Veja a classificação de iniciante, intermediário e avançado e veja em qual você se encaixa.

Você é um iniciante quando:

– Tem menos de 2 anos de treino.
– Ainda não consegue levantar o próprio peso no supino ou no agachamento.
– Não tem coordenação suficiente para fazer exercícios compostos e frequentemente precisa de ajuda ou de correções.
– Não consegue sentir o músculo alvo trabalhando durante o exercício. Até consegue sentir os braços e o peitoral trabalhando, mas músculos como ombro e costas, raramente.
– O físico geralmente não tem boa vascularização e estriações nos músculos. Muitas vezes possuem um nível de gordura significativo(pouca definição).

kai greene rosca testa Você é um iniciante, intermediário ou avançado na academia ?

Você é um intermediário quando:

– Tem mais de 2 anos de treino.
– Consegue executar de forma satisfatória todos os exercícios compostos.
– Consegue sentir os músculos trabalhando corretamente.
– Possuí força significativa. Consegue fazer algumas repetições usando o próprio peso no supino e faz o agachamento com o próprio peso + 45kg com boa forma nas execuções, mesmo que poucas.
– O físico apresenta bom desenvolvimento. Geralmente são descritos como “atléticos” por outras pessoas. Algumas partes do corpo apresentam boa definição, tamanho e densidade, contudo os físicos podem variar.

Você é um avançado quando:

– Tem 5 anos ou mais de treino.
– Execução perfeita de todos os exercícios compostos. Compreensão da execução dos exercícios e como alinhar o corpo para atingir partes específicas dos músculos.
– Já tem experiências bem sucedidas com várias técnicas como dropsets, supersets e outras técnicas de alta intensidade.
– Possuí mentalidade forte. Já passou por platôs e conseguiu ultrapassá-los depois de muito trabalho duro.
– Consegue sentir perfeitamente os músculos alvo trabalhando.
– Possuí o físico bem formado e desenvolvido. Apresenta estriações nos músculos e alguma vascularização. Conseguiu desenvolver com eficiência músculos mais distintos como posterior do deltóide e posterior das coxas.

Atenção: Esta “média” foi criada pelo site T-Nation e obviamente é para os padrões das pessoas que treinam nos Estados Unidos.

“Iniciante ? Nunca!”

Um grande número de pessoas provavelmente cairam na classificação de “Iniciantes”, o que é o mais comum. Obviamente, a maioria das pessoas são iniciantes, uma boa quantidade são intermediários e uma minoria são avançados. Nunca em outra ordem.

Antes de se sentir injustiçado por ter sido classificado como iniciante, tenha certeza de estar treinando consistentemente(sem parar de tempos em tempos e voltar), comer corretamente(sem sair da dieta todo fim de semana ou toda hora) e descansar corretamente. Se você já faz isso, você até pode se sentir injustiçado, mas se não faz, como você pode ser outra coisa além de iniciante ?

E então, qual é o seu nível de experiência ? Comente!

Seja avisado por e-mail quando um novo artigo for lançado.
Clique aqui!