gema 300x186 Dica Rápida: Você joga fora a gema do ovo ?
Quase todas as pessoas que treinam conhecem o importante papel das claras de ovo como fonte de proteína. Uma clara contém 3.6g de proteína, com apenas 17 calorias e nenhuma gordura. Contudo a gema do ovo, que é rica em colesterol, geralmente é jogada fora – junto com vários nutrientes importantes.

A gema do ovo contém omega-3 na forma de DHA, que é a mesma gordura saudável encontrada nos peixes como o salmão. O DHA é essencial para melhorar a comunicação entre as células e o sistema nervoso, é boa para o cérebro, para o funcionamento dos olhos e para o controle de gorduras no sangue. Os hábitos alimentares da maioria das pessoas causam uma deficiência em omega-3, e esta deficiência pode resultar em danos às juntas, gerar perda muscular e vários outros problemas. Uma gema de ovo normal contém 18mg de DHA e ovos que foram enriquecidos especialmente para gerar mais DHA, podem conter até 150mg.

Outro nutriente muito importante e que provavelmente você não consome o suficiente – e que também é encontrado na gema – é a lecitina. Lecitina melhora a dinâmica da membrana da célula, na qual dita o controle do que entra e saí do seu corpo. Ela também ajuda a controlar os níveis de gordura e colesterol, e ainda melhora o sistema gastrointestinal. Todas as células do corpo humano precisam de lecitina e mesmo assim é muito difícil encontrar este nutriente nos alimentos – com exceção da gema. A gema é sua melhor escolha para consumir a quantidade correta de lecitina. Adultos precisam de cerca de 6g de lecitina por dia; fisiculturistas precisam de ainda mais. Uma gema contém cerca de 1g de lecitina, ou seja, pense 3 vezes antes de jogar a gema fora quando for fazer um omelete com um monte de claras de ovos. Ao usar 6 claras em um omelete(por exemplo), deixe pelo menos duas gemas na mistura, pois além de melhorar o gosto, você estará ingerindo muito mais proteína em conjunto a vários nutrientes importantes para o crescimento muscular e a saúde em geral.

Dica: 1 ovo inteiro contém mais de 6g de proteína, quase o dobro da clara sozinha.

Texto por: Jim Stoppani, PhD



Clique aqui!

Atenção: o site Hipertrofia.org não autoriza a cópia dos artigos em outros sites, mesmo dando os devidos créditos. O infrator, além de ser responsabilizado judicialmente, poderá sofrer a exclusão da página dos resultados do Google, devido a duplicidade de conteúdo.

Protected by Copyscape Originality Check

Tags: