Levantamento terra romeno: o que é e porque você deveria fazer

Vou lhe dar um pequeno conselho: se alguém com quadríceps gigantes e sem bunda tentar te dar conselhos de treino, fuja o mais rápido possível. E fique tranquilo, ele provavelmente não é rápido o suficiente pra te alcançar, e tem grandes chances de lesionar os isquiotibiais (posterior da coxa) durante a perseguição.

levantamento terra romeno

Muitas pessoas, sem saber, criam sérios desequilíbrios musculares entre a cadeia anterior e posterior (a cadeia posterior é formada pelos músculos que estão atrás do corpo – isquiotibiais, glúteos,costas, etc). Os exercícios mais comuns para pernas – agachamento e legpress, por exemplo – trabalham mais o quadríceps, consequentemente, trabalham mais a cadeia anterior. E não, inserir a cadeira flexora no treino não é o suficiente para trabalhar a cadeia posterior.

Estes desequilíbrios podem causar sérios efeitos negativos, desde lesões nos isquiotibiais até dores nos joelhos. Sem contar que desenvolver apenas o quadríceps é o equivalente a treinar bíceps e deixar o tríceps de lado.

Como resolver ?

Conheça o levantamento terra romeno, um movimento capaz de atingir a lombar, isquiotibiais e glúteos, deixando a cadeia posterior à par da anterior. E independente de você ser um atleta profissional em busca de funcionalidade ou um “cara comum”, esta variação de levantamento terra só vai alavancar os seus resultados dentro da academia.

Como executar o levantamento terra romeno

O terra romeno é uma variação do terra comum e apesar de ser muito parecido com o stiff, não se trata do mesmo exercício. Inclusive, muitas pessoas fazem o levantamento terra romeno achando que estão fazendo o stiff.

gif_terra gif_romeno gif_stiff

Terra comum, romeno e stiff

No stiff, as pernas se mantém eretas a maior parte do tempo, fazendo com que as costas fiquem arqueadas na porção final do exercício. No levantamento terra romeno, as costas devem ficar retas durante todo o exercício, mas ocorrendo uma leve flexão dos joelhos enquanto as canelas ficam na vertical. Agora basta descer a barra até onde a sua flexibilidade permite.

Palavras finais

Você deve estar se perguntando se vale a pena tanta confusão para fazer um exercício quase igual ao terra comum ou stiff, contudo isto seria a mesma coisa que descartar o supino inclinado por ser “idêntico” ao reto. Portanto, insira o levantamento terra romeno em seu treino e veja como o seu corpo responde, as chances de você gostar dos resultados são grandes.

Fontes:

Este texto foi útil para você?

Sim (3)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

31 comentários em “Levantamento terra romeno: o que é e porque você deveria fazer”

  1. É um exercício tão bom que prefiro ele ao Terra, muito bom mesmo pra construir fortes posteriores.

  2. Mas na boa, é bem perigoso pra coluna independente do modo de execução. Se for fazer faça com muito muito pouco peso, qualquer desvio que vc tiver na coluna ta fodido, achei lindo para dar uma hernia de disco….

  3. Excelente artigo. Eu fazia o romeno achando que estava fazendo o stiff, exatamente como diz que muita gente faz.

  4. vou acrescentar no meu treino pelo visto.
    mas com certeza, fazer o agachamento completo, sem parar em 90º já pega bastante os posteriores.
    meu treino é assim:
    agacho
    agacho hack
    flexor
    extensor

    e meu posterior sempre fica bastante exaurido e dolorido nos dias após o treino.
    Basta agachar com amplitude completa já recruta muito bem os isquiotibiais

  5. Então acho que faço levantamento terra romeno e não sabia hahaha. Uma dúvida, alguém saber dizer se posso encostar as anilhas no chão no final do movimento, tanto no terra, stiff ou terra romeno?

