Malto – Antes ou Depois do treino ?

Clique aqui!

Vejo muitas pessoas detalhando sua suplementação e me pedindo opiniões. O que eu mais vejo é pessoas falando que tomam malto antes do treino. Eu retruco dizendo para tomar depois, aí começam as perguntas: “Mas malto não tem que tomar antes do treino para dar energia ?” A resposta é NÃO! Apesar do que as recomendações dos rótulos dos produtos podem dizer, tomar malto antes do treino é desperdício e pode trazer efeitos contrários.

Não se iluda achando que se entupir de malto antes do treino pode te deixar com mais energia, pois o que você vai conseguir é jogar o seu dinheirinho no lixo e não sentir aumento de energia nenhum e no pior das hipóteses sentir tonturas, escurecimento da visão, entre outros sintomas de hipoglicemia(ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU). Para quem não sabe hipoglicemia é falta de glicose na corrente sanguínea. “Mas poque vai faltar glicose no meu sangue sendo que eu estou tomando 8kg de malto antes de treinar ?” É simples, malto assim como a dextrose, são carboidratos de alto índice glicêmico, vou explicar de uma forma simples, sem detalhes científicos. Quanto maior o índice glicêmico do carboidrato maior é a quantidade de insulina que o organismo cria para controlar o nível de glicose no sangue, ou seja, se você tomar malto(ou dextrose) antes de treinar, você não vai se sentir com mais energia, pois a insulina vai controlar o nível de glicose antes que você possa usála no treino. “Ah, mas eu tomo e me sinto com mais energia SIM, e agora, como fica ???” Parabéns, o seu poder da mente sobre o corpo é muito forte, pois a “energia” que você está sentido, pode ter certeza que é apenas psicológico.

Se o malto não serve para dar energia, para que eu vou gastar dinheiro com esse suplemento ?

Como eu já expliquei acima, tomar malto provoca um aumento de insulina em nosso organismo na tentativa de normalizar o nível de glicose no sangue. E esse efeito só não é desejado antes do treino, porque depois do treino o mesmo é benéfico. Consumindo malto depois do treino, vai repor todo o carboidrato perdido durante a atividade quebrando o catabolismo e no aumento da insulina promoveremos o anabolismo, sem contar que ajuda na absorção da creatina e whey protein.

O que comer antes do treino então ?

Simples, consuma alimentos que contenham carboidratos de baixo índice glicêmico(IG). Aqui uma pequena tabela listando alguns alimentos e seus respectivos índices glicêmicos:

Alimentos com I.G. baixoIGAlimentos com I.G. moderadoIGAlimentos com I.G. altoIG
Amendoim15Pêssego42Pizza de queijo 60
Soja18Laranja44Sorvete de creme 61
Cereja22Macarrão45 Passas 64
Lentilhas29Arroz Instantâneo46Beterraba 64
Feijão preto30Uva46 Sopa de feijão preto 64
Damasco seco31Arroz parbolizado48Abacaxi66
Fettuccine32Cenoura 49Nhoque67
Iogurte36Inhame51 Croissant 67
Espaguete36Kiwi 53 Purê de batata70
Pêra37Banana 54Pão branco de trigo71
Maçã38Pipoca55Melancia 72
Sopa de tomate38Manga 56 Abóbora 75
Ameixa39Damasco 57 Waffles76
Ravioli39Arroz branco 58 Corn flakes 83

A avaliação do índice é feita com porções de 50 g de carboidratos (200 calorias) como base: glicose = 100 I.G.

Dicas de suplementos relacionados ao artigo:















Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

130 Respostas

  1. Railan disse:

    Artigo bem esclarecedor.
    Então, minhas dúvidas:
    Esses alimentos de índices glicêmicos baixos devem ser ingeridos quanto tempo antes do treino?
    Pode-se tomar malto depois do treino sem outro suplemento junto?
    Quando se usa hipercalóricos é necessário tomar malto junto ou o que o hiper já contém é suficiente?

    • Pharrel disse:

      Desculpe a sinceridade mas esse negócio de ficar apegado a horário de tudo é a maior perda de tempo que existe hauhauh. Bom digo isso porque as coisas básicas eu ja sei, malto pós treino, ta ok. Agora regular o que comer depois das 18:00, quando acordar, hora de creatina e whey, tudo balela, aliais só servem para nos desviar do que realmente interessa: intensidade maxima, nutrientes necessarios, bastante liquido, dormir bem e ter uma boa qualidade de vida, sem mais, o resto é jogada de marketing que não leva ninguem a lugar nem um. Mas não tem jeito os iniciantes querem saber que horas se deve chupar laranja. Uhehaheuaheuahu

  2. admin disse:

    Tomando hiper depois do treino não precisa.

    De baixo índice, come de 1h a 30 minutos antes do treino.

    Abraços.

  3. eu disse:

    Comprei um whey, um malto e uma dextrose..
    Em qual horario vc acha q devo consumir eles?(lembrando q sou magro)
    Malto e dextrose soh eh pra consumir dps do treino?
    E a ultima pergunta: joguei dinheiro fora comprando o malto e a dextrose? eu devia ter comprado soh 1?
    Agradeço desde ja!

    • gomes silva disse:

      Boom, você poderá tomar o malto 30 minutos antes de ir para o seu treino.
      (ai depende de quantas colheres você toma)
      quanto ao whey eu tomo após ter acabado o meu treino (ai depende de quantas colheres você toma)
      eu sigo assim … :)

      • Ricardo Vargas disse:

        Mas o artigo acabou de dizer que não se deve tomar malto antes do treino. Tô confuso agora..

