Malefícios da Soja

Clique aqui!

Ninguém mais aguenta a “confusão” da soja: uns falam mal,outros bem. Devemos utilizá-la para ganho de massa ou cortá-la definitivamente ? Está na hora de colocar um ponto final nesta questão ou pelo menos formar uma opinião mais clara sobre o assunto.

Soy Malefícios da Soja

A soja é um alimento como todos os outros, existem inúmeros artigos falando bem desta substância, mas de tempo em tempo surgem artigos e pesquisas afirmando que  a soja é nociva para a saúde. Se ela é tão boa assim, porque alguns pessoas teimam em difamar esse alimento ?

A razão para a soja ser tão má é devido as suas duas isoflavonas:  genisteína e daidzeína. Essas duas vilãs se amarram aos nossos receptores de estrogênio. Existem dois receptores, o alfa e o beta. O alfa é o receptor que geralmente é associado aos tumores de mama, aumento de gordura corporal, retenção de líquidos, etc. O receptor beta não é algo que devemos nos preocupar.

Infelizmente as duas isoflavonas da soja podem gerar diversos efeitos colaterais como afetar a produção de testosterona, a tiróide, atrapalhar o crescimento muscular e até mesmo prejudicar a sua saúde.

Um estudo mostrou que indivíduos  que ingeriram soja por um curto período de tempo, tiveram uma queda na testosterona de até 76%(1). Em outro estudo,  foi encontrado uma associação inversa entre consumo de proteína de soja e alteração nos níveis de testosterona em homens japoneses.(2)

Em mais um estudo usando homens adultos e sadios foi usada uma dieta contendo soja e outra contendo proteína animal. No final do estudo, os níveis de testosterona estavam significativamente baixos nos indivíduos que fizeram a dieta contendo soja e ainda tiveram uma queda de 7% na testosterona livre, depois da dieta. (3) Em uma experiência com ratos, os níveis de testosterona e LH também cairam. (4).

O principal apelo da soja é que ela pode reduzir os riscos de doenças no coração, através da diminuição do colesterol e triglicerídeos. Pesquisas comprovaram que a proteína da soja realmente diminuí o colesterol, porém somente o HDL, que é o colesterol bom!(5,6)

A proteína da soja quando comparada com as líderes de mercado: Whey e Caseína. Também não se saí muito bem, em questão de aumentar a síntese proteíca e da quebra de proteína, a Soja é muito inferior. (7).

Conclusão

De forma curta e grossa você viu os efeitos da soja em nosso corpo, os efeitos podem variar por causa de diversos fatores, mas acredito que seja o suficiente para você pensar muito bem antes de incluir a soja na sua dieta.

Fonte: http://www.t-nation.com

Leitura complementar(Em inglês):
http://www.tmuscle.com/free_online_article/sports_body_training_performance_consumer/bad_protein_a_testosterone_consumer_report
http://figureathlete.tmuscle.com/free_online_forum/null/soy_is_still_bad_protein
http://www.tmuscle.com/free_online_article/sports_body_training_performance_interviews/poison_protein

Referências Citadas

1.Zhong, et al. “Effects of dietary supplement of soy protein isolate and low fat diet on prostate cancer.” FASEB J 2000;14(4):a531.11

2.Nagata C, et al. “Inverse association of soy product intake with serum androgen and estrogen concentrations in Japanese men.” Nutr Cancer 2000;36(1):14-8.

3.Habito RC, et al. “Effects of replacing meat with soyabean in the diet on sex hormone concentrations in healthy adult males.” Br J Nutr 2000 Oct;84(4):557-63

4.Strauss L, et al. “Genistein exerts estrogen-like effects in male mouse reproductive tract.” Mol Cell Endocrinol 1998 Sep 25;144(1-2):83-93

5.Ashton E, Ball M. “Effects of soy as tofu vs meat on lipoprotein concentrations.” Eur J Clin Nutr 2000 Jan;54(1):14-9

6.Madani S, et al. “Dietary protein level and origin (casein and highly purified soybean protein) affect hepatic storage, plasma lipid transport, and antioxidative defense status in the rat.” Nutrition 2000 May;16(5):368-75.

