Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino Com Sobrecagargas Para Mulheres


RafaS8

Posts Recomendados

Olá! Li um texto hoje de Waldemar Guimarães e achei interessante para vocês, mulheres. Segue abaixo na íntegra:

533403_3448012712037_1022275144_3129514_1564155514_n.jpg

Já esta bem estabelecido os benefícios do treino com sobrecargas para mulheres na remodelagem da forma corporal. Específico para fortalecer e hipertrofiar regiões mais necessitadas e eficiente para promoção de um déficit calórico prolongado com redução do peso em gordura. Ainda promove a liberação natural de hormônios que irão colaborar no anabolismo e promover sensação de bem estar num mundo tão atribulado com cobranças, ansiedades e doenças psicossomáticas

Apesar da mulher ter diferenças hormonais, fisiológicas e anatômicas o treinamento com sobrecargas não diferencia muito do treinamento aplicado aos homens, porém alguns fatores devem ser atentamente observados.

Alguns fisiologistas sugerem um pouco mais de volume, mas a estrutura do treino, ainda assim, é muito semelhante para ambos os sexos. Entretanto, como algumas mulheres objetivam o enrijecimento de certas áreas específicas como a região tricipital, pernas e glúteos, tendem a se concentrarem com mais ênfase nestas regiões, da mesma forma que um atleta do sexo masculino deficiente em peitoral treina com mais ênfase este músculo.

De fato, a mais enfática diferença é a variável ponderal afinal, guardada as devidas proporções, homens desenvolvem mais força do que as mulheres, principalmente em membros superiores.

Mas quando passamos para o exercício de Leg Pressure ( exercício para membro inferior) observa-se que as mulheres possuem 73% da força de um homem, relativa ao peso a relação é de 92%, e se observada em relação a massa magra passamos para 106%, ou seja as mulheres passam a ser mais fortes do que os homens.

Podemos observar que a força em membros inferiores de mulheres comuns é praticamente igual a dos homens comuns, o mesmo não se procede em membros superiores. Este é um importante fator a ser considerado na montagem de um programa de treinamento com pesos além de fatores como: adaptação específica para o trabalho, condições iniciais de força, flexibilidade, potência aeróbia e até condições emocionais e climáticas.

Waldemar Guimarães

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

parte 2

O exercício com sobrecargas é o que mais promove alterações na composição corpora ( Francielli na foto ganhou 10 kg em 14 meses de treino), força e resistência muscular e dependendo de como for realizado também é muito efetivo para ganhos de flexibilidade.

Agora, existem profissionais que insistem em não concordar que a musculação seja efetiva para a melhora da composição corporal principalmente para o controle da gordura corporal e continuam achando que é muito mais efetivo ficar 1.5 horas em uma sala de ginástica aeróbica.

É lógico que outros fatores devem ser controlados tal como a alimentação, mas não há necessidade de ser um cientista de laboratório para visualmente observarmos que atletas de provas curtas do atletismo como os corredores de 100 metros possuem um físico mais musculoso e definido do que corredores de maratona e no entanto aqueles atletas só realizam picos anaeróbios no seu processo de treinamento enquanto os maratonistas correm em bases diárias horas sem parar.

Analogamente, se nos deslocarmos para as academias, porque será que as salas de ginástica aeróbica estão cheias de gordinhos sistemáticos e a de musculação com uma quantidade média muito maior de pessoas com uma composição corporal mais saudável ?

e a parte 3

A elevação metabólica no caso de um treinamento com pesos a Intensidade Total pode se manter não apenas por algumas horas após o final do treino, mas por alguns dias, haja vista a grande necessidade de reparação tecidual. Quando se treina sério no alto nível, a musculatura local permanece com a temperatura ligeiramente mais elevada por alguns dias e às vezes até por mais que uma semana. Soa familiar ?

É bem provável que os profissionais que insistem em advogar que a musculação não é efetiva para a melhora da composição corporal não têm e nunca tiveram um corpo definido e musculoso, porque nunca treinaram sério com pesos. Não de ouvido a eles, não sabem o que dizem.