        • Rafael disse:

          CARA, O MALTO SERVE P VC TOMAR “APÓS O TREINO” E NÃO ANTES COMO ESTÃO DIZENDO POR AI.DE PREFERÊNCIA TOME JUNAMENTE COM A WHEY PROTEIN PELO FATO DE O MALTO CAUSAR UM PICO D INSULINA E A ABSORÇÃO AUMENTA. AI ENTRA A WHEY Q SERÁ ABSORVIDA RAPIDAMENTE PELO SEU ORGANISMO. UMA DICA: PESQUISE O MÁX Q VC PUDER, INFORME-SE ANTES DE SAIR ACREDITANDO EM QUALQUER UM (ATÉ EM MIM ^^)
          É ISSO AÊ MANOLO, FLW

      • jerry disse:

        pqp para que vai tomal malto antes se vc esta com seu índice glicêmico cheio e nos exercícios que vc gasta essa glicose, e durante é o melhor para repor a glicose e ajuda na absorção do whey protein e da creatina caso vc esteja tomando

      • Frank Dux disse:

        FALA MANO, GOSTARIA DE SABER SE ESSA CREATINA TOMA ANTES OU DEPOIS DO TREINO E QNTS MIN ANTES OU DEPOIS! PAZ!!!

  4. admin disse:

    Agora toma os dois mesmo, nunca é d+ ter malto e dextrose pq vai consumir com o tempo do mesmo jeito.

    Toma meio a meio de dextrose e malto(tipo metade da dosagem total de malto e outra de dextrose)

    Toma imediatamente depois do treino junto(misturado no mesmo recepiante) com Whey Protein.

    Abraços.

  5. Luiz disse:

    Ola amigo,
    Ao inves de alimento antes do treino (visando disponibilidade de tempo), existe algum suplemento que realmente faca efeito antes do treino? digo, para dar energia…

    talvez um bca?

    objetivo: hipertrofia

    obrigado

    • jerry disse:

      BCAA é um ótimo produto e que ajuda também na musculatura e reposição de aminoácidos, mas tomando antes e depois dos treinos

  6. admin disse:

    não natural… Te recomendo banana, é muito fácil de consumir.

    Abraços.

  7. Lekão disse:

    antes do treino
    eu bato 3 bananas, meia maçã c/ copo de leite
    e uma colher de mel
    tenta ai se vc gostar!

  8. Eduardo disse:

    Po cara nao quero te contestar, ate pq eu nao tenho conhecimento suficiente p/ isso. O pouco q sei aprendi lendo artigos como os seus, conversas de academia, dicas de instrutores… nada q me faça poder discutir c/ a certeza do q estou falando por nao ter sido eu a estudar sobre. Entao queria apenas opinar, espero q nao me leve a mal. E gostaria tb q me esclareça melhor depois se possivel.

    E o seguinte…
    Como vc mesmo falou no artigo, muitas pessoas tomam malto antes do treino e, muitas das vezes, pq no rotulo dos produtos e o q esta sendo indicado. Alem disso, ha muitos sites informativos como o seu q possuem artigos falando o mesmo.
    Vc disse q tomar malto antes de treinar nao so e desperdicio como pode causar tonturas, escurecimento da visao e hipoglicemia…
    Mas os fabricantes, acredito eu, nao colocariam como indicado alguma coisa q pudesse ser nocivo a saude tao rapidamente. Pq pelo q vc disse posso começar a tomar malto hoje e, tomando antes do treino, posso vir a ter esses problemas. Digo “rapidamente” pq ha quem diz q alguns suplementos, como creatina, q podem causar tambem alguns problemas. Mas nao imediatamente.
    E como falei antes dos sites, sem duvida existem uns q quem posta os artigos nao tem conhecimento p/ isso, mas tb tem quem tenha e diz q malto antes e bom.

    Pelo q vejo no site, nos artigos, nas respostas aos comentarios… vc sem duvida sabe o q esta falando. Entao queria q pudesse me explicar melhor tudo isso se possivel!

    Valeu mesmo!

    Abraçao

  9. admin disse:

    Sintomas de hipoglicemia podem acontecer somente na PIOR das hipoteses… Não é algo como tomar veneno e morrer imediatamente. Mas se você exagerar na dose de malto como alguns fazem, pode acontecer de ter os sintomas sim.

    Outro fator determinante para isso é a sua genética, tem pessoas que se entopem de maltodextrina antes do treino e não acontece nem o tal ganho de “energia” prometido como sintomas de hipoglicemia.

    É tão simples como 2+2, se você ingerir um alimento de alto índice glicêmico o corpo vai responder com um aumento de insulina a altura para normalizar a glicose no sangue.

    Eu poderia citar várias fontes do que eu pesquisei antes de fazer o artigo.

    Mas leia este, que eu descobri com uma rápida pesquisa no google, que inclusive está em português, pode ajudar você a entender as coisas: http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=INDICE_GLICEMICO

    Abraço.

    É esse tipo de pergunta do amigo acima fez é que adiciona algo para o nosso blog. Ótima pergunta.

  10. Eduardo disse:

    Po cara valeu mesmo!

    Agora entendi melhor… Li o artigo q vc mandou, muito bom tb por sinal, e juntando c/ seu deu p/ esclarecer.

    Obrigado pela atençao ai e parabens pelo site!

    Abraço

  11. sergio disse:

    olá, primeiramente parabéns pelo site.
    gostaria de saber se a malto ou dextrose sao aconselhaveis para quem tem objetivo de perda de peso sem perda de massa magra, já que o objetivo do suplemento é repor os carbos
    valeu

  12. admin disse:

    Exatamente, 30g de malto ou dextrose imediatamente depois do treino de musculação ou aeróbico, não vai atrapalhar o seu objetivo, pelo contrário.

    Abraço.

  13. Thales disse:

    Olá tudo bom?
    Primeiramente gostaria de dizer que o seu comentário sobre os alimentos com índices glicêmicos altos estão sim corretos mas existe coisas a se falar que não foram publicadas.
    Por exemplo, a respeito de vc ter uma hipoclicemia só por causa da ingestão de malto não é totalmente correto. Quando vc ingere qualquer tipo de alimento vc tem um liberação de insulina n acorrente sanguínea, mas sabe-se que durante a prática de exercícios o organismo não produz insulina.

    Essa é uma questao longa para se debater aqui. Gostaria que vc deixasse a sua opiniao a respeito!!

    abraçoss

  14. admin disse:

    No segundo parágrafo esto dizendo que se alguém se “entupir”(superdosagem) de malto, além de não ter os efeitos de “energia” desejados, na PIOR das hipóteses pode acabar tendo os SINTOMAS de hipoglicemia. Por causa do rebote de insulina.

