Home / Dieta e Nutrição / 5 Benefícios do Café e como usá-lo no treino

5 Benefícios do Café e como usá-lo no treino

Apesar do excesso ser contraindicado, doses razoáveis de café podem trazer ótimos benefícios para a saúde e especificamente para quem treina. O café pode até ajudar quem está em fase de definição muscular/querendo perder peso, devido a sua combinação de antioxidantes e cafeína, que pode aumentar a habilidade do corpo em usar a gordura como energia.

Clique aqui

coffee

1 – O café pode melhorar a saúde cardiovascular e diminuí o risco de diabetes. Apesar da ingestão de cafeína gerar um aumento da pressão sanguínea, ela não possuí efeitos a longo-prazo na grande maioria das pessoas.

2 – O café possuí quantidades significativas dos antioxidantes ácido cafeico e ácido clorogênico, que podem diminuir o risco de uma grande variedade de cânceres e ainda aumentar colesterol bom (HDL).

3 – Beber café aumenta a velocidade do metabolismo, desta forma você queima mais calorias e pode estimular o corpo a usar as gorduras como fonte de energia, em vez da glicose.

4 – Tomar antes do treino, independente de ser treino para hipertrofia ou aeróbico, uma quantidade significativa de café tem o poder de aumentar a performance do treino. Os benefícios são, maior explosão, mais motivação e a tendência subconsciente de usar cargas mais pesadas.

5 – O café pode melhorar o tempo de reação e concentração em todas as áreas.

Quanto café devemos tomar para extrair o máximo de efeitos ?

Esta é uma pergunta difícil, já que cada marca de café possuí concentrações diferentes, mas uma regra geral é de que uma xícara de café forte possuí de 80 a 120mg de cafeína. Com esta “dosagem” você já pode extrair os seus benefícios, mas nada lhe impede de tomar até 2 xícaras conforme o corpo vai criando resistência à cafeína.

Lembrando que o café deve ser tomado sem açúcar ou carboidratos, pois a presença dos mesmos pode cortar os efeitos em até 90% (1).

Para extrair os efeitos do café antes do treino, tome-o em até 40 minutos antes de ir para a academia.

Cafeína é um estimulante como todos os outros

A cafeína é um estimulante, portanto poderá perder o efeito caso o corpo crie resistência. Pessoas que tomam café o dia inteiro ou bebem refrigerantes aos litros, provavelmente não sentirão os efeitos citados acima. Se este é o seu caso, corte todo tipo de estimulante por cerca de 30 dias e então reinicie o uso usando as dicas.

Referências:

1 – Skinner, T., et al. Influence of Carbohydrate on Serum Caffeine Concentrations Following Caffeine Ingestion. Journal of Science and Medicine in Sport. 2012. Published Ahead of Print.
2 – Lopez-Garcia, E. Long-Term Coffee Consumption Associated with Reduced Risk of Total and Cause-Specific Mortality. Evidence-Based Medicine. 2012. Published Ahead of Print.
3 – Mostofsky, E., et al. Habitual Coffee Consumption and Risk of Heart Failure: A Dose-Response Meta-Analysis. Circulatory Heart Failure. 2012. 5(4), 401-405.
4 – Steffen, M., et al. The Effect of Coffee Consumption on Blood Pressure and the Development of Hypertension. Journal of Hypertension. 2012. Published Ahead of Print.
5 – Wang, Y., et al. Coffee and Tea Consumption and Risk of Lung Cancer. Lung Cancer. 2012. 78(2), 169-170.

Clique aqui

Fonte:

http://www.charlespoliquin.com
http://www.bodybuilding.com

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 3 Média: 3.3]


MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

60
Deixe um comentário

31 Comment threads
29 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
32 Comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar

meu único pré treino é o café

luciano

então somos dois, quanto estou com dinheiro até arrisco um energético, Redbull, TNT, mas na maioria das vezes o meu Pré-treino é um bom cafézinho.

Jean

Antes de ir pro treino sempre vo na padaria e tomo um cafezinho antes do treino pra da aquele gas ^^

jhon

se não tem café em casa ?

