, aprendi que o principal é uma boa alimentação, ingestão de suplementos (Massa caseira, Whey (proteína), albumina, dextrose e creatina) , treino pesado – mais carga e menos sequencia, descanso e o principal, disciplina.

  16. Respeito o artigo, porém já usei glutamina com o propósito de acelerar a recuperação e achei ótimo o resultado, efeito psicológico ou não, irei comprar novamente.

  17. Se estudos foram feitos e comprovam que não tem resultado nenhum na Glutamina, por exemplo, acredito que seja verdade. E pessoas que dizem que obtiveram resultados com ele mesmo provando cientificamente que não há, também acredito, pois isso nada mais é que o efeito placebo. As coisas acontecem de acordo com aquilo que você acredita.

  18. queria uma indicacao de uns bons para mim melhorar minha performance e ganhar massa sem perder grana

  19. O erro começa em querer atribuir resultados ao suplemento X ou Y. O resultado vem do conjunto.

    Ninguém é obrigado a suplementar para ter resultados, e com certeza eles sozinhos não vão trasformar seu corpo. Mas penso que com a dieta e treino devidamente ajustados às suas necessidades e disciplina para seguir o plano, suplementos de qualidade trazem sim benefícios.

    Me consulto com o Dr. Paulo Muzy, que muitos conhecem e respeitam, e atualmente estou em fase de cutting. Estou mandando 20g de glutamina pré-treino e 20g de BCAA pós-treino seguido de refeição sólida..
    Não vou entrar no mérito da glutamina, pois não tenho competência na área para bater o martelo em relação ao assunto e confio no médico. Agora em relação ao BCAA, essa quantidade eu encontro em 515g de frango. Prático? Viável?
    Acho difícil atestar que o uso do BCAA não vale a pena com tanta pesquisa atestando sua eficácia, principalmente em relação à leucina.

    • Boa, Felipe. O sujeito não come direito, acha que só um shake de whey vai fazer ele crescer, aí vem falar mal de suplemento. E bcaa é isso aí que você disse: comodidade.

  20. As pessoas não possuem a capacidade de fazer uma dieta boa e etc e ficam sempre querendo comprar essas coisas ai pra justificarem sua incompetencia e falta de determinação.

  21. eu achei o artigo excelente!!!!!porém não concordei com o item da creatina pois todas as pessoas que me falaram e que eu já ouvi falar deram resultado

  22. Bom saber sobre a BCAA, boa informação que eu desconhecia. Obrigado equipe Hipertrofia.

  23. Você tem que fazer uma dieta completa e tomar os suplementos que cabem no seu bolso e pronto. Se o xixi da girafa da savana africana é o melhor suplemento do mundo e voce tem dinheiro pra comprar, compre! O dinheiro é seu e voce compra o que voce quiser tomar! E lembre-se sempre: a virtude está no meio.

  24. q povo burro esse desse site, sendo q as cápsulas de bcaa sao absorvidas mais rapidas do q um pedaço de frango q vai demorar pra o estômago ingirir ele…

  25. Whey de qualidade com malto ajuda muito,creatina tambem é bom,o resto e bobagém, a hora q não tem mais pra onde ir eles inventam cada uma,caso do waxy maize, caro e nada mais é q maizena,(milho ceroso porra nenhuma),maizena mesmo

  26. 6 – Vc’s moram no Brasil, tudo aqui é underdosado, tudo farinha à preço de ouro tudo uma merda…tem que ciclar mesmo no bagulho!..semana que vem meu kit esta chegando.

  27. Concordo com tudo dito no post. Pra mim o único suplemento essencial é o bom e velho whey (isolado se possivel). Faço uso apenas d whey a bastante tempo e tenho tido bons resultados aliados com uma dieta adequada e treinos intensos.

  28. Eu acredito que os BCAA’s isolados que ingerimos e bem diferente que os BCAA’s que adquirimos através dos alimentos proteicos pois esses bcaa’s estão ligados com varios outros aminoácidos para formar a proteína e acredito que o corpo não consegue utilizar-los bem desta maneira, sendo que ele isolado será diretamente absorvido e utilizado para recuperação muscular e o efeito anabólico, mas as doses que os fabricantes recomendam são sim ridículas, 12 á 20 gramas de bcaa’s são de ótimo aproveitamento para o corpo.

