Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Soja Melhora A Inflamação Do Fígado Em Hepatite, E Não Diminui A Testo?


scoot20

Posts Recomendados

O estudo foi feito em pacientes com hepatite c crônica que devem ta meio fudido e teve resultados bons,para quem não tem os resultados devem ser melhores ainda, a soja diminuiu os níveis de ALT. Acho que se usada sem excesso por um curto tempo apenas para recuperar o fígado não vai interferir tanto na testosterona, uma ligeira queda da testo por um curto período não vai te mata mais a hepatite vai.

Tem varios artigos dizendo que diminui e outros dizendo que aumenta como esse que mostrou que a soja isolada aumenta a testo,e a concentrada diminui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17908338

Artigo traduzido:

Efeito da suplementação de proteína de soja em pacientes com hepatite crônica C: um ensaio clínico randomizado.

Oliveira LP, de Jesus RP, Boulhosa RS, Mendes CM, Gnoatto MC, Lemaire DC, Toralles MB, Cavalcante LN, Lyra AC, Lyra LG.

SourceLucivalda PM Oliveira, Curso de Pós-Graduação em Medicina e Saúde e da Ciência Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Bahia 40110-150, Brasil.

Abstrato

OBJETIVO: Avaliar os efeitos da suplementação de soja na resistência à insulina, o fígado gordo e alanina aminotransferase (ALT) em pacientes não-diabéticos com hepatite C crônica (CHC).

MÉTODOS: Em um estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego clínico, compararam pacientes com CHC que tinham a caseína como um suplemento (n = 80) (grupo controle), com pacientes que consumiram uma dieta suplemento de soja (n = 80) intervenção [ grupo (IG)]. Ambos os grupos receberam 32 g / d de proteína para 12 semanas.

RESULTADOS: As características iniciais dos pacientes mostrou que 48,1% estavam com sobrepeso, 43,7% tinham acúmulo de gordura abdominal, 34,7% tinham esteatose hepática e 36,3% tinham um índice de homeostase modelo de avaliação da resistência à insulina (HOMA-IR) ≥ 3,0. A análise descritiva mostrou que a dieta suplementação protéica reduziu a esteatose hepática em ambos os grupos, no entanto, reduções significativas nos níveis de ALT ocorreu no grupo da soja. Modelo de regressão múltipla indicou que, na presença de fibrose grave (F3/F4), γ elevação glutamil transferase e lipoproteína de alta densidade (HDL), redução do grupo de intervenção tiveram uma chance 75% menor de desenvolver a esteatose hepática (OR = 0,25 IC 95% : 0,06-0,82) e 55% menos chance de apresentar com um nível de ALT ≥ 1,5 x o limite superior da normalidade (LSN) (OR = 0,45, IC 95%: 0,22-0,89). Tratamento de soja não tem qualquer efeito sobre a resistência à insulina (OR = 1,92 IC 95%: 0,80-4,83), que pode ser atribuído ao fato de que os valores de HOMA-IR no início do estudo, na maioria de nossos pacientes estavam na faixa normal. Fibrose hepática avançada, um nível de ALT> 1,5 x LSN e visceral foram preditores de um HOMA-IR ≥ 3. O grupo IG apresentaram um risco reduzido de um nível de ALT> 1,5 x LSN. Um HOMA-IR ≥ 3,0 e HDL <35 mg / dL também foram fatores de risco para aumento de ALT.

CONCLUSÃO: A suplementação de soja diminuiu os níveis de ALT e, portanto, pode melhorar a inflamação do fígado em hepatite C (HCV) pacientes, mas também reduziu esteatose hepática em um subgrupo de pacientes, mas não alterou a resistência à insulina. Deve ser considerado no cuidado nutricional de pacientes com HCV.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22611313

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_excluido22

Esteatose hepática para quem não sabe é gordura no fígado.

Será que uma dieta hipocalórica não seria o suficiente para diminuir essa concentração de gordura no fígado? O estudo não mostrou isso, só jogou a soja na dieta e mostrou os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que podemos afirmar, que houve uma reestruturação na qualidade/quantidade de alimentos ingeridos, e a inclusão da soja.

ou seja...

oque o Dones disse, impossivel um alimento fazer tudo isso nos pacientes, sem alguma sinergia (dieta/acompanhamento nutricional).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Gente é o seguinte, a soja é um grão rico em isoflavonas, que é um pequeno grupo de antioxidantes muito poderoso, dai a diminuição da inflamação. Claro que a dieta balanceada também faz toda a diferença, é aquela velha estória, tudo tem que estar em equilibrio. Porém as isoflavonas tem uma estrutura muito parecida com o estrogenio, e desempenha um papel relevante em relação ao equilibrio desses hormonios. Ou seja, não é bom se vc quer manter a alta produção de testosterona pq a soja vai sim interferir nisso. E esse é um dos motivos que vc tem que passar longe da soja se não quer diminuir sua produção de testo. Depois do treino nem pensar tá? Então vc tem que pesar, o que é mais importante pra vc, seu figado ou seu físico? Depende de vc :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...