Pedro

Eu tomo o café da academia, acordo 5:30 da matina, pra treinar até as 7 e trampar as 7:30, não da tempo de fazer kkkkkk. pode ser o mesmo caso do colega.

Afinal, cafeina atrapalha a função da creatina ou não?

A cafeína em si não atrapalha a função da creatina, mas os efeitos são contrários.
A creatina ajuda a reter líquido dentro das células, enquanto a cafeína é um diurético.
Logo não faz sentido o uso das duas no mesmo período, entendeu?

Porém acho que foi o sardinha que disse isso , que os dois jutos se completam tanto que em pré treino são usados juntos , então tem um certo limite de uso da cafeina para não afetar seus estoques de creatina..

Rhyan é por ai mesmo, tudo depende da quantidade de cafeína e do período q vc pretende fazer essa combinação.
Pra quem entende inglês tem alguns estudos sobre isso:
http://www.ergo-log.com/creatinecaffeine.html
http://jap.physiology.org/content/80/2/452.citation

Kamaro

Rhyan Pires
Muito esclarecedores os estudos. Obrigado por compartilhar

Kamaro

Opa, Gustavo, desculpa rs

Rhyan eu Iria Citar o Mesmo… Pré – Treino = Creatina + Cafeina…

pesquizas relacionadas com laboratorios e anviza são mais detalistas

ta serto

Murilo Almeida

ô coitado kkkkkkkkkkkkk

oi ? kkkk

"Pesquizas" feitas em dicionários e gramáticas da língua portuguesa também.

tasertooooooooooo

O grande problema é a polêmica sem consenso do uso da cafeína em associação com creatina..

nao pode tomar os dois ?

Cafeína corta o efeito da Creatina.

tomar os dois é jogar dinheiro fora…

Trindade

Pq tomar os dois é jogar dinheiro fora se muitos pré treinos existentes no mercado usam tanto a Creatina quanto a Cafeína em suas composições ? A Cafeína n corta o efeito da Creatina, você precisaria ingerir uma quantidade muito grande de Cafeína pra provocar algum efeito negativo na Creatina, e mesmo q por um acaso vc tome uma quantidade absurda de Cafeína e não morra, os impactos na reserva de Creatina do seu corpo seriam baixos.

café sem açucar? nem pensar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amargo pah cacete!

Murilo Almeida

açúcar? o que é isso???

Emerson Lucas

Henrique Wojcik mas voce pode usar adoçante!

bichona

Flavio

Ta de sacanagem né?

Denilson Ramos

Eu aprovo café antes do treino, mto bom, o unico problema é pra quem treina a noite (meu caso), dá uma insonia do kct.. ;/

Depende muito da rotina =). Eu mesmo até tento reduzir o sono tomando café, mas não tem jeito. Chego em casa tão cansado que nem litros de café resolvem.

Rafael Monteiro

Adoçante pode ser considerado açúcar ou carboidrato? Porque café sem nem um adoçante é complicado. hahah

Thess

se for usar adoçante, usa açúcar convencional, é menos pior que adoçante!

Flavio

Cara vai tirando o açucar/adoçante aos poucos, reduza um pouco cada semana, depois de um tempo vai acostumar.

Eu fiz isso e hoje em dia bebo café, chá, suco de limão, tudo sem adoçar e desce numa boa

Matheus

Adoçante praticamente não tem calorias ou carboidratos, não tem nada demais usá-los para dar uma adoçada no amargo do café. Contudo, recomento o adoçante de Stevia, que é o melhor tipo por ser feito a base de plantas naturais, por esse motivo você vai pagar um pouco mais caro, mas vale a pena. Café puro ninguém merece.

Joao Pedro Sanches

se não pode usar carboidrato com o café , como faz para ter a refeição pré treino?

