Home / Suplementos / Os benefícios da caseína antes de dormir

Os benefícios da caseína antes de dormir

Clique aqui

Caseína é um suplemento de proteína com absorção extremamente lenta que traz vários benefícios para quem treina visando hipertrofia, especialmente quando usada antes de dormir.

Um pouco sobre a caseína

O leite de vaca contém dois tipos de proteína – o (conhecido) whey protein e a caseína. Enquanto o whey protein fornece 20% da proteína do leite, a caseína fornece os outros 80%.

O maior contraste entre a caseína e o whey protein, é que a caseína é digerida de uma maneira muito lenta pelo nosso sistema digestivo.

Assim como outras proteínas de fonte animal, a caseína é uma proteína completa. Isto significa que ela fornece todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para crescimento e reparo muscular.

A caseína também contém alguns compostos bioativos únicos, alguns deles podendo gerar outros benefícios interessantes para nossa saúde (1).

Clique aqui

Existem dois tipos de caseína:

  • Caseína micelar: a forma mais popular e digerida lentamente.
  • Caseína hidrolisada: uma forma mais rara e incomum que é digerida rapidamente.

Neste texto, trataremos da caseína micelar, a forma mais comum e encontrada em lojas de suplementos.

Um medidor padrão de caseína (30-33g) fornece cerca de 24g de proteína de alta qualidade, 3 gramas de carboidratos e 1g de gordura.

Também fornece vários outros micronutrientes benéficos para a saúde (como o cálcio).

Porque usar a caseína antes de dormir

A caseína é conhecida como uma proteína “time-release” porque é absorvida lentamente quando entra no sistema digestivo.

Isto significa que nosso corpo é abastecido por aminoácidos essenciais de uma maneira gradual e por um período estendido.

A caseína tem o benefício de manter o corpo em estado anabólico até mesmo em momentos onde ele normalmente estaria quebrando tecido muscular para gerar energia (2,3).

Por exemplo: em algum momento durante o sono – depois de várias horas da última refeição -, existe a chance do corpo precisar de nutrientes para manter tudo em ordem em nosso organismo.

Uma das fontes mais fáceis de nutrientes que o corpo pode usar é a nossa própria massa muscular.

Contudo ao usar uma fonte de proteína de absorção lenta, como a caseína, o corpo terá uma fonte constante de aminoácidos para ser usados (em vez da nossa preciosa massa muscular).

Por isso a caseína é uma das melhores fontes de proteína para serem usadas antes de dormir.

Outros benefícios interessantes da caseína

A caseína possui outros benefícios interessantes que poderão melhorar a saúde ou até mesmo aprimorar, indiretamente, a hipertrofia:

  • Auxilia nos sistema imunológico: Alguns estudos sugerem que o consumo de caseína aprimora o sistema imunológico, tem efeito antibacteriano e pode até reduzir a pressão sanguínea (6,7).
  • Diminui o nível de triglicerídeos: Um estudo feito com indivíduos acima do peso descobriu que a caseína pode reduzir o nível de triglicerídeos quando usada depois de uma refeição (8).
  • Redução de radicais livres: Alguns peptídeos na caseína tem ação antioxidante no organismo e pode auxiliar na redução de radicais livres (9).
  • Queima de gordura: Em um estudo de 12 semanas, a queima de gordura entre os envolvidos foi até três vezes maior comparado com o grupo que não usou caseína (9).

Caseína ou whey protein

Quando falamos de caseína, a primeira questão que surge na cabeça das pessoas é: qual delas é melhor para ganhar massa muscular.

Bem, a caseína causa maior deposição de proteína no organismo que o whey protein, o que, de forma curta e grossa, significa mais massa muscular sendo construída.

Whey protein causa um aumento na síntese proteica maior e de forma mais rápida, mas que não dura muito tempo.

Caseína também causa um aumento significativo na síntese proteica, mas dura mais tempo, o que também inibe a quebra de tecido muscular durante esse período.

Dentro do laboratório, um bom número de estudos sugere que a caseína causa ganhos superiores em massa e força muscular.

Um estudo feito com praticantes de musculação que usaram caseína mostrou que o ganho de massa muscular e perda de gordura foi quase o dobro comparado com o grupo que usou whey protein. O grupo da caseína também obteve maior ganho de força.

“Ué, mas porque todo mundo usa whey protein (e não caseína) então ?”

Por dois motivos bem simples:

  1. Whey protein continua sendo uma proteína de altíssima qualidade que pode custar até 50% menos que a caseína.
  2. Existe um marketing infinitamente superior feito em cima do whey protein.

Em suma, tanto o whey protein e caseína são ótimas fontes de proteína e vão funcionar muito bem para suprir sua demanda diária.

A caseína pode oferecer mais benefícios que o whey protein, mas custa mais caro e pode não valer o custo-benefício para todos os bolsos.

Como extrair o máximo da suplementação com caseína

Considerando que os maiores benefícios da caseína se referem a sua absorção lenta, o melhor horário para utilizá-la é, obviamente, antes de dormir.

