Home / Dieta e Nutrição / Ovo inteiro ou só a clara ? O dilema do colesterol

Ovo inteiro ou só a clara ? O dilema do colesterol

Clique aqui

Algumas pessoas, em pleno século 21 e com tanto material disponível para pesquisar, ainda jogam a gema do ovo fora.

Caras que tem como objetivo hipertrofia muscular, especialmente naturais, estariam extraindo muito mais benefícios da dieta consumindo o ovo inteiro.

Quando você descarta a gema do ovo, além de jogar uma parte do dinheiro fora, também desperdiça a maioria dos benefícios deste alimento. Ovos são ricos em vitaminas B2, B12, A, B5, selênio e muitos outros nutrientes que favorecem a saúde e auxiliam na hipertrofia muscular (com o detalhe que a maioria dos nutrientes, cerca de 80%, são encontrados na gema).

O problema é que muitas pessoas ainda acreditam que o colesterol do ovo é o principal impeditivo para a inclusão deste alimento na dieta. Quando ouvimos a palavra “colesterol”, imediatamente imaginamos artérias entupindo e problemas cardíacos no futuro.

Contudo, as coisas estão longe de serem tão simples assim. O colesterol é uma parte muito importante do nosso organismo; faz parte de cada membrana celular que temos e é usado até mesmo na produção de hormônios como a testosterona, estrogênio e cortisol.

Clique aqui

Dado a importância do colesterol, o próprio corpo tem seus meios para garantir que sempre teremos a quantia adequada circulando no corpo – se não ingerimos colesterol através da dieta, o corpo (através do fígado) começa a produzir mais, e vice-versa.

Com isto dito, consumir colesterol através da dieta não necessariamente significa que você vai ter colesterol alto, já que o corpo vai tentar controlar o quanto colesterol estará disponível através da ingestão e da própria produção pelo fígado.

Ok, mas quantos ovos inteiros podemos consumir por dia com segurança ?

Um ovo médio fornece cerca de 180mg de colesterol, que é 60% do que o corpo precisa por dia. Porém, estas métricas de necessidades diárias são muito subjetivas, já que uma pessoa de 50kg que não faz atividades físicas pode precisar de quantidades diferentes de colesterol comparando, digamos, com uma pessoa de 90kg que treina pesado e carrega mais massa muscular no corpo. Um exemplo disso são fisiculturistas que relatam consumir uma dúzia de ovos por dia ou mais, sem maiores problemas.

00FEgg

Indo pelo lado científico, estudos sobre o assunto sugerem que consumir de 1 a 3 ovos inteiros todos os dias só trará benefícios decorrentes do valor nutricional do alimento. Infelizmente, não há um estudo que especifique, sem sombra de dúvidas, que um número “X” de ovos por dia começa a prejudicar a saúde; somente especulação.

Porém, considerando a “pior” hipótese possível, onde só podemos ingerir no máximo 3 ovos por dia, somente com esta quantia conservadora você já estará ingerindo cerca de 18g de proteína de altíssima qualidade, acompanhados de vários nutrientes que auxiliarão a hipertrofia; basta adicionar uma fonte de carboidratos e você terá uma refeição completa.

Com isto dito, em vez de jogar mais da metade do seu dinheiro fora desperdiçando as gemas, experimente incluir ovos inteiros, mas em quantidades menores e extraia o restante da necessidade proteica diária de outros alimentos. Esta é a melhor maneira para economizar dinheiro, extrair todos os benefícios que só os ovos inteiros podem entregar e ainda manter um equilíbrio saudável.

Referências

  1. http://atvb.ahajournals.org/content/16/10/1222.long
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC24942/
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22037012
  4. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0026049565900028

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.
Clique aqui para saber mais

72 comentários

  1. Ótimo post!! Esse mito já foi derrubado faz tempo! Eu consumo varios ovos interos por dia e nunca tive problemas, pelo contrário!

  2. É, nos tempos de agora, vou repensar nas gemas…..costumo comer 3 claras de manhã e 3 claras+1 Gema antes de dormir, ou seja de cada 6 ovos jogo 5 claras fora.

    • * corrigindo, jogo 5 GEMAS fora

    • Mas que burragem cara. Em pleno século 21 vc ainda faz isso? Fala sério man

    • Fazer exame de sangue que é bom nada neh? Faço exames periódicos, em vez de ficar acreditando em X estudo ou em Y, acredito no resultado dos meus exames. Como 3 ovos inteiro por dia há pelo menos 1 ano.

      • Eu idem. Como 8 a 10 ovos inteiros por dia e faço exames a cada seis meses mais ou menos, e o resultado deles é só o que importa pra mim. Meu colesterol não chega nem perto de estar alto. É claro que é preciso considerar que o resto da minha dieta é super regrada, eu faço AEJ quatro vezes por semana e puxo ferro.

  3. Já tinha visto outro post semelhante a esse aqui no hipertrofia muito bom,abre a cabeça da galera ai, que tem mts ”maromba” ai que só sabe ciclar EA’s mas n tem o princípio de muitas coisas. Como 8 ovos por dia.

  4. E fiz testes de colesterol há 1 mes atrás, estava tudo certo.

  5. E no caso da dieta para perder gordura, é indicado o consumo?

    • Sim, ovos possuem uma boa quantidade de protéina e poucas calorias/carboidratos.

    • Hugo, sim. Pode parecer contraditorio, mas a ingestao de gorduras boas auxilia na perda de gordura. Os hormonios esteroides do corpo (testosterona, estrogeno) sao compostos tambem por lipidios (gordura). A testosterona por si so auxilia na queima de gordura. O que vai resultar na perda de peso no final das contas alem dos macronutrientes é a ingestao calorica. Voce precisa de um deficit pra poder obter perda de pesa e consequentemente gordura (por exemplo gordura abdominal).

  6. luis henrique

    gostaria de uma esclarecer uma duvida!

    faço um omelete utilizando 3 ovos ( sendo 1 inteiro e os outros 2 somente a clara),2 colheres de frango desfiado temperados apenas com sal e pouco milho e ervilha e 2 fatias picadas de queijo branco!

    estou comendo no cafe da tarde, sendo que só treino após as 22 horas! há algum problema ? e quantos gramas aproximadamente há de proteina nessa receita!

    • Não entendi a relação entre comer esse omelete e treinar após às 22h. O único problema será se vc não comer mais nada até a hora do treino. Seu omelete deve ter em torno de 25g de proteína.

  7. Temos que lembrar também de contar as calorias estrax das gemas, eu no caso como cerca de 30 ovos/dia, e apenas 10 gemas, por cnta da quantidade de gordura e calorias na dieta, sendo cut ou off conte calorias !

  8. Quanto ao “jogar dinheiro fora” (junto com a gema) é algo bem subjetivo. No meu café da manhã, geralmente, consumo 5 ovos (3 só as claras, 2 inteiros), fora outros ovos que posso vir a comer ao longo do dia (em sanduíches etc.) e mesmo que jogue a gema fora não é desperdício de dinheiro. Se o próprio post estipula que uma única gema atingiria 60% do colesterol de nossa N.D. por que então o indivíduo comeria 12 gemas por dia (chegando a 720% do que necessitamos de colesterol) se o cara pode simplesmente aproveitar a proteína das claras e comer quantidades mais “sensatas” das gemas? Gosto muito dos posts do hipertrofia, mas tem uns que chegam a irritar, simplesmente porque parecem textos pra encher linguiça com qualquer informação sem fundamento. Isso se aplica a este post.

    • Interpretação meu filho… Se o cara só come as claras e joga parte das gemas fora, não seria melhor comprar FRANGO em vez de ficar torrando dinheiro pra jogar metade do ovo fora ? Acho que é tu que não entendeu o que o texto quis dizer.

      • Rafael, faz o cálculo de quanta proteína tu pode obter consumindo claras de ovo, bem com ovos completos (além de todas as receitas possíveis de ser feitas utilizando-o) e traça um paralelo para ver quanto tu gastaria para obter as mesmas quantidades com fontes como frango e peixe. Além disso, a praticidade de fazer algo utilizando ovos é incomparável. Ainda mais na correria do dia a dia. SAI MAIS BARATO COMER OVO E BOTAR A GEMA FORA, ANALISANDO TODO UM CONTEXTO, DO QUE COMER OUTRA FONTE.. SIMPLES.

        • Custo benefício do ovo é MUITO ENGANOSO. Comparem e tirem suas conclusões:

          30g de proteina em albumina = 2,79$ Considerando pacote de 500g a 40 reais;

          30g de proteina em claras (aproximadamente 10 claras). = 2,5$ Considerando duzia de ovos a 3 reais;

          30g de proteina em peito de frango (aproximadamente 100g) = 1,10$. Considerando o filé de peito a 11 reais o kg.

          30g de proteina em patinho (carne vermelha, aproximadamente 100g) = 1,90$. Considerando o patinho a 19 reais o kg

          30g de proteina em whey concentrada = 4,34$. Considerando pote de 900g a 100 reais com 23g de proteina por scoop de 30g.

          Se for comer apenas as claras, é melhor comprar albumina que é muito mais prático. Ou comer peito de frango que é DUAS VEZES mais barato, ou carne vermelha que é muito melhor de gosto e ainda sai 25% mais barato.
          Clara de ovo não é a única fonte de proteina, se for comer ovo, coma o ovo inteiro que estará ingerindo zinco, silício, vitaminas do complexo B, A, omega 3 e alguns aminoácidos que só tem na gema.

          • Nathan Fehlberg

            Oi amigo.
            Caso não saiba o valor biologico da proteina de um ovo é 100, já Frango, carne vermelha está em 79-80, o ovo tem uma das proteinas mais bem aproveitadas pelo corpo e com minimo desperdicio, agora as outras fontes tem um desperdicio maior de proteinas que não são absorvidas e aproveitadas, faz as contas de quanta proteina seu corpo não absorve desses alimentos em comparação com ovo, mas concordo que o ovo não é a unica fonte de proteinas e devemos utilizar de outras fontes, e também concordo que se for utilizar ovo na dieta, use inteiro, minha dieta conta com 16 ovos inteiros diarios a 2 anos, faço examos de 6 em 6 meses e nunca tive problemas. Abraço.

        • Igor oliveira

          Na verdade cara. Mesmo que VC consuma essas 720% da quantidade de colesterol, isso não quer dizer que será necessariamente utilizado pelo nosso organismo( senão quem comesse dois ovos por dia morreria em uma semana). O colesterol do ovo não é necessariamente molecular mente igual ao colesterol produzido pelo fígado humano( esse sim é o colesterol que deve ser controlado), hoje sabe- se que as gorduras saturadas se consumidas exacerbadamente é que influenciam negativamente no colesterol

    • A questão é que você não é obrigado a comer claras Se for pra jogar as gema fora, usa outra fonte de proteína que você não desperdiça nada como frango, peixe, etc Tão difícil de entender isso ?

      • Kimera, mesma coisa que respondi pro cara acima: faz o cálculo de quanta proteína tu pode obter consumindo claras de ovo, bem com ovos completos (além de todas as receitas possíveis de ser feitas utilizando-o) e traça um paralelo para ver quanto tu gastaria para obter as mesmas quantidades com fontes como frango e peixe. Além disso, a praticidade de fazer algo utilizando ovos é incomparável. Ainda mais na correria do dia a dia. SAI MAIS BARATO COMER OVO E BOTAR A GEMA FORA, ANALISANDO TODO UM CONTEXTO, DO QUE COMER OUTRA FONTE.. SIMPLES.

        • 1 caixa de ovo = 72g proteína = R$3 a R$4 por caixa. 1kg de peito de frango = 240g de proteína = R$7 a R$8 (os dois em curitiba).

          Mano, em qual universo você não ta jogando dinheiro fora sendo que pro ovo valer a pena ele teria que valer R$2 ou menos a caixa (e o frango precisa continuar com esse preço acima, porque se ele for mais barato na sua região também, a comparação continua desfavorável pro ovo). Isso tudo considerando que você não vai jogar nenhuma gema fora, se vc joga, você tem menos proteína por caixa ainda.

          Repito o que disse no meu comentário anterior: é tão difícil entender isso ?

    • Leonardo Souza

      Você começou o post falando sobre o ato de jogar as gemas fora, fiquei esperando uma explicação do porque ser ‘subjetivo’ mas você entrou em outra questão sem de fato explicar porque é ‘subjetivo’.
      E você leu realmente o post? A quantidade da N.D. que merece o uso da palavra ‘subjetivo’ pelo fato de precisarmos analisar o contexto de onde essa ND. está sendo colocada, ou seja, em que pessoa estamos nos baseando, uma sedentária, uma que só faz musculação, uma que além de musculação também pratica triathlon ou sei lá uma que faz musculação e algum arte marcial. Isso é subjetividade nessa nossa situação.
      E pra finalizar: “Parecem textos pra encher linguiça com qualquer informação sem fundamento” isso só prova que você não se deu ao trabalho de ler todo o post, pois as fontes com estudos (estudos de verdade, não matériazinha de Bem Estar/Globo Repórter) estão logo abaixo.

    • Disse tudo. O pessoal tem q largar mão de ser besta e querer incluir algo que comprovadamente faz mal. Gema de ovo é calórico e ponto final. Como no máximo uma gema por dia. Precisa de mais colesterol? Ok, fiquem tranquilos pois vcs vaoi comer mto colesterol em outras fontes no decorrer do dia. Enfim, tem umas coisas que parece q o povo quer arrumar desculpas pra comer o q tem vontade sem peso na consciência

    • Segundo o FDA, além da proteína de frango ter um menor valor biológico (79) que a do ovo inteiro (100) (em relação aos aminoácidos presentes), a gema traz outros nutrientes, como luteína, zeaxantina e colina que estão envolvidos em processos hormonais, manutenção do globo ocular e transmissão de impulso nervoso, seja na contração muscular ou na simples troca de informações entre neurônios, já que a colina é precursora da Acetil colina, um de nossos principais neurotransmissores. De quebra ainda traz complexo B , que também age no SNC e esta relacionada com prevenção de Alzheimer em alguns estudos.

      Na verdade ali em cima no post ele falou que as recomendações diárias são bem subjetivas não levando em consideração os diferentes biotipos. E também falou que quando se consome mais colesterol exógeno, a homeostase corporal tende a regular a produção pelo fígado.

      Há mais de 3 anos já foi desmistificado a história de que ovo aumenta colesterol. Por isso colega, não se irrite, o texto traz informação de qualidade.