7.Schadereit R, et al. “Whole body protein turnover of growing rats in response to different dietary proteins?soy protein or casein.” Arch Tierernahr 1999;52(4):311-21

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

44 Respostas

  1. junior disse:

    mermo assim eh boa, ganhei 2kg em 1 mes com ela. final

    • GUERREIRODAHORA disse:

      CARA NAO SEI O QUANTO TEMPO ESTA CONSUMINDO ESSA SOJA(MERDA) MAIS TOME CUIDADO,EU CONSUMI SOJA DURANTE UM ANO. E EM MATERIA DE APETITE SEXUAL NUNCA TINHA ME SENTINDO TAO PARA BAIXO, E EU NAO CONSEGUIA ENTENDER O MODIVO JA QUE MEALIMENTO MUITO BEM E CONSUMO OUTRO SUPLEMEMTOS E ANTES DISTO A MINHA FAMA ERA DE INSSACIAVEL,JA ESTAVA QUASE ACREDITANDO EM TRABALHOS DE OCULTISMO.VC NAO FICA TOTALMENTE BROXA, MAIS A FALTA DE IMTERECE E BASTANTE SEGUIFICANTE, MINHA SORTE ERA QUE A MINHA MULHER ESTAVA CONSUMINDO JUNDO COM MIGO, SE NAO ESTAVA ENRROLADO, O E FEITO FOI EM AMBOS ,FALO SERIO NAO PAGUE PARA VER.NAO TENHO VERGONHA DE DIZER ISSO , SE FOR AJUDAR OUTRAS PESSOAS.

      • LR disse:

        Eu posso falar do meu caso mesmo,tenho tomando 6 colheres de sopa do extrato de soja diariamente,já percebi uma queda do desejo sexual,só pode ser porque caiu o nível de testosterona,usando o extrato de soja.

    • Marco Pavao disse:

      Pois é eu acho melhor vocês tirarem as duvidas com o maior pesquisador sobre as proteinas DR. David Heber fundador da divisão de nutrição humana da UCLA Heber integra a lista Who’s Who in America (Quem É Quem na América). Seu nome também consta do ranking The Best Doctors in America (Os Melhores Médicos da América), feito anualmente com 35 mil profissionais nos Estados Unidos.

      E ai vai discutir com pesquisa com base sólida cientifica e com alta tecnologia?

  2. Giuseppe13 disse:

    Eu acho que esse artigo está um pouco amedrontador e realista. Ok, soja não é dos melhores alimentos porém tem alto valor biológico e tem todos os aminoácidos necessários para a hipertrofia. Porém se encher de soja não é tão inteligente pois reduz os níveis de testosterona. Ou seja, em pequenas doses não mata!

  3. Diêgo Araújo disse:

    Discordo plenamente. Sou vegetariano há mais de 10 anos, pratico esportes e malhação. Durante este tempo inteiro, nunca senti-me mal, nem apresentei nenhum dos sintomas ou conseguências negativos citados pelo texto. Ao contrário, sempre tive um ganho muscular muito mais elevado do que os meus amigos que ingerem carne, assim como mais disposição para esportes e quaisquer atividades físicas. Meu apetite sexual é extremamente voraz, chegando perto à ninfomania (e digo mesmo, sem vergonha), se eu deixar. Não apenas eu, mas minha mãe também ingere soja igualmente a mim, durante mais tempo ainda, e tem perfeita saúde. Todos os exames que fazemos, quando precisamos, o que é raríssimo, sempre apresentaram todas as taxas normais. Nós ingerimos soja DIARIMAENTE, tanto a proteína texturizada, como o extrato de soja, e de vez em quando os grãos. Não tenho absolutamente nada a reclamar da minha saúde durante estes mais de 10 anos sendo vegetariano e, acima de tudo, alimentando-me sumariamente de soja, todos os dias.

    • smr disse:

      imagina soh se vc tivesse uma alimentação de qualidade kkkkkkk

      naum acreditei em nada do que disse ai … soh vou acreditar com exames de taxas hormonais com soja e sem soja por alguns meses …sua mae faz bem em comer soja …eh otima pra menopausa … jah pra homens …tem dezenas e dezenas de estudos provando q eh mais facil ter prejuisos q beneficios …

  4. Max disse:

    Olha só, tudo que é demais não pode ser bom né. Como proteína de soja e não vejo problemas, assim como eu, meus amigos (atletas) também possuiem uma performace “normal”.
    O que percebo é que a proteína animal estimula mais. Isso não significa que seja bom, vendo que a ansiedade é gerada pelo excesso de estimulos ;-). Penso que o negócio é cada um achar o seu equilíbrio alimentar e respeitar quem pensa (e se alimenta) diferente.

  5. mc disse:

    Se essas 2 substancias ai se ligam receptores de estrogênio, pq n usar um inibidor competitivo de receptores de estrogênio e reduzir esse efeito????

  6. Bruno Caminotto disse:

    usar a proteina da soja poucas vezes , tipo 1 vez por semana , será que reduz muito a testosterona ? :/

  7. Fernando Rodrigues disse:

    Eu consumo de 2 a 4 colheres de sopa de extrato de soja diariamente há cerca de 5 meses e já estou tendo que usar sutiã número 42 por causa dos peitinhos que nasceram em mim…
    kkk É claro que estou sendo sarcástico quanto à parte dos peitinhos. Nego acha que vai virar mulher se comer um grão de soja; faça-me um favor né. u_u

  8. Humberto disse:

    Desde que começar a treinar fiz uso de suplementos,mas quando começei a usar gainers que eram a base de soja,senti uma diminuição da massa muscular e da força.Por isso bani a soja da minha alimentação por mais de 15 anos.de uns tempo pra resolvi comprar soja em pó,e por estranho que pareça tive aumento da massa muscular e da força!e como não estou tomando nenhum tipo de suplemento,só pode ser ela!vai entender!

  9. charlles disse:

    Isso da soja produzir hormônio feminino é verdade mesmo! Um médico já disse isso em TV aberta ao vivo, e imediatamente os apresentadores começaram a falar na frente dele, tipo para ele não continuar a falar sobre aquilo, isso eu mesmo vi não foi ninguém que me contou, eu mesmo já não me alimentava com soja e agora que nunca quero ver essa praga na minha frente, ai depois as crianças começam a brincar de boneca e viram gays os pais vem falar que já nasceu assim etc etc., pode acontecer sim um problema hormonal mas agora você já sabe que a soja também causa este problema, então se liga ai.

  10. gabriel disse:

    vejo muitas criticas a soja, estou pesquisando bastante e muitos falam o que diz aqui sobre a diminuição de testosterona, + assim como aqui os artigos falam da soja em si propria, quero saber das opnioes com a proteina dela isolada onde vejo muitos elogios, esse artigo fala sobre a soja completa. sobre a proteina isolada dela, diminui a testosterona, msm isolada ainda mantem os principios ativos que diminui o hormonio?

  11. Antonio disse:

    O artigo simplesmente se esquece da diferença crucial entre os derivados de soja. Todas as variedades de soja CRUA (in natura, extrato, concentrada) de fato tem pesquisas que indicam redução de testosterona devida aos fitoestrógenos. Entretanto existe um produtinho mágico que foi ignorado: a proteína ISOLADA de soja (P.I.S.) que é livre de fitoestrógenos e tem 90% de concentração. O critério de “valor biológico” já é ultrapassado, há mais de uma década a ciência nutricional utiliza-se do PDCAAS (sigla em inglês para Pontuação de Aminoácidos Corrigida pela Digestibilidade das Proteinas). Segundo essa classificação, o FDA ranqueia a proteína isolada de soja simplesmente em primeiro lugar. Tem muito maior concentração de BCAAs que a Whey e um teor brutal de arginina (um dos principais indutores de endo-testosterona e NO2 que existem), não é à toa que está na maioria dos packs à venda no mercado. E um detalhe: a P.I.S. custa 1/3 do preço da Whey. Ok, a Whey é um mais gostosa, se você tem dinheiro para jogar fora… Abraços!

    • Zé_ disse:

      Perfeito sem +…

    • smr disse:

      soja isolada tem de 80a 90% de proteina … naum tem os fitormônios removidos nem desabilitados ….existe sim um suplemento de proteina de soja assim e chama SUPRO o preço do supro eh superior ao preço da albumina no brasil …entaum nem vale a pena pensar nisso

  12. luizmoraez disse:

    esses problemas citados sao completamente eliminados de um modo muito simples: inibidores de estrogenio!!! pronto !!!

  13. UM MEDICO FALANDO SOBRE A SOJA.
    ACHO QUE ATE ELE EH CONTRA ESSA PORCARIA
    http://drpaulomaciel.com.br/perigo-soja-a-vista/

  14. É mentira, soja contém traços de estrogênio mas só realmente te daria efeitos se tu comesse tipo uma tonelada de soja.

  15. G.Phoenyx disse:

    Sempre consumi soja,desde criança,tomava Ades DIARIAMENTE! Já usei muito 3xWay Protein da Midway também,que contém a maldita,vai ver por isso desenvolvi ginecomastia,a qual persiste até hoje,sem nunca ter usado EA’s! =/ Somando ao fato de eu ser endomorfo,tô fudido,só cortando agora ;/

  16. Mateus disse:

    Eu tenho uma dúvida, 2 colheres de sopa são o suficiente para não causar ginecomastia ?
    posso tomar uma creatina pré treino e no pós o extrato de soja ?
    Obs.: a soja tem 13g de proteina a cada 30g segundo a tabela nutricional
    Sou iniciante e tenho apenas 2 meses de treino
    Se for criticar, que seja construtiva.