Como regra geral, é recomendado utilizar um ou dois medidores de caseína (24-48g) o mais próximo do horário do sono (cerca de 30 minutos antes de deitar).

Você pode misturar a caseína com carboidratos e gorduras para amplificar ainda mais a absorção gradual da proteína.

Exemplo de shake de caseína para usar antes de dormir:

  • 2 medidores de caseína
  • 60g de aveia flocos finos
  • 15g de pasta de amendoim integral
  • 300ml de leite integral

Efeitos colaterais

Assim como qualquer proteína em pó, não há efeitos colaterais para o uso de caseína antes de dormir.

O único “problema” com a caseína, é que ela é derivada do leite e contém as mesmas substâncias (como a lactose).

Pessoas intolerantes à lactose ou que possuem alguma alergia aos derivados do leite, poderão ter problemas com a caseína também.

No mais, a caseína é uma proteína em pó tão segura quanto o whey.

Alimentos ricos em caseína

Como vimos no início do texto, a caseína fornece 80% da proteína que vem do leite, com isto em mente, todos os alimentos derivados do leite vão fornecer caseína também.

Alguns exemplos alimentos ricos em caseína:

  • Leite integral ou desnatado
  • Queijo cottage
  • Iogurte natural
  • Manteiga

Palavras finais

A caseína é uma ótima fonte de proteína de absorção lenta que poderá gerar um efeito anabólico superior até mesmo ao whey protein.

Além disso, a caseína também pode gerar outros benefícios para a saúde como melhora do sistema imunológico, diminuição de triglicerídeos, auxilio na perda de gordura e outros.

A única questão com a caseína é o seu preço, talvez o mais elevado entre as proteínas em pó.

No final do dia, a caseína é uma das melhores proteínas em pó que existem e servirá como um ótimo suporte no ganho de massa muscular, principalmente para aqueles que não conseguem ingerir toda a proteína diária através de alimentos sólidos.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2039733/
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12730415
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11158939
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10838463
  5. http://jn.nutrition.org/content/early/2015/04/29/jn.114.208371
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4992109
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12769742
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26491119
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10719575
  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10838463
  11. Boire, Y., et al, “Slow and fast dietary proteins differently modulate postprandial protein accretion,” Proc Natl Acad Sci USA 1997, Dec 23;94(26):1493
  12. Demling, RH, DeSanti, L, “Effect of a hypocaloric diet, increased protein intake and resistance training on lean mass gains and fat mass loss in overweight police officers,” Ann Nutr Metab. 2000;44(1): 21-9.
  13. Demling, RH, Desanti, L, “Increased protein intake during the recovery phase after severe burns increases body weight and muscle function,” J. Burn Care Rehab, 1998;19:161-168.
  14. Koopman, Rene, et al, “Ingestion of protein hydrolysate is accompanied by an accelerated in vivo digestion and absorption rate when compared to its intact protein.” 2009, Am J Clin Nutr, 90: 106-115.
  15. Manninen, Ansii, Protein hydrolysates in sports nutrition, Nutrition and Metabolism, 2009, 6:38 doi: 10.1186/1743-7075-6-38.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

11 comentários

  1. Olá..
    eu li algures que misturar a whey com leite era quase o mesmo que usar caseína, é verdade?
    Se sim, pode ser leite vegetal (soja, amêndoa)

    Obrigada
    @ines.flashes

  2. Marcelo Queiroz

    So não falou quais os alimentos que contem caseína! Eu sei que o queijo cottage é uma fonte excelente de caseína. Algo a acrescentar?

    Abs

  3. Haverá mais ganhos se utilizar os 2 suplementos? Whey no pos treino como de costume e a caseina antes de dormir? Ou Whey e caseína no pós treino, e 1 scoop antes de dormir?

  4. Uma vez vi um blog(pra vc ter uma ideia do tempo, ainda usavam blog) de uma mulher falou sobre a caseina com fontes cientificas e tudo sobre a caseina. Que é uma proteina que só pode ser digerida por criancas até uns 4 anos de idade. E que é justamente o “resto” do processo que separa o whey do leite.

  5. Eu também gostaria de saber se dá pra usar a caseína de noite e o whey de dia?

  6. Eu nunca utilizei a caseina por questão financeira e também porque nunca precisei, antes de dormir eu como 150gr de peito de frango e me sai muito mais barato, é algo sólido e meu corpo terá mais resultados em algo sólido, a densidade muscular ficará melhor. Ultimamente está difícil achar um suplemento de qualidade e os que existem está muito caro… hehehe Brasil sil sil.

  7. Resumindo: Tome leite em pó antes de dormir, tem o mesmo efeito e custa 25x mais barato!

  8. Apareceram recentemente alguns estudos que ligam a Caseína a alguns tipos de Cancro, isto tem fundamento? Eu sei que tudo o que se faz em excesso faz mal ou pode vir a fazer mal e se calhar é o mesmo para a Caseína, mas quando a palavra Cancro aparece parece que o nosso sexto sentido desperta e começa a questionar tudo e todos.
    Alguém já leu ou sabe alguma coisa sobre isto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.