    • Fernando Aires

      Diego, penso igual a você! De início, tem muita gente dando pitaco. “Ah, mas se for jogar fora, por que nao compra frango/carne vermelha/peixe/sei lá o que?”. Cada alimento no seu quadrado. Cada tipo de alimento com seu beneficio. Então, não tem essa de ficar excluindo um alimento em detrimento de outro apenas calculando percentual de proteína. Valor biologico que cada tipo de alimento é muito diferente entre si, mesmo talvez sendo a mesma quantidade de proteina. Então, já não cabe essa comparação irritante de que X é melhor que Y porque 30 é maior que 28. SEJE MENAS, galera (afinal, o ideal é consumir proteína de fontes diversas ao longo do seu dia a dia e, se possivel, nao concentrar em apenas um unico tipo de proteina – SE POSSIVEL, logico). Faço outra crítica ao elaborador do texto que, presumo eu, não deva ter graduação em Nutrição. Esse tipo de informação (que na verdade é mais um texto opinativo, feito do ponto de vista dele) jogada de forma um pouco irresponsável, pode levar muitos ao erro. Tenho acompanhamento há 3 anos com uma Nutricionista Esportiva (Dra Ana Nilva) e um Médico Esportivo (Dr. Gustavo Veiga) e ambos foram muito incisivos em relação ao elevado consumo de ovos inteiros. Para o meu perfil, o ideal é a ingestao de, no máximo, 3/5 gemas. Portanto, na minha dieta, me foi recomendado a ingestao de 5 claras + 3 ovos inteiros. Acima disso, com a ingestão de mais gemas que o devido (qtde a ser calculada para cada pessoa, logicamente) pode se tornar TOXICO, em virtude da imensa quantidade de certas Vitaminas e outras substancias. Naturalmente, como um bom ouvinte, sigo feliz da vida as recomendações dos que me acompanham nestes quase 4 anos de projeto de hipertrofia sem muito questionar. Pesquiso, dou uma “fuçada” e converso muito quando possível com eles. Bom, enfim, apenas recomendo ao escritor que tome mais cuidado com as matérias que veicula. Não é assim: VC TA JOGANDO DINHEIRO FORA SE JOGAR A GEMA FORA. Talvez isso seja necessário. Cada caso é um caso, e voce não é um medico para avaliar isso (bom, pelo menos acredito eu).

  9. Refeição perfeita: 2 ovos inteiros, uma fatia de frango grelhada e batata doce! Salada verde a vontade!

  10. Galvani Muribeca

    Galera, o que compromete a qualidade do ovo é a forma que você cozinha o alimento, eu como 16 ovos/dia, e meus exames estão tudo okay, eu grelho os ovos com óleo de coco, queijo de manteira ou bacon, pois são gorduras naturais e o corpo absorve muito bem, outros olhos são processados e não aguentam a temperatura da panela, liberando toxinas conhecidas como radicais livres.

    • 16 ovos pqp kkkkkkkkkkk queria eu comer tanto ovo assim

    • Ovo na gordura do bacon? OLHOS processados? Ta tudo serto aí…

      • Acho q o ovo na gordura do bacon esta correto, Rafael.. eu tbm faço isso quando quero dar um gostinho diferente no omelete.. vc coloca o bacon pra fritar, depois de frito fica a gordura na frigideira e ai vc joga seus ovos pra fazer o omelete.. fica uma delicia.. sem contar que o bacon nao eh esse vilão que todos tantos falam.. basta saber compra-lo..

  11. eu sempre como 2 ovos inteiros antes de dormir (10 minutos antes de dormir) o ruim e que isso me faz peidar muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mais antes eu jogava sempre a gema, pra mim a gema era veneno, que podia matar pela quantidade de colestorou e talz, depois que pesquizei bastante, acabei descobrindo que jogar a gema fora e uma baita de uma burrice e falta de pesquiza, pois um ovo inteiro e muito mais proteico do que somente a clara, alguns nao comem a gema por causa da gordura, mais aposto que se for compara as porcarias cheia de gorduras que os caras comem, a gema do ovo nao faz nem mau se comparado a isso

  12. eu comendo de 4 a 6 gemas eheeh

  13. Aveia ajuda a reduzir o nivel de colesterol ja quem ainda tem medo de comer gema . Como 9 ovos inteiros por dia sem problemas, e tambem como mt aveia e flocos finos como em farinha, mais não por causa do colesterol não, porque é bom mesmo em todos os sentidos .

  14. Todos os dias ums 2h antes de dormir faço um OMELETE com 4 ovos no azeite de Oliva, compro uma caixa de 60 ovos por R$13,90. Uma ótima fonte de proteína e vitaminas para incluir na dieta.

    • Caralho, quem dera eu achasse uma oferta assim aqui no interior :/

    • amigo, estamos falando de ovos de galinha e nao de codorna..
      kkkkkkkkkkkk
      brincadeira..
      mas realmente mto barato.. aqui em minha cidade eu pago 4,98 a duzia do ovo tipo grande..

  15. Post interessante, mas um pouco exagerado.

  16. “Um exemplo disso são fisiculturistas que relatam consumir uma dúzia de ovos por dia ou mais, sem maiores problemas.”

