Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Castanha Do Pará


zedy

Posts Recomendados

Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), >as oleaginosas ajudam, por exemplo, a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra, dão sensação de saciedade.

Mas, as oleaginosas são também altamente calóricas, por isso é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade ingerida. – levando em base a dieta desejada.

Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.

Outros benefícios desta fruta vêm das suas propriedades preventivas na cardiomiopatia, doença do miocárdio associada com disfunção cardíaca.

Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderoso antioxidante.

A castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.) é uma das plantas mais nobres e valiosas da Amazônia Ocidental e, atualmente, é o produto vegetal extrativo mais importante da Amazônia em valor ecológico, social, econômico e alimentar. Entretanto, apesar da importância, a maior parte do produto é comercializado apenas descascado, in natura, ou descascado e desidratado para melhor conservação. Pode-se dizer que a atual tecnologia empregada no Brasil, para o beneficiamento e a diversificação alimentar da castanha não sofreu grandes evoluções (Souza, 1984).

O endosperma da semente de castanha-do-brasil constitui um alimento bastante apreciado pelo sabor, e também pelas qualidades nutritivas. Vários estudos relatam que a amêndoa da castanha contém de 60 a 70% de lipídeos e cerca de 15 a 20% de proteínas de alto valor biológico (Cardarelli & Oliveira, 2000).

Segundo Gonçalves et al. (2002), a amêndoa da castanha-do-brasil, contém uma fração lipídica de boa qualidade e alto valor alimentar, denominados de ácidos graxos poli-insaturados que se apresentam nas seguintes proporções: 37,42% de oléico e 37,75% de linoléico, totalizando 75,17% dos ácidos graxos totais, bem como, 24,83% de ácidos saturados como o palmítico, o esteárico e o araquidônico, com 13,15%; 10,36% e 1,32%, respectivamente.

Entretanto, o alto teor de ácidos graxos insaturados presente na amêndoa o torna um alimento altamente perecível decorrente, principalmente, dos processos oxidativos, aos quais estes óleos estão expostos, o que, possivelmente, pode implicar na redução do valor nutricional, além do aparecimento do cheiro e sabor de ranço, se as amêndoas mantiverem-se expostas por muito tempo para serem comercializadas em condições de alta temperatura e alta umidade relativa.

A castanha-do-brasil contém minerais considerados importantes para o organismo humano, entre eles o fósforo, o cálcio, o magnésio, o potássio, o zinco, o manganês e o cobre, com os seguintes teores médios em miligramas por 100 g de matéria seca: 564,50; 206,75; 312,50; 514,75; 7,10; 6,86 e 1,17, respectivamente (Gonçalves et al., 2002).

Outros componentes considerados imprescindíveis para o organismo humano são os aminoácidos essenciais. A amêndoa da castanha-do-brasil apresenta estes constituintes químicos em gramas de aminoácidos por 100 g de proteína, nas seguintes proporções: Isoleucina, 3,09; Leucina, 8,58; Lisina, 4,53; Metionina, 7,12; Cistéina, 2,53; Triptofano, 1,10; Valina, 5,12 e Treonina, 3,02; respectivamente (Souza & Menezes, 2004).

Durante o descascamento manual da castanha-do-brasil, ocorrem danos mecânicos na amêndoa, pois a casca é constituída de material endurecido, principalmente celulose e esclerídeos, dificultando, assim, a sua retirada. Portanto, após o descascamento é realizada a separação das amêndoas trincadas, quebradas ou rachadas, etc. Em seguida as amêndoas intactas são classificadas por tamanho e tipo, embaladas a vácuo para serem comercializada no exterior, enquanto as amêndoas de qualidade inferior são embaladas em sacos plásticos simples com capacidade para 500g cada e destinadas ao consumo interno, conforme observado no mercado local (Souza, 1984).

Tendo em vista que grande parte de amêndoas considera de qualidade inferior é comercializada internamente, objetivou-se, com este trabalho, verificar se existe influência do beneficiamento e do armazenamento a temperatura ambiente sobre o teor de, ácidos graxos e perfil de aminoácidos essenciais de amêndoas de castanha-do-brasil consideradas intactas e danificadas.

Perfil de aminoácidos essenciais

O perfil de aminoácidos essenciais foi determinado em aparelho marca DIONEX, modelo DX 300, após hidrolise ácida. Para a hidrolise pesou-se, em triplicata, quantidade de amostra, contendo, aproximadamente 25 mg de proteína, a qual foi processada seguindo as recomendações gerais de Spackman et al. (1958).

Na Tabela 1, apresentam-se os dados da análise de minerais realizado em amostras de amêndoas de castanha-do-brasil, obtidas pelo processo de descascamento manual.

25t01.gif

Ácidos graxos

Na Tabela 2, apresentam-se os resultados referentes à composição em ácidos graxos para amêndoas de castanha-do-brasil.

25t02.gif

Teor de aminoácidos essenciais de amêndoas de castanha-do-brasil intactas e danificadas obtidas pelo processo de descascamento manual.

Observa-se, na Tabela 3, que todos os aminoácidos analisados nos dois tipos de amêndoas apresentaram diferenças significativas pelo teste de Scott-Knott (p < 0,05).

25t03-1.gif

Os aminoácidos mais abundantes encontrados nos dois tipos de amêndoas intactas e danificadas foram: leucina com 8,98 e 7,03, metionina com 6,95 e 5,50; e valina, com 4,99 e 3,99 mg.100 g-1 de proteína; o conteúdo destes aminoácidos presentes na amêndoa sadia apresentou 20,92% do conteúdo total dos aminoácidos essenciais.

fonte: http://anabolismo.org/2011/07/os-beneficios-da-castanha-do-para/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...