Dica Rápida: Você joga fora a gema do ovo ?

Clique aqui

Quase todas as pessoas que treinam conhecem o importante papel das claras de ovo como fonte de proteína. Uma clara contém 3.6g de proteína, com apenas 17 calorias e nenhuma gordura. Contudo a gema do ovo, que é rica em colesterol, geralmente é jogada fora – junto com vários nutrientes importantes.

A gema do ovo contém omega-3 na forma de DHA, que é a mesma gordura saudável encontrada nos peixes como o salmão. O DHA é essencial para melhorar a comunicação entre as células e o sistema nervoso, é boa para o cérebro, para o funcionamento dos olhos e para o controle de gorduras no sangue. Os hábitos alimentares da maioria das pessoas causam uma deficiência em omega-3, e esta deficiência pode resultar em danos às juntas, gerar perda muscular e vários outros problemas. Uma gema de ovo normal contém 18mg de DHA e ovos que foram enriquecidos especialmente para gerar mais DHA, podem conter até 150mg.

Outro nutriente muito importante e que provavelmente você não consome o suficiente – e que também é encontrado na gema – é a lecitina. Lecitina melhora a dinâmica da membrana da célula, na qual dita o controle do que entra e saí do seu corpo. Ela também ajuda a controlar os níveis de gordura e colesterol, e ainda melhora o sistema gastrointestinal. Todas as células do corpo humano precisam de lecitina e mesmo assim é muito difícil encontrar este nutriente nos alimentos – com exceção da gema. A gema é sua melhor escolha para consumir a quantidade correta de lecitina. Adultos precisam de cerca de 6g de lecitina por dia; fisiculturistas precisam de ainda mais. Uma gema contém cerca de 1g de lecitina, ou seja, pense 3 vezes antes de jogar a gema fora quando for fazer um omelete com um monte de claras de ovos. Ao usar 6 claras em um omelete(por exemplo), deixe pelo menos duas gemas na mistura, pois além de melhorar o gosto, você estará ingerindo muito mais proteína em conjunto a vários nutrientes importantes para o crescimento muscular e a saúde em geral.

Clique aqui

Dica: 1 ovo inteiro contém mais de 6g de proteína, quase o dobro da clara sozinha.

Texto por: Jim Stoppani, PhD

Outros artigos interessantes...

180 Respostas

  1. Lucas M. Farias disse:

    Lembro que um dia passou no Fantástico que o ideal era comer 2 ovos por dia, ou seja 2 inteiros e quem come mais, deixa só a clara para o restante.

    • Luis disse:

      O ideal para sedentário né, eu como em média 4 a 6 ovos inteiros por dia e os meu colesterol permanece no nível normal.

      Quem pratica atividade física é privilegiado, pode comer mais.

      • Jun1n disse:

        tbm como de 3 a 6 por dia (inteiros)

      • mateus disse:

        Isso depende de pessoa pra pessoa , eu mesmo sigo dieta , sou fisiculturista , eu estou limitado a ingerir 1g de gordura por kilo , se comer muita gordura do ovo , vai ficar faltando as polinsaturadas e monoinsaturadas , eu como so claras de ovos , mais de 15 por dia.

        • Politrose disse:

          ovo é isento de gordura, melhor rever seus conceitos;

          • dunha disse:

            clara de ovo que não tem gordura, gema tem e muita.

          • Carlos disse:

            Que pérola hein amigo kkkkk

          • Luciano disse:

            Ovo
            Alimento
            Do ponto de vista alimentício, o Ovo é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes. São consumidos pelos humanos ao longo de milhares de anos. Wikipédia
            Informações nutricionais
            Ovo, cozido
            Quantidade por 100 gramas
            Calorias 155
            Lípido 11 g
            Gordura saturada 3,3 g
            Gordura poliinsaturada 1,4 g
            Gordura monoinsaturada 4,1 g
            Colesterol 373 mg
            Sódio 124 mg
            Potássio 126 mg
            Carboidrato 1,1 g
            Fibra dietética 0 g
            Açúcar 1,1 g
            Proteína 13 g
            Vitamina A 520 IU Vitamina C 0 mg
            Cálcio 50 mg Ferro 1,2 mg
            Vitamina D 87 IU Vitamina B6 0,1 mg
            Vitamina B12 1,1 µg Magnésio 10 mg

    • Existe uma entrevista do Dr. Lair Ribeiro (palestrante internacional e autor de diversos livros, é médico com mestrado em Cardiologia) onde ele diz que o problema do ovo é como ele é feito, que o ovo cozido pode se comer a quantidade que quiser, inclusive que quanto mais melhor, pois o colesterol do ovo é bom. O grande problema é que muitos querem comer 6 ovos fritos e o óleo utilizado que detona com a saúde. Assistam o vídeo que é muito bom e tem muitas dicas úteis para a saúde: http://www.youtube.com/watch?v=YIsnqUpLpx4

      • Ilana disse:

        Meu, não confio tanto nesse Lair Ribeiro não!!

