Creatina vs. Álcool

Saiba quais os efeitos do álcool na hipertrofia muscular e o que acontece quando você consome bebidas alcoólicas durante um ciclo de creatina.

Primeiramente não existem estudos científicos sobre o uso de creatina misturado com o álcool, porém existem pesquisas sobre os efeitos do álcool sobre o corpo e sobre a creatina. Juntando os fatos fica fácil entender se eles se misturam ou não.

alcoolcreatina Creatina vs. Álcool

Como o músculo cresce ?

 

Quando você treina com pesos na academia, na verdade você destroí e quebra o tecido muscular. O único motivo para que os músculos fiquem maiores durante o treino é devido ao fluxo sanguíneo e justamente porque o músculo está sendo lesionado(microscopicamente). O aumento do músculo só ocorre durante o descanso, quando ocorre a síntese protéica. A síntese protéica é a produção de novas proteínas musculares. O que ocorre é que durante o reparo muscular você acaba construindo mais do que você danificou durante o treino, e quanto mais você danifica, maior vai ser o “lucro”.

Como a creatina funciona ?

A creatina é produzida naturalmente pelo corpo, no fígado, pâncreas e rins. A creatina também pode ser encontrada em alimentos, como nas carnes vermelhas e peixe. A creatina, de uma forma simples e resumida, ajuda no aumento da ATP que é a energia usada para atividades que exigem movimentos rápidos e explosivos(erguer pesos é um belo exemplo). O nosso corpo mantém uma dose bem limitada de ATP, que é suficiente apenas para alguns segundos de atividade intensa. A partir do momento que os níveis de ATP caem, o músculo fica fatigado. Resumindo: quando você toma creatina, os níveis de ATP são maiores e você ganha mais explosão muscular, conseguindo mais repetições e aumento de carga nos exercícios.

Os Efeitos do Álcool na Construção Muscular

Existem diversos malefícios do álcool quando o assunto é construção muscular, porém os principais são:

- Diminuição da Síntese Protéica
– Diminuição dos efeitos anabólicos da insulina e do hormônio do crescimento
– Diminuição da testosterona(principal hormônio anabólico)

Somando Creatina com Álcool

A creatina por um lado vai propiciar um ambiente anabólico para o corpo, aumentando os níveis de ATP, promovendo um aumento na síntese protéica, permitindo que o seu corpo vá além de seu limite natural, isto além de aumentar os seus ganhos, poderá fazer com que seu corpo libere mais hormônios anabólicos para suprir a demanda. Porém o consumo de álcool vai fazer justamente o contrário: diminuir a síntese e de quebra abaixar os níveis dos hormônios anabólicos em seu corpo. Não é necessário ser um cientista para saber que o álcool vai limitar ou anular completamente os efeitos da suplementação com creatina.

Conclusão

Para maximizar os efeitos anabólicos da creatina é vital evitar o álcool. Tomar creatina e álcool é a mesma coisa que jogar o seu precioso dinheiro no lixo.

Fontes:
1.Kreider, R.B. (2003). Effects of creatine supplementation on performance and training adaptations. Molecular and Cellular Biochemistry, 244, 89-94.
2 American Society for Pharmacology and Experimental Therapeutics. (1999) Alcohol effects on luteinizing hormone and testosterone

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

42 Respostas

  1. Luis Fernando disse:

    E se o uso do alcool, acontecer no final de semana, não ingerindo assim a creatina, é assim o uso correto? Desde já grato!

    • thiago diogo disse:

      Sou consumido de alcool nos finas de semanas mais entrei na academia e vou iniciar a ingestão de gh max com creatina tem algum problema cortará o efeito ou não. Obrigado!

      • Felipe disse:

        É óbvio que vai cortar o efeito mané! PARA DE BEBER OU DE TOMAR ESSAS MERDAS!

      • cinthia corsetti disse:

        O fato, eh que nao existe vida “meia” saudavel…ou eh ou nao eh! Ou vc mantem vicios, como o cigarro , a bebida , as drogas e a ma alimentaçao , ou vc mantem uma vida saudavel….comendo bem , dormindo bem…..os vicios dao prazeres momentaneos…a vida saudavel, te yraz satisfaçao de olhar no espelho e melhor saude ao longo dos anos….nao podemos esquecer : todos nos vamos envelhecer….prefiro envelhecer com saude….ainda mais no pais que vivemos….rssss…

    • Castor Troy disse:

      Todo ano esse papo…. é so não exagerar… toma, mas toma conciente..e não deixe de beber agua ou se alimentar.

    • Mikael disse:

      Meu caro, os efeitos da creatina acontecem depois de pelo menos 2 semanas de uso continuo. Ela se acumula na musculatura esquelética proporcionando Maior força e síntese proteica. Não interessa que é final de semana, Primeiro você não deve deixar de toma-la no final de semana, e os efeitos dela como são de uso prologando, serão eliminados pelo consumo do álcool, não importa quando, ou se é de vez em quando. Abraço.