    Pessoal aí de cima: quantos anos vocês tem????

    É muito fácil, aos 20, 30 anos de idade fazer/comer qualquer coisa e dizer: – Não me faz mal, não to sentindo nada…

    Há alguns dias li uma reportagem sobre o Ronnie Coleman que, aos 50 anos, além de inúmeras lesões musculares – tendo feito inclusive cirurgia no quadril – está com lesões no estômago, intestinos, e problemas com colesterol e pressão altos.

    O que fazemos hoje pode não nos afetar a curto prazo, mas é preciso pensar no futuro. E isso inclui dieta e treino.

    • Amigo, que comparação sem cabimento… O Ronnie Coleman erguia 1 tonelada no legpress, 400 no terra, 300 no agachamento, injetava uma montanha de drogas semanalmente, e tu acha que os problemas dele é porque ele pode ter comido gema de ovo ?

      E pra sua informação, o Ronnie Coleman vai subir aos palcos do Mr. Olympia novamente em 2016… com 50 anos.

  17. Como 20 ovos diariamente. Meu colesterol abaixou no último exame de sangue e está dentro da faixa.

  18. Como 6 ovos cozidos inteiros todo dia :p

  19. Moésio Gonçalves

    Como 4 ovos diariamente, 2 inteiros e 2 sem gemas😋

  20. Recado a todos que relataram (se é que nao era a mesma pessoa) comer 10, 16, e pasme, 30 ovos por dia, vocês sao uns completos debil mentais, com todo respeito, mais do que uma CAIXA de ovo por dia é loucura. 5 ovos é o limite e ja é muito

    • Pode ser um limite seu, mas existe uma coisa com a qual você não contava chamada diversidade. Embora todos sejamos humanos (ao menos eu presumo que sim), nossos organismo tendem a ser diferentes, já que são questões genéticas e dependem de nossos familiares, portanto as necessidades energéticas e protéicas são diferentes, o que compromete a quantia de colesterol e outros nutrientes devem ser ingeridos para gerar estímulos hipertróficos.

      Humanos não são máquinas que saem iguais nas linhas de fabricação para que todos necessitem exatamente das mesmas quantias de nutrientes.

    • Você por acaso cria parâmetros alimentares? 8 ovos tem a mesma quantidade de calorias que um simples BigMac, mas tem metade do sódio, apenas 1/14 de carboidratos e o dobro de proteínas.

  21. Eu como em média 16 por dia pra bater os macros da dieta.

  22. Voces poderiam fazer uma materia sobre fisiculturistas veganos, com dieta e até fotos de famosos. Seria bacana ver até que ponto o corpo consegue chegar somente com a dieta vegana.

  23. Ótimo texto, me esclareceu bem. Eu também só comia 1 gema por dia, as demais jogava fora. Vou passar a comer 3 inteiros, além dos benefícios o omelete fica bem melhor com mais gemas =). Continuem com o ótimo trabalho.

  24. muito pessoal quer ficar grande mas em x de se focar no básico comer bem para crescer bem, foca-se em pormenores insignificantes tudo bem para quem quer ser ou é fisioculturista, desperdiçar gemas por pensar que só a clara faz bem, penso que seja uma grande estupidez. pois tudo que é comestível tirando produtos processados são aproveitados ao máximo em beneficio do corpo humano pois o que faz mal sai direto pelo anus. kkkk

  25. Otimo Post, a tempos que sei sobre este MITO derrubado, e hj uso normalmente, mas ainda prefiro comprar Peito de Frango, pelo fato do ovo ta de 0,45 centavos na minha cidade.

  26. Tenho 27 anos, 1,80m 77kg seco, nos últimos 4 meses estava ingerindo de 8 à 12 ovos cozidos inteiros por dia divididos em 3 porções ao longo do dia, antes de incluir os ovos inteiros na dieta eu estava com 119 de colesterol LDL após 4 meses o colesterol baixou para 106, é claro que eu não como nenhum tipo de frituras e evito ao máximo alimentos processados. hj eu estou comendo menos ovos pq está mais barato comer frango além de ser mais saboroso.

  27. o foda e que eu peidofedendo pra carai

  28. ovo frito sem óleo ou com um fio de azeite é saudável como comer um ovo cozido ?

    • Fabio,
      ovo frito sem oleo nunca fiz, acho que grudaria tudo na frigideira mesmo se for anti-aderente.. sobre o azeite eu nao aconselharia, pois o azeite vira oleo normal depois de uma certa temperatura no fogo.
      Sempre que frito um ovo eu utilizo oleo de coco ou manteiga. São gorduras naturais que não trarão maleficios ao corpo igual um oleo de cozinha normal.
      Mas ouvi dizer que ovo cozido é sempre melhor.. de qualquer forma eu faço de vez em quando pra variar o cardápio

  29. poder comer ovos cozidos com leite

  30. Fábio Azevedo

    O lado bom de comer ovos: ganho de massa muscular; O lado ruim: peidos com cheiro insuportáveis. Tudo na vida tem seu lado bom e seu lado ruim.

  31. eu como 15 ovos inteiros por dia, 10 crú batido e 5 cozidos, e meus exames de sangue todos dão colesterol baixissimos!

  32. Ótimo post.. curti bastante..
    Estava comendo 6 ovos inteiros ao dia e tava pensando em tirar a gema de 4 deles, passando a comer 4 claras + 2 ovos inteiros.. mas depois do post acho que vou continuar nos 6 ovos inteiros mesmo..
    Nos exames de sangue que tenho feito tbm estão todos ok.. acredito que nao tenho o que temer entao hehe

  33. Geralmente, frito na agua. Não muda em nada. E como o colega falou, no leite TB.

  34. E SOBRE COMER VÁÁÁÁRIOS OVOS POR DIA : O PEIDO É PODRE MAS A BUNDA É TOP ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  35. Nanny falou tudo kkk o PEIDO é PODRE, mas o resultado é oq importa

  36. o que vcs acham de ovo caipira? eu adoro ovos cozidos e sempre gostei. vale aena trocar um punhado de arroz por 3 ovos e completar a chamada reeducação alimentar.

  37. Matthaeus Ribeiro de Carvalho

    O colesterol elevado é apenas um biomarcador para problemas com o sistema metabólito. Ou seja, quando seu colesterol sobe é porque tem algo de errado com seu corpo.
    O fígado produz colesterol a partir de carboidratos e não de gorduras. É você comer açúcar que aumenta colesterol e não ovo.
    A medida do colesterol é conhecida como o “teste dos pobres” para medir a função tireoidiana. Quando um sujeito chega no consultório médico com colesterol alto, a primeira coisa que você precisa pensar é tireoide. Quando você trata a tiroide o colesterol baixa.
    O que interessa não é o nível do colesterol, mas sim sua oxidação. Se você não tem inflamação no corpo, você pode comer o colesterol que quiser e vai te fazer aumentando seus hormônios. O problema não é abaixar o colesterol e sim o nível inflamatório.

  38. Um monte de lerdo jogando gema fora, hahahaha impressionante esse povo e seu poder de jogar dinheiro fora, esse mito da gema já foi quebrado faz tempo, como de 7 a 10 ovos inteiro por dia, faço sempre exame de sangue e meu ultimo deu só 123 de colesterol total, parem com essa burrice de jogar gema fora.

  39. Que nada como uma bandeja de ovo por dia
    32 .são dúvidas nas refeições durante o dia e a noite a hora
    Que eu vou dormir quer ficar grande tem que comer galera.. abraço a todos

  40. Não é por nada não a clara é ótima fonte e prática. Mais falar que a proteína é mais aproveitada do que um bife de alcatra ou contra filé, além das proteínas fornece creatina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários serão analisados pela moderação antes de irem ao ar, isto pode demorar algumas horas. Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados. Críticas são bem vindas, desde que feitas com educação.