    Agradeço desde ja

  17. GANGNANSTYLE disse:

    Usei por muito tempo, percebi que minha libído diminuiu, parei de tomar, será que o nivel de testosterona aumenta quando corta o uso da proteina de soja ? quanto tempo ?

  18. E se eu comer a proteina de soja acompanhada de um ZMA para aumentar os niveis de testosterona.

  19. Bruno ferreira disse:

    Diferentemente do artigo acima, que não apresenta fontes dos experimentos e vem apenas de um autor, deixo esse três estudos DE AUTORES DIFERENTES que mostra que a soja não interfere na nível de testoterona do corpo. http://www.ironmanmagazine.com/soy-and-your-testosterone/

  20. TUDO demais é nocivo…até ÁGUA. A soja é um alimento maravilhoso se usada de forma equilibrada. Vamos PESQUISAR MAIS.

  21. Lucas Santos disse:

    porra nenhuma soja e bom por te muita proteina

  22. Se ligue disse:

    Galera, eles estão falando da soja.
    Já a proteína isolada da soja é outra coisa copletamente diferente.
    Seria o mesmo que falar de ovo (inteiro) e albumina (proteína da clara do ovo).
    Tem um americano que é muito usado para falar mal da soja, mas espere: ele bebia 3 litros de suco de soja por dia!!!
    Tome 3 litros de café, whey ou qualquer outra coisa por dia e veja o que acontece.
    Tudo isso é causado por excesso.
    Uma dieta balanceada é outra coisa.

    • smr disse:

      proteina isolada de soja continua tendo os fitormonios …soh supro naum tem essas substancias e o preço eh superior ao da albumina … naum vale a pena ….

  23. A anvisa já deveria ter proibido então já que a soja faz tanto mal para saúde..

  24. marialucia disse:

    gostaria de saber se a proteina isolada serve para melhora o omonio pois tenho 45 anos quase na menopausa

  25. Giorgio disse:

    Acho que o autor do texto deveria se informar mais, tomo proteina “isolada” de soja faz 2 anos. Meus níveis de testosterona estão normais e nesse periodo ganhei 15kg de massa muscular sem nenhum efeito colateral, agora… se consumir 20kg de soja isolada 3x ao dia… a carne pode causar câncer no intestino, porém não vejo ninguém dizer que vai parar de comer.

  26. Ale disse:

    Claro que um site que divulga suplementos vai falar mal da soja para estimular o consume desses suplementos.

  27. Mateus disse:

    Cara que povo mais dramático, simplesmente a soja faz bem. Sim, pode abaixar o nível de testosterona porém se ingerido em altas quantidades. Resumindo a proteína de soja é boa e faz bem porém não para ser utilizado como fonte de suplementação, e sim como um adicional como por exemplo adiciona-la no café da manhã, eu não utilizo regularmente apenas quando estou sem $ para comprar whey ou albumina para consumir pela manhã.

  28. hitalo disse:

    cara na boa eu descordo totalmente dessa pesquisa, já faz 4 meses q estou incluindo proteína d soja na minha dieta nao caio nem um pouco meu libido, no meu caso os efeito foram absurdamente benéficos quem me indico foi o nutricionista do dono da academia q frequento (que e fisiculturista)eu perdi gordura ganhei definição estou muito mais disposto nos treinos e na cama, fora q aumentei 2,6cm de braço, também fez bem pra minha pele q tinha sérios problemas d espinhas, cara melhorou 90% serio msm.
    Emtão e isso maromba se eu tive lido essa pesquisa antes experimenta não teria consumido sugiro q vcs provem antes d tomar comclusoes blz abç

  29. Paulo disse:

    Acho que existe um pre julgamento e falta de informação quanto a julgar comparativamente dois alimentos de tipo e origem distintas, mas o problema sempre sera exatamente este, enquanto entre grandes pesquisadores existir divergências de ideia(Dinheiro) e de interesses(Quem ira Pagar +), sempre sera assim um querendo convencer mais que o outro. Quanto a soja(pesquisa com ratos)… Enfim Cada ser humano tem um organismo diferente do outro ambos com respostas diferentes nem sempre o que funcionar para um deixar de ter seu valor por não funcionar para outro, como em diversas outras situações.

  30. alvim silva disse:

    Eu vinha tomando diariamente extrato de soja integral e minha apetite sexual aumentava cada vez mais, era a tal paudurência. De uns tempo para cá o efeito foi no intestino, eu peidava muito. Deixei de tomar por dois meses e ao voltar a tomar o mesmo problema intestinal, no entanto a apetite sexual aumentou.
    Então o problema está em cada pessoa, mas eu pretendo não ficar tomando sempre e sim uma vez por semana para manter a estabilidade sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>