Comer várias vezes por dia NÃO acelera o metabolismo

Um dos mitos mais antigos e resistentes na musculação é a concepção de que para acelerarmos a queima de gordura através do metabolismo, precisamos fazer seis ou mais refeições por dia e que o oposto (fazer poucas refeições) pode deixar seu metabolismo preguiçoso e favorecer o acúmulo de gordura.

dieta fisiculturismo

Esta ideia surgiu da má concepção sobre o efeito térmico da comida (Thermic Effect of Food – TEF), que são as calorias queimadas durante o processo de digestão dos alimentos que ingerimos, ou seja, toda vez que nos alimentamos o nosso metabolismo acelera.

Com estas informações, é lógico pensar que quanto mais vezes nos alimentamos por dia, mais o metabolismo se manterá acelerado, correto ? Infelizmente, não.

Isto não acontece porque o efeito térmico da comida ocorre de acordo com o tamanho da refeição. Você pode comer 7 vezes por dia, fazendo refeições pequenas e gerando pequenos efeitos térmicos, ou comer a mesma quantidade de calorias, mas 3 três refeições grandes e gerar efeitos térmicos maiores.

No final do dia, em ambos os casos você precisou usar a mesma quantidade de calorias para realizar a digestão, porque a quantidade de comida foi a mesma.

Portanto, pensar que comer várias vezes ao dia acelera o metabolismo ou comer poucas vezes vai gerar o efeito oposto é um baita mito, se a quantidade de calorias for igual e só mudou o número de refeições.

Mas vocês estão contradizendo todos os profissionais do esporte

Será que estamos ? Vamos ver o que os profissionais mais renomados do ramo tem a dizer sobre o tema:

Joy Victoria – Redatora do site T-Nation.com (um dos maiores sites sobre musculação do mundo)

Fazer seis refeições por dia a cada duas ou três horas para “acelerar o metabolismo” e prevenir o catabolismo é besteira. O seu metabolismo não funciona desta maneira. Juntar suas calorias em poucas refeições para encaixar no seu dia a dia não afetará a perda de peso ou ganho de massa muscular

Clique para ver o texto na íntegra.

Martin Berkhan – Idealizador da dieta LeanGains

Publicidade

[..]Eles estão tecnicamente certos ao dizer que o metabolismo fica ativo o dia todo ao comer frequentemente. Eles só esqueceram da parte crítica que explica que o efeito térmico da comida é proporcional ao número de calorias que a refeição tem […] A conexão entre poucas refeições por dia e alto índice de gordura na população geral, e vice versa, está conectado a padrões comportamentais – não ao metabolismo[…]

Clique para ver o texto na íntegra.

Lyle MacDonald – Dono do site BodyRecomposition.com e renomado nutricionista

[…]A frequência das refeições por si só não tem impacto no peso ou perda de peso[…]

Clique para ver o texto na íntegra.

The New York Times – Jornal mainstream dos Estados Unidos

Não existem evidências sólidas de que seis refeições por dia, em vez de apenas três, vai acelerar o metabolismo

Clique para ver o texto na íntegra.

Estudo científico realizado por Bellisle F et. al. Meal frequency and energy balance. Br J Nutr. (1997) 77 (Suppl 1):S57-70

Estudos usando calorimetria do corpo humano e água duplamente marcada para analisar o gasto de energia no período de 24 horas, não encontrou diferença entre comer pouco, mas várias vezes ao dia ou comer muito e poucas vezes.

Clique para ver o texto na íntegra.

Todos os textos e estudos acima abordam o mesmo tema (o mito) e foram usados para a elaboração deste artigo.

Mas cuidado com a interpretação

É necessário muito cuidado ao interpretar o objetivo deste artigo. Não estamos dizendo que você precisa parar de comer várias vezes ao dia ou que a prática é errada.

Apenas estamos mostrando que isto não vai acelerar seu metabolismo e que quando for preciso, você pode tranquilamente fazer menos refeições durante o dia (compensando as calorias ao comer mais) sem prejudicar seus resultados e o melhor: sem deixar o seu metabolismo lento.

Publicidade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×