O que é ribose: não compre antes de ler isso

Ribose, ou d-ribose, é um suplemento usado para aumentar a quantidade de ATP disponível durante exercícios físicos.

Quando fazemos uma série pesada de exercícios de curta duração e alta intensidade, nosso corpo usa ATP como uma fonte rápida de energia.

Quanto mais ATP temos e quanto mais rápida é a recuperação desta fonte de energia, entre as séries, maior é o rendimento.

O mesmo é válido para qualquer outra categoria de exercícios de alta intensidade e curta duração.

Porém não é claro se a suplementação com ribose pode causar um aumento de rendimento durante a atividade física acima do normal em pessoas saudáveis.

O que é ribose?

Ribose é um açúcar natural que o organismo pode produzir a partir da glicose.

Ela é a principal matéria prima para a formação de ATP (sigla para trifosfato de adenosina).

Todas as células do corpo são capazes de produzir ribose, porém isto é feito priorizando o funcionamento de órgãos vitais, como fígado, coração.

Para que serve

Quando o corpo está sob estresse metabólico, como após uma atividade física intensa, não há maquinário metabólico suficiente para produzir toda a ribose necessária e manter os níveis de energia sempre altos.

O mesmo acontece em situações de privação de oxigênio, onde há um déficit crônico de oxigênio, como em pessoas com doenças cardíacas e baixa capacidade respiratória.

Publicidade

Ao suplementar com este composto, supostamente, ajudamos o maquinário metabólico do organismo a produzir toda a energia necessária, mesmo com menos oxigênio disponível.

Na musculação, a ribose (ou d-ribose) é usada como repositor energético no pré-treino como uma fonte rápida de energia.

Também no pós-treino para auxiliar na recuperação dos estoques de energia.

Benefícios

Os principais benefícios atrelados a suplementação com ribose estão relacionados ao aumento de energia e rendimento durante a atividade física.

Porém a eficiência dela em pessoas saudáveis é incerta.

Por exemplo, em um estudo, os participantes foram instruídos a realizarem um exercício intenso que consistia em fazer 15 sessões de ciclismo em intensidade máxima duas vezes por dia durante uma semana.

Após a sessão de treinamento, os participantes tomaram aproximadamente 17g de d-ribose ou um placebo três vezes por dia.

Os pesquisadores analisaram os níveis de ATP nos músculos após as sessões de treinamento.

O estudo descobriu que em três dias suplementando com ribose, a ATP foi recuperada rapidamente no grupo que tomou o suplemento, mas não no grupo que usou placebo.

Porém, durante o teste envolvendo exercícios, não houve diferença no rendimento entre o grupo que usou ribose ou placebo (1).

Publicidade

Outros estudos (3,4) envolvendo pessoas com doenças específicas, foram observadas melhora na performance durante a atividade física.

Há também estudos (5) mostrando melhora de rendimento apenas em pessoas sedentárias.

Os pesquisadores viram melhora no rendimento quando sedentários tomaram 10g de ribose comparado com 10g de placebo.

Apesar dessas descobertas, a maioria das pesquisas realizadas sobre o suplemento não mostram melhora no rendimento em pessoas saudáveis.

Na verdade, em um desses estudos o grupo que usou ribose teve um rendimento inferior ao grupo que usou dextrose como forma de placebo.

De forma geral, o aumento de performance visto quando alguém suplementa com ribose é apenas em grupos específicos, como em pessoas com doenças ou sedentárias.

Dosagem e efeitos colaterais

Em geral, poucos efeitos colaterais foram relatados nos estudos envolvendo suplementação com ribose.

Doses de 10 gramas de D-ribose são seguras e bem toleradas por pessoas saudáveis.

Principalmente ao considerar que doses muito maiores foram usadas na maioria dos estudos discutidos no texto.

Além disso, muitos dos estudos fizeram os envolvidos usarem ribose várias vezes ao dia, com doses diárias totais de 15 a 60 gramas.

Publicidade

Não houve relatos de efeitos colaterais em nenhum dos estudos.

Outras fontes respeitáveis também não relataram efeitos adversos conhecidos.

Palavras finais

Ribose ou D-ribose é uma molécula de açúcar usada pelas nossas células para fabricar ATP, a principal fonte de energia dos nossos músculos (e órgãos).

Pessoas com certos problemas de saúde e sedentários poderão ver uma melhora na performance durante a atividade física.

Porém é necessário mais estudos analisando os efeitos em pessoas saudáveis já que até o momento não há indícios de que a ribose funcione para este grupo de pessoas.

No fim do dia, se o objetivo é aumento de performance, há opções melhores de suplementos, como creatina e cafeína.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×