  29. Cara, se vc tem mesmo 110kg com 11 de bf e for simétrico, vai competir mano audbauhsuahsua

  30. O que funciona é Trembolona, é Hemogenin, é ESTERÓIDE ANABOLIZANTE PORRA! kkkkkk

  31. Janaína Goulart Responda

    No meu caso os suplementos são imprescendíveis. Fiz cirurgia bariátrica e perdi 50 kg em 6 meses, treino diariamente desde o primeiro mês após a cirurgia, travo uma luta diária para ganhar massa muscular e não a perder junto com a gordura. O grande problema é que após a cirurgia minhas refeições não ultrapassam 140gr e nessa quantidade é impossivel ingerir a quantidade adequada de proteínas. Estou tomando atualmente o Carnivor 0% Sugar ( versão diet), ingerir açucar causa uma coisa chamada duping em bariatrizados. Esse suplemento tmb é mais concentrado e 1 scoop com 20 ml de água possui 27 gr de proteina ( tomo 2 vzs ao dia ). Além disso tomo 5 gr em BCAA e 2 gr de colágeno hidrolizado mais o suplemento vitaminico. Na alimentação como peito de frango ( longe das quantidades que os meninos postam aqui kkkk), ovos ( 2 por dia ) e carboidratos eu alterno entre batata doce, arroz integral e aqueles que casam com as proteinas vegetais que estão na soja, no feijão, na lentilha e na linhaça.

  32. concordo com tudo que foi dito!
    acho que a industria cria o marketing do suplemento milagroso, e estão enganado a todos os atletas.

  33. Olha, os coqueteis voce nunca vai parar de tomar, impossivel, o exercicio e ganho de massa muscular aliados com uma boa alimentação melhorarão não so o seu sistema imunologico mas de qualquer ser humano! A realidade dos HIV + é: Se for tiver esses habitos masi saudaveis sua contagem viral cai muito, ate quase ser indetectavel, tem casos que são indetectaveis, mas junto com coquetel diario que deve ser tomado,
    Unica coisa que muda na sua vida e ter que lembra de tomar seus remedios, e vida pra frente, ninguem que se cuida morre de AIDS mais, basta ter a medicação adequada, sou casado com Soropositivo, e a vida é normal> Procure um onfectologista, saiba o quadro de infecção, e asssim que ela achar nescessario comece a tomar os medicamentos, viva, se nutra, descance, sorria faça tudo como fazia anres> MAS TENTAR SER MAIS SAUDADEVEL sem duvidas vai ajudar muito não so seu corpo mas tambem sua cabeça. O medo psicologico é o pior. E não ache que ganhando massa pode parar de se medicar, assim voce esta procurando sua propria cova.

  34. Gostei das dicas gastar dinheiro em glutamina n vale a pena, sempre preferir tomar um hiper calórico, mais do bcaa já n sabia agradeço pela dica o dinheiro do bcaa já invisto mais nas placas de ovos .

  35. André Batista Responda

    Com absoluta certeza as cápsulas de CLA não são eficazes na redução de gordura.

  36. Oi , gostaria de uma informaçao sobre um suplemento . O Genetic Nitro Pack da probiotica , meu objetivo é ganhar massa muscular , pesquisei na net e encontrei que ele é pra ganho de massa , mas depois que o comprei fui informada que ele iria me emagrecer por cinter cafeina e arginina . Afinal aumenta ou diminui ? Tenho 1,55 m e 50 kg . Pooor favor espero resposta .

  37. Estou malhando faz uns 6 meses, peguei firme na alimentação, mas sou cabeleireira e nem sempre tenho tempo para me alimentar direito, as vezes almoço e jantar são onde foco mais. Sinto muita fome quando acordo na madrugada, sou magra, tenho 1,60 e 55 quilos, perco peso até dormindo, pode me orientar, já que meu foco é massa muscular e já tenho 45 anos, mas não quero entrar nessa de idade, porque o que vale é a força de vontade! Se puder me orientar agradeço!

  38. Pessoal realmente usar BCAA em capsulas é caríssimo e um absurdo pelo preço cobrado, procurem pela opção em pó pois é MUITO mais econômica e inteligente. Quer um exemplo procura pelo bcaa 6.000 da fisionutry

  39. Só artistas de sentenças !!!! Interiorizem a vossa a nossa a dos outros – a merda humana que nos torna pouco dignos … Ele diz de seu contagio e aparecem cem a cagar de galo . HIPERTROFIA = RIGOR , DISCIPLINA , HUMILDADE , GRATIDÃO , ENCORAJAMENTO

  40. Discordo em relação ao BCAA, usados de forma livre, ou seja L-Valina, L-Isoleucina e L-Leucina a sua aborção é bem superior. O bcaa que está no frango, não está sob forma livre, está na cadeia de aminoácidos da proteína o que terá de competir pela absorção com todos os restantes 20 aminoácidos.

  41. Otimo artigo.
    Sou estudante de nutrição e esportista a mais de 10 anos sendo 5 focados somente a musculação, no caso do BCAA eu gosto de consumir pq gosto de aumentar o excesso de aminogramas no organismo principalmente durante o treino

  42. Geancarlos Pires Responda

    O segredo é comer as comidas certas nas quantidades certas, não tomo suplemento e estou vendo resultados. Procuro balancear o que como para tirar as quantidades certas de tudo o que precisa para crescer.

