Zé galinha Postado Novembro 27, 2010 às 12:04 Postado Novembro 27, 2010 às 12:04 fala ae galera..texto bem interessante aki de um pro chamado centopani,sou fã desse cara! Eu me lembro da primeira vez que pensei seriamente em competir. Eu estava treinando numa academia na minha cidade e havia um cara que eu sempre via. Este cara era um monstro. Ele tinha mais ou menos 1,82 m (6 pés), 126 kg (280 libras) e umas costas que eram tão largas que as laterais pareciam dois pedaços de carne pregados dos dois lados. Eu percebi que ele tinha me visto porque eu o via olhando para mim através dos espelhos. Eu tenho de admitir que eu geralmente não dou a mínima para o que outra pessoa está fazendo, mas quando você vê alguém deste tamanho, subconscientemente você faz algumas anotações. Um dia eu cheguei na academia e ele estava sentado. Eu concluí que ele estava esperando pelo cara com quem ele sempre treinava e perguntei onde ele estava. Ele respondeu, “Eu não sei. Esse cara está sempre atrasado.” Eu sempre treinei só. O sentimento, até a idéia, de alguém me empatando, me deixa louco. Eu posso ficar muito impaciente. Mas olhando para este cara eu não achei que seria um problema. “O que você vai trabalhar hoje? “ eu perguntei. “Os braços. Você quer treinar?” Então treinamos juntos. Não falamos muito. Eu liderei o treino e ele seguiu. Nós dois treinamos mais do que estávamos acostumados com medo de que um de nós pensasse que o outro fosse fraco. Quando terminamos, eu estava tomando um shake e nós estávamos batendo um papo. Ele me perguntou se eu já havia competido. Eu disse que não mas sempre quis. Eu treinava forte na academia, nunca saía, mantinha uma dieta restrita e dormia nove horas por noite. Eu vivia como se estivesse me preparando para uma apresentação. Eu não tinha a mínima idéia de como fazer isso. Ele me disse que se eu tinha aquele físico, eu sabia muito mais do que achava que sabia. De qualquer forma, nós decidimos treinar juntos. “E o seu parceiro?” “Quem?” Nós treinamos juntos por uns dois meses. Foi a primeira vez que treinei com alguém regularmente. Além disso, eu nunca havia treinado com alguém que era tão forte quanto eu e, em algumas áreas, mais forte. Eu resolvi acabar com a força dele com a minha intensidade. Eu nunca achei que fosse uma pessoa competitiva e quando treinei com este cara, eu não tentei superá-lo. Ao invés disso, eu acho que ter alguém ali me fez mais consciente do fato de que havia a possibilidade de eu ter me tornado complacente ou menos motivado. Treinar ao lado de alguém faz com que você se torne mais ciente de si. Tinha chegado a hora para eu progredir. E eu progredi. Nós progredimos. Eu acho que naqueles dois meses eu fiz mais progresso do que durante todo o ano anterior. ”Sabe, você precisa fazer uma apresentação.” Isso parecia legal, mas eu não achava que estava preparado. “Você está totalmente preparado”. Tudo bem. Vamos dizer que eu queria fazer isso. Eu não sabia que apresentação, ou quando ou como fazer. Você está falando com alguém que nunca assinou uma única revista de bodybuilding, nunca tinha ido a uma apresentação de bodybuilding e não tinha um único DVD ou vídeo sobre treinamento.”O Bey Francis Atlantic States é a apresentação certa para você”. É, tá bom, o que quer que seja isto. Parece ótimo. “É uma apresentação da NPC no começo de junho, portanto você terá 10 semanas para fazer dieta.” Eu não sabia o que significava NPC. Na realidade eu não sabia nada. Tudo que sabia é que tinha passado horas na academia e tinha feito muito progresso durante estes anos e só queria ver como eu estava. Então, eu comecei a fazer dieta 10 semanas antes. Quatro de junho de 2005 era a data da apresentação. Eu montei uma dieta baseada em como eu tinha feito no passado. Era convencional: 6 refeições por dia, com muita proteína, pouco carboidrato e pouca gordura. Eu fiz cardio duas vezes por semana nas primeiras duas semanas e então aumentei a carga. De qualquer forma, não é sobre isto que eu quero falar. A dieta e o treino estavam indo bem e eu estava a quatro semanas da apresentação. Um amigo meu me levou para conhecer os donos da academia Gold em New Haven no estado de Connecticut e me disse que eu tinha de treinar na academia deles porque era a melhor de todas as academias na região. Ele estava certo. O lugar era ótimo. Halteres de até 90 Kg (200 libras) , 5 racks de agachamento, 2 aparelhos para gemeos, toneladas de