    E realmente, o corpo não produz insulina durante a prática de exercício, pois o corpo utiliza o carboidrato que está sendo ingerido logo alí no exercício transformando em energia. Porém, estamos falando em tomar malto antes do treino e não durante. Então se você vai ingerir um carboidrato de alto índice glicêmico sem estar fazendo uma atividade física e sem o corpo estar precisando de carboidratos naquele momento, vai SIM gerar um estímulo de produção de insulina e tão grande quanto o índice glicêmico do carbo em questão. E o indivíduo vai chegar no treino com o nível de glicose já normalizado, e se a dosagem for grande(ou por algum outro fator genético de cada um) ele vai sentir os sintomas de hipoglicemia sim.

    Então é muito melhor se alimentar com alimentos de baixo índice glicêmico, pois a produção de insulina vai ser baixa e a pessoa pode usar todo esse carboidrato que gradativamente está sendo absorvido durante todo o treino. E depois tomando o malto que tem o índice alto para gerar propositalmente um estímulo grande de insulina no corpo e promovendo o anabolismo entre outros benefícios de se elevar a insulina nesse horário.

    Abraço.

  15. Brenno disse:

    ja li varios artigos e em varios lugares diferentes … minha duvida continua sendo tomar o malto antes ow durante ?!

    sei q o malto eh d ig alto porem a sua liberaçao no organismo naum eh gradativa ow seja naum libera aos poucos durante um certo periodo ?!

  16. Thales disse:

    Bom Breno vc tomar malto durante o exercício, não vai adiantar de nada msm, pq seu organismo nao irá produzir insulina para levar a malto até a musculautura.
    Admin, entendo a sua posição sobre a questão do valor glicémico antes do treino. Mas acredito que se vc tomar uma quantidade dosada de malto, 20 a 30 min antes do treino, seu organismo não tera tempo para produzir insulina para que possa chegar a um grau de hipoglicemia, oq não aconteceria com um tempo bem maior ants do treino. Consultei o nutricionista da academia onde trabalho e a conversa que tive com ele foi essa.

    Abraços e parabens pelo blog, ja está nos meus favoritos!!!
    Acredito que com isso possamos discutir bastante os temas abordados.

  17. William disse:

    soh uma coisa, quando dizem, como tal coisa antes do treino.
    a absorção dos nutrientes do alimento ingerido eh lenta, pelo q eu sei a banana por exemplo soh da “resultados” dps de 9hrs da ingestao.
    entao nao adianta dizer como bem antes do treino pra treinar bem, pois o resultado do seu treino eh o q vc comeu a +- 6 a 7 hrs atras, e nao ah 2h ou 30min.
    a malto tem absorção rapida, pra repor o q foi consumido durante o treino. eu tomo durante o treino, mas ja ouvi dizer varias vezes q se pode tomar antes, durantes e pós.

  18. Digão disse:

    bom… durante o exercicio ñ adianta tomar nd, durante o exercício o desgaste energético é mtu alto e o organismo está trabalhando em alta intensidade para te manter vivo (literalmente).

    eu tomo malto antes e após os treinos, pois sou instrutor de musculação e ñ tenho tmpo d me alimentar antes do treino.
    tomo cerca d meia hora antes e imediatamente após o treino e realmente da um gás legal, dpois q comecei tomar malto diminuiu consideravelmente minha fadiga muscular.

  19. Wellington Lisboa disse:

    Olá,

    Muito bom o artigo sobre a Malto e a Dextrose e por isso me surgiu uma dúvida: Tenho uma relativa facilidade em pegar massa muscular e gostaria de aumentá-la, contudo, infelizmente sou diabético e usuário de insulina injetável. Existiria algum produto que pudesse me auxiliar no aumento de massa muscular, sem o comprometimento do aumento ou diminuição exacerbado dos níveis de glicose?
    Desde já, grato pela atenção e aguardando retorno.
    Forte abraço,

    Wellington Lisboa.

  20. Wellington Lisboa disse:

    Olá,

    Muito bom o artigo sobre a Malto e a Dextrose e por isso me surgiu uma dúvida: Tenho uma relativa facilidade em pegar massa muscular e gostaria de aumentá-la, contudo, infelizmente sou diabético e usuário de insulina injetável. Tenho 1,88 cm e com 80 kg e gostaria de alcançar os 83 ou 84 kg em massa muscular. Existiria algum produto que pudesse me auxiliar no aumento de massa muscular, sem o comprometimento do aumento ou diminuição exacerbado dos níveis de glicose?
    Desde já, grato pela atenção e aguardando retorno.
    Forte abraço,

    Wellington Lisboa.

  21. Eric Maciel disse:

    tem algum problema se tomar o malto no mesmo momento que tomar a creatina?

  22. Victor disse:

    Tenho 16 anos e malho a 2 semanas. Gostaria d saber se eh aconselhavel eu tomar malto .
    Desde ja , agradeco pelo blog.

    • FELIPE BRITO disse:

      É ACONSELHAVEL VC IR PRA CASA, ESTUDAR, BATER PUNHETA E ASSISTIR HARRY POTTER. DEIXA O SEU CORPO AMADURECER PRIMEIRO, PRA DEPOIS VC FOCAR NA MUSCULATURA, ENQUANTO ISSO, VAI TREINANDO O GLUTEO COM AS NOVINHAS.

      • Sérgio disse:

        Caro Felipe Brito. Preste atenção antes de comentar algo dito por outra pessoa. O Vitor fez a pergunta 2 anos antes de sua resposta. Ou seja, na data da sua resposta ele já tinha 18 anos, o que significa que sua resposta apesar de lógica foi fora de tempo. Se liga!

  23. Luciano disse:

    Gostaria de saber referente a creatina, após o periodo de saturação atletas com maior experiencia e mesmo o rotulo do produto indica 5gr diarias apos o treino ou dividida em 2 vezes. Quanto realmente meu organismo tem a capacidade de absorver diariamente, já ouvi comentário que apenas 1Gr e que as demais são eliminadas na urina. Tem algo cientificamente comprovado? Estou realmente disperdiçando 4Gr diarias de creatina e assim queimando meu dinheiro?

