Whey Protein vs Caseína

Clique aqui!

Qual é a melhor fonte de proteína e que constroí mais massa muscular ? Caseína ou Whey Protein ? Veja quais são suas principais vantagens e desvantagens, e tenha muito mais ganhos!

caseina optimum 300x300 Whey Protein vs Caseína

 

Caseína

A proteína da caseína constituí 80% das proteínas encontradas no leite. É reconhecida pelo seu completo arsenal de aminoácidos, digestão lenta e efeito anticatabólico.

Benefícios

A caseína é digerida lentamente, e isto pode ser altamente proveitoso em certos momentos do dia, pois provem um fluxo constante de aminoácidos por um maior período do tempo, com menos risco de desperdício, acredita-se que as suas propriedades anticabólicas se devem a este fato. A caseína também é rica em cálcio, que é importante para a saúde dos ossos e também tem propriedades que ajudam na queima de gordura.

Desvantagens

Por mais irônico que possa ser, uma possível desvantagem da caseína também é a sua lenta absorção(digestão lenta). Em alguns momentos do dia como antes ou logo após do treino, onde o corpo precisa de uma fonte rápida de aminoácidos, a caseína irá deixar a desejar nesse quesito, pois o processo de digestão é bem mais lento comparado ao whey protein.

Pessoas com intolerância à lactose podem ter problemas com a caseína e sofrer de alguns efeitos “colaterais” como gases e inchaço.

Recomendações

A caseína pode ser tomada junto às refeições sólidas e antes de dormir. Não deve ser usada em períodos que o corpo precisa de proteína de forma rápida.

Whey Protein

O whey é um subproduto natural que é encontrado np processo de criação do queijo(do leite). Aproximadamente 20% da proteína do leite é whey protein.

Whey Protein mostrou aumentar a síntese protéica. Alguns estudos indicaram que o whey ajuda no sistema imunológico e também tem propriedades antioxidantes.

Benefícios

Aumento na síntese de proteínas, melhora no sistema imunológico, atividade antioxidante e rápida absorção.

Desvantagens

Não mostrou ser eficiente em diminuir a degradação de proteína(na maioria dos casos).

Recomendações

Whey é a melhor escolha para usar em períodos próximos ao treino devido a sua rápida absorção, tanto antes como após.

Caseína vs. Whey Protein

De acordo com o conteúdo que vimos, podemos observar que ambas têm vantagens e desvantagens distintas.

Um estudo conduzido por Yves Boirie usou como cobaia seres humanos com uma ingestão normal de proteína. Eles ficaram em jejum por 10 horas e depois foi-lhes dado 30 gramas de whey ou caseína.

Os resultados mostraram que os níveis de leucina(aminoácido presente nos dois produtos) tiveram um pico uma hora após a ingestão de whey ou caseína. O grupo que ingeriu whey teve um pico maior que a caseína e após 4 horas os níveis voltaram ao normal. O grupo da caseína teve um pico um pouco menor, mas só voltou aos níveis normais após 7 horas. O whey aumentou a síntense proteica, mas não afetou a degradação de proteínas. A caseína diminuiu a degradação, mas não afetou a síntese.

Conclusão

Podemos concluir que a ingestão de ambas pode ser proveitosa para o ganho de massa muscular, se usadas de maneira correta. Os dois produtos podem ajudam de maneira significante o ganho de massa muscular e o uso de ambas pode ser ainda mais interessante. Por que não usar as duas ao mesmo tempo e aproveitar todas as vantagens ?

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

38 Respostas

  1. Lucas Barbosa disse:

    Po, informações muito interessantes! Acaba por me fazer concluir que os produtos que contêm Caseína E Whey Protein não fazem muito sentido, certo? Os momentos ideais para a ingestão de cada um deles é completamente incompatível. Parabéns pelo site, ótimo!

    • Luciano disse:

      Discordo desse ponto de vista (os produtos que contêm Caseína E Whey Protein não fazem muito sentido), pois esses produtos podem ser utilizados para suprir as necessidades pós-treino e, ao mesmo tempo, continuar fornecendo proteinas por algumas horas.

    • Rivaldo disse:

      Por que não usar as duas e aproveitar ao maximo? Resposta: porque nao tenho grana.

  2. Isabela disse:

    Eu tomei um já. Realmente faz efeito. Adorei.
    A minha dúvida é se pode misturar whey protein com BCAA por exemplo…
    Alguem dá uma mao aê?!??!

    • Fernando disse:

      Isabela,
      Sim, vc pode misturar, porem, vc estará jogando grana fora.
      Motivo: um whey protein de qualidade já contém a quantidade de BCAA necessaria para seu organismo.
      É recomendado a injestao de BCAA junto ao whey apenas para atletas de alto nivel, que tem um nivel de catabolismo elevado.
      Dica: continue com seu whey e ao invés do BCAA, coma um bife ( 150-200 g ) de maminha ou patinho, carnes magra com baixo indice de gordura e alto indice de creatina e aminoacidos ( incluindo BCAA ).

      Abraços, espero ter ajudado

    • Lucas Sales disse:

      Whey protein ja possui uma vasta concentraçao de BCAA’s . nao é necessario a suplementaçao de BCAA , compre uma boa creatina , ta mais ou menos na mesma faixa de preço e vai te ajudar bem mais . Malto creatina e whey tudo depois do treino , é o melhor combinaçao

  3. Ana disse:

    Gostaria de saber se pode tomar whey protein, a caseina e a glutamina?

  4. Philippe Peres disse:

    To com uma duvida sobre o whey isolado e a casein ambos da Optinum.. já tenho os 2 aqui em casa, tava dando uma pesquisada e vi que alguns usam só o whey e ao invés da casein uma albumina, seria ideal também ? como já tenho essa Casein eu poderia vende-la e comprar uma albumina e ainda sobra uma grana pra comprar uma creatina.. alguém me sugeria alguma outra opção ?

  5. Ninha disse:

    Meu endócrino prescreveu a caseína 30 min antes do treino e o whey logo após, mas vejo todo mundo dizer q a caseína deve ser tomada antes de dormir. O q vcs me dizem? Obrigada.

    • Thomaz Willian disse:

      Eu sempre só tomo caseína antes de dormir, pois como é proteína de lenta absorção terá mais vantagem em tomar antes do repouso que é o período que ficamos maior tempo sem nos alimentarmos.

    • Renata disse:

      Acho que você deve confiar no seu médico. Ele estudou para isso.

    • Aurélio disse:

      Ninha a Caseina pode ser usada de varias maneiras, por exemplo: quem tem problemas de colesterol é indicado o uso de caseina para substituir a mistura (carne, frango, ovo), ou seja arroz integral, salada e caseina… Então se foi receitado é porque ha um propósito. Trabalho em loja de suplementos.

  6. Jo disse:

    desculpe pela ignorância, mas qual a diferença entre o Whey e a caseína? Ambos não são proteínas do leite? Porque no caso do Whey a absorção é rápida e no caso da caseína é lenta?

    • Priscilla disse:

      Jo, veja bem, como diz a matéria, a caseina é 80% do leite, os outro 20% restantes são Wey.Isto quer dizer, que são proteinas diferentes e tem ações diferentes no nosso organismo e metabolizam de forma diferente também.o valor biológico da caseina é superior ao Wey, por isso bem mais caro!

  7. Rafael disse:

    Bom dia, gostaria de saber se tomando o Whey ou a Casseina para ganho de massa, eu posso tomar um bloqueador de gordura ( EFA LEAN GOLD) ou um queimador de gordura (LIPO CUT X HERS )que conseguirei ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo ? Agaurdo a resposta. Obrigado.

  8. Pedro disse:

    Muscle Milk pode ser considerado caseína?

  9. Tanto o Whey quanto a Caseína são ótimos suplementos para ganho de massa muscular, porém o Whey Protein leva vantagem devido ao seu grau de pureza e absorção. O ideal seria consumir os dois, cada um no melhor horário! Valeu!

    Diogo

  10. Gustavo disse:

    Boa noite,
    Durante as férias, 20 dias, o recomendável é a Caseína?
    Obrigado.

  11. Maicon disse:

    Pelo que li acho interessante tomar o Whey Protein logo após o treino e antes de dormir digerir a Caseina… É isso que vou fazer…
    Mas haja grana, viu… pq a bichinha é cara…rs

  12. Luis disse:

    Caso eu tome whey + glutamina + caseina, eu estarei tendo alguma perda da suplementação ou é complementar as 3 juntas ?
    Levei isso em consideração pq alguns wheys de qualidade contem já uma quantidade de glutamina…

  13. Anna Helena' disse:

    Tenho feito algumas pesquisas em artigos científicos sérios, a caseína não é boa fonte de proteína, tem muito melhores, como a da soja fermentada, se alguém quer farinha de tempeh em 100 gramas tem 42% de proteínas então otimiza bastante

  14. renato disse:

    cara, eu tava tomando outros suplemento nao tinha efeito nem um.. foi so começar a tomar caseina com bcaa cresce muito!!!!! recomento

  15. Dieguin MCL disse:

    Mas no pré-treino não deveria se consumir proteína de lenta absorção ?

  16. obg pelo esclarecimento valeu

  17. Carina disse:

    OLA!
    Tenho uma prova pra fazer de um concurso publico que passei, tenho que engordar 5 kg pois meu imc está muito baixo, gostaria de saber se o Total Protein e o hardmass 18000 podem conter alguma substância que implique no exame toxicológico. Alguem pode me ajudar por favor??????

  18. Jovaí B. da Silva disse:

    valeu…

  19. Muito obrigado pelo esclarecimento muitos falam do suplementos, mas nem sabe
    do que se trata.

  20. Muito obrigado pelo esclarecimento muitos falam do suplementos, mas nem sabe
    do que se trata.

  21. Thiago Rosa disse:

    perfeito, comprei os 2 e agora sei quando ingerir ambos!

  22. olá,gostaria que você falasse sobre Massa Monster e Whey Protein Optimium. Comprei ambos, tomo a massa antes do treino e o Whey após treino….não gostaria de fiar bebendo suplementos, porém meu metalismo é mto acelerado.Será que terei um bom resultado?

  23. CRISTIANE OLIVEIRA disse:

    The China Study, escrito por T. Colin Campbell, Ph.D, um dos diretores do Projeto China, e seu filho, Thomas M. Campbell II.[1] examina a relação entre o consumo de produtos de origem animal e doenças como o câncer da mama, próstata e intestino grosso, diabetes, doença coronária, obesidade, doenças auto-imunes, osteoporose, doença degenerativa do cérebro, e degeneração macular.[2]
    Os autores apresentam e explicam as conclusões do estudo, apontando uma correlação entre a dieta animal e as doenças. As dietas ricas em proteínas de origem animal (incluindo caseína no leite de vaca) foram fortemente ligadas a doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 1.
    Agente cancerígeno – Segundo o estudo The China Study, a caseína é considerada por cientistas da área da saúde o maior agente cancerígeno que se tem conhecimento
    Pergunta? Esse produto (CASEIN PROTEIN) pode causar câncer??

  24. O maior problema da caseína é qe essa proteína foi eleito pelos cientistas da área de saúde e alimentação como o maior agente cancerígeno existente, por isso quem usa é bom esta fazendo sempre uma pausa entre um pote e outro!!

  25. kdmeucopo disse:

    Só kdmeucopo resolve

  26. Kaleb disse:

    Eu sigo a receita da minha vó: alimentação variada e balanceada (com boa dose de whey (receita minha) depois do treino). Nada de radicalismos ou de usar um monte de produtos que nada mais são que gasto de dinheiro. Ganhei boa massa muscular em 2 anos de academia que era meu objetivo. Todos deviam pesquisar o que o excesso de qualquer substância faz ao corpo, principalmente o excesso de proteínas. Grande abraço.

  27. jeferson disse:

    eu estive pesquisando sobre proteína do leite – caseína e whey protein. Li muito sobre o assunto. o que me deu uma visão mais resumida foi essa dessa fonte. Acho que vale a pena pensar no assunto. Por enquanto vou optar pela proteína do ovo pois traz os mesmos benefícios com menores malefícios.
    confere ae:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Case%C3%ADna

  28. Paulo H. disse:

    Estou ingerindo pré treino beta alamina,pós treino whey protein com malto e creatina, antes de dormir caseina, Ta bom ou preciso de mais suplemantos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>