5 Maneiras para Aumentar a Produção de Testosterona Naturalmente

Para que serve a testosterona ? Ela simplesmente faz você ficar maior, com menos gordura, mais inteligente, mais energético e é a base dos esteroides anabolizantes. Que tal maximizar a sua produção natural de testosterona ?

O hormônio testosterona é o pai da construção muscular, porque promove a síntese protéica. Independente do objetivo do seu treino, se é ficar maior, mais explosivo, mais magro ou forte, a testosterona é o esteroide que pode fazer um mundo de diferença nos seus resultados. Com um pouco de testosterona você não chega a lugar nenhum, e com excesso(esteroides) pode acabar tendo sofrendo de graves efeitos colaterais.

O corpo humano odeia qualquer tipo de excesso, principalmente de Testosterona. Mas se você maximizar a produção do mesmo naturalmente, você pode perceber um aumento de massa muscular e queima de gordura considerável em um curto período de tempo.

Conquistar biceps gigantes e supinar com cargas monstruosas não é a única função do testosterona. Quando os níveis de testo estão altos, você pode presenciar um aumento no apetite sexual(libido), na energia e ainda se proteger contra a osteoporose. O cérebro ama testosterona também: funções como memória e atenção aumentam consideravelmente.

E obviamente quando os níveis deste hormônio estão baixos, você vai sentir um declínio grande em várias funções do corpo. Não preciso fazer muito esforço para convencer você da importância da maximização da produção da testosterona não é mesmo ?

Segue abaixo, cinco dicas para maximizar este poderoso hormônio:

1. Treine com exercícios compostos

A alteração mais simples que você pode fazer ao seu treinamento para aumentar a testosterona é dar preferência a exercícios compostos, como supino reto, agachamento livre e levantamento terra. Exercícios compostos recrutam muito mais músculos para realizar somente um movimento, isto leva a um aumento considerável no estresse metabólico: a fórmula perfeita para liberar mais testosterona.

Você não precisa fazer uma série inteira somente com exercícios compostos, mas certifique-se de que em todos os grupos musculares os exercícios compostos estão presentes.

franco01 5 Maneiras para Aumentar a Produção de Testosterona Naturalmente
“Franco Columbu executando o terra. Old School!”

Pesquisas feitas por vários cientistas mostraram que movimentos compostos são mais efetivos na liberação de testosterona comparados com exercícios isolados. Quando você executa exercícios isoladores por exemplo, é recomendado que faça somente depois de ter feito um exercício composto. Com a liberação de testosterona devido aos exercícios compostos, você pode ter ganhos superiores com os isoladores.

Resumo: Sempre comece o treino com um exercício composto, somente depois vá para os isoladores.

2. Treine com volume!

Não adianta fazer exercícios compostos se você não utilizar volume. Você precisa de uma quantidade de séries suficiente para maximizar a produção de testosterona sem queimar massa muscular.

Resumo: Faça de 4 a 5 séries com até 6 repetições em exercícios compostos como: supino, agachamento livre e terra.

3. Treine com Alta Intensidade

Nós já discutimos quais exercícios são bons e a necessidade de volume no treino, mas não se esqueça que você tem que suar a camisa, ficar batendo papo e fazer social dentro da academia pode prejudicar seriamente os seus ganhos. Se o seu treino tiver uma intensidade baixa, o mesmo vai ser para a liberação de testosterona. Respeite a relação entre volume e intensidade. Isto não é uma recomendação para você buscar a falha em toda série(HIT), mantenha o volume e tente descansar o mínimo possível entre as séries.

4. Consumir obrigatóriamente um shake pós-treino com carboidratos e proteínas.

Nada melhor do que um shake com carboidratos de alto índice glicêmico(dextrose) com uma proteína de rápida absorção(whey) para cortar a ação dos hormônios catabólicos(que quebram o tecido muscular e usam como fonte de energia, ocasionando perda de massa) e ativar os hormônios anabólicos.

5. Consuma Colesterol

Testosterona é um derivado do colesterol. E o corpo não produz naturalmente, ou seja, você tem que ingerir.

Ninguém está dizendo para você fazer a dieta do palhaço(McDonalds) e virar um hipertenso. Uma dieta típica carnívora já contem a quantidade necessária de colesterol para promover a produção natural de testosterona. Não tire a carne vermelha e ovos inteiros da sua dieta, “não exagere e não evite”. Como falamos no início do artigo, o corpo odeia qualquer tipo de excesso.

