Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

O Que Significa Low Bar Squat E High Bar Squat?

Posts Recomendados

Postado
  • Supermoderador
  • Este é um post popular.

O que significa Low Bar Squat e High Bar Squat?

squats.jpg

Eu peguei essa imagem de um site de CrossFit, mas na verdade ela vem do Starting Strength do Mark Rippetoe e Lon Kilgore. Lon desenhou essa série de estilos de agachamento para mostrar a diferença entre agachamento frontal, agachamento com barra alta (high bar) e agachamento com a barra baixa (low bar). Em qualquer levantamento com barra onde o levantador encontra-se de pé no chão, a eficiência mecânica é alcançada pela barra tendo uma relação vertical com o meio dos pés. Se ela viaja à frente ou atrás desse ponto, então há uma desvantagem mecânica devido à criação de um momento (braço de alavanca).

A localização da barra vai mudar a necessidade de posicionamento para manter a relação barra/meio dos pés. O agachamento frontal tem a barra encaixada nos deltoides, então para manter a barra sobre o meio dos pés, o torso deve ser bem vertical. No agachamento com barra alta, a barra vai ser posicionada no trapézio (mas não na sétima vértebra cervical) e o levantador tem uma leve inclinação para frente, mas ainda se mantém quase na vertical para manter a relação com os pés. Ao contrário dessas duas, no agachamento com barra baixa (à direita na imagem acima) a barra é movida para baixo e fica nos deltoides e em cima da espinha da escápula. Nesta posição, o levantador precisa inclinar o torso ainda mais para frente para manter a relação com os pés. Também note que a verticalidade do agachamento muda a posição dos joelhos; quanto mais vertical o agachamento, mais à frente encontram-se os joelhos. Isto é importante para entender o recrutamento muscular.

O agachamento com barra alta é simplesmente um movimento “vá para baixo, agache”. Em contraste, o agachamento com barra baixa requer muito mais atenção aos detalhes e é mais difícil de praticar corretamente. Ele tem foco em criar um reflexo de estiramento com os ísquios-tibiais na parte inferior e é um movimento “dirigido pelo quadril” para colocar ênfase nos extensores do quadril durante a subida.

Diferenças no recrutamento muscular

A posição da barra irá ditar qual mecânica deve ser utilizada para manter o levantamento com eficiência. A mecânica irá definir quais músculos serão utilizados. De forma resumida, agachamento mais vertical utiliza mais quadril e glúteos como músculos primários para o movimento, enquanto a barra baixa utiliza ao máximo a cadeia posterior (particularmente ísquios) para estender o quadril. O agachamento com a barra baixa também fornece um balanço de forças anteriores/posteriores nos joelhos porque a contração dos isquiotibiais puxa para trás os joelhos. Em contraste, o agachamento com barra alta coloca mais estresse na cadeia anterior já que os quadríceps são utilizados primariamente para mover e são anexados às patelas do joelho. Há envolvimento dos quadríceps no agachamento com barra baixa, mas de forma alguma ele se compara com a barra alta. Também há envolvimento dos posteriores de coxa no agachamento com barra alta (veja abaixo), mas não se compara com o agachamento com barra baixa.

O avanço dos joelhos no agachamento frontal e de barra baixa resulta em um ângulo agudo (menor de 90 graus) nos joelhos. Esse ângulo agudo significa que posteriores de coxa – que atravessam o joelho e articulações do quadril – são contraídos e encurtados. Se os posteriores de coxa estiverem completamente contraídos, então eles não podem contrair-se para ajudar estender o quadril quando se inicia o movimento de subida. Isso quer dizer que em agachamentos de estilo vertical, não há nenhum envolvimento dos posteriores de coxa na parte mais baixa do movimento, e envolvimento limitado na fase ascendente. No entanto, repare na pequena diferença do torso entre o agachamento frontal e de barra alta; a inclinação no agachamento de barra alta beneficia um ângulo que permite alguma tensão nos posteriores de coxa. Na subida, 2/3 da parte alta, pode haver uma assistência dos posteriores de coxa para garantir o ângulo nas costas (da mesma forma que eles agem no low bar e levantamento terra). Isso faz sentido já que a posição pode re-aplicar tensão nos posteriores de coxa uma vez que os joelhos não estejam mais em ângulo agudo. Eu já percebi isso durante o agachamento, mas você pode ver isso nessas séries de Max Aita no California Strength:

Para esclarecer o envolvimento dos posteriores de coxa durante o agachamento com barra alta: na descida ocorre, os joelhos se flexionam de forma aguda na parte mais baixa do movimento, a subida inicia com zero de tensão nos posteriores de coxa devido à flexão dos joelhos, assim que o ângulo abre eles começam a receber tensão novamente, e então há tensão no resto da subida. Repare que essa tensão não é o que causa o movimento de forma primária devido ao ângulo do torso.