      • Luciane disse:

        obrigada André pelo vídeo

      • Dr. Paulo disse:

        Lair Ribeiro é um charlatão! Fala somente o que as pessoas querem ouvir, assim é contratado para dar mais palestras.
        Já falou absurdos que não passam de boatos e que contrariam estudos científicos sérios e diversos.
        Ele mistura auto-ajuda com psicologia, religião, nutrição e o que mais pagarem pra ouvir.

        • Estudos científicos falavam que o ovo era o vilão, estudos científicos não proíbem os venenos que os humanos se alimentam, como óleo, açúcar, farinha de trigo, margarina, leite, carne vermelha , sal, REFRIGERANTES, alientos com agrotóxicos, etc, é tudo liberado, e é a causa de quase todas a doença, estudos científicos falam que gordura de porco faz mal, isto é uma grande mentira, as pessoas acima de 90 anos na minha terra, comem bastante gordura de porco, morrem acima de 100 anos e com muita saúde, apagam igual a uma lâmpada. Já ficou provado por um reporter, que Estudos científicos pode ser comprado para lançar qualquer produto na praça. Ninguém sabe nada, afinal de conta as pessoas tem que informar por si só para saber se isto ou aquilo faz bem ou mal.As pessoas procuram cura para o câncer porque ninguém sabe nada a respeito de câncer, mas as pessoas iluminadas sabem que esta doença é manipulada pelas grandes indústrias farmacêuticas, a cura do câncer é muito simples, mas médico nenhum sabe, porque o poder econômico não deixa divulgar, vocês tem ideia de quanto se ganha com a indústria do câncer, com a indústria da diabetes. É mais ou menos igual a indústria automobilística, porque não se fabrica carros movido a hidrogênio?, por que vai acabar com a farra do petróleo, porque vai descobrir a cura do câncer? porque vai acabar com a farra das indústrias farmacêuticas. Afinal eu pergunto: o que faz mal e o que faz bem?, porque tanta gente doente? hospitais lotados no mundo inteiro, o que está acontecendo? onde está a resposta? o que está acontecendo com a humanidade? Será que existe um complô mundial para controlar a taxa de natalidade, ou os ESTUDOS CIENTÍFICOS, estão controlados por ciêntIstas incopetêntes ou estão v……….Olha, eu só sei de uma coisa., tudo é subornado, salve-se quem puder.Eu vejo no Dr. Lair, um médico que mostra a verdade, e verdade contraria muita gente. O Dr.Gerson, médico americano, descobriu a cura do câncer, o que aconteceu com ele?, teve que mudar para o México, porque estudos científicos não concordavam com ele. O método que o governo americano aceitava era a quimioterapia, será porque? Será que a quimioterapia cura mesmo? existe alguma pesquisa para comprovar isto, eu já pesquisei em vários lugares, nunca achei, más se achar, não vou acreditar, deve ser manipulado para atender algum interesse maior. Quem não concorda com o que o Dr. Lair, fala, deve provar ao contrario e mencionar o porque. Desculpe se ofendi a alguém, mas eu tenho motivo suficiente para criticar, sou paciente oncológico, já perdi 3 irmãs com câncer, já fiz quimioterapia, já fiz tudo que os estudos científicos mandam fazer, o único tratamento que estou confiante é em Deus. Admiro o Dr. Lair, porque ele está na frente de qualquer pesquisa, é uma luz no final do túnel, é um ilminado,tomara que muitos médicos continuem indo em suas palestras , isto só traz benefícios e agrega mais conhecimento a todos.

    • rupert disse:

      Quem falou isso??? O Zeca Camargo?????????????? huasuhuasuhsa

  2. guilherme disse:

    2 ovos por dia , rs ‘-‘

  3. Murilo disse:

    uahhauhauha… cara maudoso… kkkkkk!!! Q isso Guilherme!!

    Mas a reportagem é boa, já joguei mta gema no lixo… paia!!!

  4. guilherme disse:

    Também já joguei muita gema fora , mas agora só como ovo inteiro , até porque não tenho mais saco de fica separando a clara kkkk

  5. Luiz disse:

    Em uma omelete de 5 ovos utilizo 3 claras e 2 gemas. Se for frito também. Pois na hora de fritar eu não uso óleo só azeite.

  6. Ricardo disse:

    Nunca joguei uma gema fora se quer…Como de 8 a 12 ovos inteiros por dia e o colesterol está sempre em ordem

  7. luk's bras disse:

    bacana!Boa informação!

  8. noodly disse:

    Nunca jogo fora as gemas, quando não consumo elas guardo na geladeira para usar pra fazer bolo e outras receitas ;D

  9. Richard disse:

    Eu como 4 ovos enteiros, no café de manha junto com um suco, depois de 2 horas tomo um shake de deca massa proteina de leite concentrado e me sinto bem até agora, nada de colesterol alto.Más comencei um treino de hipertrofia e estou precisando de dicas para aumentar a massa muscular magra, tenho algumas duvidas????? devo aumentar o consumo de proteinas?????, quantas veces devo comer proteinas no dia e quais seriam as mais aconceliavles???? peso 96 Kg mido 1.83 treino faz 4 anos, no é mudado muito meu corpo e quero dar uma transformação nesse ano, agradeceria que me ajudasem, obrigado…

    • Luciana disse:

      Se vc quer realmente essa mudança a melhor coisa a fazer é procurar um profissional da área tipo Nutricionista… de preferencia um nutricionista esportivo, pois para obter um shape legal a boa alimentação contribui em 60/70% o restante é musculação, ou seja, a alimentação adequada, balanceada é primordial para ter a transformação q vc almeja!!!!
      As pessoas tem muito “achismo” não é disso q vc precisa, por exemplo, muitas pessoas acham que o azeite extra virgem é melhor para frituras, esse é um mito que cai por terra.
      #ficadica#

    • rupert disse:

      “MIDO”KKK… Bom, a quantidade de proteínas recomendada por dia para a hipertrofia é de 1g/libra de peso corporal, no seu caso, 212g de proteína. De preferência de alto teor biológico, proteína animal: de leite, ovos e carnes.É importante manter o carbo alto tb, de baixo indice glicemico, a nao ser no pre e pos treino, onde o carbo da alto IG é bem vindo. Tem as gorduras tb que devem ser ingeridas e os micronutrientes. Além do exercício bem feito, a dieta e o repouso são tão ou mais importantes.

      • Maisa disse:

        Se você quer informação, primeiro aprende a escrever. São pessoas iguais a você que fazem com que a maioria das pessoas achem q, por que vai na academia é burro. Que palavras são essas? “aconceliavles”, “mido”, “ajudasem”

        • LuizAmerico disse:

          Maisa, depois que conheci este site, além de vir adquirir informações, que por sinal bem úteis, não faço mais abdominais na academia, só venho ler as pérolas 3 vezes por semana, meu abs fica “queima” de tanto que rio.

      • Rodrigo disse:

        Momentos para se consumir carboidratos de alto índice glicêmico é no café da manhã e no pós-treino.
        Janta e ceia (Antes de dormir) baixo índice glicêmico.
        Pré-treino médio ou baixo.

    • Alfredo disse:

      Você deveria exercitar mais o cérebro e menos os músculos… fikdik

  10. rodrigo disse:

    quase nunca jogo as gemas fora..
    dos 5 ovos cozidos q eu como na ceia, 4 são inteiros kk

  11. Soro' disse:

    Eu como 6 ovos por dia, sempre depois do treino 3 e qndo eu acordo 3 e fora carne e feijão…

  12. Soro' disse:

    Eu como 6 ovos por dia, sempre cuzido depois do treino 3 e qndo eu acordo 3 e fora carne e feijão…

  13. ricardão disse:

    FIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISSSSRTTTTT

  14. PEUU disse:

    FIIIIIIRST [2]

  15. carlão disse:

    first [3] uhaushausha

  16. rodrigo disse:

    eu como em media 12 a 16 ovos por dia e meu colesterol ta otimo!

  17. maurice disse:

    passei um ano inteiro comendo 6 ovos inteiros por dia. Fiz exames a 1 mês atrás e minha saúde está perfeita.

    Hoje eu como apenas 12 ovos inteiros por dia…

  18. Maurício Teles disse:

    sempre consumi bastante ovos tb, consumo uma dúzia por dia no máximo. ovo frito no azeite e batido com leite, nunca tive nenhum problema e sempre me ajudou como fonte de proteína

  19. Raphael disse:

    Jogo muita gema fora, habitualmente consumo 2 claras de ovo (7g prot) junto a proteina de soja…

    eu tenho que perder 10~15kg, posso consumir as 2 gemas também,
    ou sigo “jogando fora” ?