  43. Tem um canal no youtube de um portugues chamado marcos sabino, lá ele posta varios artigos científicos que abordam bcaas e glutamina, e sempre há controvérsias. Ele nao é vendedor.

  44. Sou extremamente contra sua tese irmão!.
    Os aminoácidos essenciais, que são também referidos como indispensáveis, são os que você deve consumir com os alimentos, porque seu corpo não pode produzi-los. 9 dos 20 aminoácidos são essenciais, mas os adultos precisam obter apenas oito deles: valina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina e triptofano. O nono aminoácido – histidina – é apenas essencial para crianças.

    Quando praticamos atividade física com duração de 2hrs, levando o treino para uma atividade de altíssima intensidade, no meio do treino precisamos repor os aminoácidos essenciais que nosso corpo não consegue produzir, no meio do treino você irá comer frango? Claro que não né! Poderá ter um refluxo, por isso que entra a suplementação de aminoácidos em pó, cápsula ou tablete. Alguns suplementos são de altíssima importância, lembrando que nenhum suplemento substitui a refeição.

    @barretofitnessoficial
    @brunobarretofitness

    • quem treina duas horas?se você treina intensamente e de maneira correta, o treino leva no maximo 1 hora.

  45. Saber balancear dieta/suplementação faz bem queridos, pesquisar sobre o suplemento (custo/beneficio) antes de comprar ajuda também.

  46. Assuntos de musculação :eterna discussão!
    Assim como a velha questão pesos livres ou máquinas, essa da alimentação ao meu ver tem a mesma resolução! : busque informações em fontes confiáveis (artigos científicos de pessoas relevantes, livros, Internet e etc );cruze os dados achados e sempre ou quase sempre a solução será mesclar um e outro e testar se aquilo funciona PRA VOCÊ. Exemplo : no treino sempre o melhor será usar pesos livres e exercícios compostos como base e preenchê – lo com algumas máquinas fazendo exercícios uniarticulares e na alimentação idem : a base sempre será uma boa e elaborada dieta com alimentos naturais ,SUPLEMENTADA com alimentos em pó para chegarmos ao ideal planejado nas quantidades seja de macro ou micronutrientes.
    Então é isso : planeje sua dieta e onde faltar algo, ou que seja mais fácil e cômodo use um bom suplemento.
    Bons treinos!

  47. Bcaa e Glutamina desperdício?
    Quero ver fala isso na cara do Frank Zane, Fernando Sardinha, Ben Pakulski!

  48. Acho que o blog precisa se atualizar mais em relação ao uso de suplementos BCAA. Você esqueceu de falar que o BCAA que tem nos alimentos não são micronizados ou seja 6,6g que tem no peito de frango boa parte dele é jogado fora. Já os BCAA micronizados tem uma eficacia muito superior aos alimentos se comparado a qualidade do “BCAA” deles. Comprei um BCAA da inner armour em pó cada dose com 7,2g de bcaa micronizado sendo 6,2g de L-leucina e mais 2,5g de L-glutamina que dá um total de 9,7g de aminoácidos com alto nível de absorção !! 0 calorias ótimo para quem ta fazendo off pq não vai precisar comer muito para ter uma boa quantidade de BCAA, espero ter ajudado, obg.

  49. Tou mto bem com minha dextrose após treino e um pratão de frango e ovos cozidos. E claro um mingauzinho de aveia.
    Tenho notado ganhos em mim, e a galera até pergunta oq eu tou tomando, rsrsrs
    Coma alimentos ricos em proteinas, não coma besteiras, e foca nos seus treinos.
    Abraços a todos.

  50. bom artigo, mas por convicção e outyros estudos, vou continuar a tomar termogenicos, albumina e whey isolado. o resto parei ha mto tempo. prefiro comer creatina, glutamina e carbos complexos !

  51. Estes críticos da whey são de rir. Whey é um suplemento (suplemento é um complemento na alimentação). Se não quer tomar whey então coma kilos de carne e peixe entre outros alimentos ricos em proteína. É o mesmo que dizer “não tomo caseina porque já bebo um copo de leite ao deitar”, teria então que beber 4 a 5 copos de leite para igualar uma dose de caseina. Whey é de absorção rápida, ou seja, melhor tomar no pós-treino ou se preferir também no pré. Como se costuma dizer nada como testar para ver.
    No meu caso quando comecei a tomar whey notei diferença (isto porque não passo o dia a comer kilos de proteína) e tenho uma alimentação variada mas nada como um extra no pós-treino para ajudar na recuperação muscular. Poderia estar aqui a falar de outros suplementos que comigo não fizeram o efeito desejado e são defendidos por muitos.

Escreva um comentário