Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

DHEA - Saiba um poucos mais sobre a DHEA

Este hormônio já foi muito usado no passado por fisiculturistas, e está voltando à tona mais uma vez.

O que é DHEA?

DHEA (Dehidro-Epi-Androsterona). É um esteroide natural produzido pela glândula supra-renal, nós vamos aprofundar só um pouco, na verdade a cascata de hormônio da supra-renal começa com o Colesterol, matéria prima para o hormônio cerebral pregnenolona, esta por sua vez (a pregnenolona) é transformada em DHEA. E a DHEA serve como matéria prima para a fabricação de todos os outros hormônios importantes secretados pela glândula supra-renal. Ex.: O cortisol é um deles.

Pela minha pesquisa, a DHEA é chamada tanto de hormônio como de esteroides, alguns autores chamam de hormônio, outros de esteroide, mas de qualquer forma ele é o esteroide ou hormônio mais abundante na corrente sanguínea dos seres humanos.

Como vimos o DHEA é o precursor de vários hormônios, entre eles o estrogênio e a testosterona, que é o nosso maior interesse. Tendo esta informação a indústria de suplementos começou a comercializá-lo como suplemento anabólico, pois era comercializado antes apenas com fins no combate ao envelhecimento e para perda de peso.

O DHEA circula sob a forma de sulfato (DHEA-S), sendo este o mais abundante esteroide ou hormônio no sangue, cerca de 35 a 430 microgramas/100 ml nas mulheres e 80 a 560 microgramas/100 ml nos homens.

A produção do DHEA

Os níveis de DHEA são altos no nascimento, depois nos primeiros 5 anos de vida nosso corpo produz pouca DHEA, e por volta dos 6 a 7 anos de idade começamos a presenciar uma elevação dos níveis do DHEA, e quando chegamos aos 20 anos ele é o hormônio mais abundante no sangue em circulação. Mas, por volta dos 30~40 anos começa a ocorrer uma queda nos níveis deste hormônio e por volta dos 70 anos temos apenas 25% ou até menos, da quantidade que tinhamos aos 20 anos.

Você Sabia?

Que a medida que envelhecemos a produção de cortisol pela supra-renal aumenta e, inversamente, a DHEA, a Melatonina e o Hormônio do Crescimento (HGH) diminuem. Dá para acreditar? Vamos ficando mais velhos e de quebra vamos perdendo os melhores hormônios e para ferrar mais a produção do Cortisol sobe. Bom, vamos respirar fundo e continuar.

Envelhecimento

Como vimos, vamos envelhecendo e a produção de cortisol vai aumentando, assim também o envelhecimento cerebral, o declínio imunológico, etc... Está diminuição pode ser, juntamente com outros fatores, responsáveis por alguns problemas da terceira idade, tais como : diminuição da capacidade cognitiva e da imunidade.

Ops. Você sabe o que é Capacidade Cognitiva?

É a capacidade responsável pelo planejamento e execução de tarefas. Ex.: Raciocínio, Lógica, Estratégias, Tomar Decisões e Resolver Problemas.

Voltando.

Cientistas descobriram que o DHEA pode ajudar ao combate do envelhecimento, já fizeram alguns estudos, os quais feitos por Elizabeth Barret Connor, pesquisadora, médica, professora e chefe do departamento de medicina preventiva da Universidade da Califórnia, San Diego, monitoraram os níveis de DHEA em 242 homens com idade entre 50 a 79 anos, por um período de 12 anos. Este estudo revelou forte correlação entre os maiores níveis de DHEA e o menor risco de morte decorrente de todas as causas. Entre os indivíduos que sobreviveram, o nível de DHEA era três vezes maior do que entre os que morreram.

Então quanto menor os níveis de DHEA maior possibilidade de doenças degenerativas e um envelhecimento precoce acelerado.

Efeito Termogênico

Cientistas dizem que a DHEA inibe a ação de uma enzima chamada G6PDH, responsável pelo processo de conversão de glicose em gordura. Sendo assim, verificaram que em Camundongos com predisposição genética à obesidade, permaneceram magros com o uso de DHEA (Richards, 1999).

Conclusão

O DHEA apresenta um aumento no IGF-1 tanto para homens como para mulheres. E dizem que ao usá-lo sentimos um bem estar, e mais ânimo, que está ligado a este aumento do IGF-1.

Bom, muitos estão vendo o DHEA como uma nova forma de vencer limites e conquistar uma hipertrofia melhor, mas temos que ficar atentos pois ainda são poucos os estudos e como sabemos tem muita especulação da Indústria de Suplementos.

Vimos que ele aumenta um pouco o IGF-1, e pode se converter em diversos hormônios, e nos homens ele aumenta a produção da Testosterona. Mas, vamos pensar mais friamente. Ao meu ver, este hormônio está mais relacionado ao combate do envelhecimento e de algumas doenças como Alzeimer e etc...