  24. Rafael disse:

    Olá…!Bom,ja faço academia faz um mes e meio,sou magro…!Peso atual 61k,antes 58k.Tomo 30min ates do treino Monster Extreme Black,e maltodextrina que vem com dextrose durante o treino.Bom,queria saber se esse malto e dextrose durante o treino seria bom,pois ja que tomo os pack 30min antes do treino.Obrigado…!e parabens pelo o artigo.

  25. ola.. disse:

    ola.. me esclareçaa. a creatina. é pré-treino.. ou pos treino.. estou com creatina + animal pack + whey. é uma boa combinaçao pra ganhar massa muscular. aconcelha incluir algo a mais?? valeuu. responde aii..

  26. luh disse:

    O melhor e tomar creatina ate 90min depois dos treinos, porque e a hora que seu corpo sinteiza melhor e mais rapido os suplementos.

  27. ADRIANO disse:

    TENHO O MALTO E CREATINA EM PÓ, COMO DEVO TOMAR?

  28. Matheus disse:

    Olá amigo,tenho uma duvida que me impede de iniciar o uso do whey e da dextrose,após o treino eu devo tomar a dextrose e sem intervalos de tempo,tomar o whey?e quando acordar eu sei que devo tomar o whey,mas é necessario o uso da dextrose nesse horario tbm? essas são minhas duvidas… muito obrigado!

  29. adelson disse:

    oi
    estou usando o monster extreme black com uma mistura que inventei:leite desnatado,abulmina desidatrada80%,linhaça dourada moida,levedo de cerveja,granola,beterraba,cenoura e açucar mascavo.
    gostaria de saber se algum destes itens atarpalha na absorçao de proteinas.
    obrigado.

  30. adelson disse:

    ah quero saber se posso tbm incluir o malto

  31. M. Salomão disse:

    Adorei, bem esclarecedor!

  32. Cristiane disse:

    posso tomar o malto sozinho? eu faço power jump em casa, so eu e meus botoes, posso tomar o malton sem precisar tomar algum outro suplemneto?
    obrigada!
    o malton ajuda p emagrecer?

    • Mrs Santos disse:

      Melhor so tomar whey protein do que so tomar malto.
      Se voce abusar do malto vai virar uma BOLA!!!!

      E outra se a grana ta baixa compra aqueles wheys de 2 kilos.
      Mas se voce quer um produto para tomar sozinho ou tome whey protein ou tome oleo de cartamo ( ou óleo de coco).. Esses ultimos te dao energia e funcionam aumentando a sua saciedade, logo vai comer menos… mas se abusar vai virar uma JABULANI, pq oleo eh gordoura ( mas vc tb precisa de energia para atividades fisicas) , so nao tome essa porra sem fazer exercicios…. se nao ja sabe neh vai virar BOLINHA!

  33. @marcoShakur disse:

    no caso do iogurte, quanto é o suficiente pra tomar? 1 só?
    e pera e maçã? 1 também?

  34. kamille disse:

    pra quem tem a intençao de ganhar massa o correto seria tomar malto e whey no pós treino ? e qual seria a quantidade adequada de cada um e de agua? (ou outra bebida que for misturar)bjs.

  35. Re disse:

    Fui indicada a tomar malto, mas malho as 06:00 da manha, e como antes do treino granola+iogurte ligth+castanha do pará, treino durante 1 hora e as 7:30 como duas frutas picadas e whey… O problema que faz apenas 3 meses que malho, tenho medo de suplementar e fazer tudo errado… Será que vale a pena investir?

    • Mrs Santos disse:

      Pelo que voce come antes do treino não ha necessidade de suplementar com malto.
      O ideal eh obter os nutrientes da alimentacao ( como vc esta fazendo) em alguns casos quando isso se torna dificil devido a demanda de um atleta de alto nivel , fisicultirista ou mesmo por falto de tempo para preparo de alimento e falta de tempo para comer mesmo, eh bom fazer uma suplementacao. Abc

  36. Marcelo disse:

    Amigos, gostaria que me ajudassem, estou treinando para reduzir o percentual de gordura que esta alto, (tenho 98kg, 178cm, 25% gordura),(era praticante de mountain bike e fiquei 6 meses parado por lesão) e voltei a treinar musculação. Tenho grande facilidade em ganhar massa muscular, portanto faço uma alimentação restritiva em 700 Kcal/dia, porém com uma refeição pré treino com 70g carbo de baixo IG e 30g de proteínas e BCAA. Treino 3 grupamentos musculares p/dia: 10 exercícios onde 4 séries de cada com 8 rep. e após faço cardio por 30 min, intervalado: 2 min on 95% BPM max, e 2 min off 75% BPM max. E no pós treino 10 min após treino: 100g de carbo + 30g whey, 40 min após faço refeição sólida de 50g proteínas + 30g de lipídeos.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Todo meu treino leva 1:40 e tenho um gasto de 1500kcal, gostaria de saber se utilizar a maltodextrina durante o cardio vai ajudar a inibir o catabolismo e prevenir a perda de massa muscular e vai manter a queima de gordura ou vai atrapalhar?

    • Mrs Santos disse:

      Otima pergunta, meu camarada. Assim como seu treino esta ótimo também .
      Eu no seu caso suplementaria com um carboidrato de IG moderado… como um oleo de cartamo ou banana. Se seu objetivo eh reduzir medidas deve reduzir ao MAXIMO a ingestao de carboidratos, porem , claro , nao faca como aqueles loucos “Dieta Carbo Zero, Proteína 100″ isso eh maluquice , o seu corpo precisa de energia. Mas eh o seguinte NAO EXISTE emagrecer, reduzir o BF sem PERDER massa MUSCULAR… isso eh inevitavel, mas voce pode minimizar as perdar com ingestão de uma boa fonte de proteinas como BCAA/whey protein/ Caseina.