anilhas de 45 Kg (100 libras) e um monte de equipamento bom do final dos anos 80 e início dos anos 90. Tudo isto mais os três irmãos italianos que eram os donos do lugar, amavam bodybuilding e me falaram desde o primeiro dia que a academia era minha, que eu podia treinar a qualquer hora e fazer o que quisesse. Eu lembro do Jerry me dizendo , “Ev, eu não me importo com o que quer que você faça aqui. Você pode gritar, andar por aí sem camisa. Você pode fazer tudo que quiser.” Eu gostei disto. Fez me sentir bem. Kenny, um dos treinadores da academia, se ofereceu para me ajudar no treino de poses. Ótimo, porque eu não sabia nada sobre isto e ele era um gênio. Eu combinei trabalhar poses com o Kenny um sábado à tarde. Eu lembro perfeitamente deste dia. Eu estava treinando as panturrilhas e os tendões do jarrete. Eu disse ao meu primo, quem eu não via havia algum tempo, para vir até a academia e me ver. Eu estava fazendo pernas quando ele veio até mim. Ele ficou lá de pé e sorriu, e quando eu coloquei o peso no rack ele disse, “Cara, você está ótimo”. Ele começou a falar de como eu ia ganhar a apresentação, que eu ia surpreender as pessoas, que eu ia me tornar um bodybuilder profissional um dia. Eu ouvi a mesma coisa de amigos e caras na academia. Eu amo todos estes caras pelo apoio que eles me deram e o fato de que eles acreditaram em mim? Lógico que sim, e isto significa muito para mim. Mas na realidade eu não estava ouvindo o que eles estavam dizendo. Há uma coisa que vocês têm de entender e que é o motivo de eu estar escrevendo isso; eu fiz tudo por mim. Eu não decidi competir para ganhar. Eu não dava a mínima para ganhar. Eu queria subir no palco e parecer ótimo. Eu queria chocar as pessoas. Eu queria olhar fotos da apresentação e dizer para mim mesmo, “Sim, aquele sou eu”. Eu queria um sentimento de satisfação. Eu queria que todo o tempo em que eu passei na academia e as noites em que eu fiquei em casa enquanto os meus amigos estavam por aí tomando todas, e todas as outras coisas que eu sacrifiquei para ficar com este corpo saltassem das fotos. Eu queria prova da minha dedicação, muito esforço e sacrifício. É isso. Para isso eu não precisava ganhar. Muitas coisas aconteceram depois da minha primeira apresentação. Faz alguns anos, mas felizmente, eles têm sido muito produtivos. Ultimamente, ouço muitas pessoas falarem sobre vencer. Os meus amigos querem “vencer” suas apresentações. Quem vai “ganhar” o Olympia? Eu vou “ganhar” os Nationals? Eu devo admitir que quando ganhar começa a ter recompensas ligadas a ele, fica cada vez mais difícil dizer para você mesmo que ganhar não significa nada. Eu não vou enganar ninguém. É bom ganhar. Você pode apostar que é um sentimento legal. Eu me sinto melhor. As pessoas são um pouco mais legais com você. Até a comida tem um gosto melhor depois de uma vitória. Eu ainda insisto em dizer “Quem liga para isso?” A vitória ainda não faz o que você é. Você não é o lugar do seu troféu. Você é o troféu. Você é o produto. Eu estou nisso por mim. Eu estou nisso pelo que representa. Eu tenho os meus próprios objetivos e prioridades. Eu conheço algumas pessoas que são consideradas campeãs mas que não significam nada para mim. Além de ganhar, elas nunca fizeram nada por ninguém. Elas com certeza nunca fizeram nada para o bodybuilding, muito menos algo que valha a pena ser mencionado fora do esporte. Eu nunca tornei a vitória o meu enfoque e recuso a começar a fazer isso agora. Eu era um bodybuilder bem antes de competir. É quem sou. Com ou sem a aprovação de alguém é quem sempre serei. A vitória ou a derrota não vai fazer quem sou ou me destruir.Eu vivo de acordo com os meus padrões. Sou eu contra eu mesmo. “Você ganha, você ganha. Você perde, você ainda ganha.” por Evan Centopani – IFBB PRO
DraggO Postado Novembro 27, 2010 às 12:15 Postado Novembro 27, 2010 às 12:15 Legal mas vai pro OFF. Proxima vez que criar topico em lugar errado vai ganhar 7 dias de geladeira. Abraço.
Zé galinha Postado Novembro 27, 2010 às 12:45 Autor Postado Novembro 27, 2010 às 12:45 foi mau ae..dragomeu velho..eu era pra ter colocado em qual lugar?abraço brow
vicbelletti Postado Novembro 27, 2010 às 13:03 Postado Novembro 27, 2010 às 13:03 Geral Fisiculturismo, competições, motivação, lesões de treino e muito mais. Todos os assuntos a respeito da musculação que não se encaixam nas outras categorias. acho que se encaixa ai...
Posts Recomendados