Efeitos dos esteróides anabolizantes na adolescência

Adolescentes poderão ter mais efeitos colaterais ao usarem anabolizantes, além de correrem o risco de sofrerem danos irreversíveis.

Na pressa por resultados, muitos adolescentes recorrem aos esteroides anabolizantes, mas sem saberem que podem estar causando mais malefícios do que benefícios ao corpo.

Não me entenda errado, a maioria dos efeitos colaterais dos esteroides são reversíveis e poderão ser devidamente controlados.

O problema está, especificamente, no seu uso por adolescentes e não só por questões hormonais, mas comportamentais e sociais.

Neste texto veremos como o uso de hormônios antes do corpo estar totalmente formado pode trazer mais problemas.

Maiores danos ao fígado

Na verdade, esteroides anabolizantes não causam mais danos no fígado em adolescentes do que em adultos.

Mas adolescentes costumam buscar em drogas orais uma alternativa viável a injeções, o que em contrapartida gerará mais danos no fígado.

É uma questão comportamental.

Drogas orais passam a falsa imagem de serem mais amenas e seguras, se tornando o principal alvo de adolescentes.

Afinal, você não precisa injetar algo estranho em seu corpo e você pode usá-los com a mesma facilidade que poderia usar um suplemento em cápsulas.

Publicidade

Porém esteroides orais não só proporcionam menos anabolismo que suas respectivas versões injetáveis, como costumam ser mais tóxicas.

Qualquer hormônio em forma oral precisa ser metabolizado primeiro pelo fígado antes de se tornar em um hormônio e entrar na corrente sanguínea.

Afetar a produção natural de testosterona

Quando um adulto – com o sistema endócrino saudável e completamente formado – usa esteroides anabolizantes, a produção natural de testosterona vai ser interrompida na presença de hormônios esteroides.

Isto ocorrerá com qualquer hormônio e dosagem.

Níveis acima dos normais mandarão a mensagem ao seu hipotálamo para parar a produção de ainda mais hormônios.

Porém, um adulto tende a recuperar sua testosterona naturalmente após a interrupção do uso e com a devida terapia pós-ciclo.

Um adolescente em formação poderá atrapalhar todo o processo de crescimento ao interromper a produção de testosterona em plena fase de crescimento.

Infelizmente (ou felizmente), não há dosagens ou drogas seguras.

Para haver mudanças corporais com o uso de esteroides, é necessário haver a presença de níveis acima dos normais (do contrário, você não estaria usando esteroides).

E se há hormônios acima dos normais, então haverá supressão de testosterona. Não há como fugir dessa equação.

Publicidade

Drogas anabólicas que não são derivadas diretas da testosterona também interferem na produção natural de hormônios.

Em suma, não tem como usar hormônios sintéticos sem bagunçar o sistema endócrino e isto é muito pior quando este sistema ainda está amadurecendo.

E os pró-hormonais ?

Achar que suplementos alimentares (basicamente alimentos em pó) são esteroides anabolizantes, é burrice.

Mas pró-hormonais como M-Drol e outros, são literalmente drogas anabólicas disfarçadas que serão metabolizadas pelo fígado e se transformarão em esteroides dentro do organismo.

As mesmas consequências do uso de esteroides anabolizantes na adolescência poderão ser aplicadas aos pró-hormonais.

Possivelmente interromper o crescimento em estatura

Muitos estudos sugerem que o treino com pesos, quando feito corretamente e sem abusos, não influencia o crescimento, mas não há veredito a respeito de pessoas que usam esteroides anabolizantes nesta fase.

Durante o uso de esteroides, o crescimento muscular e força vão aumentar exponencialmente e isto pode interferir nas placas epifisárias (placas do crescimento) e afetar o crescimento em estatura.

Se vai acontecer mesmo, não há como saber. Se vale a pena o risco, provavelmente não.

Problemas psicológicos

Esteroides anabolizantes não causam problemas psicológicos de forma direta.

Porém a flutuação hormonal que ocorre durante e depois do uso pode amplificar problemas pre-existentes.

Publicidade

Após o término de um ciclo, o nível de testosterona poderá estar muito baixo e demorará (mesmo com TPC) a voltar ao normal.

Neste meio tempo você perderá força, massa muscular, apetite sexual, poderá ter oscilações de humor e todo tipo de sentimento.

Cada pessoa se sente de uma maneira diferente e com efeitos em intensidade diferentes, mas no geral é impossível se sentir bem estando com a testosterona baixa.

Uma pessoa não formada e ainda com problemas pre-existentes, poderá se sentir muito pior.

Principalmente porque na maioria das vezes o uso de esteroides é estimulado por questões sociais que afetam a auto-imagem.

“E se eu fizer só um ciclo leve ?”

Infelizmente, não existe “ciclo leve” ao ponto de não afetar o funcionamento do sistema endócrino.

Você faz um ciclo com dosagens decentes para gerar ganhos e enfrenta os possíveis colaterais ou faz um ciclo com dosagem muito baixa sem ter resultados e ainda sim corre o risco de ter colaterais.

Não tem como ter só o lado bom dos esteroides.

Esteroides anabolizantes fazem os níveis hormonais subirem a níveis supra fisiológicos e eles precisam se manter altos por um tempo para que os ganhos ocorram.

Mesmo em ciclos pesados com dosagens altas, os ganhos vão demorar algumas semanas para aparecer de verdade.

Portanto esqueça ideias mirabolantes de fazer um ciclo leve ou “injetar algumas vezes” só pra dar um “up” no físico. As coisas não funcionam assim.

Palavras finais

O problema com o uso de esteroides anabolizantes na adolescência é que muitos sistemas corporais ainda estão em desenvolvimento e o uso de hormônios sintéticos pode sabotar tudo isso (talvez definitivamente).

Se você realmente quer usar esteroides anabolizantes, ao menos espere que o seu corpo amadureça completamente.

Tenha um emprego fixo, não dependa dos seus pais para poder buscar ajuda profissional  e amadureça para poder enfrentar tranquilamente as consequências das suas escolhas.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×