Por outro lado, o agachamento com barra baixa mantém a tensão durante toda a descida, cria um reflexo de estiramento para impulsionar a contração dos isquiotibiais, então os utiliza para estender o quadril. Durante a subida, os quadríceps estendem os joelhos e ajudam a criar um equilíbrio em torno dos joelhos de forma que o movimento do quadril não jogue o torso para frente (o torso obviamente precisa manter o seu ângulo na parte inferior do movimento). Já que este estilo de agachamento é dependente dos posteriores de coxa, a posição do corpo – especialmente joelhos – é muito mais importante. Se os joelhos avançarem na parte inferior, então a tensão nos isquiostibiais irá ser reduzida e não resultará em nenhum “reflexo para impulsionar”. Discutir outras falhas neste estilo de agachamento está fora do tópico neste post.

Prós e Contras do agachamento com barra baixa

É dito que o agachamento com barra baixa “utiliza mais músculos” que outros estilos. Esta afirmação não é muito precisa, pois todos os estilos irão utilizar músculos da coxa e quadril, mas certamente eles o fazem de uma forma diferente. Ele utiliza ao máximo a cadeia posterior; isso faz com que seja muito útil para treinos genéricos de força em atletas e powerlifters. Praticantes de exercícios e atletas precisam ficar o mais forte possível dentro do tempo que eles têm para treinar, então agachar com foco nos posteriores de coxa pode ajudar. A maioria das pessoas e atletas tem a cadeia posterior enfraquecida. Para levantadores raw (sem equipamentos), eles serão capazes de levantar mais peso no final das contas devido à eficiência na utilização de toda a musculatura durante a competição de agachamento. Nos primeiros anos de treinamento, powerlifters vão conseguir o seu melhor utilizando o agachamento com barra baixa.

O agachamento com barra baixa também pode ajudar iniciantes que ainda são fracos a melhorar a segunda puxada (second pull) dos Levantamentos Olímpicos. Durante a minha progressão linear, eu vi uma relação direta entre os valores do meu agachamento com barra baixa e meus Power snatch e Power clean. Eu também vi isso com outros levantadores e faz sentido; a cadeia posterior é responsável pela rápida extensão do quadril no clean ou snatch. O propósito deste tópico não é discutir programas de Levantamento Olímpico, mas o agachamento com barra baixa não é produtivo para ensinar a técnica correta de recebimento para o snatch ou clean, uma vez que o tronco fica muito mais inclinado no agachamento low-bar do que nas posições de recebimento do clean e snatch. Ele irá treinar os músculos da coxa e quadril de forma diferente, e o agachamento de barra alta se assemelha mais com os movimentos do snatch e clean e, portanto deve ser utilizado regularmente.

Pessoas normais ou atletas talvez não precisem fazer o full clean ou snatch para melhor a habilidade de desenvolver explosão/força, então o agachamento com barra alta pode não ser necessário para eles. Mas, como sempre, isso depende de cada indivíduo. Não há muitas pessoas que tem uma cadeia posterior dominante, mas se isso existisse, o agachamento com barra alta ajudaria a melhorar e balancear. Note que um levantamento terra pesado não é a representação de uma cadeia posterior forte.

Um dos problemas do agachamento com barra baixa está na sua dificuldade. Não é fácil fazê-lo com a técnica correta. Isso não quer dizer que ele deva ser evitado, mas algumas pessoas fazem merda coisa errada e seria melhor que esperassem e fossem ensinados a técnica correta. Também, algumas pessoas não tem a flexibilidade necessária nos ombros para colocar a barra na posição correta. Quando eles tentam fazer isso, resulta em dores nos ombros, pulsos e cotovelos. Se os problemas nessas articulações começarem a debilitar o treinamento, as pessoas devem utilizar uma técnica diferente de agachamento até que elas a) aliviem os sintomas da dor e – mais importante – B) resolvam o problema de mobilidade que está causando a dor.

Outra vantagem do agachamento com barra baixa é o equilíbrio de forças nos joelhos já que os isquiotibiais estão puxando a tíbia por trás. Pessoas com dores nos joelhos vão preferir o agachamento com barra baixa. Se as dores nos joelhos são provenientes de uma patologia, este talvez seja o estilo preferido de agachamento. Se a pessoa é jovem e saudável e sente os joelhos doerem durante o agachamento, este estilo de agachamento pode reduzir o estresse aplicado na frente dos joelhos e agir como um exercício de transição para outros estilos de agachamento.

Resumo: O agachamento de barra baixa é bom para treinamentos de força genérica e powerlifting, mas ele é difícil de aprender a técnica correta. Ele pode ter lugar – assim como supino reto – em um iniciante em Levantamentos Olímpicos dependendo das fraquezas do atleta, mas provavelmente não deve ser utilizados nos estágios mais avançados.

Prós e Contras do agachamento com barra alta

Enquanto o agachamento com barra baixa utiliza mais a cadeia posterior do que com a barra alta, isso não quer dizer que a barra alta seja sem utilidade. Os isquiotibiais vão crescer com o low bar, mas os quadríceps talvez não alcancem todo o seu potencial. O agachamento com barra alta utiliza o quadríceps e pode ajudar a desenvolver a parte anterior das coxas – em outras palavras, ele ajuda a criar um quadríceps ‘abaulado’. Ele não é limitado à estética, já que ele vai desenvolver força nos quadríceps também. Eu já vi diversos atletas que apenas utilizavam agachamento com barra baixa que tinham deficiências nos quadríceps. Quando eles adicionam o agachamento frontal ou agachamento com barra alta no seu programa, a técnica no agachamento com barra baixa melhora. Mike, por exemplo, utiliza o agachamento com barra alta no treinamento avançado do Texas Method (o que é discutido em detalhes na Parte 2 do Texas Method e-book). Se você tem utilizado apenas o agachamento com barra baixa por pelo menos 1 ano, considere utilizar o agachamento com barra alta para balancear o treinamento.

O uso crônico do agachamento com barra alta pode negligenciar os isquiotibiais, e é por isso que eu sempre aponto programas de RDLs com agachamento de barra alta. Tenha em mente que o propósito do agachamento com barra baixa é utilizar a cadeia posterior, mas ainda assim existem algumas pessoas que utilizam apenas ele e não tem um bom desenvolvimento da mesma. Agachamento com barra baixa não é uma garantia de isquiotibiais fortes.

Se a pessoa tem uma patologia nos joelhos, então o agachamento com barra alta talvez forneça uma força anterior muito alta e resulte em dores nos joelhos. Se ele é jovem e não sofreu nenhuma lesão, e sente dores com o agachamento de barra alta, eles devem verificar se não estão praticando o ATG “ass to Grass/ground, bunda no chão”, ( o que não é necessário até que se alcance níveis avançados de Levantamento Olímpico) e permitir que os joelhos se adaptem a duas ou três sessões por semana antes de ter uma frequência maior.

Agachamentos com barra alta obviamente são ideais para Levantadores Olímpicos já que o agachamento imita a posição de recebimento do snatch e clean. E também, se o atleta tem utilizado o agachamento com barra baixa por muito tempo, ele terá desenvolvido a musculatura para dar suporte à mecânica desses movimentos. Pela barra alta, eles podem criar um balanço na musculatura que irá favorecer os levantamentos. Por exemplo, quando eu comecei com Levantamentos Olímpicos após nove meses com agachamento de barra baixa, eu tive problemas com agachamentos frontais pesados e a posição acima da cabeça no agachamento. Depois de agachar com a barra na frente, minha posição melhorou. Naquele momento, eu não praticava com a barra alta, mas eu o faço hoje em dia e percebo a utilidade nos Levantamentos Olímpicos.

Se o agachamento com barra baixa é difícil ou lesivo aos ombros, então o faça com a barra alta. O agachamento com barra baixa pode ser mais útil para a maioria das pessoas, mas se ele for debilitante outras formas devem ser usadas. Além disso, a cadeia posterior pode ser treinada propriamente com exercícios assistenciais, mas eles não serão tão efetivos quando o agachamento com barra baixa.

Resumo: O agachamento com barra alta é superior para Levantamento Olímpico porque ele ensina a técnica correta para “receber” a barra no clean/snatch. Se há problemas com o agachamento de barra baixa, então a barra alta pode ser utilizada para balancear a musculatura ou manter a frequência de agachamentos. No entanto, ele não utiliza o reflexo de estiramento dos isquiotibiais nem ajuda a desenvolver a cadeia posterior.

Veredito

Não faz a menor diferença. É sério. Há umas semanas atrás um piá me perguntou quais músculos o exercício de assistência que eu estava fazendo trabalhava, e após explicar de forma resumida, eu terminei com “Mas tudo que você realmente precisa é agachar. Não se preocupe com outras merdas.”

Se você vai ser um levantador de peso, use a barra baixa. Se você vai competir como Levantador Olímpico, utilize a barra alta. Se você tem deficiências em alguma área, então utilize o agachamento que vai ajudar a melhorar. Se você consegue executar ambos de forma correta e não está treinamento para nenhum esporte específico, então utilize ambos.

No powerlifting o agachamento com barra alta pode ajudar a melhorar os 2/3 superiores no movimento de subida no agachamento de competição, mas seria apenas utilizado por levantadores experientes. Atletas normais deveriam apenas se preocupar com as suas fraquezas. Se eles têm um bom balanceamento, eles não devem se preocupar com isso e utilizar o agachamento que vai ajudar a alcançar os objetivos. E isso realmente importa: use o levantamento que vai auxiliar a alcançar os objetivos, como desenvolvimento muscular, força ou mecânica.

Para aprender como agachar com a barra baixa, leia o Starting Strength. Para aprender como agachar com a barra alta, apenas coloque uma barra nas costas e agache. Há utilidade em ambos. Se você está confuso, escolha um e pratique por pelo menos duas semanas.

Fonte: https://70sbig.com/blog/2012/01/low-bar-vs-high-bar-squatting/

Tradução: Aless

Revisâo: mpcosta82

Se gostou da matéria, aperta o "Curtir" ali do lado ;)

Extra:

Editado por Aless
adicionar vídeo

  • Respostas 86
  • Visualizações 22,5k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

  • Essa sensação deve ser normal visto que você passou a fazer um exercício de forma diferente. Nesse caso especificamente, durante a parte baixa do agacho, o seu CORE fica quase negligenciado, e isso ac

  • ATG é muito mais divertido Aqui tem um artigo bom sobre ATG que o Clarence escreveu. https://weightliftingfix.com/2012/atg-backsquat/ O artigo tem foco em LPO e não em BB, mas eu não s

  • Eu também tenho o mesmo problema. Alongar o tríceps ajuda. Usar uma bolinha (ou a barra) como nesse vídeo, também: https://www.mobilitywod.com/2011/10/episode-331-compare-sides-and-make-sure-you-see

Postado

muito bom o texto, parabens cara!

tomara que de uma boa discussão esse tópico, como agacho a poucos meses, falta aprender muita coisa, e esse texto me parece ter um ótimo conteudo

mas uma duvida: no meu treino, eu faço fullbody 3x na semana, com agacho barra alta em todos, o que voce acha de fazer o seguinte: ir alternando o agacho low bar e o agacho frontal? acha que assim seria legal para criar um balanço nas musculaturas?

Postado
  • Autor
  • Supermoderador

muito bom o texto, parabens cara!

tomara que de uma boa discussão esse tópico, como agacho a poucos meses, falta aprender muita coisa, e esse texto me parece ter um ótimo conteudo

mas uma duvida: no meu treino, eu faço fullbody 3x na semana, com agacho barra alta em todos, o que voce acha de fazer o seguinte: ir alternando o agacho low bar e o agacho frontal? acha que assim seria legal para criar um balanço nas musculaturas?

Qual o teu objetivo?

Eu utilizo apenas low bar, mas pretendo adicionar 1 dia por semana o high bar, e ficar com 2 low bar + 1 high bar. Como o cara falou no texto, depende das tuas deficiências e dos teus objetivos.

Postado

o meu objetivo primario é hipertrofia, mas como força é muito importante para a progressão, talvez seja os dois :laughingsmiley:

isso de qual deficiencia eu confesso que não tenho certeza, falta um pouco de auto-conhecimento ainda, mas acredito que seja posterior, pois como o autor disse que não adianta só o terra para posterior, acho que seria legal colocar o low bar pra corrigir um possivel desbalanço, o que acha?

Postado

Nossa excelente texto, eu só utilizo o high bar, o low bar eu n consigo de jeito nenhum executar satisfatoriamente... Estou fazendo atualmente o 5x5, só com o terra para posterior, será q com o tempo as musculaturas da perna vão ficar desproporcionais?

Reputado.

Postado

Muito bom o texto.

Interessante a parte que ele fala:

Também, algumas pessoas não tem a flexibilidade necessária nos ombros para colocar a barra na posição correta. Quando eles tentam fazer isso, resulta em dores nos ombros, pulsos e cotovelos. Se os problemas nessas articulações começarem a debilitar o treinamento, as pessoas devem utilizar uma técnica diferente de agachamento até que elas a) aliviem os sintomas da dor e – mais importante – B) resolvam o problema de mobilidade que está causando a dor.

Antes sentia bastante dores nessas regiões fazendo Low Bar. Parei por alguns dias e sempre fazendo mobilizações e alongamentos. Agora já estou conseguindo realizar, até pq dei um deload, mas acredito conseguir progredir bem de agora em diante.

Postado

Mas bah tche... vlw Aless e eu fecho com o Gaspar, Low bar ATG no way!

:)

Postado

Obrigado pela contribuição.. :)

Por mais idiota que pareça, ainda tenho algumas dúvidas.. Penso também que seria interessante alternar entre High/Low Bar no meu treino atual(SL).

Postado
  • Autor
  • Supermoderador

o meu objetivo primario é hipertrofia, mas como força é muito importante para a progressão, talvez seja os dois :laughingsmiley:

isso de qual deficiencia eu confesso que não tenho certeza, falta um pouco de auto-conhecimento ainda, mas acredito que seja posterior, pois como o autor disse que não adianta só o terra para posterior, acho que seria legal colocar o low bar pra corrigir um possivel desbalanço, o que acha?

Se tu ainda não tem esse auto-conhecimento, garante fazer o low bar. Pode ser alternando ou ele sozinho, mas vai precisar dele.

Nossa excelente texto, eu só utilizo o high bar, o low bar eu n consigo de jeito nenhum executar satisfatoriamente... Estou fazendo atualmente o 5x5, só com o terra para posterior, será q com o tempo as musculaturas da perna vão ficar desproporcionais?

Reputado.

Obrigado :)

Vai depender do que tu faz de assistencial. Esse site tem exercícios divididos por grupos musculares e tu pode aprender quais exercícios tu pode fazer para posterior de coxa (hamstrings).

Muito bom o texto.

Interessante a parte que ele fala:

Antes sentia bastante dores nessas regiões fazendo Low Bar. Parei por alguns dias e sempre fazendo mobilizações e alongamentos. Agora já estou conseguindo realizar, até pq dei um deload, mas acredito conseguir progredir bem de agora em diante.

Legal o feedback. Ombros pelo menos eu não tenho problemas, consegui fazer o low bar de saída.

Mas bah tche... vlw Aless e eu fecho com o Gaspar, Low bar ATG no way!

:)

É lesivo em 95% das pessoas e não vai ter vantagem nenhuma. Passando de leve do paralelo já vai ser o necessário. Já no high bar não falta muito para fazer ATG mesmo...

valeu pela tradução aless, a um tempo atrás nem sabia o que realmente era high e low bar haha

Hehehe. Eu aprendi justamente com um vídeo do Rippetoe explicando os ângulos e as forças. Bem complicadinho ele, tem no Youtube.

Obrigado pela contribuição.. :)

Por mais idiota que pareça, ainda tenho algumas dúvidas.. Penso também que seria interessante alternar entre High/Low Bar no meu treino atual(SL).

Como o autor diz, se tens capacidade de fazer ambos, podes fazer sem problema. Se for 50%-50% ou 66%-33% a divisão por semana focando-se no low-bar, eu acredito que ajude a evitar qualquer desequilíbrio e fortalecer as pernas por completo.

Postado
  • Autor
  • Supermoderador

Também não consigo fazer o frontal com a pegada do clean, tem que ser pegada cruzada.

Frontal eu não consigo fazer também, mas continuo praticando... aparentemente ante-braços mais longos proporcionalmente causam esse problema, quando eu encaixo a barra não consigo segurá-la apontando os cotovelos para a frente... e ainda fico me esguelando!

