Se você luta diariamente para ganhar massa muscular, possuí uma genética comum e é natural, você poderia amplificar seus resultados simplesmente alterando o número de repetições dos exercícios do seu treino.

reprange O melhor número de repetições para maximizar a hipertrofia

Menos repetições(5 a 8)  são superiores às tipicas 12-15 repetições prescrevidas aleatoriamente nas academias. Especialmente se você tem menos de dois anos de treino pesado ou é o famoso hardgainer.

Para algumas pessoas isto pode ser difícil de engolir, mas quando você ainda não possuí força e massa muscular suficiente, você precisa de algo que realmente sobrecarregue o corpo para colocá-lo em estado anabólico e treinar com poucas repetições faz justamente isto.

Os Negativos do Treino com Bastante Repetições

Poucas repetições, feitas de maneira explosiva tem um efeito benéfico no sistema nervoso central, enquanto treinos usando bastante repetições, se feitos em excesso, podem facilmente drenar o seu sistema nervoso.

Quando você tem poucos anos de treino no currículo, sua capacidade de volume será pequena. Neste caso, muitas repetições pode causar mais fadiga, mais dores e maior inflamação localizada. É por isto que quando embarcamos em um treino usando bastante repetições, você pode parecer maior no inicio, mas isto é apenas fluído intracelular, aumento de armazenamento de glicogênio e um inchaço geral devido ao trauma causado.

Ao contrário do que você pode estar pensando, estes efeitos gerados pelos treinos com bastante repetições, podem evitar que você treine com mais frequência e em um estado mais recuperado, o que limita a sua habilidade de construir massa muscular.

Então usar mais que 8 repetições é proibido ?

Claro que não. Apenas estamos citando os benefícios de poucas repetições para quem treina a pouco tempo ou está com dificuldades de ganhar massa muscular. Tanto que após anos de treino e vários quilos de massa muscular adquiridos, você vai querer tomar mais cuidado quando usar menos de 8 repetições, para evitar lesões.

Contudo, se você está lutando para ganhar massa muscular, sem sucesso, eu apostaria fácil que você teria muito mais ganhos seguindo um treino focado em poucas repetições(Usando entre 5 a 8), pelo menos por alguns anos.

Você também não precisa levar tudo ao pé da letra e achar que se fizer mais que 8 repetições a sua massa muscular vai desaparecer imediatamente. Enquanto o foco principal do treino se mantiver em poucas repetições, fazer um exercício com mais repetições aqui e alí, não matará ninguém.

Talvez seja por isto que treinos low reps(poucas repetições) como o 5×5 estejam ganhando tanta fama nos Estados Unidos e no próprio Brasil.

Seja avisado por e-mail quando um novo artigo for lançado.
Clique aqui!