Palavras Finas

Fique ligado aos sintomas de baixo nível de testosterona tais como: libido baixa, problemas de atenção, falta de energia, perda de massa muscular e facilidade para acumular gordura. Vá ao médico e peça um exame de sangue para checar o seu testosterona total. O testosterona de um adulto deve estar pelo menos em 800ng/dL.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

95 Respostas

  1. luis disse:

    as cincos dicas seguidas ao realmente causa resultados testado e aprovado

  2. posso apricar testosterona?

    • felipe disse:

      se é loco ? aplica testoterona e ruim tem que ser naturalmente
      caso pode levar a cirurgia e tomar remedios pro resto da vida

      • pedro disse:

        amigo, por favor não fala besteira, se o cara souber ciclar e fazer o TPC depois, a produção de testosterona volta normalmente e não necessita de nada de “cirurgia e remédio pelo resto da vida”, por favor não seja ignorante, pesquise! bom dia e bom treino

        • allan disse:

          Eu tenho que discordar, malho ja a 16 anos, e ao longo desse tempo fiz uso algumas vezes de alguns tipos de esteroides. Da ultima vez tive problemas serios, como testosterona baixa. E eu estou tendo dificuldade pra normalizar ela, mesmo com medico endocrino, e essa historia ja se desenrrola a 2 anos. E eu nao so o unico caso desse entre os meus conhecidos. Entao, boa sorte na sua vida anabolica.

      • Marcelo disse:

        @Felipe (aquele do médico e dos remédios eternos): Deixe de ser iNgUInorantIL, moleque. Sua mãe sabe que vc está na Net espalhando que Testosterona faz mal? Na verdade, TUDO DEMAIS É PREJUDICIAL, até canja de galinha… Informe-se mais antes de espalhar o que vc ouviu num-sei-onde.

    • Corpo saudável disse:

      Injetar testosterona ( ou seja, reposição hormonal)vai levar sim a depender para sempre dessa reposição. O corpo identifica o excesso desse hormônio e atrofia partes produtoras para normalizar a quantidade. Se vc tiver que parar de injetar (se tiver um cancer de próstata por exemplo) vai ter que conviver com importantes sintomas de baixa quantidade de testosterona no organismo.

    • Cheiodeodio disse:

      primeiro vc deve se “apricar” mais na língua portuguesa.

    • Edilson Ibrahim de Oliveira disse:

      Claudinei se você tem mais de 50 anos onde ocorre perda de testosterona a cada ano e seu indece de testosterona está abaixo de 300 ng/dl que é o minimo diagnosticado por exame medico, após consultar um medico urologista e o mesmo indicar a reposição sem problemas, mas se for por conta propria azar o seu, pois poderá ficar infertil e impotente, sorte nossa mais mulher no mercado.

    • jay cutler disse:

      APLICA A VONTADE que vc vai solta tosterona pra todo lado kkkkkkkkkkkkkk to zuando manda um suplemento e dieta mano

    • Nicolas bhau disse:

      Tomei hormônios feminino. Estou com o corpo barra, pernão, bundao um luxo. Diva

    • josué disse:

      cara não simplesmente aplicar testosterona,vc está colocando sua vida mental é sexual em risco,vc teria que fazer uma tpc depois de concluir o clico, teria também que tomar muito cuidado com as aplicações.Eles poderiam vir a inflamar por
      conta de bactérias. aumentar o nível testo naturalmente e o melhor jeito…

      blz abraço

    • higor disse:

      A questão do uso de hormônios artificiais é algo meio complexo. Utilizar mais hormônios do que se deve é extremamente prejudicial ao corpo, de uma forma sucinta, quanto vc usa mais do que deve por um tempo prolongado seu corpo para de produzir a testosterona, e nesse parar de produzir a parada pode durar uma vida, depende do caso.
      Não estou dizendo que não se pode utilizar, mas da mesma forma não aconselho o uso, exceto em casos com acompanhamento de um endocrinologista experiente e de confiança.

  3. Anderson Claytom disse:

    Não sei se suas informações sobre o consumo de proteínas e gordura animal estão corretas, e sei menos ainda se devem ser seguidas. Entretanto, posso afirmar que a sua informação sobre o nível mínimo de testosterona (total, suponho) ser da ordem de 800 ng/dl está absolutamente incorreta. Tal valor está muito próximo do máximo indicado por alguns laboratórios e no máximo indicado por outros laboratórios. Além disso, citar níveis mínimo e máximo sem observar a idade do paciente, e sem observar os sintomas, que diferem muito dependendo do indivíduo, podem levar o leitor a um aumento da sua depressão, baixa auto-estima e tudo o mais que acontece conosco quando sofremos desse mal. Pior, fazer com que o paciente tente fazer uma auto-medicação.

    • Antonio disse:

      E como que o cara vai fazer o exame sem o requerimento ? Acho que o cara vai ter que passar pelo médico de qualquer forma e ele vai informar ele, não ?

      • allan disse:

        O normal de um individuo adulto gira em media de 600 ng/dl.

        O minimo é 220 ( oque é muito baixo e vai deixar voce de benga mole.) E o maximo é 800 (oque vai te deixar meio taludo.) Mas o normal é o adulto ter uma media de 600.

        MAs voce ainda tem que ver os valores de prolactina, testosterona livre, LH, etc. Nao é tao simples como voces estao vomitando por ai.

  4. Emerson disse:

    O certo é atacar as barras e comer como um mamute, além de descansar para repor as energias, e lembre-se foque em apenas um objetivo.

  5. azeitonas verdes fatiadas disse:

    sera q a testosterona cai depois de umas punhetas?

  6. Tony disse:

    Tomo direto, TESTOSTERONA VEGETAL, ( com bom senso clarcada 7 dias)e alibido está sempre em alta. Há algum perigo nisso , sempre Testosterona Vegetal?

  7. Ervino disse:

    eu reponho tetosterona, teve época que tomei uma ampola a cada 12 dias tomei durante um ano depois parei e agora esta em baixa novamente, com certeza terei que tomar novamente ta muito baixo minha testosterona, e tenho medo das contra indicações posso ter outros poblemas depois mas que posso fazer

  8. florencio disse:

    Prezados, tomo uma injeção de testosterona por mês a mais de trinta anos, porem tomo com acompanhamento e por ordem médica.
    Cuidado,tomar testosterona sem indicação médica pode lhe causar grandes males a saúde. Não se arrisque, peça orintação a um médico. Saúde a todos!!!

  9. chico disse:

    boa sr. florencio.

  10. ANDERSON disse:

    A ONDE EU CONSCIGO A TESTORONA.SOU NOVO NO RAMO E QUERIA SABER

  11. TULIO disse:

    Só pra esclarecer o colesterol é sim sintetizado pelo organismo. O colesterol ingerido pela dieta representa uma pequena parcela daquele que é consumindo no metabolismo do corpo.

    • Jéssica disse:

      É exatamente isso que eu ia falar…nosso corpo produz naturalmente o colesterol, e por sinal, todo que precisamos. O colesterol da dieta não é necessário para o nosso corpo, mas uma pequena quantidade , claro, não prejudica o funcionamento correto do organismo.

  12. carlos disse:

    tenho uma dúvida se eu aumenta meus niveis de testosterona naturalmente digamos em 41% aumentarei masssa muscula peso terei algum efeito colateral?

  13. vinikamikaze disse:

    pô mano, eu já sou mó taradao, se eu aumentar o nível de testosterona vo ter que fazer sexo 3 vezes por dia.

  14. AyslanDielf disse:

    Axo os artigos do Blog Hipertrofia muito valido, mas gostaria de saber se os moderadores/autores tem alguma formação na área, pois é muito facil achar post contraditorios, tanto aqui como no forum. =/

  15. Bernardo (nutrólogo) disse:

    70% do colesterol existente em nosso organismo é de origem endógena, isto é, produzido pelo próprio organismo no fígado. Apenas 30% é derivado da alimentação. Então, esse tópico do artigo:”5. Consuma Colesterol” está totalmente errado.
    O consumo excessivo de colesterol é a base de doenças cardiovasculares. Eles devem ser ingeridos com moderação, e não em grandes quantidades.
    Muitos erros no artigo.

  16. Douglas lima disse:

    Aeh galera como faço pra comprar durateston sem receita?

    • Medicina Ufu disse:

      Amigo , como estudante de MEDICINA posso te afirmar com toda veracidade que , sem receita e impossível comprar este tipo de drogra.
      Só um médico ENDROCRINOLOGISTA pode te fornecer está receita após estudos e comparações de exames.

      • Lucas disse:

        colega, onde eu moro 60% do pessoal que frequenta a academia tem uma ou duas durateston’s jogadas na gaveta. E ninguém se importa com os efeitos colaterais, ou pior não conhece eles. COISA TÁ FEIA

  17. sansao disse:

    tenho mais de 47 anos e estou querendo fazer atividades fisicais porque estou com baixa no testoterona,ja cinto muito sono ja não fasso mais as coisa que fazia antes cinto que vontade de fazer as coisa mais não tenho animo. sera que devo tomar testoterona e ir queimar na academia.

    • wellintom disse:

      a única coisa que posso te falar a respeito é que cinto com c é oque segura minhas calças,no seu caso seria sinto com `s´kkkkkkkkkkk

    • Mr disse:

      Olá cara, acho que vc tá com depressão…

    • FRAN disse:

      estou com 48 anos e a 6 meses atras me sentia cansado sem energia estressado e sem vontade de trabalhar , procurei um urologista especializado em saude do homem Dr. Conrado Alvarenga , fiz todos os exames ate o famoso de prostata via toque rs , Resultado testosterona extremamente baixa 133 , inicie o tratamento cortei bebidas alcolicas comecei uma dieta perdi 8 kgs e tomei uma injecao de Nebido a 3 meses …Resultado ja sou outro Homem me sinto com mais energia com vontade de trabalhar estou fazendo Pilates ja me sinto 10 anos mais novo..espero ter esclarecido algumas duvidas..abcs

  18. sinceridade disse:

    Procure um professor de português primeiro; e urgente

  19. Marco disse:

    5. Consuma Colesterol
    Testosterona é um derivado do colesterol.
    Verdade A testosterona é sintetizada a partir do colesterol .
    *
    E o corpo não produz naturalmente, ou seja, você tem que ingerir.
    Mentira,o corpo produz sim naturalmente o colesterol.O fígado produz suficiente colesterol para satisfazer as funções do corpo.Colesterol alto é uma condição de saúde perigosa, pois está associada a um risco maior de doenças do coração.

    Leia mais: http://www.hipertrofia.org/blog/2008/03/03/testosterona-aumentar-testosterona/#ixzz1q0MRpzXA

  20. ferradosa disse:

    Tratem de assuntos serios com seriedade.

  21. Santos disse:

    Tipo tenho 17 anos 1,77 de altura 70kg tomei 1 apola de deposterom, na primeira semana tive resultados otimos mas no quinto dia transei e percebi q foi muito a testosterona do deposterom se foi?

  22. Fernando disse:

    Tenho 19 anos e 1,63, gostaria de saber, se eu tomar estimulante de testosterona, ajudará me desenvolver mais rapido? Aumentando os ossos ou aumentando o meu corpo?
    Respondam com seriedade, quem puder me ajudar

  23. paulo pinto disse:

    malho h alguns anos mas de forma interrompida, malhar um, parar dois. ou seja, sem constância. estou treinando ha 3 meses e tomando somente suplementos de forma regular e de acordo com a minha massa e objetivos e atingi o mesmo nivel de força e tônus que antes levava um ano para conseguir. os efeitos colaterais podem ocorrer com qq um em qualquer intensidade, mas infelizmente não da pra escolher qual deles vc vai querer. pense MAN!

  24. alexandre disse:

    o corpo(figado)produz 80% do colesterol quem escreveu esse texto precisa frequentar aulas de medicina para deixar de falar besteiras

  25. Juninho disse:

    Olha, tenhu 14 anos e queria saber se aplicar injecao de hormonios masculinos faz mal pra saude ?

    • Caio disse:

      Tenha absoluta certeza! Antes Meu espermograma dava contagem global de espermatozóides de 180milhoes/ml, hoje o resultado é AZOOSPERMIA. Tenho 30 anos e estou infértil por ter tomado NEBIDO por um ano! E olhe que foi com recomendação do urologista. Foi um tratamento de 5 aplicações por estar com testosterona abaixo da faixa de normalidade. Agora vou esperar mais um ano pra ver se volto ao normal. E o pior, após o tratamento, com as 5 aplicações, a minha testosterona voltou a ficar baixa. Não adiantou! Só me causou outro problema! Converse com um profissional e, mesmo assim, pesquise muuuuuuuito. E peça sempre uma segunda e terceira opnião.

      • vladimir disse:

        Caio,
        Não se faz um “tratamento” com 5 aplicações de testosterona. Reposição hormonal é para o resto da vida. Se parar as aplicações, claro que a testo volta a ser baixa. Consulte outro médico, pois o seu está te orientando de forma errada.
        Boa sorte.