  20. Eduardo disse:

    O Colesterol presente no Ovo é bom, não faz mal a saúde. A quem opte por fazer o ovo frito em água, isso mesmo, da certo. Ou melhor ainda, fritar o ovo em óleo de coco, que é bem saudável também. Abraços

  21. Chineis disse:

    Você só não pode comer a gema se fritar ela na gordura(Omelete, ovos mexidos por exemplo) porque ai a gordura fica saturada e o colesterol vira sim ruim, então omelete que eu como a noite por exemplo, são 6 ovos, 1 com gema e 5 só a clara. Agora se conseguir comer 4~6 ovos cozidos com gema por dia pode sem problema, que dizer só precisar segurar a peidorrera que deve dar né…

  22. GIOVANNY disse:

    OVO CRU NA VITAMINA É LEGAL NAO DA GOSTO E FICA MAIS, CREMOSA , GOSTOSO E NUTRITIVO :)

  23. Gérison disse:

    Muito bom. Fica satisfeito em saber que estive no caminho certo com relação aos ovos. Nunca dispensei a gema, agora que não irei mesmo. :)

  24. Wesley disse:

    Ai galera beleza? Eu como ovo cru todos os dias, mas me disseram que é perigoso por causa da salmonella. Essa bactéria é transmitida apenas consumindo o ovo cru? Como diz o Datena: Me ajuda aí ooooooooooooo.

    • Daniel disse:

      Sim, ela fica na casca do ovo, e o cozimento do ovo mata ela. Ja que voce tem estomago para tomar cru, poe os ovos em uma bacia com agua e agua sanitaria, para desinfetar a casca. Depois lava muito bem com agua e os toma.

      • Wesley disse:

        Valeu Daniel.

      • Arnold disse:

        Assim já mata a salmonela? Não tem perigo de ela “entrar” no ovo?

        Porque se for assim, vou passar a comer ovo cru no shake. Dá para misturar com o Whey e a Creatina, pois fica sem gosto.

        • Rafael disse:

          Bato ovo cru nos shakes a mais de ano e nunca peguei samonela, isso ai é conversa, é muito dificil, se vc compara os dados vc tem 2 x mais chance de morrer em um acidente de carro ou toma um raio na cabeça do que pegar um ovo com samonela, e sem contar que o ovo contaminado vai apresentar mau cheiro e o aspeto da gema é diferente.

  25. Daniel disse:

    Posso comer até quantas gemas antes de dormir?

  26. Gustavo disse:

    como geralmente de 5 a 8 ovos inteiros p dia sendo 3 de cafe da manha e de 2 a 3 de noite mas como hj n tive carne de almoço comi 5 ovos numa omelete faço isso a tempo e nunca tive problema.

  27. Guilherme disse:

    Eu nunca joguei não e queria que se foda. É a parte gostosa, oras!

  28. artur disse:

    aff todo dia pós treino faço omelete com 4 ovos e so deixo 2 gemas, vou começar deixar 3 apartir de agora

  29. kasio disse:

    Nao perco meu tempo fazendo omelete e sujando tudo, como cru muito mais rapido e pratico, 1 minuto e pruf foi 4 ovos pra dentro.e nao tem gosto de nada, tentem manter a gema intacta no copo, ela q deixa com gosto forte.. SALMONELA? é simples, comam ovos de grandes granjas, por exemplo as mesmas que fabricam a sua albumina. la as galinhas sao vacinadas.

  30. Angelo Viacava disse:

    Passei a vida comendo ovos, com gema e tudo, cru, cozido e frito, nunca passei mal. Nunca embarquei nessa conversa de que ovo faz mal. É o que dá melhor resultado depois de um treino para a reposição de proteína, ao menos pra mim. Abraço a todos.

  31. Marcelo disse:

    Ovos são ótimos, como cerca de 10 a 12 ovos por dia, níveis de colesterol normais, e os ganhos estão muito bons.

  32. Rodrigo disse:

    ovos são uma otima fonte de Proteina sempre consumo 4 ou 5 ovos cozidos por dia…

  33. Fabio disse:

    Eu vi uma matéria referente a insulina sobre o “ligar e desligar” utilizando ela para efeitos anabólicos, então lá vai e alguém puder ajudar:
    Estou em uma dieta para emagrecimento será que posso comer ovos logo antes e depois do treino e manter ao longo do dia e noite uma refeição bem light tipo verduras, será que a proteína não vai ajudar a engordar?
    gostaria se saber algo bom para ajudar no emagracimento…

    • Arnold disse:

      Logo após o treino tudo que voce comer vai para o músculo. Não tem como engordar, a não ser que teu treino tenha sido uma fisioterapia.