  6. Para executar corretamente vc deve encostar as anilhas no chão Jorge.
    Como o nome já diz é levantamento terra então vc tem que partir do chão

  7. No terra clássico , é obrigatório encostar no chão(já q o nome é levantamento “terra” , direto do solo em todas as reps) . No romeno , abaixar a barra até a altura das canelas é o ideal . Já no stiff , da pra descer um pouco mais , mas daí seria necessário estar sobre uma plataforma para o peso não tocar o solo.
    Mas na chame seu instrutor cara , orientação profissional é sempre bem vinda

  8. Amigo Saia da perspectiva do “Marombeiro” e passe a perspectiva do “Culturista”.
    Este exercício se executado de maneira correta e sem carga exagerada, fortalece a lombar, além de tratar-se de um exercício composto, que irá aumentar a sua Testosterona naturalmente.
    Quem malha membros inferiores de verdade já passou a muito tempo das desculpas preguiçosas para não fazer perna: “Legpress detona o Joelho”, “Agachamento detona a Lombar” e assim vai.
    Ainda bem que to bem proporcional aqui e vou incluir com certeza este exercício no meu treinamento.

  9. Realmente!! Eu gosto mais do que o terra clássico. Acho mas seguro de se fazer

    Gostei de conhecer o stiff.. legal!!!

    valeuuu! abss

  10. Quando faço esse exercício, não sinto trabalho por parte dos isquiotibiais, apenas da lombar, tem algum erro ?

  11. então eu faço o romeno e o terra normal um dia após o outro existe algum problema nisso já que são muito parecidos? obs: treino costas (faço terra) na terça e pernas na quarta (faço o romeno)…

  12. Sim. passei mt tempo fazendo esse exercício sem sentir os isquitibiais. Dai o instrutor meu deu umas dicas. Fazer se inclinando pra frente deixando uma parte do peso na ponta do pe. Espero ter ajudado.

  13. Já conhecia o terra e o stiff, este romeno é novidade para mim! Achei interessante!

    Deadlift man!

  14. Excelente exercício!! Já fazia o terra, em dia de costas, e stiff,mas vou substituir o stiff por este exercício.

  15. levantamento terra detona a lombar dos iniciantes.

    Se vc não tiver sua lombar fortalecida não faça terra.

    Eu acho que o site deveria antes de passar treinos para fisiculturistas profissionais saber que aqui tem muitos que assim como eu são atletas amadores.

    Portanto antes de fazer terra certifique-se com seu professor se vc tem condições lombares de fazer ele.

    Eu aconselho porque fui fazer sem me atentar para isto e fiquei uma semana sem nem sentar direito e urrava de dor.

    Fica a dica e acho que o site peca nisto.

  16. Fez total diferença !!!
    Meus isquiotibiais demoraram 5 dias pra se recuperar, muitíssimo obrigado pela dica

  17. Então vc fez o exercício totalmente errado! Se começar com o peso que vc aguenta, não criará problemas, agora, fazer com o peso acima só pra não se sentir um frangão na academia e ainda fazer o movimento todo errado e pedir pra se fu%& mesmo. Comecem a fazer nem que seja com 5gk de cada lado e conforme vai aprendendo o movimento e fortalecendo a lombar va aumentando…

  18. Ambos são exercícios excelentes. Não deixe de fazer nenhum. O problema no seu caso é que ambos recrutam bastante os membros inferiores, então seria melhor deixar um espaço de recuperação entre um e outro. Eu particularmente treino pernas às segundas e quintas. Na segunda-feira meu treino é: levantamento terra, agachamento frontal, afundo, leg 45 e stiff. Às quintas faço Agachamento livre, levantamento romeno, avanço, leg 45 e extensora. Há um bom espaço de recuperação entre os treinos, o que me permite estar mais recuperado e treinar melhor. Abraço e bons treinos!

  19. Faço isso quase desde que comecei a treinar e pra mim sempre foi STIFF! kkkkkk é… vivendo e aprendendo! Detalhe que eu sempre fiz o romeno achando que era o stiff, e somente hoje aprendi a execução do último e a diferença entre os dois.

  20. Uma dúvida : Eu malho perna apenas na Quarta-feira e quando tenho tempo no sábado , mas o meu treino de costas é na segunda e na quinta-feira . Fazendo o Romeno na quarta não poderá causar algum tipo de fadiga à ponto de prejudicar meu treino de costas ?

Os comentários estão encerrado.

×