      Boa sorte

  37. RUSTY disse:

    pow cinceramente o malto me deu energia sim antes do treino esse kra la no topo e maluco

    • Guilherme disse:

      Cara, eu sou medico, e posso dizer que o amigo do site esta totalmente correto, é impressão sua essa energia. com certeza. Tomar durante o treino, é algo a se pensar, mas nunca antes. Só se vc tiver em um estado de desnutrição, dai quem sabe pode-se pensar em ingerir malto antes d treino

  38. Paulo disse:

    interessante falarem q malto é pra ser pós treino, sendo q é um carboidrato, carboidrato não seria para dar energia? pós treino teria que ser proteina só, mas como malto é um carbo de IG alto, seria legal ele durante o treino

  39. Pedro disse:

    Olá,
    Eu fasso jiu-jitsu todos os dias 2 horas de aula por dia no mínimo, e queria comessar a tomar malto, e queria saber quanto que eu deveria tomar de malto depois do treino e como tomar, pois tenho dúvidas se os rótulos vem com as informações certas.
    Abraço e obrigado!

    • Guilherme disse:

      Pedro, tome depois nunca antes, pesquisas recentes mostram que é melhor aproveitada tomada logo após o treino, se possivel junto com malto e hey, pois ajudam em sua abasorção.

  40. Wesley disse:

    Olá,

    Bom dia admin.

    Malho há 04 meses e meio, a um mês e meio estou tomando creatina + malto no pós-treino, juntamente com Whey. Minha dúvida é a seguinte? Em relação a Creatina, devo tomá-la antes ou depois do treino?

    Obrigado!

  41. galego disse:

    oi bom dia! comecei a malha hoje e comprei malto creatine, já vi os Comentário e percebe q é melhor tomar apos mais como eu tour querendo ganhar “MASSA” tem mais alguma coisa pra acrescentar? ou seja que é fundamental pra mim tomar sou magrinho…

    desde ja agradeço a todos: obrigado!!!

  42. Maah disse:

    ola boa noite.
    Eu malho à uns tres meses sem tomar nada , mas quero ganhar “massa” , entao comprei Malto Creatine.
    Gostaria de saber se comprei o suplemento certo e como consumo ele , passo o dia todo na rua e malho a noite .
    Desde ja agradeço !

  43. amanda disse:

    gostaria de saber qual o suplemento q posso tomar sem precisar malhar

  44. Mizael disse:

    bem, então estaria certo eu fazer assim?-
    (malhando a noite) de manha tomo creatina, depois do treino tomo whey e malto;no mes q eu fizer o intervalo tiro a creatina e o whey, e continuo tomando so o malto…
    esta certo???

    boa noite!

  45. Cris ♥ disse:

    Olá.
    Vou começar a malhar agora, pela primeira vez.
    E ando pesquisando bastante sobre suplementos.
    Uma amiga me falou que seria bom eu tomar albumina + malto.
    Vim pesquisar na internet e achei esse site.
    Me esclareceu bastante coisa.
    Mas como eu sou mt leiga.
    Tenho ainda uma pergunta, me desculpe se for redundante:
    Resumindo os comentários, o cerreto seria tomar albumina + malto + whey após a academia?
    Sou bastante magra e gostaria de um resultado rápido.
    Obrigada pela atenção. ^^

  46. rodrigo mota disse:

    quero tirar uma duvida que ja tenho a tempo, ja to me estressando
    WHEY+MALTO depois do treino ENGORDA? to com whey da optimum e malto o que acha?

  47. Leandro Borges disse:

    excelente explicação
    eu estava tomando antes do treino
    ainda bem que eu li este artigo

  48. Leandro Borges disse:

    opa malho a 4 meses, tomo whey e malto
    o que posso tomar para crescer brutalmente ?? kkkk
    .. tem algum site que me informe se não estou consumindo calorias mais ou abaixo do que o necessário ??

    • Guilherme disse:

      cara, crescer brutalmente, depende de vários fatores.
      Tome Whey depois do treino e antes de durmir. Albumina ao acordar e anoite, creatina e malto após o treino.
      Braxx mano

  49. Ana Claudia Barbieri disse:

    O Malto pode ser tomado com leite ?

  50. adriana disse:

    Olá amigo você diz que tomar malto antes do treino é jogar dinheiro fora pois o efeito não é oque se espera o aumento de enrgia e sim depois do treino, certo. Agora te pergunto e se tomar o malto durante o treino traz algum benefício ou não?
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada

  51. Davi Luiz disse:

    É muito interessante esse artigo, pois já ouvi professores de musculação dizerem que a MALTO deve ser usada antes do treino e com exercícios de uma elevadíssima intensidade, pq a absorção pelo organismo é lenta. Já a DEXTROSE é de rápida absorção pelo corpo e, por isso, é recomendada a ingestão conjuntamente com o Whey Protein (que ajuda a melhorar sua absorção tb). E daí, como fica o paradigma???

  52. Diego disse:

    Olá, muito bacana o site, parabéns. Eu normalmente tomo a Malto durante o treino (porque entendo que ela demore um pouco pra fazer efeito), tomando o Whey logo após de acabar de treinar. O mais correto seria deixar pra tomar depois junto com o próprio Whey? Valeu.

  53. Marilda disse:

    Olá Eu e meu filho de 17 anos estamos indo na academia pela primeira vez, faz 15 dias e o intrutor ja pediu para nos tomarmos o Malto Active, e perguntei como devo tomar, ele vocês vão tomar 30 mt antes ou durante o treino. Então comprei, mais ao ler os ingredientes e não gostei de ver sabores artificiais, ácido citrico acidulante corante tartrazina. Agora pergunto isso não faz mal não e um menino de 17 anos pode tomar isso? e depois mesmo do trino?

  54. Daniel disse:

    Voce precisa estudar mais. Pode-se tomar 20 minutos antes e durante o treino.

  55. Maiko Wilian disse:

    Bom, eu tomo 200 ml mais 2 colheres de Malto isso durante o treino, depois chego em casa mais 200 ml de água e 1 colher de Dextrose, depois de 10 minutos, tomo 1 colher de scoop ( duas colheres de sopa ) de Whey Protein e não janto, sempre quando malho eu troco a janta pelo Shake e Dextrose, estou fazendo isso certo .. Abraços !

  56. Cintia disse:

    Oi,faço muay thai duas vezes na semana, com duração de 2h o treino (tô me achando a cima do peso e como me burlo muito na academia, gostei dessa opção), meu professor indicou tomar malto antes, durante e depois do treino, mas ainda não estou tomando, não entendo muito desse mundo se suplementos e fico bastante confusão, então queria uma explicação clara. Tem algum problema? Quais os pros e os contras? Obrigada e simplesmente tô adorando ler teu blog e descobrir muitas coisas a respeito da musculação!!

  57. Adrian disse:

    tomo creatina com malto antes do treino, pois o malto ajuda a absorve a creatina, então não é necessario eu toma antes?posso toma depois?

  58. Talles disse:

    Gostaria de saber se há algum problema de malhar e logo em seguida almoçar e tomar malto?

  59. Marco disse:

    Malto é de BAIXO indice glicêmco, dextrose é de ALTO índice glicêmico. Portanto, o risco de hipoglicemia está na dextrose, e não na Malto.

  60. Davi disse:

    Pow.. Minha nutricionista ontem mandou eu tomar malto antes do treino e ao final do treino de musculação, nos dias em que eu for fazer aerobico depois. Estou bem confuso. Alguns outros sites da net concordam com ela, mas essa sua materia me deixou cheio de dúvidas!

  61. alessandra disse:

    boa tarde, quero emagrecer tomo lipo 6 black concentrado, mas nao me faz efeito, acho q é porq ja tomei anfepramona, treino todos os dias, ate que no meio da semana vou bem, mas final de semana engordo pesado na balança 3 kilos, ai vai mais uma semana pra perder, final de semana tudo de novo, preciso emagrecer 4 kilos esta impossivel, estou tomando whey, dextrose e malto depois do treino, da barriga? treino de manha 6 , depois meio dia,estou tomando logo apos o almoço, tenho que almoçar?se eu nao almoçar , vou ganhar musculo so tomando suplemento ??rsrrs obrigada

    • fabio disse:

      Alessandra,
      Para emagrecer, basicamente, vc tem que fazer uma dieta hipocalórica, ou seja, gastar mais caloria do que vc gasta. Desta forma, vc tem que pesar a quantidade de calorias q vc pesa, para que não coma mais do que isso. É a unica forma de se emagrecer. Fale com sua nutricionista e peça uma dieta baseada na quantidade de exerciciso que vc faz. Outra coisa, para emagrecer, o mais indicado é fazer bastante aeróbicos.
      Boa sorte!

    • Mrs Santos disse:

      hahaha nao faca essa cagada, de nao se alimentar direito, Srta Alessandra. Voce precisa dos nutrientes de uma alimentacao adequada e COM ALMOCO E JANTA e um cafe da manha reforçado , alem dos lanches( comer de 3 em 3 horas). Nada substitui uma alimentacao correta, nem mesmo todos os suplementos do mundo .. eh muito mais saudavel ALIMENTACAO do que viver de suplementos, isso de so suplementar eh uma tremenda burrice.

      Continue com seu lipo 6 black , existem outros termogênicos muito bons chamados oxyelite pro, D4 thermal e VPx redline. mas esse que você usa lipo 6 tambem eh muito bom…
      O seu problema eh alimentação e exercicios físicos.
      O colega ai de cima disso tudo! Se quer emagrecer eh exatamente o que ele falou, nao ha outra formula natural( não recomendo anabols, te fara muito mal e fazer lipo eh ridículo eh possível emegrecer sem os riscos da cirurgia e possivelmente vc ganhara o peso de novo, pois vem fácil vai fácil- vc tem que acostumar o seu corpo com exercícios e nutrição).

      Você tem que fazer uma dieta hipocalórico o que provavelmente não esta fazendo… de mais atenção a exercícios de tonificação e parta com tudo para os Aerobicos ( natação , spining, corrida e/ou lutas)

      Agora esse lance de tomar malto e dextrose, fala serio , vc quer emagrecer e os dos são CARBOIDRATOS, vc se entope disso e com certeza vai engordar, outra coisa… provavelmente vc esta comendo muuuuuuita besterira nos finais de semana , estou certo ?!?! rsrs Pare já com isso!

      Mantenha seu Whey, corte malto e dextrose , jogue uma oleo de cartamo( talvez uma lecitina) e coma de 3 em 3 horas e faca muitos aerobicos.

      Boa sorte

  62. RGD disse:

    Toda vez que tomei malto antes do treino me escureceu a vista. Agora entendi a cagada que eu tinha feito…

  63. Rodrigo disse:

    posso tomar o malto durante o treino?

  64. Geraldo disse:

    Ao falar que devo tomar creatina com carboidratos de alto índice glicêmico,no caso devo dissolver os 5g de creatina na solução do malto ??
    obg…

  65. Diego disse:

    E eu que vou para o treino direto da empresa, minha ultima refeição é ao meio dia. oque devo tomar antes de ir para o treino então ?? sabendo que tomar malto antes de ir não vai adiantar em nada nesse caso.

  66. Flávio Soares disse:

    malto, whey e creatina. como administrar os três?

  67. Jefferson Alves disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida se puder me ajudar…
    Malho há uns 6 meses e tenho um corpo atlético, quero ganhar massa e definir
    Me indicaram animal pack… o que me diz sobre ele?
    Ah, e comprei uma creatina e um Malto qual sugestão de uso ? Aliás, como administrar a Creatina, o Malto e o Pack?

    Aguardo retorno Obrigado

  68. Geovani Bernardes disse:

    Cara, perdi 20 kg em pouquíssimo tempo. Hoje Peso 82 kg e meço 1.91 metros, peso aproximadamente 3-5kg abaixo da minha média. Só que agora estou me matando na academia. Eu quero voltar a ter o corpo que tinha quando malhava há 6 anos atrás. Tomo Whey Protein 100% antes do treino e ao voltar do treino, 30 minutos depois como alguma fruta, 30 minutos após comer a fruta bebo um copo “caprichado” de água e vou dormir. Queria que me desse um apoio para ganhar abdome mais focado na parte inferior que, pelo fato de ter sido gordo por 5 anos aproximadamente, essa barriga não sai de mim kkkk! Não sei se há algum suplemento pra me dar este apoio.
    Espero que possa me ajudar!! Parabens pelo site! Abraços!

  69. Henrique disse:

    Se malto e carboidrato entao e total desvantagem tomar ele junto com uma proteina iso zero carboidrato? Qual seria a vantagem? Obrigado

  70. Gabriel disse:

    Tomar malto durante o treino e tao ruim quanto tomar antes ou pode ajudar?

  71. mayara da costa cruz disse:

    gostaria de saber se tomar o whey com o malto ganharei massa muscular mais rapido e se tenho q tomar antes ou depois da academia?obrigada.

  72. mayara da costa cruz disse:

    mais uma perguntinha.Quero ganhar massa muscolar antes do natal como faço?tenho que me alimentar com algua coisa em esppecial?to tomando o Whey e o bcaa

    • Mrs Santos disse:

      Me desculpe mas isso eh impossivel, porem acredito que nunca eh tarde para comecar… nao deixe para o ano que vem.
      faca uma boa dieta com whey e bcaa ( e malto) e malhe pesado…. so suplemento nao faz milagres…
      Para falar a verdade, se voce tomar esteroides sem atividade fisica tambem nao aconteceria nada! para voce ver como sao as coisas , imagina so suplementar, suplementos nao sao formulas milagrosas para se ficar musculo(a) e gostoso(a)… isso eh so ( como o nome diz) suplemento PARA a sua DIETA e atividade fisica… sem a atividade fisica eh jogar dinheiro no lixo.

      Porem, continue focada. poderá ter alguns ganhos ate o carnaval ( mas dependendo de como eh o seu nivel , hoje, vc nao ficara muito musculosa… essa questao de massa muscular eh muito dificil, ainda mais para mulheres que tem baixos niveis de testosterona. Portanto um ganho de 1,5 a 2 kilos de massa muscular ( nao de gordura, pois ganhar gordura eh mole , em 1 semana vc ganha 15 kg) por mês já eh muito bom.

      Abraços e boa sorte

  73. Pedro disse:

    Galera, precisamos de sair do senso comum quando a questão é musculação ou atividade física. Qualquer assunto que for discutido (até mesmo na internet) precisa ter um respaldo CIENTÍFICO como subsídio…

    Leiam esses artigos que falam sobre a ingestão de carboidratos e me digam se há hipoglicemia…

    http://www2.fct.unesp.br/docentes/edfis/ismael/nutricao/influencia-carboidratos-antes-durante-e-apos-treinos-de-alta-intensidade.pdf

    http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/38665

    Abraço…

  74. karolina disse:

    Como tomar o malto + BCAA? É aconselhavel?

  75. Tiago Tassinari disse:

    Tenho uma duvida quanto a questao de quanto de carboidrato deve ser ingerida no pós treino …. Se devo ter a ingestao de 8g para cada kilo de massa corporal e peso 60 kg tenho que ingerir um total de 480g , para obter essa quantidade de carboidrato do prodito malto dextrim por exemplo ( quantidade de 100g = a 92g de carboidrato) eu teria que consumir cerca de 51 colheres do produto!! isso ta certo? obrigado

  76. Brenno disse:

    Na minha academia vejo o pessoal tomando dextrose aos poucos DURANTE o treino.

    Seria melhor que tomar todo de uma vez no pós-treino???

  77. Luiz disse:

    Tenho uma duvida faço academia a 2 meses e estou querendo comprar um whey e o malto para me dar energia pois trabalho o dia inteiro e de noite faço escola e dps da escola vou pra academia se eu tomar o malto dps do treino vai tirar o meu sono ? e vai me dar energia pro outro dia ?

  78. Senhores, me ajudem!
    Já estou a 3 meses na academia e percebe-se o ganho de massa muscular e "corpo" que estou ganhando sem tomar nenhum suplemento! Estou querendo comprar suplemento(s). Me indicaram 2: Whey Protein + Creatina. O malto também é necessário? Comentem sobre esses 2 que citei, como devo tomar e semelhantes pois ainda sou novato no assunto. Obrigado. Ah, parabéns pelo Site… já está acabando com minhas dúvidas -rs-.

    • manow o whey e o melhor pra vc mas como vc ta comesando agora pra vc ganhar mas massa muscular o ideal seria a creatina !!!! vc pode tanbem tomar malto c e creatina e mut bom

    • kra o melhor pra vc q iniciou o treino à pouco tempo seria procurar um nurticionista esse profissional com certeza pode te passar um hipercalorico principalmente se vc tem dificuldade pra pegar massa muscular eu gosto muito de hipercalorico..vou iniciar a Creatina hj antes do treino e o malto vou fazer desse jeito vou tomar depois do treino por q antes e durante o treino senti mal estar…^^

  79. malto c . engorda ? eu tomo malto c antes do meu treino de jiu jitsu e eu sinto um pouco mas de despozisao mas agora vou tomar depois do treino mas eaer o malto c engorda ?

  80. tenho muitas duvidas se o malto c engorda ? se eu parar de jantar e tomar malto c en gorda ?

  81. Gustavo Lima disse:

    Um jantar rico em vegetais e leguminosas sera muito mais produtivo que o malto. que vai lhe dar somente carboidratos (que engorda) vC TERÁ VÁRIOS NUTRIENTES uteis a recomposição dos músculos alem da energia que você busca no malto

  82. Felipe disse:

    Muito bom, Eu tomava malto antes do treino pelo motivo de trabalhar em estoque eu perdia mts calorias no trab carregando peso e tal eu tomava para repor as energias apos o almoço e é vdd nao da energia nenhuma msm ..

  83. pow blz, vc indica tomar depois, show, mas ja me indicaram tomar durante o treino, qual a sua opinião sobre isso, tomar durante tbm não é correto?

  84. Fran Santos disse:

    Eh eu tb fui indico pela minha irmã que eh atleta profissonal tomar durante o treino uq vc acha a respeito esta certo ou errado??