Entretanto, a nossa musculação não é a melhor forma de se condicionar aerobiamente, veja, isto não tem nada a ver com o controle da gordura corporal, a Potência Aeróbia é uma das variáveis da saúde e é significativamente trabalhada com atividades cíclicas com médio-longo período de tempo de execução, daí entramos nas caminhadas, corrida, ciclismo, natação, etc.. Á partir daí torna-se simples concluir que talvez o melhor seria associar o treinamento com pesos e alguma atividade cíclica desde que essa não seja “interminável” quem gosta disso é ortopedista e fisioterapeuta.

A delimitação do objetivo a ser alcançado é a medida número um. Existem muitos alunos de academia e até atletas muito confusos. Eles não sabem aquilo que desejam ou necessitam, se correm ou nadam mais e treinam menos com pesos ou vive versa, não sabem a que ponto precisam se condicionar aerobiamente, até onde desejam desenvolver a massa muscular, até que ponto um treino interfere no outro ou mesmo quando realizá-los.

A nível aeróbio existe uma delimitação daquilo que é o padrão compatível com a saúde, mas a nível de desenvolvimento muscular a escolha é do indivíduo e sua genética para tal. Um corpo atlético proporcional e bem definido parece atender os desejos da maioria, enquanto um físico superdesenvolvido como a de um Mister Olympia é desejo de poucos e uma possibilidade para menos ainda. O importante é definir aquilo que realmente você deseja e ser razoável, ter confiança, determinação e perseguir o seu objetivo. É comum pessoas mudarem de objetivo, principalmente quando começam a obter ganhos mais consistentes, á partir daí passam a querer mais músculos porque se tornam mais autoconfiantes e instruídos, mas este é um fator puramente psicológico.

Waldemar Guimarães

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana! O Waldemar, as vezes, passa uns exercícios meio loucos pra galera (tipo variações de agachamento naquela máquina) mas o artigo é bem legal.

Concordo plenamente com ele: sobrecarga é bom (independente do sexo); exercícios anaeróbicos são muito mais eficientes que anaeróbicos de longa duração para desenvolver um corpo esteticamente mais bonito e saudável; e sim, as mulheres são mais fortes (e as vezes mais determinadas) que os homens! ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ola galera!

Treino a uns 5 anos.. Meu corpo é super definido, tudo durinho e no lugar hahaha e claro que consquistei isso com uma boa alimentaçao e sobrecarga nos pesos.. Agachamento com 100kg, leg press com 280kg.. Depois que ciclei com stano entao, dai finalizou de vez. ficou joia mesmo. Só que em questao de volume, nunca aumentei muito.. como ja tenho um corpo bem definido meu proposito agora é criar volume.. mudei algumas coisas na minha alimentação(valor calorico), adicionei mais alguns suplementos (hipercal, whey, dextrose, animal pack) e segui firme na academia.. Mas sou ectomorfa, meu metab é mt acalerado e tenho mt dificuldade em ganhar peso, na epoca q cilcei com stano ganhei uns 4 kl em um mes e meio, mas perdi facil depois. A questao é a seguinte.. Quando voltei ao treino hardcore em um mes fui fazer minha avaliaçao fisica e eu tinha perdido 1kg, ou seja, eu tava fadigando demais meu musculo, ele tava catabolisando ao inves de anabolisar. Entao resolvi parar com a academia, e treinar em casa. TReino bem concentrado com foco nos gluteos e coxas só que com menos peso.. 3 ou 4 series de 8 repetiçoes mas com caneleiras de 10kg.. Agachamento bem concentrado e devagar tb, mas com 10 a 20 kg. Acho que no meu caso, a sobrecarga tava prejudicando.. Na definição, ela colaborou.. mas no aumento do musculo naoo! Nutricionistas, personal.. sempre me dizem a mesma coisa.. Sou anomala, um caso a ser estudado! porque oq eu como ta fora do mapa.. Alguem pode me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...