Home / Suplementação / Efeitos colaterais da Creatina

Efeitos colaterais da Creatina

Clique aqui

Em pleno ano 2016, muitas pessoas ainda olham com desconfiança para a creatina por pensar que ela faz mal à saúde.

Dependendo para quem você perguntar, a creatina pode causar todo tipo de efeito colateral, principalmente fazer mal aos rins e fígado.

Como se não fosse suficiente, algumas pessoas pensam que a creatina é uma espécie de esteroide anabolizante, que adolescentes e mulheres precisam ficar longe ou que apenas fisiculturistas profissionais deveriam usar.

Apesar disso, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva considera a creatina como sendo uma substância segura e que é um dos suplementos esportivos mais benéficos disponíveis (1).

Pesquisadores que estudaram a creatina por várias décadas também concluem que ela é um dos suplementos mais seguros (2).

Clique aqui

Um estudo analisou 52 marcadores de saúde, monitorando amostras de sangue antes e depois de 21 (vinte e um!) meses de suplementação de creatina e não encontrou efeitos colaterais (2).

A creatina também vem sendo usada até mesmo para tratar doenças neuromusculares, concussões, diabetes e perda de massa muscular (1,3,4,5).

Mesmo com tudo isso, as pessoas ainda preferem acreditar que a creatina faz mal porque ouviu o médico do amigo do conhecido do porteiro do prédio dizer que ela causa problemas de saúde.

Balela e neste texto você vai entender o porquê.

Creatina é natural

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer o óbvio: creatina não é um hormônio esteroide, não é uma droga ou algo obscuro da quinta dimensão.

A creatina pode ser encontrada naturalmente no nosso corpo e ele mesmo cria creatina a partir de aminoácidos disponíveis. Além disso, ingestão de carnes e peixes também fornecem creatina.

Mesmo que você pense que creatina é um veneno, você provavelmente vai ingerir e/ou está produzindo ela neste momento.

creatina faz mal efeitos colaterais

A questão é que sem a suplementação é difícil elevar os níveis de creatina no corpo ao ponto de sentir aumento de força e ganho de massa muscular no treino. E quando os músculos estão saturados com creatina, qualquer excesso é transformado em creatinina pelo fígado e posteriormente eliminado pela urina.

E aqui começam os “problemas”.

Creatina causa problemas nos rins e fígado ?

O uso de creatina pode elevar o nível de creatinina no sangue e como isto é um marcador para detectar problemas nos rins e fígado, muitos médicos vão cuspir fogo ao ver um exame com creatinina alta e falar que você precisa parar de “tomar essas bombas” (leia-se creatina).

Mas entenda, médicos sempre vão adotar o lado mais cauteloso e 100% politicamente correto. Não é culpa deles, mas também não significa que creatina está fazendo mal para a sua saúde.

Até hoje, nenhum estudo mostrou que creatina possa causar danos ao fígado e rins (1,6,7,8,9,10).

Estudos de longo-prazo, durando até 4 anos, mostraram que não houve efeitos colaterais relacionados ao rim e fígados com o uso de creatina (8,11).

“Ah, mas eu já tive (ou conheço alguém que teve) pedra nos rins depois do uso de creatina”

Vale lembrar que a maioria dos estudos envolvendo a creatina são feitos com pessoas saudáveis. Se você já tem problemas nos rins ou fígado, você deve abordar a ingestão de creatina e qualquer outro suplemento com muito cuidado.

Pessoas com problemas pré-existentes poderão ter problemas com creatina assim como poderão ter problemas com ingestão de proteína, ingestão de sal, ingestão de cálcio ou ingestão de qualquer coisa.

Mas atribuir um problema especificamente ao uso de creatina é um tiro no pé. Pessoas não saudáveis podem ter várias limitações que não dizem respeito unicamente à creatina.

Perguntas que você deve estar se fazendo neste momento sobre a creatina

Qual é o melhor horário para tomar creatina ?

Qualquer horário. A creatina funciona através do acúmulo total nos músculos, ou seja, o importante é que você esteja tomando ela religiosamente todo dia para que isto aconteça. O horário não é tão relevante.

Quanta creatina devo tomar por dia ?

Três a cinco gramas por dia já são suficientes. Cinco gramas é o equivalente a uma colher de chá (não de café) cheia.

Preciso fazer a fase de saturação ?

Fazendo a fase de saturação (tomar 5g de creatina quatro vezes ao dia por 5-7 dias) você vai atingir o pico de concentração de creatina nos músculos mais rápido, mas não quer dizer que isto seja melhor (ou pior) em termos de ganhos. Você terá os mesmos ganhos não fazendo a fase de saturação, só vai demorar alguns dias a mais para saturar os músculos.

Devo ciclar a creatina ?

Algumas pessoas relatam sentir menos efeitos da creatina com uso contínuo, mas isto não é comprovado cientificamente. Ciclar a creatina não é obrigatório.

Qual é a melhor marca de creatina ?

Qualquer uma, desde que carregue o selo “Creapure”. Isto certifica que a creatina foi feita usando a matéria prima da Creapure, uma das melhores do mundo. Com isto dito, compre a creatina com o melhor preço.

Qual é o melhor tipo de creatina ?

Dentre todos os tipos de creatina, a melhor continua sendo a monohidratada que é a mais barata. Creatina é creatina, não importa o quanto tentem enfeitar ela (geralmente com o intuito de criar um produto mais caro).

Posso misturar creatina com cafeína ?

Existe apenas um estudo sugerindo que a cafeína pode anular os efeitos da creatina, mas isto não parece ser reproduzido na prática, principalmente com tantos suplementos do tipo pré-treino que carregam tanto cafeína quanto creatina em suas fórmulas (e eles funcionam). Na dúvida, se você quer adotar o lado mais seguro, seria interessante evitar uso excessivo (mais de 420mg) de cafeína em conjunto da creatina.

Palavras finais

Muitas pessoas pensam que a creatina surgiu nos últimos anos e por isso ela merece o olhar da dúvida, mas fique sabendo que ela já está entre nós há quase um século e mais de 500 estudos foram feitos no decorrer das décadas que suportam sua efetividade e segurança.

A creatina, quando usada corretamente e por pessoas saudáveis, pode aumentar a força muscular, acelerar a hipertrofia, diminuir a fadiga e ainda conta com propriedades que ajudam a combater doenças neurológicas, pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e o melhor ? É extremamente barata.

Se mesmo depois de tudo isso você ainda prefere acreditar que creatina faz mal, então seja feliz dessa forma, mas considere que você está abrindo mão de vários benefícios por ter uma mente limitada à novas ideias.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17908288
  2. http://ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12701816
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15229238
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10763500
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11147785
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10999421
  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16260971
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11224803
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10953902
  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20060630
  11. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12500988

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

65 comentários

  1. Meu caro, estou batendo palmas com os pés, porque com as mãos, estou dosando a Creatina pro meu treino. Ótima matéria, e com estudos publicados, torna-se ainda mais valorosa.

  2. Valeu pelas dicas, Hipertrofia. Porém tenho algumas dúvidas.

    1 – Sou iniciante, estou levando a musculação a sério tem 4 meses, é recomendado o uso de creatina?
    2 – Comprei uma cretina bem barata mesmo, não tem selo creapure nem nada do tipo, comecei a tomar este mês. Tem alguma melhor para indicação?
    3 – Ela deve ser descartada por pessoas acima do peso ou que estão em cutting?

    Abraços.

  3. Raine Santana

    E as “perolas” não incluem só os possíveis efeitos colaterais ruins. Comei a malhar recentemente e ouvi de uma colega que a creatina seria ótima pra mim, que sou magra, por que ela iria reter liquido e aumentar minhas medidas mais rápido.
    Fiquei impressionada com a informação pois eu já sabia que esse não era o objetivo da creatina e ela acreditava que esse era único efeito dela.

    Acho que a creatina é um dos suplementos mais “polêmicos” rs.

    • Retem sim liquido… isso não é perola!

      • Sander Rezende

        Como a Raine disse ela sabia que a creatina não tinha como propósito reter líquido e que pelo que ela falou a colega dela achou que esse era o único objetivo dela, do jeito que está escrito subentende-se que ela sabe que reter líquido é um dos efeitos dela, mas não o objetivo de se tomá-la.

        • A creatina retém líquido intramuscular, algo bom considerado que o musculo é composto principalmente de água. A retenção subcutanea, que causa celulite, não pode ser atribuida à creatina.

  4. Rômulo Silva

    Parabéns pela matéria!

  5. Ótima matéria, só deveria incluir qual o melhor horário para suplementar creatina. Eu tomo sempre após o treino com whey, será q é o correto???
    Abs

    • Pode ser qualquer horário. O efeito da creatina no corpo é acumulativo. Bons treinos.

    • Renato Franklin

      Sempre incluí a creatina na minha refeição pré treino… 30 a 40 minutos antes de iniciar o treino diário.

    • Uma das formas mais eficientes tambem e tomar ela antes de dormir ja que ela e de absorcao lenta e na hora de dormir seria bem interresante pro corpo absolver ela . Abracos

    • Vc acha a matéria ótima e não viu que nela está escrito que não há um horário específico prase tomar creatina …. Será que vc realmente leu ?

  6. Comprei a Creatina da 4 Fuel, ela tem o nome Creapure. Alguém sabe se é legítimo?

  7. Paulo Roberto

    Eu gostaria muito de tomar creatina mas meu médico não deixou poque meu ácido úrico está elevado. Mesmo com dieta ele está na faixa dos 8,0 enquanto o máximo deveria ser 6,0. Isso influencia muito ou posso tomar sem problemas? Tenho problemas de gastrite mas nada no fígado nem nos rins.

  8. A patir de quantos anoa posso suplementar creatina?

  9. Pergunta: Creatina realmente precisa tomar todo dia?
    Quando você vai beber por exemplo, acaba sobrecarregando os rins e a desperdiçando.

    O melhor é não tomá-la quando for beber?
    Ou se tomou ela de manhã por exemplo não tem problema beber a noite?

    Até quantos gramas é ideal?

  10. Olá!Ajudam-me. Sou usuário de creatina,tenho uma questão muito pertinente: Estive a tomar creatina durante uma semana,depois parei por um periodo de 25 dias,será que posso dar continuidade/continuar a tomar o mesmo frasco de creatina? Obrigado.

  11. oi preciso da ajuda d quem entende
    do meu caso, eu sou vegetariano
    eu nao consigo comer carne
    e ja fasso academia ha 2 anos
    e nao estou tendo grandes resutados
    oq eu posso comer ou fazer pra
    amenizar, pq eu nao como carne d especie nenhua
    alguem ai me dei uma dica ou alguem q vive,

    o msm problema q o meu…?

  12. Cara, uma vez eu deixei um pote de creatina estragar. Um ano depois achei o pote, e quando abri, toda a creatina tinha virado uma pedra. Não dá pra ser literal, mas só pra ajudar a pensar ^^

    Cinco anos atrás tinha milhões de estudos que comprovavam que ovos inteiros faziam mal para o colesterol.

    “O cigarro não fazia tão mal, até a primeira pessoa ter cancer.”

  13. Johhny Be Goode

    De fato, a creatina foi o suplemento que mais me trouxe resultados. Ela nunca me deu problemas renais ou hepáticos, no entanto, acentuou a minha queda de cabelo. Obviamente eu já tenho tendência à queda, mas foi mais acentuada no período em que eu tomei creatina. Parei de tomar e voltou ao normal. Uma pena, pois foi o melhor suplemento que já tomei.

  14. Olá, gostaria de saber se a Creatina Monohidratada Wedy Nutrition
    é boa apesar de não ter o selo creapure??

  15. Concordo com o artigo. O suplemento é ótimo mas devemos tomar cuidado com o abuso.
    Quero dar meu relato com o uso da creatina.
    É claro, cada corpo é diferente do outro e também reage diferente aos suplementos.
    Ano passado fiz uso da creatina por cerca de 5 meses, na dose de 5 gramas diárias. No quarto mês comecei a reparar um escurecimento da minha urina, mais para a cor laranja. Não dei muita a atenção a isso pois não era sempre, no máximo duas ou três vezes por semana. Mas depois de duas semanas a urina começou a escurecer bastante, para uma cor mostarda e com odor muito forte. Foi quando comecei a sentir as primeiras cólicas. Meu amigo, dói muito. Você chora e a mãe não vê. Como se fossem agulhas dentro do seu corpo que doem mais conforme você se mexe. As dores foram piorando ao ponto de eu precisar parar de trabalhar e treinar. Só queria ficar sentado e deitado por causa das cólicas. Resumindo, fui ao médico e com os exames foram detectadas 2 pedras em cada rim. Felizmente o procedimento de remoção foi bem tranquilo e rápido. Mas, ao final, perdi 15 dias de trabalho, 35 dias de treino, 9 kg foram pelo ralo e ainda tive despesa de R$ 6 mil pois fiz tudo no particular (eu não queria ter que esperar meses na fila do SUS). O médico que cuidou de mim é muito bem conceituado e foi categórico quanto à causa das pedras. Segundo ele, a creatina por si só não causa as pedras nos rins. Mas associada a outros minerais contidos em nosso organismo e à alimentação que temos pode sim ocasionar a criação das pedras. Lógico, isso varia de pessoa para pessoa. Como o próprio artigo disse, não se pode atribuir um problemas totalmente ao uso da creatina. Ao final, interessantemente, ele não me mandou parar de tomar creatina. Mas recomendou um uso moderado: 3 gramas por dia (independentemente do seu tamanho), dando um intervalo de 2 meses após 3 meses de uso. O intervalo seria interessante para dissolver e expelir eventual corpo estranho em formação. Segundo o médico, terá dias que suas células estarão tão saturadas com creatina que 90% do que você tomar (3 gramas) será eliminado na urina (isso se não se associar a outros minerais e virar pedrinhas rs). Em contrapartida, tenho um amigo que diz que toma creatina há mais de dois anos (sem intervalo) e nunca teve problemas. Sei lá, acho que cada corpo reage de uma forma. Ninguém é igual a ninguém. Só sei que não quero sofrer de novo tudo o que sofri. Fica aí meu relato e minha dica. Lembrando que não entendo nada de biologia, química e medicina. Estou apenas repetindo o que me foi passado por um profissional que entende do assunto. Abraço a todos e bons treinos!

    • No próprio site recomenda ciclar creatina. Eu já tinha isso em mente. Teu relato só confirmou.

    • Minha nutricionista recomendou o mesmo intervalo: usar por 3 meses e folgar 2.

    • Rodrigo Cavalcanti

      Cara que relato, parabéns, o mundo precisa de mais pessoas como você.

    • Caro Olavo Fonseca, muito bom o relato de sua experiência com a creatina, ou seja,possivelmente causa de cálculos renais; todavia já existe um protocolo amplamente divulgado, inclusive pela internet, quanto a associação de cloreto de magnésio(o chamado mineral da vida) P.A.; que dentre inúmeras funções no corpo humano protege os rins contra a formação de cálculos; faça uma experiência e de adeus aos cálculos, ficarão apenas a lembrança desta infeliz experiencia ( ver como usar no https://www.youtube.com/watch?v=IO38ciExOw0 )

  16. bom! eu ja tomei creatina e gostei do resultado.

    só que fiquei cheia de celulite, mesmo cuidando da alimentação…
    acredito que seja apenas pq eu ja tenha condição genética para isso.

  17. Fui doar sangue e fui impedido pela médica devido a estar tomando creatina, falou que seria esteróides anabolizantes. Mas já havia pesquisado sobre a creatina neste site e aprendi sobre seus benefícios. Continuo utilizando, pena que não posso doar sangue. Parabéns pelo post.

  18. O meu problema com creatina é a dor de cabeça muito forte quando levanto peso no meu limite, principalmente em trabalho de pernas, mas ela me deu uma maior força. Parei de usar, treinar com dor de cabeça não tem como, fiz verificação de pressão e tomografia do cranio na epoca e não apareceu nenhum problema, depois que parei de usar creatina não doeu mais, passados uns 06 meses voltei a usar creatina de outra marca e a dor voltou igual antes, parecia que a cabeça ia explodir. Parei definitivamente com creatina.

  19. E a enxaqueca? que muita gente tem por causa da creatina? não faz mal?

    • Nunca conheci ninguém que teve dor de cabeça por conta de creatina, eu incluso… e já fiquei 1 ano inteiro usando creatina sem parar.

      Dor de cabeça durante exercício tem grandes chances de ser problema com pressão arterial cara, se eu fosse você procurava ajuda.

      • Eu conheço varios, inclusive eu. Todas as vezes que tomei creatina atacou a enxaqueca logo depois que tomo. Pergunte pra alguem que treine e que tenha enxaquecas. Enxaqueca não é dor de cabeça grande.

  20. NÃO TOMEM ISSO!

  21. Quem tem pré disposição a ter queda de cabelo, vai acelerar um pouco.

    • Realmente , eu tenho problemas com queda de cabelo , e sempre que tomo creatina o cabelo começa a cair mesmo .. parei de tomar … é muito estranho esse suplemento , se ele é natural e não tem nenhum componente anabolizante , porque ele aumenta a queda de cabelo ?

  22. o Uso de Creatina causa crises em pessoas que possuem predisposição a: síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, hiperventilação, depressão. Se você tiver asma ou bronquite, não tome de forma alguma, o arrependimento e os efeitos colaterais virão como raio.

  23. Alisson Rodrigues

    Vocês são fodas.. Vlw.

  24. qual o artigo relacionado ao diabetes? olhei em todos e n achei! O.o

  25. Ótima matéria!!!! Parabéns, e obrigada!!

  26. Um amigou meu relatou que o uso da creatina agrava suas dores de cabeça, porém, já usei no passado e retornei com o uso agora, e em mim nunca deu nada.

    Matéria muito esclarecedora. Obrigado!

  27. Só um adendo, BEBAM ÁGUA, e quando falo ÁGUA, é muita ÁGUA pois é isso que ela vai absorver.

    E para os casados, namorados etc, etc. Façam essa sua regra, pois tomei creatina durante um tempo negligenciando o consumo adequado de água e é sério, o esperma vira tipo uma, pasta muito incomodo.

  28. Recentemente iniciei meu tratamento com retrovirais (comprimido 3×1) e fazia uso de creatina.
    A farmacêutica me orientou que era necessário que eu parasse de consumir creatina, e disse que além desta estava também proibido o BCAA, pois haviam estudos que utilização destes produtos com os retrovirais prejudicavam o fígado. Whey está liberado o uso.
    Tentei pesquisar algo mas não consegui encontrar nada, apenas um artigo que talvez explique um dos problemas iniciais do remédio (muitos pesadelos), que algumas pessoas tem (meu caso) e está ligado ao fígado.
    Eu vou seguir as orientações da farmacêutica e já suspendi o uso da creatina, pois a médica quando comentei disse desconhecer a relação.
    Gostaria de saber se tem mais informações sobre o assunto, achei interessante e gostaria de entender o motivo.
    Se puderem me ajudar ficarei grato.
    Ou ainda se acharem interessante, fazer um artigo sobre o tema.

  29. Marcelo de Assis

    Apesar de gostar muito de vários sites de musculação, nunca confio integralmente em dicas que lidam com saúde. Então fui questionar minha nutricionista sobre Creatina e ela deu uma resposta completamente favorável ao uso.
    E nem era uma pessoa do meio da musculação, pra ficar puxando sardinha pro uso de suplementos.

  30. PERFEITO,MUITO ESCLARECEDORA Á MATÉRIA,AGORA ACABOU O MITO DE QUE CREATINA FAZ MAL!!!

  31. Primeira vez que tomei creatina não houve nenhum efeito negativo em mim, já a algum tempo depois fui tomar pela segunda vez e tive diarreia então parei de tomar, fiz mais uma tentativa pela terceira vez e tive a mesma coisa. Será que tem haver com a creatina ou pode ter sido só uma coincidência?

  32. Existe um efeito colateral: aumento de peso.
    :*

  33. Só digo o seguinte: tomo 1 colher de chá (5 mg) de creatina todos os dias há 2 anos e meus rins, fígado e etc. estão muito bem. (Também bebo 3 litros de água por dia.)

  34. MATHEUS FERREIRA DE ANDRADE

    A creatina creator da Black skull é Boa? Da pra tomar de boa mesmo não tendo o selo da creapure?

  35. Olá, ótima matéria !!!!
    Só faltou o ícone do WHATZAP para que eu pudesse compartilhar estas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.