Como transformar 2014 no seu melhor ano na musculação

Costumamos subestimar a velocidade com que o tempo passa e achamos que 1 ano é “bastante” tempo de treino, mas num piscar de olhos estaremos em 2015 e provavelmente muitas pessoas estarão presas nos mesmos corpos, com poucas ou nenhuma mudança significativa. E o ciclo se repete nos anos seguintes. Quando a pessoa se dá conta, já se passaram anos e o físico continua o mesmo. O que fazer para evitar isto ? Como fazer com que este ano faça a diferença ?

levantamento terra 1

1 – Treine com má vontade, mas treine

De vez em quando, todos nós passamos por batalhas mortais contra a preguiça e falta de motivação para ir para a academia. Contudo, mesmo que você se arraste para a academia e faça um treino “meia-boca”, você ainda terá mais ganhos a longo prazo do que simplesmente jogar a toalha e ficar em casa toda vez que ficar desmotivado com aquele antiquado pensamento: “se não for pra treinar pesado, é melhor ficar em casa”.

O pior treino que existe, é aquele que você perdeu. Sem desculpinhas.

2 – Não complique as coisas

De nada adianta fazer um treino e dieta complexos, se você perde mais tempo se organizando do que colocando o plano em prática. Quanto mais simples for o treino e dieta, maior serão as chances de você se manter fiel à rotina a longo prazo. Não se preocupe com detalhes mínimos, se preocupe em estar executando o plano com consistência.

3 – Seja flexível

Ser absolutista é uma ótima receita para fracassar na musculação. Algumas pessoas desistem dos planos só porque um detalhe mínimo não ocorreu da maneira desejada e ficam nesse ciclo o ano inteiro. Enquanto isso, o cara que foi mais flexível e, independente dos imprevistos, continuou treinando do “jeito que dava”, teve mais ganhos do que imaginaria que fosse possível.

4 – Encontre outras formas de progredir

Nem sempre é possível adicionar mais peso na barra, principalmente quando estamos muito perto do nosso limite natural. Contudo, isto não é desculpa para você se contentar e ficar na mesma lenga-lenga o ano inteiro com a desculpa de que “atingiu” o limite natural e não cresce mais. Encontre outras formas de progredir e evoluir.

Por exemplo:

  1. Diminua o tempo de descanso entre as séries
  2. Tente fazer mais repetições, sem diminuir a carga
  3. Reveja e aprimore sua técnica de execução. Sempre existe algo a ser melhorado.
  4. Tente usar menos apetrechos pra realizar os exercícios (straps, cinturão, etc…)
  5. Mude radicalmente o treino
  6. Dê chance a novos exercícios

5 – Treinar não é apenas fazer o que você gosta

Muitas pessoas ao pensarem estar treinando pesado, acabam caindo na mediocridade por fazer apenas os exercícios que gostam e conseguem usar mais carga. Evitando todo e qualquer exercício com maior dificuldade de execução ou de difícil evolução de cargas.  Seja por ego ou por preguiça, tentar “esconder o lixo embaixo do tapete” ignorando suas falhas, só vai limitar seus ganhos.

Conclusão

Não deixe que este ano seja como os anteriores, não faça as mesmas coisas e espere por resultados diferentes. Arregace a manga e preencha as lacunas deixadas de lado nos anos anteriores.

Boa sorte e bons treinos!

Publicidade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×