Postado

Nunca cheguei a sentir dores nos pulsos fazendo Low Bar.. Mas os Ombros eu sinto bastante por não ter os Posteriores muito desenvolvidos, o que acaba deixando a barra em cima de uma região óssea e isso dói bastante.

Postado
  • Supermoderador

Ice, aquele artigo que você traduziu ajuda bastante.

Aquele outro sobre posteriores que o nopainogain traduziu, também.

Experimente fazer essas mobilizações e alongamento antes do treino, logo antes de agachar. Com certeza vai ajudar.

Outra coisa que você pode experimentar é fazer stiff/RDL antes de agachar, o RDL alonga um pouco os posteriores.

Com relação ao artigo, eu sempre fiz low-bar e fazia poucos exercícios para quadríceps. Troquei o low-bar pelo high-bar para ver se corrijo essa deficiência.

Postado

Muito boa a contribuição, reputado!

Não sabia muito ao certo a posição que a barra se encaixa em cada um, mas pelo que eu vi, eu faço o low bar encaixando sobre os deltoides... já tentei por mais pra cima mas com a carga que está não tem condições, doe o trapézio pra caramba! :(

Meu quadril passa levemente abaixo do joelho e a barra fica bem alinhada com o meio dos pés (sei disso pois gravei um vídeo hoje :D ), então meu medo do agacho foi completamente eliminado! \o/

Parabéns Aless!

Postado

Eu sou todo encurtado cara, acabei de crer isso.

No agachamento minha lombar arredonda (butt wink).

Preciso começar alguma coisa para resolver esses problemas todos...

Ice, estou fazendo a pouco tempo alguns exercícios de mobilidade e não chego a gastar 10min por dia com eles e vou te falar que senti boas melhoras no agacho (low bar no meu caso) já com esses exercícios.... coisa de menos de 20 dias!

Fazendo só o 10min squat e alongando a panturrilha/tornozelo já consegui bons resultados.... porque não tenta ? Mal não faz mesmo :D

Postado

Por um motivo muito importante, urgente e emergencial, que é falta de vergonha na cara e preguiça.

Só por isso que não faço.

Esta semana comecei fazer mobilizações e alongamentos nos isquios.

Mas eu sou ferrado no corpo inteiro, dos pés à cabeça.

huahUAhAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAuH................. BOOOOOOOOOOOA Ice... exemplo de sinceridade!

Postado

Tô ficando fã desse Clarence, achei por acaso o canal dele no YT mto bomm msm tem futuro. Ele só tem 18 anos né?

Postado

Frontal eu não consigo fazer também, mas continuo praticando... aparentemente ante-braços mais longos proporcionalmente causam esse problema, quando eu encaixo a barra não consigo segurá-la apontando os cotovelos para a frente... e ainda fico me esguelando!

Tenho esses mesmos problemas com o front squat, como melhoro isso?

Postado
  • Supermoderador
Postado

E pensar que até janeiro ainda treinava achando (e o instrutor confirmando) que não podia passar os joelhos dos dedos dos pés no agacho, tsc, tsc!!! Quando vi a imagem lembrei disso, em todos o joelho está adequadamente na frente, sem ninguém morrer!

Postado

Quando questionei sobre o porque de os joelhos não poderem passar da ponta dos pés ela parou, pensou, deu uma meia volta e voltou com a resposta mais óbvia do mundo!!!!

"Sua patela, vai sair do lugar!"

AND THE OSCAR GOES TO..................................

Minha instrutora é fantástica fala ai?

Postado
  • Supermoderador

Quando questionei sobre o porque de os joelhos não poderem passar da ponta dos pés ela parou, pensou, deu uma meia volta e voltou com a resposta mais óbvia do mundo!!!!

"Sua patela, vai sair do lugar!"

AND THE OSCAR GOES TO..................................

Minha instrutora é fantástica fala ai?

Imagino que ela indique fazer agachamento no smith, e com os pés bem à frente do corpo, né? "para o joelho não passar da linha dos pés"

Mal sabe ela que essa posição é que é terrível para os joelhos....

Postado

Imagino que ela indique fazer agachamento no smith, e com os pés bem à frente do corpo, né? "para o joelho não passar da linha dos pés"

Mal sabe ela que essa posição é que é terrível para os joelhos....

mpcosta82,

Essa dor nos joelhos ao não passar o linha dos pés acontece somente no smith ou fazendo agachamento livre tbm ocorre?

Porque falam tanto de não passar a linha dos pés, mas acho que isso é quase que impossível.

Comigo acontecia algo interessante por conta de um professor novo na academia. Fazia o high bar, mas com o movimento do low bar, pois no high bar não conseguia evitar os joelhos passarem a linha dos pés e esse instrutor sempre me acompanha nos treinos do SL com medo da carga que levantava e como ele sempre pegava do meu pé e não tenho a técnica apurada do low bar e para não reduzir as cargas fazia meio que essa mescla.

Porém algumas vezes eu sentia um pequeno incomodo nos joelhos não sei se era psicológico ou pode ser eventualmente essa relação dos joelhos com a linha dos pés

Postado

Imagino que ela indique fazer agachamento no smith, e com os pés bem à frente do corpo, né? "para o joelho não passar da linha dos pés"

Mal sabe ela que essa posição é que é terrível para os joelhos....

Exatamente! Porém quando eu comecei a falar sobre interromper o movimento aos 90º aumentar força de cisalhamento e talz, ela olhou pra mim com uma cara tipo "Isso ai dá pra comer com farinha ?" :suicide_anim:

Dai nem falei mais nada neah.... deixa pra lá!

Agora quando eu chamo ela pra perguntar alguma coisa ela já fala "nem vem com pergunta difícil!", fazer o que neah ?

Postado

mpcosta82,

Essa dor nos joelhos ao não passar o linha dos pés acontece somente no smith ou fazendo agachamento livre tbm ocorre?

Porque falam tanto de não passar a linha dos pés, mas acho que isso é quase que impossível.

Comigo acontecia algo interessante por conta de um professor novo na academia. Fazia o high bar, mas com o movimento do low bar, pois no high bar não conseguia evitar os joelhos passarem a linha dos pés e esse instrutor sempre me acompanha nos treinos do SL com medo da carga que levantava e como ele sempre pegava do meu pé e não tenho a técnica apurada do low bar e para não reduzir as cargas fazia meio que essa mescla.

Porém algumas vezes eu sentia um pequeno incomodo nos joelhos não sei se era psicológico ou pode ser eventualmente essa relação dos joelhos com a linha dos pés

Não entendi se corrigiu um problema ou arrumou um.

Amigo explica isso melhor.

Postado
  • Supermoderador

Exatamente! Porém quando eu comecei a falar sobre interromper o movimento aos 90º aumentar força de cisalhamento e talz, ela olhou pra mim com uma cara tipo "Isso ai dá pra comer com farinha ?" :suicide_anim:

Dai nem falei mais nada neah.... deixa pra lá!

Agora quando eu chamo ela pra perguntar alguma coisa ela já fala "nem vem com pergunta difícil!", fazer o que neah ?

Hahahaha

Melhor conversar com ela sobre o clima, sobre futebol....

mpcosta82,

Essa dor nos joelhos ao não passar o linha dos pés acontece somente no smith ou fazendo agachamento livre tbm ocorre?

Porque falam tanto de não passar a linha dos pés, mas acho que isso é quase que impossível.

Comigo acontecia algo interessante por conta de um professor novo na academia. Fazia o high bar, mas com o movimento do low bar, pois no high bar não conseguia evitar os joelhos passarem a linha dos pés e esse instrutor sempre me acompanha nos treinos do SL com medo da carga que levantava e como ele sempre pegava do meu pé e não tenho a técnica apurada do low bar e para não reduzir as cargas fazia meio que essa mescla.

Porém algumas vezes eu sentia um pequeno incomodo nos joelhos não sei se era psicológico ou pode ser eventualmente essa relação dos joelhos com a linha dos pés

Você estava com a barra nos trapézios e jogando o quadril para trás, tentando deixar as canelas na vertical? Imagino que suas costas fiquem ainda mais inclinadas assim do que em um agachamento low-bar..... escolha um tipo de agachamento e siga ele do jeito certo, fazendo como você faz eu não consigo imaginar que não vá ter problemas.

A questão do smith é que, colocando os pés à frente da barra, ocorre uma força de cisalhamento nos joelhos, como o Luiz falou. Os pés têm que ficar embaixo da barra, independente do tipo de agachamento (low- ou high-bar).

compression-and-shear-stress-knee.jpg

Pés embaixo da barra ------------------------------------------- pés à frente da barra

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.