  85. Freddy disse:

    Boa a explicação. Mas tenho certas discordancias pelo que estou aprendendo no curso de Nutrição. Por se tratar de uma informação que ira me afetar, gostaria de ser corrijido caso eu esteja errado. Não concordo que o carboidrato (seja ele de alto indice glicemico ou não) tomado antes do treino, simplesmente desapareça do seu organismo. A insulina avisa os receptores de glicose na celula que existe glicose no sangue, estas por sua vez chegam na membrana e captam a glicose, fazendo com ela o Ciclo de Krebs e gerando energia. Poderia por favor me explicar pq a Malto não da energia quando tomada antes do treino? Tenho ciencia que é um carboidrato complexo, mas as ligações dela são tão fracas que somente difere da dextrose por uma questão de minutos no organismo.

  86. william messias vilalta disse:

    Boa noite
    Eu tomo antes Malto Isotônico e Depois do treino eu tomo o Whey 3 IPC será que está certo?

  87. edy disse:

    oq tomar durante o treino qual suplemento posso colocar na garrafa e fica tomando durante o treino pode ser o malto

  88. Bina disse:

    Olá!
    Eu ja malho à algum tempo ( Desde agosto de 2012) e quando comecei pesava 52kg, (tenho 1,65m alt.) e em 7 meses fui para os 57kg, indo 3x por semana, sendo que com uns 4 ou 5 meses comecei a tomar malto antes do treino e whey protein e dextrose depois e em seguida como ovos e batata doce conforme amigos da academia e instrutor indicaram. também procuro comer bastante carne e frango nas refeições principais. Porém estagnei, não consegui ganhar mais massa do que isso e fiquei doente algumas vezes e nesses períodos cheguei a ir aos 54kg e com dificuldade somente consigo chegar até os 56kg hoje. Gostaria de aumentar minha massa muscular,ganhar peso, massa magra, mas que me dêem curvas mais acentuadas, pois sou muito magra e tenho aparência miúda. Só consigo ir de 2 a 3x por semana treinar, onde distribuo os exercícios entre “pernas” em um dia, “glúteos” no outro e “braços, costas e etc” em outro.
    Minhas principais dúvidas:
    Qual a melhor suplementação no meu caso?
    Qual a melhor alimentação?
    Tenho muitas dúvidas, pois todo mundo fala sobre isso e cada um diz uma coisa… também tem muitas divergências nestes sites… heis minhas dúvidas: quanto aos suplementos… creatina é bom para mulher também?Ela pode fazer algum mal?Como devo tomá-la?
    Malto dá celulite ou barriga(como muita gente diz)?
    Albumina é recomendado para mulheres também? Como devo tomar?
    Whey protein feminino como tenho comprado é melhor? E no meu caso é melhor tomar com leite desnatado ou água?
    Devo tomar a Dextrose juntamente com o Whey depois do treino? Dextrose e malto engorda ou dá celulites?
    Existe alguma maneira de minimizar a celulites nos glúteos com treino, suplementação ou alimentação?
    No aquecimento devo fazer bike e/ou esteira?(Me disseram que como sou bem magrinha não preciso pois senão irei perder calorias,então se ja me desloco até a academia caminhando não precisa).
    Muito obrigado e desde já agradeço.

  89. atleta disse:

    Olá,eu estava tomando MaltoDextrina antes dos treino,e percebi que estava perdendo peso,pois suava muito nos treinos,ao invés do que eu gostaria que seria manter meu peso e melhorar a definição.
    Agora estou tomando após os treinos e os resultados são muito melhores,estou mantendo meu peso e meu corpo está mais definido

  90. Dani disse:

    Antes do treino eu tomo o whey + bcaa e após o treino tomo malto + whey + Creatina… tava vendo que no whey e na creatina já tem bcaa, o que eu faço, paro com bcaa ou cont tomando no pré e pós treino?

  91. Pedro disse:

    O meu nutricionista falou para eu tomar durante o treino

  92. Iago disse:

    Qual suplemento tomar antes do treino?

  93. Então, fazem 9 meses que eu treino e agora que eu comecei a tomar o whey + malto que foi indicado por um dos professores da academia que entende de suplementos. Bom, uma amiga minha que sinceramente não deve saber de nada e com certeza falou para mim porque algum desorientado veio dizer isso á ela, disse que era para eu tomar o malto 40 minutos ANTES do meu treino e depois tomar 1 dose (aquele potinho que vem dentro do whey) de whey e 2 doses do malto DEPOIS do treino. Segundo ela, eu iria crescer bem mais rápido, enfim, pelo que eu entendi isso ai é mito, tomar o malto antes do treino. Então eu devo tomar junto com o whey depois do meu treino normalmente né?

  94. Lilian Carolina disse:

    Minha nutricionista me falou p tomar malto durante o treino. Gostaria de saber se o melhor e tomar depois? Ou da na mesma tomar durante?

  95. Erick DeLucca disse:

    Se o seu treino for de longa duração, pode ser tomado durante o treino, nos intervalos.

    Se for de curta duração voce pode tomar antes.

    A maltodextrina tem a função de liberar glicogênio durante a atividade física para fornecer energia e evitar a fadiga e cansaço durante um treinamento, então não tem fundamento tomar após…

  96. Thiago disse:

    Eu costumo comer Proteina de soja texturizada com leite, e pao integral, no Pos-Treino, estou na academia a 2 meses, e acabei de comprar creatina e Malto, posso toma-los e continua tomando a proteina de soja com pao no pos-treino ?

  97. eliane disse:

    Minha pergunta é : comecei a tomar malto e FisioCrea Protein tem uns dois dias, e comecei a sentir uma coceira terrivel seria desses produtos eles causam isso ?

  98. Ruan disse:

    Opa! Tenho uma dúvida pertinente a esse artigo… Tenho 22 anos, 1,75cm e 72kg. Estou treinando para ganhar massa muscular sem muita perda de qualidade (evitando ganho de gordura). Tomo hipercalórico, bcaa e Malto. Quais seriam os momentos exatos de consumir esses produtos (pré ou pós treino)? Obrigado e parabéns pelo site.

  99. jamalzi disse:

    Malto depois de 1 Mês perde seus efeitos e propriedades?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>