leite A importância do Leite na dieta

Se você ainda não bebe(o que é muito improvável), veja vários motivos para inserir o leite na sua dieta.

Proteína

Proteína é o macronutriente que todo atleta precisa, certo ? É claro! Proteína é constituida por aminoácidos, o que ajuda na construção muscular. Sem proteína é impossível ganhar massa muscular.




O leite é uma ótima fonte de proteínas, contendo caseína e whey. Estas duas são as proteínas mais importantes. Bebendo leite você vai estar carregando o seu músculo com muitos aminoácidos.

A proteína é um dos nutrientes mais importantes para quem treina pesado. É essencial para recuperação e reconstrução muscular

Um copo médio de leite contem de 6 a 8 gramas de proteína, o que é um ótimo aditivo para qualquer refeição. Se você tomar 1 litro de leite por dia, você já estará ingerindo uma boa quantidade e proteínas.

Calorias

O leite é rico em calorias, todo atleta que deseja aumentar massa muscular precisa de calorias. Dois copos de leite desnatado contem cerca de 180 calorias livres de gordura. Misture leite com 2 scoops de whey protein e você terá cerca de 380 calorias sem gordura. É um benefício muito maior do que gastar dinheiro com substitutos de refeição.




Cálcio

Cálcio ajuda na construção de ossos fortes, certo ? Com certeza. Não é a toa que existem propagandas para todos os lados de produtos ricos em cálcio, principalmente em alimentos para crianças (Danoninho). Adivinha o que é extremamente rico em cálcio ? Sim, você acertou(espero que sim…), o leite!

A importância do cálcio vai além de apenas deixar os ossos fortes. Sem entrar muito em termos científicos, o cálcio também ajuda no relaxamento e contração muscular o que é importante para quem treina com pesos. E tem mais, você pode duvidar, mas o cálcio ajuda na quebra de gordura corpórea, um estudo testado em humanos mostrou que pessoas com uma dieta com ingestão de até 1200mg de cálcio por dia tiveram uma redução muito maior de gordura corporal do que as outras que não ingeriram cálcio.




Vitaminas

O leite também é rico em vitaminas A e D. A vitamina A pode ajudar na visão.(Ex: Pessoas com deficiência em ingestão de Vitamina A tem sérios problemas para enxergar a noite.)
A vitamina A também funciona como um antioxidante, o que ajuda na saúde do seu corpo. Já a vitamina D ajuda o seu corpo absorver o cálcio, o que conseqüentemente ajudará na construção dos
ossos e força.




Água

Toda pessoa que treina com pesos sabe a importância da ingestão da água, pois 75% dos nossos músculos são constituídos por ela. Pois é, adivinhe ? O leite contem muita água.

A hidratação muscular é muito importante para quem almeja um ganho de massa magra, mais um motivo para beber leite.

Carboidratos

Por alguma razão, quando as pessoas lêem a palavra “carboidrato” elas ficam assustadas e já pensam em suspender tal alimento da dieta por causa disso. Aqui vai uma lição muito importante: o excesso de qualquer coisa vai fazer com que você ganhe gordura, carboidratos são bons, principalmente no ganho de massa muscular. Sem carboidratos você não teria energia para fazer nada.

O que você tem que evitar são carboidratos de alto índice glicêmico(açúcar, dextrose, malto), exceto no pós-treino. Você provavelmente já sabe disso, quando você olha na tabela nutricional do leite você vê um monte de açúcar na fórmula. Isto é devido a lactose, porém ela é um dissacarídeo, que para ser absorvido o corpo precisa quebrar antes, o que leva tempo. O que torna o índice glicêmico desse açucar bem baixo.

Leite antes de dormir.

Se você está seguindo um plano para perda de peso, tomar leite antes de dormir pode não ser uma boa idéia. Apesar do leite ter um baixo índice glicêmico, a lactose pode provocar um alto pico de insulina. O que não é nenhum pouco interessante antes de dormir. Caseína em pó e queijo cottage podem contornar esse problema. Pessoas que tem como objetivo ganho de massa, não tem porque se preocuparem.




Conclusão

Espero que você esteja convencido sobre os benefícios da ingestão de leite para quem treina pesado na academia. O leite é um grande “suplemento” para ser usado junto com qualquer alimento e suplementos mesmo.

Referências:

1. Goulding A, Rockell JE, Black RE, Grant AM, Jones IE, Williams SM. Children who avoid drinking cow’s milk are at increased risk for prepubertal bone fractures.
2. www.nationaldairycouncil.org
3. Tipton KD, Elliott TA, Cree MG, Wolf SE, Sanford AP, Wolfe RR. Ingestion of casein and whey proteins result in muscle anabolism after resistance exercise.

Seja avisado por e-mail quando um novo artigo for lançado.
Clique aqui!