Home / Suplementação / Hipercalórico caseiro – como fazer e porque é melhor que um “comprado”

Hipercalórico caseiro – como fazer e porque é melhor que um “comprado”

Aprender como fazer um hipercalórico caseiro pode ser algo mais barato, gostoso e que ainda trará mais resultados que um comprado na loja de suplementos – e é tão simples quanto fazer um shake comum.

Em primeiro lugar, por que usar um hipercalórico ?

Hipercalóricos, como o próprio nome sugere, são produtos que fornecem uma grande quantidade de calorias através de proteínas, carboidratos e gorduras, com o intuito de suprir sua demanda calórica do dia.

Clique aqui

A quantidade de calorias ingerida por dia é um dos fatores mais importantes para quem quer ganhar massa muscular.

Nosso corpo precisa de calorias para manter os processos essenciais do corpo funcionando, fornecer energia para realizar nossas atividades diárias e ainda sustentar o crescimento de massa muscular.

E acredite, sustentar o crescimento muscular não está no topo da lista de prioridades do corpo humano.

Pense.

Entre manter seus rins, coração, pulmões e todos os órgãos do corpo funcionando e ganhar massa muscular, qual desses processos você acha que o corpo vai dar preferência para fornecer o máximo de energia (calorias) ?

Pois é.

Clique aqui

Massa muscular é importante, mas não é vital para o corpo funcionar.

É por conta disso que somente quando há um excedente de calorias – você ingere mais calorias do que o corpo precisa – é que o corpo vai conseguir ter usar essa “sobra” para investir na hipertrofia.

Acontece que comer um excesso de calorias todo dia envolve comer grandes quantidades de comida.

Isto requer tempo, dinheiro e força de vontade.

Às vezes, mesmo tendo acesso a todos os alimentos necessários, falta fome para conseguir comer todas as calorias necessárias para ganhar massa muscular.

Às vezes você tem a fome, mas não tem o tempo para conseguir comer.

Em todos os casos, um hipercalórico pode ajudar.

Usando um hipercalórico você pode beber mais de mil calorias facilmente durante o dia, e fazer isso o quanto for necessário para atingir sua meta calórica do dia.

Isto seria a solução que faria você finalmente ver progresso na academia por estar conseguindo ingerir todas as calorias que precisa (já que isto não estava sendo possível antes).

Mas agora temos outro problema.

A grande maioria de hipercalóricos vendidos em lojas de suplementos fornecem suas calorias através das piores fontes possíveis de nutrientes (para baratear o produto e gerar mais lucro).

Por exemplo: você verá hipercalóricos listando whey protein e caseína em seus ingredientes, que são ingredientes muito conhecidos e chamativos, mas na maioria das vezes a principal proteína é a de soja, que é muito mais comum e barata para os fabricantes.

Whey e caseína estão ali apenas para “enriquecer” a lista de ingredientes e fazer marketing, mas no geral, você vai estar quase sempre ingerindo a pior proteína possível e do fornecedor que vender mais barato para a empresa.

Você também verá que a maioria coloca em destaque que possui zero açúcar, mas possui maltodextrina e dextrose (e em quantidade massiva).

Malto e dextrose não precisam ser listados como açúcar, mas não se engane, o corpo consegue quebrar suas moléculas rapidamente e elevar o nível de açúcar no sangue tão rápido quanto o próprio açúcar refinado.

No final da história, a maioria dos hipercalóricos são constituídos basicamente de proteínas baratas e açúcares que vão fazer você ganhar peso.

Mas ganhar peso é muito diferente do que ganhar massa muscular.

Quer uma solução simples, saudável e muitas vezes mais barata ?

Aprender como fazer um hipercalórico caseiro.

Usando um hipercalórico caseiro, feito por você, é possível controlar todos os ingredientes que serão usados com precisão.

Desta forma é possível fazer uma mistura que forneça grande quantidade de calorias de forma rápida (através de um shake) e que ao mesmo tempo vai suprir essa demanda calórica com bons nutrientes.

O resultado final será um hipercalórico caseiro que promoverá muito mais ganho de massa muscular do que um hipercalórico “industrial” que vai acabar gerando muito mais “pânceps”.

Como fazer um hipercalórico caseiro

como fazer um hipercalórico caseiro barato e efetivo para hipertrofia

Fazer o seu próprio hipercalórico caseiro não é mais difícil do que fazer um shake proteico simples.

Além disso, o hipercalórico caseiro costuma sair mais barato, já que você vai usar os mesmos ingredientes que usaria normalmente em sua dieta visando hipertrofia.

Ingredientes necessários para fazer uma dose de hipercalórico caseiro:

  • 2 bananas médias;
  • 30g de aveia flocos grossos (2 colheres de sopa);
  • 30g de pasta de amendoim integral (2 colheres de sopa);
  • 400ml de leite integral;
  • 30g de whey protein concentrado ou albumina pura (sem adição de carboidratos).

Como preparar

Simplesmente misture todos os ingredientes utilizando um liquidificador. Lembre-se apenas de colocar a pasta de amendoim por último para que a mesma não fique grudada nas lâminas do aparelho.

Informações nutricionais

Calorias: 763kcal
Carboidratos: 81,9g
Proteínas: 49,1g
Gorduras: 29g
Fibras: 8,4g

Atenção

A receita não está escrita em pedra.

Se você substituir um ingrediente com quantidade de macronutrientes semelhantes, o hipercalórico caseiro vai continuar “funcionando”.

Por exemplo: você não é obrigado a usar whey protein ou albumina, se preferir incluir proteína isolada da soja (que costuma ficar sair mais barato).

Trate esta receita como um modelo básico do que você mesmo pode melhorar e fazer uma versão que vai produzir mais resultados para você.

Qual o melhor horário para tomar o hipercalórico

Você pode tomar o hipercalóricos quantas vezes forem necessárias para conseguir atingir sua necessidade calórica do dia.

Porém, como regra geral, busque sempre consumir o máximo de nutrientes através de alimentos sólidos.

Use o hipercalórico caseiro como um complemento para sua dieta (e não o contrário).

Uma dica interessante é usar antes e/ou depois do treino.

Isto pode funcionar muito bem para quem deseja ganhar massa muscular.

Neste caso o hipercalórico caseiro substituiria refeições ou outros tipos de shakes e refeições sólidas que seriam feitos neste horário.

Considerações importantes

A respeito da gordura

A maior parte da gordura do shake hipercalórico vem da pasta de amendoim integral, que é uma fonte de gorduras boas.

Considerando que alguém iria tomar um hipercalórico industrializado com um monte de açúcares, ingerir gordura boa no lugar é uma opção infinitamente melhor.

A respeito do hipercalórico conter suplementos

Muitos pensam que algo “caseiro” é sinônimo de algo sem suplementos.

Errado.

E iremos explicar o porquê.

Primeiro, suplementos são basicamente alimentos em pó concentrado e considerando que você não vai ter que gastar com um hipercalórico industrializado e por sorte já vai usar proteína em pó na dieta, vai ficar elas por elas.

Segundo, para conseguir colocar tanta proteína concentrada em um único shake, usando apenas alimentos sólidos, você teria que praticamente usar carne magra moída.

Terceiro, outras opções, principalmente de alimentos vegetais, vai fazer com que a proporção de gordura e carboidrato fique muito maior que a de proteína. O que não é necessariamente tão interessante para quem treina.

Palavras finais

Fazer o seu próprio hipercalórico caseiro é uma opção mais saborosa, saudável, prática e com certeza mais produtiva para ganhar massa muscular.

Atualmente, está para surgir um hipercalórico que forneça nutrientes de qualidade e com preço condizente.

Até lá, fazer o seu próprio hipercalórico, é a melhor pedida para a sua saúde e resultados.

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

Clique aqui para saber mais

13 comentários

  1. Essa receita é só de uma porção?

  2. o bagulho é muito doido

  3. Top, eu já fazia desse jeito é nem sabia que era tão bom!! Vou voltar a fazer!!

  4. o alto carbo ai seria por causa do leite integral ou pasta de minduim?

  5. partiu tomar 2 taças dessa antes e duas depois do treino pra ficar monstrão!

  6. Gostei.
    Obrigado pela dica.
    Sai mais em conta e natural.

  7. Eu posso trocar a pasta de amendoim por farinha de amendoim?

    • Maycon Douglas

      Troca por linhaça velho, pelo que está nos sites relacionados a saúde, eles são quase iguais em relação a gordura boa, mais fácil de conseguir também. Se eu tiver errado me corrijam para que eu mude.

  8. William soares

    Essas informações nutricionais são baseadas em uma dieta de aproximadamente quantas calorias?

  9. Silvio Quelli C. da Silveira

    Será que posso fazer um Shake desse para tomar a noite ao invés de jantar, pois já não tenho costume , apenas faço um lanche.

  10. Murillo Freire

    Ótimas dicas. Sem dúvidas, vale a pena pensar.
    Infelizmente o controle que é feito atualmente no Brasil desses suplementos não é tão rigoroso e muitas vezes nós acabamos ingerindo um monte de porcaria pensando que estamos fazendo um ótimo investimento na saúde.
    Optar por fazer o próprio hipercalórico com certeza é a melhor opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons