Home / Testosterona / 52 dicas para aumentar a produção natural de testosterona

52 dicas para aumentar a produção natural de testosterona

A testosterona é o principal hormônio anabólico natural que o corpo produz e ela é o principal limitador de quanta massa muscular você pode ganhar e manter naturalmente (considerando que você treina e se alimenta da maneira certa).

Torna-se óbvio que devemos tentar aumentar a produção natural de testosterona de qualquer forma para gerar mais resultados – quanto mais, melhor.

Clique aqui

Mesmo assim as pessoas subestimam o quanto aumentar a testosterona é importante nos dias de hoje.

Poucos sabem que a testosterona é um hormônio em declínio, a cada década que passa os homens estão produzindo menos testosterona. Homens em 1988 tinham mais testosterona do que em 1996, e hoje em dia ainda menos (1).

Porque isto está acontecendo ?

Resumindo em poucas palavras: porque estamos adotando hábitos cada vez piores relacionados a atividade física e nutrição. Muitas vezes estes hábitos passam despercebidos porque se tornaram normais em nosso cotidiano.

Em suma, você pode estar matando a sua testosterona natural sem saber, e você precisa de cada “gota” dela para extrair o máximo dos treinos e manter uma vida saudável (e com ereções saudáveis também).

aumentar-testosterona

Clique aqui

Alguns sintomas de baixa testosterona:

  • Desânimo
  • Falta de motivação
  • Ereções fracas (pênis não costuma ficar 100% ereto).
  • Infertilidade
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Facilidade para acumular gordura
  • Insônia
  • Falta de força
  • Dificuldade para ganhar massa muscular

Independente de você estar sentindo sintomas de baixa testosterona ou simplesmente quer aprimorar seus níveis atuais, veja 51 dicas sobre como aumentar a produção natural de testosterona direta ou indiretamente.

E acredite, por mais simplória e boba que uma dica possa ser, existe um fundamento científico ou empírico por trás para que o ato ajude você a produzir mais testosterona, portanto não subestime nenhum item!

1 – Perca gordura. Se você tem gordura em excesso, esqueça qualquer outro objetivo e foque-se integralmente em perdê-la. Quanto mais gordura, mais estrogênio você poderá produzir e quanto mais estrogênio, menos testosterona.

2 – Se alimente de forma natural. Comece a fazer escolhas mais sensatas na cozinha. Faça sua própria comida em vez de consumir alimentos processados prontos, evite consumo constante de fastfood, doces, etc… Não é necessário viver como um monge do Tibete, mas evitar exageros pode fazer uma grande diferença na sua testosterona.

3 – Evite ou elimine o consumo de álcool. Beber de vez em quando, jamais vai afetar sua testosterona ao ponto de influenciar seus resultados, mas beber com frequência e em grande quantidade, sim.

4 – Mantenha-se ativo fora da academia. Mesmo treinando com pesos, tente se manter ativo quando estiver fora da academia. Inatividade (leia-se “criar raízes no sofá”)  é uma assassina de hormônios.

5 – Experimente uma atividade de alta intensidade. Falando em atividade, experimente HIIT. Seções de atividade física curtas e de alta intensidade podem aumentar os níveis de testosterona.

6 – Zinco! Consuma mais alimentos ricos em zinco, como espinafre. Ingestão adequada de zinco está diretamente ligada com níveis mais altos de testosterona.

7 – Treine com foco em cargas e não em repetições. Treine mais focado para carga do que “pump”. Diminua o número de repetições (para 6-8) e aumente o peso. Lembrando que isto não significa fazer o exercício errado.

8 – Use um testo booster manipulado. É possível comprar alguns compostos manipulados que já vem com todas as substâncias capazes de elevar a testosterona naturalmente, como Mucuna, Eurycoma Longifolia, Feno Grego, tribulus e outras. Na Oficial Farma você consegue comprar o produto a pronta entrega com todas as substâncias.

9 – Tome sol. Luz solar auxilia na produção de vitamina D, que tem um papel importante na produção de hormônios anabólicos como a testosterona. Se não for possível tomar sol, use suplementos de vitamina D3 (tem que ser D3)

10– Reduza o barulho. Evite locais barulhentos, desligue a tv/som que fica ligado apenas como barulho de fundo. Isto tende a aumentar os níveis de estresse sem você perceber, o que influencia negativamente a testosterona.

11 – Torne o sono uma prioridade. Não importa quanto tempo você tem disponível para dormir por dia, é sempre possível se organizar dentro da sua realidade para conseguir dormir um pouco mais.

12 – Sonecas são amigas da testosterona. Tire sonecas no fim de semana, principalmente se você não tem o luxo de dormir o suficiente durante a semana.

13 – Aprenda a relaxar. Menos estresse = mais testosterona.

14 – Evite açúcar. Consumo excessivo de açúcar refinado é conhecido por derrubar a testosterona.

15 – Consuma gorduras saturadas. Pare de evitar gordura saturada a todo custo! As gorduras, até mesmo as saturadas, tem um papel importante na produção de hormônios. Moderação é essencial.

Para ver uma lista completa com 21 alimentos que aumentam a testosterona naturalmente <- clique.

16 – Não fuja do colesterol. O colesterol também tem um papel semelhante.

17 – Exercícios compostos. Tenha certeza que a maioria dos exercícios do treino são compostos (em vez de isoladores). Isto é óbvio, mas precisava ser dito.

18 – Não faça treinos desnecessariamente longos. Não fique viajando na maionese na academia por períodos extensos. Treine pesado e vá embora.

19 – Evite soja. Existem centenas de estudos falando que a soja aumenta os níveis de estrogênio e diminui a testosterona, e existe o mesmo número de estudos falando o contrário. A diferença é que a maioria dos estudos falando o contrário foram patrocinados pela própria indústria da soja. Na dúvida, evite. Existem coisas infinitamente melhores (e sem polêmica) para você ingerir.

20 – Coma nozes. Pesquisas sugerem uma forte relação entre o consumo de vitaminas e minerais presentes nas nozes e aumento dos níveis de testosterona.

21 – Faça mais sexo. Homens com vida sexual ativa, vivem mais e possuem mais testosterona.

22 – Coma mais repolho. Repolhos contém fitoquímicos chamados indole-3-carbinol que diminuem os níveis de estrogênio e, de quebra, aumentam a testosterona.

23 – Brócolis também. O brócolis também são fontes dos mesmos fitoquímicos.

24 – Considere o uso de um multivitamínico. Com a correria do dia a dia está cada vez mais difícil manter uma dieta variada o suficiente para prover todos os micronutrientes que precisamos. O multivitamínico entra como um plano de backup.

25 – Consuma gorduras boas. Ácidos graxos essenciais (gorduras boas) também ajudam na produção natural de hormônios. Algumas fontes de gorduras boas: óleo de peixe em cápsulas, peixes em geral e oleaginosas.

26 – Nada de jogar as gemas fora. Coma ovos inteiros, eles são ótimas fontes de gorduras e colesterol que o corpo usa para fazer testosterona e outros hormônios.

27 – Não passe fome. Evite, a todo custo, dietas com restrição drástica de calorias. Isto vai destruir a sua testosterona. Se você precisa perder peso, faça reduções discretas nas calorias, desta forma você vai perder peso sem sentir tanta fome e sem sacanear seus hormônios.

28 – Evite estimulantes como cafeína em excesso. Estimulantes em excesso = cortisol em excesso = menos testosterona. O que seria excesso ? Geralmente mais de 420mg de cafeína/dia.

29 – Orgânicos! Se for viável, dê preferência para alimentos orgânicos. Menos pesticidas e aditivos = sistema endócrino funcionando melhor.

30 – Pare de fumar, ponto. Cigarros possuem uma montanha de químicos que podem matar a sua testosterona.

31 – Coma mais alho. O alho é conhecido como um booster natural de testosterona.

32 – Nada de gordura trans. Evite gordura trans a qualquer custo.

33 – Seja explosivo no treino. Movimentos explosivos de força fazem com que o corpo produza mais testosterona naturalmente.

34 – Manteiga. Compre manteiga de qualidade e descarte para sempre a margarina.

35 – Evite dietas com baixa ingestão de gordura (boas ou ruins). Na tentativa de perder peso, muitas pessoas poderão cortar as gorduras para reduzir a ingestão de calorias. Como já foi dito, gorduras são essenciais para manter os hormônios em níveis adequados. Se precisa reduzir as calorias, faça isto através da redução de carboidratos.

36 – Não negligencie o descanso. Treino pesado e atividades físicas em geral são ótimas para sua testosterona natural, mas se você não permite o descanso, o contrário pode ocorrer. Tenha certeza de ter ao menos dois dias completos de descanso na semana.

37 – Faça um checkup médico. Existem inúmeros problemas de saúde e outros hormônios que podem derrubar sua testosterona. Tenha certeza fazer checkups médicos ao menos uma vez ao ano para manter sempre a saúde em dia.

38 – Coma carne vermelha. Carne vermelha é rica em gorduras saturadas, colesterol, zinco, creatina e vários outros nutrientes que influenciam os níveis hormonais.

39 – Considere treinar com um parceiro de treino. Treinar com um parceiro pode promover uma competição saudável, o que leva a ambos a treinarem mais e potencialmente extrair mais benefícios que o treino pode trazer para sua testosterona.

40 – Tempere tudo com alho. A principal substância que dá a característica ao alho é conhecida por aumentar os níveis naturais de testosterona – sem contar que é um temperos mais deliciosos que existe.

41 – Faça agachamento e levantamento terra. Fazer exercícios compostos é essencial para produzir hormônios anabólicos (e você já sabe disso), mas estes dois se superam por recrutar praticamente o corpo inteiro para serem executados. Quanto mais músculos sendo recrutados + testosterona.

42 – Controle a ingestão de fibra. Fibra é essencial para manter a saúde intestinal e outras coisas do corpo, mas fibra demais pode derrubar sua testosterona. Apenas não exagere em alimentos ricos em fibras – diversifique sua dieta.

43 – Jogue algumas cebolas em sua carne vermelha. Cebola é outro alimento que pode elevar naturalmente seu principal hormônio anabólico.

44 – Coma abacate. Abacate é rico tanto em gorduras boas como vitamina E; ambos vão ajudar a manter níveis adequados de testosterona.

45 – Evite aquecer sua comida dentro de plásticos. Plásticos, quando aquecidos, podem liberar substâncias chamadas BPA que imitam estrogênio. Quanto mais estrogênio no seu corpo, menos testosterona.

46 – Evite treinar até a falha completa. Treinar até a falha pode ser um método eficaz para determinar se você está treinando pesado, mas ir até a falha em todas as séries e repetições, só vai extrapolar sua recuperação e consequentemente afetar seus hormônios.

47 – Não gaste seu precioso dinheiro com suplementos milagrosos. Existem inúmeros suplementos que podem ajudar na produção natural de testosterona, mas se a promessa de um produto é muito grande pra ser verdade, é provavelmente porque não é verdade.

48 – Fuja da depressão. Talvez veja não seja tão fácil como falar, mas se existe o risco de você ter algum grau de depressão, procure ajuda profissional (não espere que o problema passe sozinho). Depressão pode derrubar sua testosterona de forma expressiva.

49 – Mantenha uma postura dominante. Pode parecer bobo, mas é comprovado cientificamente que postura corporal pode determinar até mesmo seus hormônios. Uma pessoa que se comportar como um inseto, frequentemente possui testosterona baixa, enquanto alguém que sempre mantém uma postura dominante possui testosterona alta. Nada de andar cabisbaixo, corcunda e desviar o olhar quando olharem para você. Sinta-se como se fosse a pessoa mais importante do lugar, mesmo que você não seja.

50 – Procure um endocrinologista esportivo. Na pior das hipóteses, é possível que você tenha naturalmente níveis baixos de testosterona. Mas você não precisa depender da sua genética; existem inúmeras maneiras para aumentar a testosterona através de medicamentos. Procure um endocrinologista.

51 – Diga adeus ao vegetarianismo. A não ser que você tenha crenças pessoais muito fortes contra o consumo de produtos de origem animal, evitar carnes e outras coisas do gênero só vai diminuir sua testosterona.

52 – Evite dietas que proíba um macronutriente completamente. Você precisa de todos os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) para produzir testosterona ao máximo, cortar um grupo de macronutrientes pode ter o efeito oposto ao desejado.

Em suma, o que você precisa fazer para aumentar a testosterona naturalmente ?

Além destas dicas, existe uma infinidade de outros fatores que também podem aumentar (ou diminuir) a testosterona natural, mas você não precisa necessariamente complicar sua vida para manter níveis deste hormônio no topo da referência.

Em síntese, o que este texto tenta explicar através das dicas é que para aumentar a testosterona naturalmente você precisa tentar viver uma vida com mais equilíbrio, sem exageros e evitar os maus hábitos da nossa sociedade que são encarados como normais (mas que mesmo assim matam seus hormônios anabólicos).

Basicamente, o que isto significa ?

  • Evite ou elimine o consumo de drogas como álcool e cigarro
  • Evite o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar. Em vez disso, faça sua própria comida.
  • Tente dormir melhor dentro do seu possível
  • Não se estresse, pelo menos não com coisas que você não tem como controlar.
  • Treine pesado usando menos repetições e mais carga (isto não significa que o treino não será para hipertrofia, pelo contrário, você pode ter ganhos até melhores)
  • Se você tem gordura em excesso, não tente tapar o sol com uma peneira. Pare tudo e tente perder o excesso antes de qualquer coisa. Isso só vai atrasar seus ganhos em termos de massa muscular, afetar sua saúde e até autoestima.

Referências

1 – https://www.endocrine.org/news-room/press-release-archives/2006/testosterone_lvls_in_men_decline

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

Clique aqui para saber mais

103 comentários

  1. Paulo Henrique

    Eu leio 95% dos seus emails. Vocês não tem noção do quanto já aprendi com vocês. Estão de parabéns! Excelente trabalho.

  2. boa matéria, parabéns!

  3. Muito bom o artigo, ajuda principalmente as mulheres que tem baixissimo nível de testosterona.

  4. Tenho 14 anos treino diariamente um dia treino costas e bíceps outro dia treino tríceps e peito, outro dia treino pernas, primeiro eu queria saber se estou certo em treinar assim pela minha idade e também se eu seguir essas dicas vão surgir efeitos significativos… Agradeço aos que poderem tirar minhas dúvidas.

    • Não se esqueça dos ombros e trapézio, são a base para os músculos maiores.

    • Bruno Henrique

      Guilherme, está uma ficha ABC básica: peito + tríceps; costas + bíceps; ombros + pernas.
      Faltou o ombro no seu treino. Inclua exercícios para fortalecimentos destes músculos também.
      Eu não sou especialista, não sou formado em educação física mas treino com a ficha ABC já a um bom tempo e tenho obtido resultados sim.
      Já ouvi dizer que seria interessante separar os treinos da seguinte maneira:
      Segunda: peito e tríceps
      Terça: abdômen
      Quarta: costas e bíceps
      Quinta: pernas
      Sexta: Ombros
      Desta formas os execícios compostos ficaram intercalados e terão 48 horas de descanso.
      Procure a orientação de um profissional e… mãos a obra! Não se esqueça da alimentação adequada! Boa sorte!

      • Junta ombro com abdômen e divide a perna em 2 treinos.
        Pernas são metade do teu corpo, merecem 2 dias.
        Se possível treinar ao sábado, tira tríceps e bíceps dos treinos A e C e foca apenas bracos no sábado.

        Comigo, funciona super bem. Sugiro experimentar.
        Abraço!

    • cade o treino de deltoides amigao?

    • Há quanto tempo você treina? 3 Vezes por semana? Não sei qual o seu objetivo, mas eu faria um pouco diferente, eu faria Costas em um dia, peito em outro e bíceps, tríceps e pernas em outro. Acredito eu que com uma rotina assim você consegue pegar mais pesado no treino e, consequentemente ter maiores resultados. Mas é só a minha opinião, na dúvida consulte o seu instrutor. Abraços

    • Uma dica , não esqueça os deltóides como foi dito na maioria dos comentários, casa queira , uma opção que eu faço uso, é o treino push/pull/ legs, só que com uma diferença, o posterior do ombro eu treino no dia de costas, fica assim
      Peito,tríceps, deltóide anterior e medial
      Costas, bíceps, posterior de ombro e trapézio
      Pernas e abdômen
      Abraços

    • Carlos Alexander

      Olá Guilherme! Seria importante saber algo muito básico, porém necessário. Toda vez, que empurramos em exercícios como para peito e ombro, automaticamente trabalhamos os tríceps, e sempre que executamos exercícios que precisamos puxar, como costas, trabalhamos involuntariamente os bíceps, estão para não haver sobrecarga, seria aconselhável, converter os fatores. Espero ter ajudado, grande abraço…

    • Você é novo brother, diferente da mulher depois que vira “mocinha” para de crescer. Você vai até os 21 então antes disso pelo menos até seus 18 evite muito peso para não atrapalhar seu crescimento. Pra quem tem mais de 18 recomendo o meu treino brow:

      SEGUNDA: Só abdome pede para seu prof passar um treino top(mas é pra doer a semana toda). TERÇA: De manhã bíceps e tríceps a noite peito e trapézio +abdome de manhã (tradicional, oblíquo, com perna elevada)
      QUARTA: Perna +abdome (tradicional, oblíquo, com perna elevada)
      QUINTA: De manhã bíceps e tríceps a noite Costas e ombro +abdome de manhã (tradicional, oblíquo, com perna elevada)
      SEXTA: De manhã bíceps e tríceps a noite peito e trapézio +abdome de manhã (tradicional, oblíquo, com perna elevada)
      SÁBADO Perna +abdome (tradicional, oblíquo, com perna elevada)

    • Thiago Magalhães

      Escolha exercícios adequados para que no dia de “empurrar” consiga trabalhar adequadamente peitorais, tríceps e ombros, já que em muitos os 3 são solicitados. Dê preferência a um treino curto e de alta intensidade! Obs: treinos longos não são intensos.

  5. Estou acompanhando vcs agora, e aprendendo muito com as dicas. Muito bom.os artigos show. Parabéns

  6. Algum afeminado tentando argumentar a favor da soja em 3…2…1…

  7. 34- Evite banhos quentes (se possivel nunca tome) , principalmente após um treino pesado..

    • Nada melhor q uma ducha fria!!

    • porque brother?

    • nossa mano, nada haver… nada haver msmo…

    • brother toma banho frio depois do treino e que n pode seu corpo t quente ,dai vc joga agua fria vai da um choque termico o ideal agua morna ,mas de acordo com o texto n influencia nada e so uma dica

      • Hector Lúcio

        A indicação é banho GELADO, mesmo! porque estimula a circulação sanguínea…em outras palavras o sangue irá fluir melhor em seu corpo…

        • FABIO DE ANDRADE

          cara, o que estimula a circulação sanguínea é justamente o uso do aquecimento no local, ou seja, banho quente seria mais estimulante. Falou besteira.

      • Depois do Treino, sempre é bom um BANHO GELADO!! ajuda na recuperação das Fibras (musculatura) e na circulação sanguínea…atletas de alto rendimento inclusive, tendem a mergulhar os músculos em baldes com gelo e etc.. e de certa forma, ajudam na hipertrofia, com a recuperação rapida de fibras…existem VARIOS artigos sobre isso, alem de ser uma pratica nativa a muito tempo em fisioterapia e etc….mesmo principio da SAUNA por exemplo. Banho morno/quente, somente prejudica ( pele / cabelos / musculatura) a não ser no fim do DIA, pois ajuda no relaxamento muscular, preparando para o SONO.

  8. Parabéns pelas matérias! Sempre com conteudo excelente!

  9. Treinar pernas intensamente tbm gera mais testosterona.

  10. Ótima matéria! Acho que por isso não me desenvolvo mais tão bem. Meu corpo chegou a um limite e não cresce mais, pensei até em apelar para ciclos, mas vou fazer o que vocês disseram nessa matéria. Quero tirar uma dúvida também; por conta própria mudei meus treinos para trabalhar a parte da frente toda junta e parte de trás toda junta para poder forçar mais, tipo, peito e bíceps segunda, costas e ombros na terça-feira. Alguém sabe me dizer se isso é bom? Aguardo resposta e agradeço muito por essas matérias bem elaboradas.

    • Olha cara se tu gosta de ABC, aconselho a fazer peito e tríceps e no outro dia costas e bíceps, pois treinando bíceps num dia e dorsal no outro, que utiliza um monte de antebraço e bíceps fica tenso, o teu treino não vai render tanto. Mas é só uma dica, eu faço ABCDE e não tenho esse tipo de problema…

    • Olha mano, peito e bíceps, costa e tríceps não é um bom treino não. Pq vc vai sempre estar malhando o mesmo músculo 2 dias seguidos, e isso não é bom!
      Abraços

    • Moisés naonexiste treinos específicos e regras formadas para obtermos o resultado esperado. Os estudos revelam q ao treinar o peito com a intensidade certa temos o mesmo resultado do q treinar individualmente.. e mesmo se for tradução treinar por seguimento peito, ombro e tríceps o q não recomendaria pois se o objetivo e crescer a ideia de enfatizar tudo junto em menos tempo, te daria mais tempo para recupera ( onde aconteceria os preceso para o crescimento. Mas ok o disse não existe uma regra e sim aquele q vc gosta de treinar. Uma dica é, crie um diário e avalie seus tr íons de tempos em tempos. A única coisa q sabemos ser eficaz em qualquer treino e a periodização. Com ela saberá quando e se o treino q vc adotou teve eficiência para seu objetivo. A e não esqueça de uma boa avaliação nutricional. Valeu, bons treinos.

    • Eu não curto esse tipo de divisão.
      Se tu faz treino ABC, por exemplo, imagina que numa semana tu treina o bíceps 2 vezes, no treino de peito, e ainda recruta outras 2 vezes durante o treino de costas.
      O mesmo para o tríceps, que não descansa nunca…

      No entanto, se for treino ABCD(E), e tu abrir um dia de intervalo entre peito e costas, não chega a ter o problema que comentei antes.
      Mas nesse caso, eu prefiro outras divisões…

  11. Fiquei na duvida sobre o CAFÉ.

    Afinal, devo ou nao ingerir café? eu gosto bastante, tomo sem açucar, de manhã e tambem alguns dias antes do treino. Confesso que gosto da sensação de estimulo que ele da, muito mais do que do gosto. As vezes me sinto mais empolgado e bem humorado após uma boa xícara de café, será que isso realmente pode ser prejudicial a produçao de testo, entre outos malefícios? alguem sabe esclarecer? Obrigado

  12. Carlos Eduardo

    Ótimo post, o mais difícil é seguir tudo dito, e o pior de tudo é fugir do stress , mas é bom reler pra manter o foco!

  13. Excelente essa matéria, parabéns.

  14. meu treino…
    segunda: peito e panturrilha
    terça: costa e abdomen
    quarta: pernas e panturilha
    quinta:deltoides ,trapezio e abdomen
    sexta:braço e panturilha
    gostei desse treino pq pego pego pesado e o musculo tem bastante tempo pra recuperar , os musculos estao mais amostra

  15. Jonatha Santos

    Muito bom artigo

  16. Ué, como na dica 14 fala pra consumir gordura (até as saturadas) e na 31 fala pra evitar? Faltou uma coerência ai…

    • Por isso marombeiro tem fama de ser burro: cara, gordura saturada não é a mesma que gordura TRANS.

      • Então brother, aí que ta. Eu, você, e algumas outras pessoas entendem essa diferença. Mas, nem todos sabem qual ingerir e qual evitar.

        • Nossa. Qualquer um que pegar uma tabela nutricional de margarina vai ver que há: Gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras insaturadas e gorduras trans.

          Fica meio óbvio saber que há diferença entre as 3.

          Pra quem ainda tem dúvida: gorduras saturadas e insaturadas devem ser consumidas pois são fundamentais pro nosso metabolismo;

          Gorduras trans é a gordura do capeta, fique longe dela.

  17. Olá td bem, gostaria de saber se o treino que eu faço tá certo segunda treino peito, terça treino pernas e triceps quarta ombro e biceps quinta costas e sexta aeróbica com pernas. …

  18. Esse post serve para mulher também? Sei que a mulher produz de 20 a 30 vezes menos testosterona que o homem e que se toma pílula anticoncepcional esse nível piora ainda mais.
    Entretanto, se eu executar essas dicas consigo elevar o meu nível de testosterona? mesmo que seja bem pouco?

    obrigada

  19. IMPOSIÇÃO DE VÁRIAS MENTIRAS AOS SEGUIDORES.

  20. Boa tarde,
    Referente a manteiga, posso usar como uma boa fonte de gordura??
    Ou manter um bom azeite e as castanhas, nozes é melhor???

    • Até pode, mas fique atento à tabela nutricional.

      Deve ser consumido os 2 tipos de gordura, mas deve haver cuidado na quantidade delas. Evite o exagero nas gorduras, principalmente as saturadas, ok?

      E fique longe das trans.

  21. Há pouco substituí a margarina por Becel que tem omegas 6 e 9.

  22. galera, eu treino há 4 meses dividido em ABC x 2. vcs acham q eu já posso passar meu treino pra ABCDE? se sim, quantos exercícios deveria fazer para cada musculo? obrigado

  23. Show de bola as dicas, vou seguir.

  24. Com certeza o melhor site de dicas sobre tudo no mundo da musculação! Estão de parabéns…

  25. essas dicas são ótimas!

  26. Poderia tomar a cafeína para estimular no treino (treino pela manhã) e depois do treino tomar vit C para cortar o cortizol, e nas refeições seguintes estimular a testosterona?

  27. Galera, analisem meu treino, focado na hipertrofia. Treino em dias alternados.
    TREINO A: Agachamento, Supino Reto, Barra Fixa, Paralelas, Remada Curvada, Elevação Lateral e Rosca Direta.
    TREINO B: Agachamento, Panturrilha em Pé, Terra, Desenvolvimento Militar, Pullover, Crucifixo Inclinado, Rosca Direta e Tríceps na Testa.
    Sugestão, correção, fiquem à vontade.

    • Léo, está TUDO errado. Dívida seus treinos por grupos musculares, utilizando também os músculos secundários no mesmo dia. Pesquise treinos já prontos e utilize como base.

    • Seu treino mistura tudo e não da tempo para descanso.

      Uma boa opção para dividir o treino em duas partes:

      A – Peito, tríceps, ombro, abdome
      B – Costas, bíceps, pernas
      C – “Descanso” kkk

  28. Gente eu fiz um ciclo de ultra lenta e acabou a 1 mês e meio e eu optei por não fazer tpc mas estou percebendo q estou perdendo volume !! O que eu faço ? Vale apena fazer tpc agora ?

  29. Johnny Wollaxce

    Show as dicas.

  30. Não concordo com a último ítem, spbre margarina, a margarina também é cheia de gordura trans e ultramenter processada, aumentando o colesterol ruim, quanto mais barriga, menor a testosterona produzida

  31. Tribulus terrestre

  32. Muito Obrigado pelas dicas tô aprendendl com os email de vocês 💪

  33. Boa noite ,minha nutricionista passou nutrem active três vezes ao dia porém ela passou uma dieta tabem pra ganho de massa magra ,mas fora a dieta ela passou página indicando o comer após treino e antes do treino. Ela indicou BCA ,maltodextrina,antioxidante ,creantina entre outros fora o nutrem me indicou whey protein
    Entre outra coisa peito de frango ,nozes ,banana aveia ovos ,atum e etc oq acham.

  34. parei de ler no “Evite álcool” e fui chorar

  35. Faço treino abcde, a cada dois meses mudo de exercicios, e descanso uma semana, tenho uma alimentação saudável, tenho 43 anos, e treino desde os 20
    Tenho um fisico legal, nunca tomei suprimentos, uma boa alimentação, e multivitaminicos, pra mim é essencial

  36. Excelente artigo. Parabéns equipe.

  37. Amei o post…obrigado pelas dicas ;)

  38. quanto a “faça mais sexo” tem um porém: o esperma é rico em zinco e o corpo perde este mineral a cada ejaculação. Sem falar que o nível de testosterona cai bruscamente após a ejaculação e aumenta significativamente após 7 dias de abstinência.

  39. Uma coisa que é desafiador para nos brasileiros(ou pelo menos para mim) é o estress kkkk! é um estress toda vez que vou ao mercado, tudo caro, abastecer o carro, andar de transporte publico ou transito….kkkk !!!

  40. a soja realmente aumenta o estrogênio ,mas na sua formula isolada este efeito não existe ! e não se esquecam de tomar o vosso tao aclamado wheykkkkkkk! o maior engrossador de pele da atualidade ! os trintões que o digam pois o gh natural já era whey e so pra frangos naturais com menos de trinta anos e com seus trinta e poucos de braceta ou para hormonizados que estes pos de leite não engrossarão a pele no mais vejam os valores de 1 kg de proteína ISOLADA de soja 30 mangos valor biológico 100 !

  41. Resumo:
    1)Consumir boas quantidades de:
    Colesterol
    Ômega 3
    Gorduras Saturadas
    Gorduras insaturadas

    2)Evitar:
    Gorduras Oxidadas
    Gorduras Trans
    Gorduras hidrogenadas
    Oleos vejetais( exeto coco, oliva, abacate)
    Ômega 6 e 9.

    3)Faça TRT, B&C, Low Test, etc.

  42. Só uma curiosidade, a respeito de cigarro, fumo paiero (estou parando), mas só por curiosidade, ele seria tão nocivo quanto o cigarro de papel, lógico que é prejudicial, mas queria saber em relação a um comparado ao outro
    Abraços

  43. Matheus Davel

    Dica importante: Evite se masturbar. 7 dias sem se masturbar e sua testosterona dá um pico gigante de produção.

    Façam o teste.

  44. Também evitar garrafas plásticas com bisphenol-A (BPA), também responsável por diminuir os níveis de testosterona.

  45. É muito fácil mandar as pessoas comerem manteiga quando vc não é intolerante à lactose.

  46. Bárbara Jordão

    Boa tarde!
    Essas dicas também valem para mulheres?
    Obs.: Faço uso de anticoncepcionais e tenho 30 anos.

  47. E o estrogenio presente no leite integral? não existe nenhum estudo que tenha medido isso?

  48. WILLIAM PEDROSO

    Estou razoavelmente malhado, mas minhas irmãs reclamam que estou com o rosto muito caveiroso, mas se eu tento engordar, minha comida vai todo pra barriga, fico parecendo um canudinho com uma azeitona dentro rsrs Sem contar que já tenho 49 anos. Como ganhar mais massa e não barriga?

  49. Tenho 20 anos, 174cm e 77kg. Tenho uma barriga considerável(só barriga), mas tenho pouca massa magra.. Será se era melhor eu tentar perder gordura ou ganhar logo massa muscular ?

    • André Cristiano

      Faça dieta lowcarbo. Treine para ganho de massa muscular, hipertrofia. Consuma bastante proteína. Perca sua gordura primeiro, depois ganhe massa magra. Paciencia, dieta, treino e sono.

  50. Muito bo, adorei

  51. Boas dicas! Parabéns pela matéria!

  52. Baseadinho tá liberado !!!!

  53. olha gostei e aprendi muito

  54. Pare de evitar gordura saturada a todo custo! As gorduras, até mesmo as saturadas ouvir dizer que fazia mal pro coração a saturada

  55. Uso proteína de soja como suplemento e tá funcionando, polêmico mesmo.

  56. Tomar sol aumenta a testosterona?

  57. Post muito bom , simples e direto parabéns pelos artigos

  58. Eu não sou vegetariano, mas sei que existem vários atletas que são e mantém seus resultados altos. O problema não é evitar alimentos de origem animal, mas sim se manter consciente do que está consumindo quando se é vegetariano. Eu particularmente sinto mais trabalhoso escolher melhor alimentos de origem vegetal, dá mais trabalho mesmo porque temos uma educação contrária a isso. Mas de modo algum ser vegetariano impede resultados de hipertrofia, vai exigir mais trabalho (mas já dá muito trabalho chegar a hipertrofia sendo carnívoro que é quase equivalente). Adoro o site mas creio que nesse quesito foi infeliz.

  59. Concordo. A alimentação perfeita seria aquela isenta de carne. A natureza nos oferece tudo que precisamos para o desenvolvimento corporal, basta pesquisar.

  60. Use ou não use testo booster?

  61. Ótima matéria!
    Só que os itens 8 e 47 estão contraditórios. Tomar ou não tomar “testo boosters”? Eu tomo ZMA, não como testo booster mas para complementar os nutrientes Zinco, Magnésio e Vit. B6, que por consequência “aumentaria” a testosterona…

  62. Dica 8

    Dica 47

    ???

    decidam-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons