Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar divisão tradicional por Full Body?

Giovane Hasshimoto

Posts Recomendados

Postado

Fala, galera.

Treino há mais de 2 anos e atualmente sigo essa divisão:
Peito + Tríceps, Costas + Bíceps, Pernas, Ombro
Com um dia de descanso entre costas/bíceps e pernas.

Costumo fazer 1 série de aquecimento no primeiro exercício de cada grupo muscular. Depois faço 3 séries, sendo:

• 1 leve de preparação

• 1 com RPE ~8.5-9

• 1 até a falha real

Tenho boa técnica, recuperação e consigo progredir cargas a cada 2-3 semanas.
Mas estou pensando em testar um treino Full Body 4x por semana, para aumentar a frequência dos grupamentos sem aumentar muito o volume.

Queria saber se vale a pena... 

Agradeço a compreensão

Postado

Testa irmao! Só não sei se 4x por semana não é muita coisa

se fosse um uppper lower, aí acho legal treinar 4x na semana

full body seria mais legal até 3x na semana e idealmente descansando entre os treinos(alternando dias de treino com dias de descanso)

outra coisa fundamental no full body é a escolha certa dos exercícios e fazer com que realmente cada repetição valha a pena

Postado

Treinei por mais de um ano nas divisões "tradicionais" e já faz uns meses que faço FB.

Estava fazendo 6x na semana e recentemente diminui para 5x por questão de organização pessoal, não me atrapalhava em nada treinar seis. Inclusive o FB foi o método que mais me proporcionou progressões, seja de carga, volume, 1RM, etc, foi absurda a diferença de rendimento entre FB e outras divisões.

O pulo do gato no FB é que você não precisa fazer exatamente todos os grupamentos musculares (principalmente isolados) todos os dias se treinar numa frequência maior.  Exemplo: faço biceps isolado 3x na semana em dias alternados para dar descanso ao músculo (1 exercício por sessão apenas, o restante do estímulo nesse músculo fica por ação indireta dos exercícios de costas). E me recupero muito bem!! 

Então você não precisa colocar 1 exercício de biceps + 1 costas + 1 triceps + 1 peito + 1 quadriceps + 1 glúteo + 1 posterior etc etc em todas as sessões. Iria ficar muito longo e desgastante. Faça bom uso dos multiarticulares que já trabalham mais de uma musculatura de uma vez só, e em dias alternados coloca exercícios isolados de forma estratégica naquela parte que tu quer dar um foco maior ou que tu simplesmente mais gosta.

Mês passado fiz uma semana de upper/lower só para testar e odiei, não consigo voltar mais para essas divisões. Mas tu só vai saber se o FB vai ser bom pra ti de um jeito: TESTANDO e testando as variações de frequência dentro do fb. Geralmente rola de fazer ajustes no programa conforme vai testando a ficha.

Postado
Em 06/06/2025 em 06:52, natalliacarv disse:

Treinei por mais de um ano nas divisões "tradicionais" e já faz uns meses que faço FB.

Estava fazendo 6x na semana e recentemente diminui para 5x por questão de organização pessoal, não me atrapalhava em nada treinar seis. Inclusive o FB foi o método que mais me proporcionou progressões, seja de carga, volume, 1RM, etc, foi absurda a diferença de rendimento entre FB e outras divisões.

O pulo do gato no FB é que você não precisa fazer exatamente todos os grupamentos musculares (principalmente isolados) todos os dias se treinar numa frequência maior.  Exemplo: faço biceps isolado 3x na semana em dias alternados para dar descanso ao músculo (1 exercício por sessão apenas, o restante do estímulo nesse músculo fica por ação indireta dos exercícios de costas). E me recupero muito bem!! 

Então você não precisa colocar 1 exercício de biceps + 1 costas + 1 triceps + 1 peito + 1 quadriceps + 1 glúteo + 1 posterior etc etc em todas as sessões. Iria ficar muito longo e desgastante. Faça bom uso dos multiarticulares que já trabalham mais de uma musculatura de uma vez só, e em dias alternados coloca exercícios isolados de forma estratégica naquela parte que tu quer dar um foco maior ou que tu simplesmente mais gosta.

Mês passado fiz uma semana de upper/lower só para testar e odiei, não consigo voltar mais para essas divisões. Mas tu só vai saber se o FB vai ser bom pra ti de um jeito: TESTANDO e testando as variações de frequência dentro do fb. Geralmente rola de fazer ajustes no programa conforme vai testando a ficha.

muito boa dica. eu gosto muito de ir a academia. é um descanso para mim. então eu achava que FB so daria para ir umas 3 ou 4 x na semana (é o que tenho lido). valeu!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...