    • Arnold disse:

      Antes do treino acho o ovo muito pesado. Vai te estufar o estômago.
      Quer emagrecer? Segue a fórmula:

      Treino de Hipertrofia PESADO + Aeróbico de Jejum (procure aqui no hipertrofia como fazer) + Cortar TODOS os doces + Cortar todos os refrigerantes não light, diet etc + Cortar o máximo de gordura possível da alimentação + Cortar TODAS as bebidas alcoólicas + Substituir os carbos ruins por bons (arroz branco é um lixo, pão branco idem)

      Não tem segredo.

      • Juliana Maciel disse:

        Na verdade, corte inclusive as versoes diet e light de refrigerante. São os piores. Não irei explicar, mas procure ler e veja que os maleficios a longo prazo são iguais ou mais abundantes que os encontrados na versão normal.

  34. luiz henrique disse:

    eu como de 6 a 5 ovos inteiros por dia…

  35. Igor disse:

    Tente sempre comer 15 ovos inteiros ao dia, dispostos em 3 refeições, tbm não tenho problema de colesterol!
    ;D

  36. Alex disse:

    Eu como 7 ovos crus por dia fazem uns 5 meses ja… meus exames estão normal… ou melhor, o nivel de colesterol ta melhor que antes.

  37. jonas disse:

    Cara eu preparo no micro ondas. fica bom, coloco um oregano pra dar um gosto.

  38. Fabiano disse:

    kkkk e eu que como 12 ovos por dias, pra quem é sedentário se fode, mas pra gente não e outra em. um aumento bem significante de colesterol causa ganhos de força e ganhos musculares entãoo que acham de comer o ovo inteiro, e a casca é utilizável!! como fonte de cálcio então o ovo entra na lista dos alimentos mais complexos existentes!!

  39. André disse:

    É se levar o ovo (inteiro) ao microondas para “fritar”

    Pode?

  40. jonas rocha disse:

    6 a 10 ovos inteiros por dia a mais de 2 anos.

    e ainda to vivo…
    haha

  41. Michel disse:

    “Real men eat their egg yolks”

  42. rafael kardec disse:

    lembro como-se fose hoje quando me disseram para não comer a gema pq nela havia colesterol ruim e isso não era bom?quando cheguei da academia fui comer os ovos mas joguei todas as gemas até a algum dias,ai voutei a malhar e começei a pesquisar pela net e vi que comer o ovo completo com a gema faz bem para sua saúde,sabe quando vc faz um coisa errada sem saber e depois que saber fica de coçiência pessada pronto fui eu

  43. kosilek disse:

    Eu como em 2 em 2 dias 12 claras de ovos e nunca jogo fora tdas as gemas sempre consumo 2 ou 3 no meio das claras,um abraço.

  44. Daniel disse:

    como 12 ovos por dia, 10 ovos inteiros e somente jogo fora 2 gemas, pq é muito ruim, mas tenho que comer tambem

  45. lucas disse:

    cara eu como uma média de 15 a 20 ovos por dia sendo uns cinco ou seis inteiros. E não tenho problema algum com colesterol. Mas uma pessoa “normal” realmente por ser raquitica e fraca deve comer dois ovos por dia

  46. Vinicius disse:

    porra faz omelete sem oleo…soh comprar uma frigideira anti-aderente!
    de 5ovos eu como 2gemas…

  47. martim disse:

    clara de ovo e bom pra caralho da uma força incrivrel como pra levantar 120kg no supino. e tem albumina alto valor biologico.

  48. Dindin disse:

    Não gostaria de estar casada com essep povo que come uma duzia de ovos por dia! Imagina o peido do sujeito!!!! kkkkkkkkkkkkkkk…………coma com moderação!!! teve um ai que disse que come 6 por dia + feijão!!! Putz…meu Deussssssssss!!!! kkkkkkkkkkkk

  49. henrique disse:

    eai galera gostaria de pedir uma ajuda comer ovo cru antes do treino , melhora algum desempenho do seu treino ? agradeco deiz de ja !!

    • Giovanni disse:

      Na verdade não. Os ovos são fontes basicamente de proteínas (albuminas) ou seja … recompositores e anti-catabólicos … não fornecem muita glicose e por isso devem ser consumidos no pós-treino e durante os dias de recuperação. Procura tomar carboH antes do treino …

  50. Giovanni disse:

    Lembrem-se: Todos os ésteres são derivados de colesterol ;) (todo esteroide é colesterol)
    E pra galera da salmonela, saibam que o probela esta na casca do ovo. Lave bem o ovo e deixe ém uma tijela com água e uma colher de água sanitária para desinfetar, depois disso vc pode quebra-lo e come-lo cru … Pega salmonela quem quebra o ovo com a casca suja … abraços.
    Dúvidas: [email protected] Especialista em Fisiologia, Metabolisbo do Exercício e Treinamento.

  51. Ailton Almeida disse:

    Interessantissimo esse artigo, tirou todas as minhas dividas sobre a gema, que eu ja descriminei tanto !!!

  52. agnalva tomiatti disse:

    não sou muito fã de ovos,mas agora comecei a fazer localizada e dança do ventre, no entanto sei que o ovo é fonte de proteina e já tive ótimos resultados com esta proteina (sem a gema), na verdade voltei a fazer exercicios par queimar o colesterol ruim, pois tenho tendencia genetica,e agora como ou não como a gema?

  53. rodrigo disse:

    Uns querem que joguemos a gema fora outros nao, sei de mim que como com tudo e estou com a saúde em dia … e treinando muito …valeu.

  54. gustavo disse:

    Soh da nego maluco flando qe come 10, 12 ovos por dia.. kkkk.. eu como 32 ovos por dia.. eee.. proteina na veia… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  55. raphael disse:

    10 ovos crus na vitamina( 10claras e 2 gemas ) =] todo dia!

  56. Nathanzindasanfona disse:

    COMO 24 POR DIA + SUPLEMENTOS.
    pesava 65 e hj peso 80kg…
    Meus exames de sangue são otimos!

  57. Rodrigo disse:

    Omelete de clara de ovos no café da manhã.
    Guardo as gemas e faço omelete de gema de ovo para janta. A gema do ovo é uma proteína de absorção lenta, ideal também para comer antes de dormir.
    E parem com esse mito de colesterol. Todo ano faço exame de sangue e meu colesterol continua excelente.

  58. Sérgio disse:

    Eu faço um shake de 6 ovos (4 claras e 2 ovos inteiros) crus com uma colher de achocolatado light para enganar o gosto, fica muito bom, 24g de proteína, pra mais…tomo duas vezes por dia!

  59. kevin disse:

    nao eh mehlor comer duas clras entao !!??

  60. Rhuana disse:

    mas é oque ovo cru? mesmo ou frito?

  61. Carlos disse:

    1 ou dois ovos inteiros todo dia duas horas antes do treino, pré-treino com creatina e BCAA de acordo com o nivel (plus é beta-alanina, vitamina C e afins … para pessoas que já tiveram ou tem um IMC alto, um termogênico é indicado mas eu visitaria um cardiologista antes de tomar). Dependendo da grana, way protein durante o treino e após: no minimo após. Nas 2 horas após o treino, 1 ou 2 litros de agua.

    Eu como um pão com dois ovos inteiros duas horas antes do treino, tomo meio scoop do pré-treino muscle farm assalt 30 minutos antes e tomo durante e após (tomo cuidado para não tomar mais que 50% durante o treino) dois scoops de qualquer way isolado e hidrolisado (dobro do recomendado). Compre hidrolisado para tomar durante o treino para efeito rápido e isolado se vc já teve ou tem IMC alto.

    Dica para quem tem ou teve IMC alto: reduza carbohidratos, refrigerantes, massa, pão, batata, arroz etc … não é para parar de comer, mas coma progressivamente menos. Altere progressivamente o refri por sucos, doces por frutas, arroz e pão por carne magra, queijo maionese e afins no sanduiche por um ovo, etc.

  62. tiago disse:

    eu como de 8 a 10 ovos inteiros por dia, tem dias q como cru, tem dias q como cozido, e nunca tive algum problema e faço isso a mais de 5 anos, sempre consegui desenvolver muito bem minha massa muscular, e nunca aumentou meu colesterol, nem cordura subcutanea, entao jogar a gema do ovo fora é um grande burrice!!

  63. Rike Gym disse:

    AJUDA: queria saber se estou ingerindo corretamente os ovos.. como 6 ovos por dia .. e coloco 2 gemas com shake whey bsn + dextrose pso treino.. e como 2 pela manha e e mais 2 a tarde.. posso come-los cru inteiros com gema ? e tbm por 2 inteiros com gema no shake ? abraços, bons ganhos!

  64. Rike Gym disse:

    2 gemas nao.. CORRIGINDo. “CLARAS”

  65. flavio disse:

    A Clara eu sempre comi , até pq nao tenho saco pra mais de 2 ovos

  66. Vinicius disse:

    Eu faço um omelete de 2 a 3 x por semana com 4 ovos, pego as 4 claras e 2 gemas, mt bom (y) !

  67. Giancarlo disse:

    gostaria de saber quantas gramas de carboidrato contém em 1 ovo cozido…

    obrgado

  68. VEJAM COMO A GEMA É IMPORTANTE.

  69. eu consumo 40 ovos por semana (claras) e algumas gemas.. excelente!!! e muito treino!!!

  70. Olhei o currículo desse Jim Stoppani, o cara é do tipo que entende da Teoria e da Prática.

  71. Olha ai Vladimir Dos Santos, vamos comer a gema também!

  72. Guto Araujo, Theo Henrique, Lucas Reiser

  73. aff nunca li tanta abobrinha!… 3.6 g de proteina na clara cozida? segundo a nutricionista para comer muita gema são 3 por semana… PHD em que? em nutrição é que não é… vai estudar amigo!
    le aew a tabela nutricional da inicamp e estude antes de querer dar dicas para os frangos! http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_versao2.pdf

    • Guilherme Meira disse:

      se você tivesse lido a tabela , ia ver que são por cada 100g de alimento, e não um ovo. UM ovo grande pesa aprox. 55g meu caro, então faça as contas, a metade disso dão quantas gramas de proteina?

  74. Eu como 8 ovos inteiro ainda nao morri e neh passei mau

  75. Eu como só dois omeletes por dia, 6 ovos inteiros pela manhã, e 6 ovos inteiros a tarde, estou vivo ainda.

  76. Henrique Vianna parça a gema tbm faz acredito que 2 por dia esta de bom tamanho!

  77. como 18 ovos, apenas 6 com as gemas , no limite do meu colesteról ;) !

  78. Eric Camara disse:

    Apoiado também to vivo!

  79. Eric Camara disse:

    Apoiado também to vivo!

  80. Jullyglebia disse:

    Quer dizer q se ey comer quantas claras eu quiser não urei engordar??? Meu objetivo e ganhar massa magra, Nos glúteos e goxas possi comer qtas claras eu quiser sem medo de engordar?? Aguardo resposta!! Bjos!!

  81. Jullyglebia disse:

    Posso comer quantas claras eu quiser sem medo de engordar??? Pois meu objetivo e ganhar massa magra glúteos e pernas.

  82. José disse:

    FINALMENTE! Uma reportagem sobre ovos, em site de musculação etc… descente, aos que jogam fora a gema, estão jogando cerca de 50%¨da proteína do ovo, se não é especialista sobre isto, não precisa leia a tabela nutricional, e a gema do ovo NÂO provoca o LDL no organismo, já comprovado cientificamente, mesmo o colesterol presente na gema, além de diversos nutrientes citados sabiamente nesta coluna!
    Parabéns os nutricionistas agradecem!

  83. andersonhater disse:

    INGERIR ENTRE 8 E 12 OVOS INTEIROS CRUS POR DIA, FOI UM DIVISOR DE ÁGUAS NA EVOLUÇÃO DO MEU CORPO DE CINCO ANOS PARA CÁ.

  84. Marcelo disse:

    Como 5 por dia, vou parar de comer todas as gemas. Vou tirar umas 3, pois estou sentindo o ganho de gordura com elas. É estranho, mas acho que comer todas as gemas não é bom não.

  85. Rodrigo Cassiano disse:

    Eu como em torno de 10-12 ovos inteiros por dia e mais 8 claras de ovos.
    As gemas eu não jogo fora, guardo e as utilizo em um shake posteriormente.
    Meu BF está em 9% com 85kg.

  86. Fabio Bigman disse:

    Caras como é que os culturista antigos ficavam fortes alem dos anabólicos os caras mandavam ovo pra dentro nao tinha whey no maximo isso mais recente tinham o proteinato de calcio, quer ficar forte come ovo cuzido e ja era….

  87. Sr. Albumina disse:

    Como separar a gema da clara do ovo facilmente: http://www.youtube.com/watch?v=_AirVOuTN_M

  88. Brian disse:

    KKKKKKKKKKKK aqui só tem figura.
    Vim aqui só pra saber,se á gema é aconselhável ou não ?!
    mais á gema é muito bom sim,sou instrutor de uma academia aqui em salvador,e gostei da postagem,parabéns !!
    me ajudou,não muito,mais me ajudou sim !!
    valeu !

    #MIDOÉSEUCÚSEUJUMENTO

  89. Ana Maria disse:

    Como todos os dias mais de 15 ovos com gema. Nunca tive problema de colesterol.Faço academia (musculação) e estou ótima.

  90. Alfredo disse:

    Eu como entre 56 e 78 ovos inteiros por dia, e possuo 720N de peso.

  91. nitio disse:

    Como cerca de 24 ovos por dia,porem nao é cozido,eu coloc numa panela que nao agarra,agua e as claras,esse é o melhor jeito? E coloco so duas gemas

  92. Eder disse:

    Nunca joguei gema fora, jogo é pra dentro do estomago… atualmente como 5 ovos inteiros por dia, meu colesterol tá “sussa”

  93. Luara disse:

    Eu acho q nunca ri tanto lendo comentários de uma matéria! Meu Deus, quanta gente tapada. Kkkkk…. os cinco ovos e o mido deu o que falar. E aqui embaixo tem dizendo – Proibido brigas, ofensas e provocações -.

  94. Barbara disse:

    Alguém pode me dizer qual a quantidade mais indicada de ovos pra eu comer por dia? tenho 1,69m de altura, 59kg e tô tentando secar mais, então, não queria engordar. Se deixar eu como ovo em todas as refeições: ovo puro, com cotage, com atum…rsrsrs Ah, eu me preocupo com as gemas, pq não como pizzas, hambúrgueres, processados e outros fastfoods… mas confesso que omelete de claras me desanima…

    • Maromba disse:

      Come só a clara, abuse, o quanto puder comer coma, se quiser comer 5 – 10 – 15 por dia coma, a clara vai te ajudar a manter sua síntese protéica alta = massa muscular magra, a gema se for comer todos os dias coma até 2, já que seu objetivo é perder gordura, baixa ingestão de gorduras de qualidade vai te auxiliar a queimar as que já tem. abrç

  95. joh disse:

    25 claras de ovos é o que vale 100g de suplemento! a gema tem gordura sim porem muito baixa mas se engerir com esseço pode trazer problemas de colesterol, talvez nao te avete agora mas sim no futuro.

  96. kryos disse:

    kkkkk eu nao sei o mal q pode fazer… mas minha mulher entrou em uma dieta para emagrecer e esta comendo clara a dar com o pau… ou seja ela come em media 8 a 10 clara por dia… e as gemas.. nada… hoje sai para o almoço e fui fazer uma coisa rapida por falta de tempo.. … adivinha?…. 3 ovos e mais 5 gemas numa omelete.. com frango desfiado queijo branco picado, oregano alho frito e uma pitadinha de tempero baiano…. comi e to satisfeito… kkkk vcs q essa dieta maluka rsrsrs como as gemas sem dó e piedade…

  97. bruno disse:

    Vamos lá, se VC é praticante de musculação por exemplo e treina pesado mesmo,se VC não consumir 2 gr de proteína por Kilo VC não ira desenvolver sua musculatura meu conselho é:ingerir 30 gr de proteína a cada 3 hrs,com ovo ou sem ovo,o importante é atingir 30 gr básicos de proteína

  98. trombose cefalica disse:

    Cambada de frescos, comendo ovos. Eu como a galinha inteira vai com pena e tudo.

  99. OluaS disse:

    Eu como 6 inteiros por dia, frito na panela de teflon com uma pequena quantia de margarina, deixo-os moles..delícia. Faço academia e colesterol está estável, na quantia correta.

  100. jose carlos disse:

    aki onde moro tem um senhor de 100 anos e ele como ovo todo dia de manha cozido
    se vc ver ele vc nao acredita na pele dele ede dar inveja é de cara de 50 anos ou menos
    podem comer ovos todo dia sim e sem medo

  101. Alberto disse:

    oí amigos muy interesantes los comentarios. . yo estoy empezando hace 30 días los entrenamientos para ganar masa muscular. . quisiera consejos de alimentación, y una rutina de ejercicios para ver resultados de manera rápida. . obrigado gente

  102. Alberto disse:

    yo quería ganar músculos en brazos, pechos, piernas, no tengo ningún problema de gordura. . tengo 42 años, 1.79 de estatura, peso 75 kilos. . quiero pesar 80 kilos, subir de peso ganando músculos, me dan consejos gente. . obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>