    • Breno disse:

      A creatina deve ser usada inclusive nos dias em que nao se treina!!

  2. Marcello Franck disse:

    Tô super de boa em relação a isso, sou Straigh Edge

  3. E se o uso do alcool, acontecer no final de semana e bebidas leves tipo Cerveja, não ingerindo assim a creatina, é assim o uso correto? Desde já grato!

    Sangelo C. Pontes.

  4. eduardo disse:

    consumo alccol nos finais de semana e estou começando a tomar creatina 3g junto com o whey de segunda a quinta. existe algum problema? a creatina faz mal para os rins?
    obrigado

  5. Vitor disse:

    E o refrigerante é a mesma coisa?

    • Digão disse:

      Dependendo do refrigerante, evite os que contem cola, tipo coca-cola ou pepsi. Evite café e álcool também. Abç

    • Lucas Sales disse:

      Refrigerante por si só e algo prejudicial a saude , compromete os ossos e com uma pesquisa breve vc pode achar mta informaçao sobre os problemas que o refrigerante pode trazer , porem se ele possuir cafeina como coca cola ou pepsi pode sim atrapalhar a creatina mas o alcool acima de tudo tem um efeito maior que a cafeina nesse aspecto , desde ja recomendo um bom copo de suco , fica a dica.

  6. Thiago disse:

    To suplementando com creatina, e ano novo vem aí.. fudeu! nada de beber =/

  7. Luiz RGF disse:

    Quem treina a sério não bebe. Simples assim.

  8. leandro disse:

    ahh vai falar isso chegando o ANO NOVO!? poooo kkk eu sabia disso nao bebo faz muito meses mais ano novo e diferente vou encher a cara sem culpa o///!!

  9. helio disse:

    eu bebo todo dia …

  10. mateus disse:

    Eu tomo creatina e whey protein , ae tem q toma a creatina um tempo e para , nesse tempo q eu paro de toma a creatina eu continuo tomando o whey protein, se eu toma alcool nesse periodo q eu parei de tomar a creatina vai ter algum efeito muitoo negativo??

  11. helio disse:

    mais tou bombado é vc ta parreçendo um grilo amassado!! kkk

  12. jao disse:

    nunca tomei nd disso ae, bebo moderadamente, eh em um ano de academia ganhei 11 kg de massa, so comendo bem eh tambem fazendo exercicios aerobicos. E antes de tomar qualquer coisa ou vim em sites da internet mal informados para se informarem, consultem um NUTRICIONISTA ou MEDICO, pois tomar creatina todos os dias faz mal sim e o alcool tambem faz mal

  13. Gutenberg disse:

    Pessoal, quem treina deve evitar álcool e pronto!!!
    Álcool, cigarros, comidas gordurosas, lanches fast-foods são para sedentários que não se preocupam com o corpo e não estão nem aí com a sua saúde. Quem treina é um indivíduo diferenciado e precisa parar com esta idéia de “álcool nos finais de semana”; Quem anda com porco fica sujo!
    É sempre a mesma coisa: “Posso beber um pouquinho?”
    Para de treinar e se larga na total indisciplina, então!!!
    Desculpe-se se ofendo com palavras grosseiras, mas aproveitaríamos mais o nosso tempo em discussões inúteis.
    Um abraço a todos!

    • João disse:

      Meu caro, acredito que voce está sendo muito radical. Não digo que voce está errado, pois o que voce escreveu está correto, entretanto a realidade que voce deseja somente se aplica a uma minoria absoluta das pessoas. Se voce consegue seguir essa dieta extremamente rigorosa, parabéns, mas não desincentive as pessoas que não tem o seu objetivo radical de vida ( apesar de correto ). A grande maioria das pessoas gostam de, esporadicamente, tomar uma cervejinha e comer algumas besteiras… Desde que não haja exagero, acredito que não há mal algum. Se todos pensassem da forma como voce, de ser tudo ou nada, 8 ou 80, pode ter certeza que as academias de ginastica estariam em extinção e as poucas que resistissem estariam praticamente vazias. Aconselhe as pessoas a abraçar o estilo que voce acha correto, mas não adote esta postura radical que voce descreveu, pois estará afastando as pessoas de ter uma vida menos sedentária!

  14. Joejow disse:

    Galera, uma duvida não ficou totalmente clara. Tomar alcool 1 ou 2 vezes NO MÊS, sem exagero, tomando só de leve, tipo umas 5 cervejas, isso estraga o efeito da creatina do mês todo?

  15. Renato disse:

    porra galera! lendo certos comentários aqui eu fico puto! sabe pq? tem muito zé ruela que não bebe e comenta não o que o brother pergunta sobre a creatina vs alcool, mas sim, sobre o alcool, pô! todos sabem que alcool faz mal, com comer, tomar suplemento….etc em excesso! vou dá uma dica, quem que malhar e chegar em seu objetivo, vc tem que fazer seu corpo em um laboratorio, pois o meu não é igual o seu! sobre a creatina, faz um teste, toma um mês tomando alcool e o outro sem tomar alcool, e vê a diferença! outra coisa! creatina não faz mal para o fígado ou rins, se fizesse estavamos todos mortos, pq a creatina é produzida pelo nosso corpo e tem em vários alimento que consumimos, o segredo é consumi mais água que o seu normal, pois ela funciona como uma esponja no seu corpo, mas se vc consumir mais água não vai ter problema!

  16. Fábio disse:

    E quanto cerveja sem alcool, poderia ser consumida???

  17. Lopes disse:

    Comigo nunca tive problemas! pois sempre tomei minhas doses na balada e efeito da creatina foi sempre mesmo…. obtive bons resultados! O correto seria dizer para os baladeiros que estão iniciando na academia e vão tomar suplementos.. que deve simplesmente diminuir o consumo…. acredito que ninguém aqui é alcoolatura!

  18. jonatan disse:

    bêbo nos finais de semana, e continuo tomando creatina, e os resultados sempre foram os mesmo, até qd não estava bebêndo, então não me venham com esse papo furado seus expert no assunto

  19. Marcos disse:

    Pra mim nunca corto o efeito! o único problema é vc beber de mais e acabar depois saindo da dieta ou seja beba o suficiente para ficar quente mas bêbado para dar ressaca já mais! hoje tô ai tampando nas baladas nos fim de semana faço minha academia tomo meus suplementos creatina e tudo e to de boa! Mas já mais mesmo que você pegar uma ressaca por acidente já mais saia da sua dieta! beba com moderação!

  20. bom saber carnaval ta chegando e não quero cair na tentação kkk

  21. Vinicius disse:

    Eu treino a mais de 5 anos, e fiz o ciclo de creatina algumas vezes. Sempre fui um pau d’agua aos sábados e os efeitos da creatina continuaram os mesmos. Enfim, talvez nunca tive o resultado máximo que ela pode proporcionar, mas mesmo assim o resultado que ela apresenta continua bom. Em contrapartida a última vez que fiz o ciclo aconteceu outro problema que pode ter sido ocorrido através da ingestão do alcool+creatina. Teve um sábado que tomei pra cacete mesmo e no fim comecei a sentir dores nos rins. Rsrs já imaginam o que era né??? Aproveitando que minha ingestão também de água era deficiente, aquele domingo de manhã acabei no hospital e constatado que estava com pedras nos rins. Pode ser coinscidência, porém não usei mais creatina devido a esse meus hábito de sábado!!! Enfim, tiro conclusões que se usar creatina é melhor não ingerir álcool e beber muita água, devido a outros problemas que podem ocasionar.

  22. Guilherme disse:

    esse papo de não poder ingerir 1ml de álcool pra mim é coisa de ximbrila. Já fiz diversos ciclos de creatina e bebi cerveja aos finais de semana ou ocasiões especiais, e sempre obtive bons ganhos provenientes dela. talvez não tenham sido os melhores possíveis, mas houveram. A dica que dou é o seguinte, quem sofre com isso são os rins, então tome de 3 a 4 litros por dia de água e pare de passar vontade uma vez ou outra por conta de 5 ou 6 latinhas de cerveja.

  23. <as se for apenas 300 ml de de vinho tinto ao dia que possui apenas 10 por cento de apenas de alcoo que segundo pesquisas cientificas faz bem a saúde e contém substancias que pode controlar a diabetes?

  24. CADA GENÉTICA É UM CASO, EU SEMPRE ENCHI A CARA E MESMO ASSIM NUNCA TIVE PROBLEMAS PRA CRESCER, LOGICAMENTE QUE QUANDO QUERO DAR UMA SECADA EU DIMINUO OU PARA DE BEBER DEVIDO A QUANTIDADE DE CALORIAS.

  25. CASO A PESSOA CONSIGA SE ALIMENTAR CORRETAMENTE ENQUANTO BEBE, E NO OUTRO DIA NÃO TEM A MALDITA RESSACA QUE ATRAPALHA PRA CARALHO A ALIMENTAÇÃO, O ÁLCOOL NÃO PREJUDICA TANTO ASSIM OS GANHOS.

  26. QUANTA BESTEIRA, EU E OUTROS CARAS GIGANTES ENCHEMOS A CARA SEMPRE E MESMO ASSIM CONTINUAMOS CRESCENDO.

  27. qm começou a tomar a creatina a pouco tempo quais são as dicas para o uso? a quantidade? e o tempo qe deve ser usada? se alguem poder me ajudar

  28. Diego disse:

    Bom como falaram a cafeína atrapalha o ciclo de creatina certo, então significa que não posso tomar um pré treino com base a cafeína? Ou ai já não há problema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>