Qual é a melhor fonte de proteína e que constroí mais massa muscular ? Caseína ou Whey Protein ? Veja quais são suas principais vantagens e desvantagens, e tenha muito mais ganhos!

caseina optimum 300x300 Whey Protein vs Caseína

 

Caseína

A proteína da caseína constituí 80% das proteínas encontradas no leite. É reconhecida pelo seu completo arsenal de aminoácidos, digestão lenta e efeito anticatabólico.

Benefícios

A caseína é digerida lentamente, e isto pode ser altamente proveitoso em certos momentos do dia, pois provem um fluxo constante de aminoácidos por um maior período do tempo, com menos risco de desperdício, acredita-se que as suas propriedades anticabólicas se devem a este fato. A caseína também é rica em cálcio, que é importante para a saúde dos ossos e também tem propriedades que ajudam na queima de gordura.

Desvantagens

Por mais irônico que possa ser, uma possível desvantagem da caseína também é a sua lenta absorção(digestão lenta). Em alguns momentos do dia como antes ou logo após do treino, onde o corpo precisa de uma fonte rápida de aminoácidos, a caseína irá deixar a desejar nesse quesito, pois o processo de digestão é bem mais lento comparado ao whey protein.

Pessoas com intolerância à lactose podem ter problemas com a caseína e sofrer de alguns efeitos “colaterais” como gases e inchaço.

Recomendações

A caseína pode ser tomada junto às refeições sólidas e antes de dormir. Não deve ser usada em períodos que o corpo precisa de proteína de forma rápida.

Whey Protein

O whey é um subproduto natural que é encontrado np processo de criação do queijo(do leite). Aproximadamente 20% da proteína do leite é whey protein.

Whey Protein mostrou aumentar a síntese protéica. Alguns estudos indicaram que o whey ajuda no sistema imunológico e também tem propriedades antioxidantes.

Benefícios

Aumento na síntese de proteínas, melhora no sistema imunológico, atividade antioxidante e rápida absorção.

Desvantagens

Não mostrou ser eficiente em diminuir a degradação de proteína(na maioria dos casos).

Recomendações

Whey é a melhor escolha para usar em períodos próximos ao treino devido a sua rápida absorção, tanto antes como após.

Caseína vs. Whey Protein

De acordo com o conteúdo que vimos, podemos observar que ambas têm vantagens e desvantagens distintas.

Um estudo conduzido por Yves Boirie usou como cobaia seres humanos com uma ingestão normal de proteína. Eles ficaram em jejum por 10 horas e depois foi-lhes dado 30 gramas de whey ou caseína.

Os resultados mostraram que os níveis de leucina(aminoácido presente nos dois produtos) tiveram um pico uma hora após a ingestão de whey ou caseína. O grupo que ingeriu whey teve um pico maior que a caseína e após 4 horas os níveis voltaram ao normal. O grupo da caseína teve um pico um pouco menor, mas só voltou aos níveis normais após 7 horas. O whey aumentou a síntense proteica, mas não afetou a degradação de proteínas. A caseína diminuiu a degradação, mas não afetou a síntese.

Conclusão

Podemos concluir que a ingestão de ambas pode ser proveitosa para o ganho de massa muscular, se usadas de maneira correta. Os dois produtos podem ajudam de maneira significante o ganho de massa muscular e o uso de ambas pode ser ainda mais interessante. Por que não usar as duas ao mesmo tempo e aproveitar todas as vantagens ?

Seja avisado por e-mail quando um novo artigo for lançado.
Clique aqui!