        • Marco disse:

          Tudo depende do caso, e nada melhor do que o médico, que por conhecimento e, principalmente, experiência, decida qual a melhor dosagem. Por orientação do urologista fiz aplicação do nebido (melhor deles), em 3 doses sucessivas de 45,90 e 90 dias, melhorou muito foi para 900ng/ml), entretanto +/- um ano depois, com atividade física, 20 Kg a menos, voltou a cair. Hj o endócrino passou para tomar novamente o nebido (2 doses 60/60 dias), e informou que é só para reposição temporária, outra dose em dois anos. Isto depende de caso a caso. No meu apresento descompensação hormonal, e com baixo risco de câncer de próstata (no momento, PSA baixissimo), que é o maior/pior efeito colateral da testosterona. A atividade física será mais a base de musculação e muito menos aeróbica (hj faço o contrário). Mesmo apesar de baixos níveis, faço sexo de acordo com a na minha idade (51 a), mas tenho sensação de fadiga, pricipalmente nas pernas. o resto é controláve. SEMPRE procure um médico, e ainda assim, poderá haver opiniões divergentes

  26. Edgar Santos disse:

    Dentre os comentários variados sobre o problema da Testos-
    rona qto. ao nível desejado, já que o assunto me interessa,
    acho que temos sabermos diferenciarmos os Elementos hiper-
    tensos, uma vez que a medicação contínua c/relação aos car-
    diacos, segundo determinado médico concorre seriamente para
    a baixa de Test., diferenciando da libido. VERDADE ?

    Atenciosamente

  27. Lucas Gois disse:

    curti em, vou colocar em pratica apartir de segunda…

  28. rogerio disse:

    adorei as explicaçoes serao muito util no meu dia dia dev treino

  29. surf disse:

    uma questão que não foi citada nos comentários, é a reposição ou aumento do testosterona por alimentos fitoterápicos? Já ouvi falar de ervas que aumentavam os níveis de testosterona em 33%. Ficou essa dúvida. Alguém sabe alguma coisa sobre esse assunto?

  30. LEONARDO disse:

    Como alguem ai já disse, galera do blog tomem cuidado com os erros que estão demais, primeiro é o caso do colesterol que já foi dito ai, o segundo é o valor de referencia da testosterona em homem que não é no minimo 800ng/dl esse se nao é o máximo está proximo do máximo, o mínimo é 240 ng/dl. Recomendo, fortemente, que procurem o pessoal especializado antes fazerem alguma materia dessa natureza, acaba queimando o filme do blog atoa.

  31. ricardo disse:

    deixo uma dica para quem quer ganhar massa muscular ! eu a tres semanas que alterei o meu treino ate entao o meu treino era pouco produtivo para o ganho de massa muscular que eu tanto queria, entao deixei m de 20,15,12,10,8,6,6 repes . agora so trabalho com 10,8,e 6 repes , cara como broclos e feijao pá caramba tenho sempre dois tamparoeres com esses dois alimentos é so aquecer e por no prato juntamente com a minha dieta . como de tudo um pouco uso proteina cell-tec e carbo idrato antes e depois do treino . ora uma coisa que eu tenho vindo a reparar é .. o treino é o melhor auciliar para atingir um objectivo . querem crescer , 10,8,6 repes e aposto que ao fim de 3 4 semanas vao ver resoltados sem mudar a dieta e mantendo os mesmos suplementos com os quais voçes se dao melhor .

  32. ricardo disse:

    outra coisa é.. sei que temos presa para atingir um corpo excelente , outra dica que vos quero dizer é .. treinem um grupo muscular por dia pois vao deixalo descansar por 6 dias ate o voltarem a treinar novamente certo ??? e veram que crescem mais rapido e nao se vao sentir tao desgastados ao longo da semana .

  33. Marcone disse:

    Totalmente equivocada a informação final da matéria, que afirma que a testosterona deve estar no mínimo em 800ng/dl. Esse valor de 800ng é o valor máximo de um homem na faixa entre os 18 e 35 anos. Valores entre 200 e 800ng/dl são normais, e dificilmente você irá precisar fazer uso de qualquer tipo de reposição com hormônio sintético, correndo o risco de contrair uma doença do coração, encolher os testículos, e nada mais nada menos que um câncer de fígado, isso sem falar em hipertensão arterial e ginecomastia, o famoso peito de véia.
    No mais, seguir a alimentação sugerida é totalmente válida para manter os níveis de testosterona na média.

  34. Denilson disse:

    acho que as pessoas deveria ter mais repeito um pelo outro

  35. alves disse:

    é o seguinte o corpo funciona como um relogio, ele detectando o excesso de testosterona logicamente ele vai soltar o antagonista que é nada mais nada menos , que a progesterona, imagine o seu corpo nesse vai e vem, logo virará uma franguinha …

  36. Jose Benites disse:

    depois que comecei a fazer agachamento minha líbido aumentou e muito! É verdade…

  37. Dorival de SB.do Campo disse:

    Tenho 66 anos, aos 37 anos fiz vasectomia, me alimento relativamente bem, faço academia, peso normal mas ainda quero perder uns 3 quilos, principalmente no abdomem, nunca usei complemento alimentar, meu nível de testosterona esta dentro do narmal, único problema é a prostata aumentada, com receita do urologista tomei por uns tempos o fisioterápico preparado, composto de…pygeum africanum 50mg..urtica dioica 300mg…serenoa repens 160mg tomando uma cap. de 12/12 hs……..e como mais velho que voces aconselho a não se precipitarem com uso dessas drogas, evitem o excesso de alcool e sigam a natureza do ser humano, para não se arrependerem quando for tarde demais….falei

    • Ricardo disse:

      Dorival, você diz que tomou o fisioterápico “por uns tempos” (quanto tempo?)… Tenho 56 anos e há uns 20 anos atrás fiz vasectomia, e há uns 4 anos o meu nível de testosterona livre está abaixo do mínimo normal. Gostaria de saber se esse tratamento lhe fez bem ou fez mal? Aguardo, um abraço!

  38. Artigo ficou bom. Hoje eu tomo Saw Palmeto, Iaromatase e Finasterida para provocar o aumento da testo produzida pelo meu corpo. esta dando muito resultado!

  39. showwwwwwww de bola…….

  40. gostei das dicas perfieito!!…

  41. Jovaí B. da Silva disse:

    kkkkkk…demais…valeu!!!!

  42. Matt Mateus disse:

    Dica 4 é inútil. Melhor uma alimentação correta do que esses remedinhos.

    • Amigo, não são remedios, são suplementos a base de proteína que facilitam na sintese proteica e reconstrução muscular. A adequada suplementação auxilia a evitar o acumulo de hormônios catabólicos que promovem a baixa da testosterona!

  43. Paulo Henrique disse:

    Muito boa as dicas espero que continuem postando .

  44. interessante, nao sabia disso…

  45. Lucas Cavalcante Nunes disse:

    Alguns erros, prq a produçao de testosterona necessita do IGF!!!

  46. testorena, tenho demais

  47. Parece um pouco dificil nao e?

  48. Mas so sao treinos que que produzem o hormonio testosterona? que tal dar mais dicas de alimentacao!

  49. Arquimedes Gonzaga disse:

    Olá ! Tenho 58 anos, ainda tenho um ótimo apetite sexual, mesmo estando acima do peso. Minha testosterona esta em 280, me parece baixa, pois, esta menos de 50¨% limite máximo. Devo seguir as cinco dicas, ou tem algo especifico para a minha idade?

  50. weslen disse:

    Amendoim amenta de algum geito a testosterona?

  51. marcio disse:

    primeiro de tudo, vai ao um endocrinologista, depois de checar todas suas taxas hormonais, ae sim, pode fazer esses exercicios.

  52. jeann disse:

    como asssim respeitar o volume e a intensidade alguem explica pff ?

    não é para dar sempre o maximo ? É preferivel fazer srpint do que resintencia ?

  53. everton disse:

    vou começar a seguir as seções para ganhar mais corpo

  54. jose junior disse:

    Vitamina E e ácido folico,saum poderosas vitaminas q incrementam a ereção e te dará mta libido sexual e tbm ajuda mto na prática d exercícios fisicos é so pesquisar,eu uso a algum tempo e me sinto mto bem,faço o uso de forma controlada é so pesquisar sobre o assunto,consumam bastante beterraba para o aumento de massa muscular e desempenho físico geral é recomendadíssimo,espero ter ajudo,isso em base nas minhas experiências é claro…fiquem com Deus e Jesus Cristo!!!

  55. gerdonn disse:

    bom dia rapaziada bombada!
    tenho 1.93 de altura , peso 67 quilos, se eu tomar esse treco chamado testos terona eu fico bombado que nem uns grandões da academia?
    se alguem dizer que sim eu bebo essr treco!

  56. Julião disse:

    Gerdonn, só use se for autorizado por médico especializado. Mesmo assim ainda pode haver riscos gravíssimos pra sua saúde. Leia todos os comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>