Giovanni

Parem de levarem tudo ao pé da letra: -Café não pode ser usado com creatina -Café não pode com açucar -Café NÃO pode com estômago cheio ou com carboidrato Essas são apenas DICAS e não REGRAS. Eu mesmo prefiro aliquotar minhas doses de café preto bem forte a partir de 3 horas antes do treino, sendo que 40 minutos antes eu dobro/triplico ela. Porque? Porque é incerto o esvaziamento gástrico, porém considerando que a Concentração Máxima de cafeína em plasma acontece de 2 a 4 horas após a ingestão, eu tenho certeza que acertarei o alvo e estarei com o efeito desejado. Cápsulas de cafeína liberam muita cafeína de uma vez, e pra min dão dor de cabeça. Café particionado tem melhores resultados. Outra coisa, carboidrato não corta literalmente o efeito da cafeína. O que acontece é que a insulina liberada drasticamente por causa do açucar PODE te deixar sonolento, mas denovo, não levem tudo ao pé da letra. Se você comeu 1 pratão no almoço, no meio da tarde comeu cereais integrais e proteína, você acha mesmo que míseros 20g de açucar vão cortar totalmente o efeito estimulante da cafeína? Esses 20g de açucar não estimularam nem metade do… Leia mais >>

Clécio Carmo

Muito bom o comentário.

DieGo

Bom, é um contrassenso tomar café sem carboidratos, já que precisamos dos carboidratos como fonte de energia. Desse jeito teríamos que optar ou pelo café ou pelos carboidratos? Se tomarmos só o café como estimulante, vamos aumentar o pique no treino e sem os carboidratos, consequentemente vamos ter uma hipoglicemia. Como proceder então?

douglas

café sem açúcar é horrível, passo !

michel

Café realmente ajuda no estímulo antes do treino. Tomo todos os dias antes de trinar.

NAo tomava cafe mas passei a consumir cm o intuito de perder gordura mas deu um gaz no treino muito bom

muito bom esse post disse tudo sobre a cafeína…

Eduardo Cavalcante

O único problema é o café sem açúcar mesmo, eu sei que depois de um tempo se acostuma, mas sou fresco com isso, não posso negar.

Eu costumo dizer que meu dia só começa depois que tomo meu delicioso café preto.
Pena que só posso tomar pela manhã, se tomar mais atrapalha meu sono.

Ivete

Café com leite, pode?

Sâmio

Passei a tomar café nos ultimos meses, e passou a ser o meu único pré-treino…realmente a performance melhora bastante. recomendo!

Alessandro

Alguém pode me informar se tem alguma coisa q pode substituir o açúcar do café já q o mesmo corta o efeito da cafeína… Tomar café puro eu nao consigo… Me mande a resposta por email… Agradeço desde já pela ajuda

Matheus

Adoçante meu filho! Ele é demonizado, mas faz menos mal do que as pessoas pensam e não tem carboidratos.

Evelyn

Se eu tomar o cafe cerca de 30, 40 min antes da refeição pre treino resolveria esse problema cafe x carboidrato? Ou fazer o contrario? Comer e depois de 40 min tomar o cafe?

Raphael

Suco de maracujá ou Todinhoo ..não tem pré-treino melhor!!

Fabson Pessoa

Eu tomo café e logo depois um whey, é uma boa.

willian

Tem que se café preto, ou pode ser com leite?

Rivaldo

Gostei de ver as referências no final, dá uma credibilidade boa ao negócio.

victor

Almoço:13:30 – Arroz integral + frango grelhado + brócolis + 1 banana
Pré treino:2:30 – 1 copo de café feito com 30 gramas de pó

15:00 TREINO HARD!!

valdir moreira

Plantaforma vibratória antes e depois do treino pode, faco 5 minutos apos
Gelo pos treino er adequado

Harrison

E tem pesquisas mostrando que no pós-treino ajuda a levar os nutrientes ao músculo

Trefi

Existe algo com que eu possa adoça-lo? (claro sem ser o açucar), o adoçante também vai cortar sua propriedades?
Obrigado desde ja

Carlos

Também, tomo um copo de café com pão de sal e manteiga. Eu tô ficando malhadão.

Seu terror

Tá sim, seu gordo maldito

Simple Share Buttons