Porque esteroides anabolizantes NÃO valem a pena

Não há como negar, os esteroides anabolizantes na musculação mudam totalmente as regras do jogo. Ao usar estas substâncias (geralmente uma variação de testosterona sintética), o usuário poderá treinar em um nível muito acima do que conseguiria com seus níveis naturais de hormônios, ganhando mais força, mais massa muscular, se recuperando mais rápido e, no geral, tendo mais ganhos mesmo treinando errado e não seguindo uma dieta correta.

Acha que eu estou exagerando ? Infelizmente, não. Veja isto…

Um estudo científico (1) que durou 10 semanas reuniu 43 homens com certa experiência em musculação e dividiu-os em 4 grupos diferentes:

  • Grupo 1 não treinou e não usou nenhum tipo de esteroide anabolizante (caras naturais sem treinar).
  • Grupo 2 não treinou e usou 600mg de enantato de testosterona por semana (caras que usaram esteroides, mas não treinaram).
  • Grupo 3 treinou, mas não usou nenhum tipo de esteroides anabolizante (caras naturais que treinaram).
  • Grupo 4 treinou e ainda usou 600mg de enantato de testosterona por semana (caras que usaram esteroides e ainda treinaram).

A dieta de todos os grupos foram controladas e padronizadas, e os grupos que treinaram seguiram a mesma rotina de treino.

Os resultados

  • Grupo 1 (naturais que não treinaram) não ganharam massa muscular. Nenhuma surpresa aqui.
  • Grupo 2 (usaram esteroides, mas não treinaram) ganharam cerca de 3,2kg de massa muscular. Você não leu errado. Eles não treinaram e ainda ganharam massa muscular.
  • Grupo 3 (naturais que treinaram) ganharam cerca de 1,8kg de massa muscular.
  • Grupo 4 (usaram esteroides e ainda treinaram) ganharam cerca de 5,8kg de massa muscular.

Através dos resultados fica fácil perceber como os esteroides fazem uma diferença brutal nos resultados. O grupo 2 que usou esteroides, mesmo não treinando, conseguiu ganhar quase duas vezes mais massa muscular que o grupo que treinou naturalmente. O grupo 4 que treinou e ainda usou esteroides, nem se fala; ganharam três vezes mais massa muscular que o grupo que treinou sem o auxílio de drogas.

É por isso que, mesmo não treinando ou seguindo dieta corretamente, um usuário de esteroides anabolizantes ainda conseguirá superar um atleta natural que faz tudo certo.

Nesta altura do campeonato, você deve estar se perguntando porquê o título do texto estar dizendo que esteroides não valem a pena.

Bem, nem tudo são flores.

Ao iniciar um ciclo de esteroides anabolizantes, os hormônios anabólicos (como a testosterona) atingem um nível estratosférico no corpo, gerando vários benefícios que favorecem o ganho de massa e força muscular, permitindo que você treine mais pesado, com maior frequência, com menos descanso, praticamente transformando-se num super-homem na academia. Pelo menos até o fim do ciclo…

Ao terminar o ciclo, mesmo usando todas as drogas auxiliares (a famosa terapia pós-ciclo), creatina, pré-treinos, megadoses de vitamina E e D, tribulus, o que seja… a tendência, com o tempo, é que você volte a ficar do mesmo tamanho de quando era natural ou pior (dependendo da quantidade de ciclos feitos e como você se cuida em cada pós-ciclo).

Publicidade

Alguns juram de pés juntos que conseguem segurar a maior parte dos ganhos depois do ciclo. Mas isto só acontece em duas ocasiões: você usou esteroides antes de atingir seu limite natural e depois do ciclo conseguiu manter por que este desenvolvimento já era seu por direito (você só acelerou o processo), ou você está fazendo novos ciclos numa frequência suficiente para gerar mais ganhos do que perdas. Em suma, os ganhos que você tem usando esteroides, você só mantém com eles.

No fim, você vai gastar uma grana preta com drogas anabólicas, terapia pós-ciclo, exames, vai sofrer com colaterais e vai destruir cada vez mais a sua produção natural de hormônios, tudo para perder a maioria dos ganhos quando interromper o ciclo.

Claro, alguns ainda acham que passar alguns meses grande vale a pena (para uma ocasião especial como o verão, por exemplo). Porém, se a sua mentalidade com os esteroides anabolizantes era de que com “alguns ciclos leves” você ficaria gigante e seguraria os ganhos a cada ciclo (ficando gradualmente maior), peço desculpas por mijar na sua sopa, mas a não ser que você use esteroides por um período indefinido (fazendo pontes entre ciclos ou nunca parar de usar), no final você, praticamente, vai acabar como estava antes. E através desta ótica, na esmagadora maioria das vezes, usar esteroides anabolizantes não vale a pena.

E você, o que acha ? Qual sua opinião sobre o uso de esteroides ?

Referências

  1. http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM199607043350101

Este texto foi útil para você?

Muito obrigado pela opinião.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×