Particularmente, no momento eu não irei suplementar com este hormônio DHEA, deixarei para quando estiver com meus 45 anos, aí farei um novo estudo para ter certeza dos seus benefícios. Para o que quero no momento, existem outros métodos, fórmulas ou suplementos para gastarmos nossas fichas.

Mas, no caso de algum leitor querer fazer uso, primeiro consulte um médico

Contra-Indicações

O DHEA nos Homens, é responsável pelo aumento da Testosterona que irá se transformar em Dihidrotestosterona, esta substância induz o crescimento das células prostáticas, tanto nas formas normais quanto as tumorais. Antes de fazer uso deste hormônio temos que fazer um exame da próstata, hahahah.. incluindo a dosagem sanguínea de PSA, não é por nada não, hahah!!! mas agora mesmo é que se eu for fazer uso dele, só será à partir dos meus 45 anos, que é a idade que temos que começar com este bendito exame.

O DHEA nas Mulheres, antes de fazerem uso devem se submeter a um exame ginecológico para avaliar o estado das mamas e, como vimos o DHEA se transforma em outros hormônios e nas mulheres uma parte desta transformação é de estrogênio, então mulheres que estão fazendo tratamento de reposição hormonal estrogênica deve seguir um controle mais rígido para o ajuste da dose de ambos os hormônios. É contra indicado o uso de DHEA na displasia mamária severa e nos casos de câncer de mama.

Doses

Uso Oral: Cápsulas orais - 50~250 mg por cápsula

Uso Sublingual: Cápsulas sublingauis dom 25~100 mg por cápsula.

O uso mais comum do DHEA :

A forma Sublingual não estressa o fígado, além de ser uma assimilação mais rápida, a dosagem varia entre 25 a 50 mg ao dia, pois mais do que isso fica sujeito à mais riscos. Lógico, antes de tudo é claro, procure uma ajuda médica.

Força Total

Daniel Eduardo Barbosa

Alguém tem mais informações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Publicidade

Desenterrando o tópico...

Sou usuário novo do fórum então se eu cometer algum engano me desculpem.

Eu pesquisei sobre o DHEA e achei as mesmas coisas, mas creio que esse é o suplemento com menos informação na rede...

Comprei o DHEA 50mg da earth's creation para minha pós-ciclo, sendo a minha TPC composta por Tamox+Clomid tbm.

Como comecei com o DHEA hoje, não tenho muito o que relatar, mas vou descrever se ele cumpriu seu papel.

Ciclo que fiz:

Depo+Dianabol

1-4 50mg tsd diana, 400mg depo (200mg ter, 200mg qui)

5-8 Segui com depo mesma proporção

Comecei com tamox na ultima semana (30mg dia) pois tive sensibilidade em um dos mamilos, que sumiu com o uso.

Se surgir algo novo sobre o DHEA, eu relato. Abraço a todos.

Esqueci:

Idade 30

Altura 1,83

peso atual 90

Bf 19%

Editado por Apocalipse®
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde, tenho 45 anos, pratico musculação desde os 38 anos. Verifiquei esse "suplemento" ou "anabolizante", não sei, será um sintético? Mas,,, enfim, estou em dúvida sobre como tomar. Nunca tomei sintético, apenas suplemento. Estou pensando em tomar pq como foi falado é muito útil para os acima de 45 anos. Aos 40 anos notei que da de cabelo na parte central da cabeça. Será q vai acelerar a queda? Muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

desculpem a demora mas estava corrido e eu não estava em casa então tava sem acesso a net.

Usando o DHEA como pós-ciclo achei muito bom, tanto no bem estar como na libido. Não senti nehum efeito colateral e acho que vou fazer deste suplemento um parceiro de treino. Estou tomando uma capsula por dia (50 mg) juntamente com um polivitaminico na hora do café. Voltando a falar da libido, eu não senti nem por um dia ela em baixa, o que me falaram que aconteceria usando deposteron. Portanto recomendo pra todos acima de 30 anos que treinam forte. Verifiquei em alguns sites que existem tipos de DHEA, mas em suma os efeitos são na mesma linhagem, mesmo assim acho certo um pouco de pesquisa pra quem for comprar escolher o ideal pra si.

Para queda de cabelo acho que o DHEA não tem influencia, pois ele é o hormonio mais abundante no corpo e no caso de idades acima de 30 anos seria apenas uma reposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Vou fazer um relato pessoal ,tenho 38 anos e utilizei por 90 dias o DHEA  da marca AST 50mg no começo do ano passado,

tive um ganho nesse período muito significativo de massa magra, mas ao mesmo tempo aumento de acne no rosto.

Li milhares de artigos cientifícos, alguns muitos contraditórios, mas a maioria chega a conclusão que é possivelmente seguro o uso desse hormônio por 90 dias.

No entanto, ainda não tenho confiança de tomar outro período.

Gostaria que outros colegas com mais experiência  falassem sobre esse suplemento que me parece muito interessante.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...