Ir para conteúdo

Dicas sobre o que melhorar e caminho a seguir

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, preciso de ajuda para saber quais pontos devo melhorar (embora tenha muita coisa ruim rs) e o que fazer em relação à dieta, pois tenho dúvidas se devo estender o cutting ou iniciar bulcking.

É o seguinte, tenho 1,92 de altura e comecei a treinar em 2018 pra ganhar uma massa para o basquete. Comecei com 68kg, na primeira foto.

[img"]fW3Ewt.jpg[/img"] 

Como não tinha muita noção, principalmente de dieta, fiz um bulcking muito extenso e sujo, ganhei massa mas também muita gordura chegando a 94kg, como podem ver nessa foto:

[img"]258GTz.jpg[/img"] 

Depois de muito tempo comecei a contar macros de forma correta e melhorei muito meus treinos. Porém, por conta da pandemia passei 2020 todo treinando em casa e em uma dieta de manutenção (já com uma qualidade corporal melhor). Por fim, nesse ano fiz um cutting que durou 4 meses, não cheguei a perder muita gordura, mas como tava muito cansado resolvi subir meus macros novamente para manutenção e atualmente estou com 2700kcal (2g por kg de proteína e 1g por kg de gordura, restante carbo). Atualmente estou assim:

[img"]JqIlOc.jpg[/img"] 

[img"]MuyOPH.jpg[/img"] 

[img"]yumgug.jpg[/img"] 

O meu treino é:

Segunda: Peito e abdomen

Terça: Costas e antebraço

Quarta: Coxa e Abdomen

Quinta: Ombro e trapézio

Sexta: Bíceps e Tríceps

Sábado: Treino panturrilha e faço treino específico esportivo.

Eu fazia ABC2x, porém não achava que o tempo de descanso era ideal, também acabava faltando o treino as vezes por ter uma "segunda chance" de treinar o mesmo grupo muscular na semana. Assim, dou mais intensidade e tenho tempo de descanso maior.

Se puderem me dar alguma dica sobre o que fazer (secar até o final ou bulcking) e o que melhorar (ou qualquer outra dica kk). Pretendo chegar entre 98 e 100kg com um bf relativamente baixo, então quero chegar nesse peso com um shape mais simétrico. 

Postado (editado)

Pesquisas mostram que treinar cada grupo muscular apenas 1x por semana não é o ideal. As séries mais populares e simples são:

Full Body (bom pra quem treina 3x ou menos na semana)
Upper/Lower (4x na semana)

Push/Pull/Legs (+4x)

- Busque 10 sets de um grupo muscular em um dia e 20 por semana. (Não são limites máximos nem mínimos. São só uma média. Por exemplo, se seu treino é 'full body' não sei se é prudente fazer 10 sets pra tudo, o treino vai ficar gigante)

- Foque nos exercícios compostos/multi-articulares (supino, remada, agachamento, terra, desenvolvimento...)

- Sets de 6~15 repetições devem compor a maior parte do seu treino

- Sobrecarga progressiva: busque aumentar o volume (carga ou repetições) gradual e constantemente.

- Busque sempre chegar próximo à falha. Quão próximo? Tenta deixar 1 ou 2 repetições 'no tanque'. Até 3 se tiver com cargas mais altas. Pode ir até a falha? Pode! Em exercícios de isolamento para bíceps, tríceps, por exemplo. Não recomendo falhar no supino, agachamento, terra, por exemplo. (nem com spotter)

- Alterne os exercícios a cada 3~6 meses. Vc precisa de tempo pra conseguir progredir naqueles exercícios, mas tempo demais com os mesmos movimentos pode causar lesões por esforço repetitivo

- Atenção máxima na execução do exercício! Pratique da forma correta e sinta o músculo contrair. Usar muita inércia e repetições parciais são os maiores vilões. Não me entenda mal: Repetição parcial não é 'errado', mas, via de regra, busque dar prioridade a repetições completas.

Sobre bulk/cut, depende das suas preferências, o que vc tá mais motivado. Só sugiro não passar dos 20%BF.

Com o cut primeiro, vc consegue ver resultados mais rapidamente, pq não tem a gordura escondendo os músculos, mas não existe nenhum indício que fazer cut primeiro potencializa hipertrofia.

Com o bulk primeiro, vc consegue emagrecer mais rápido pq os músculos 'aceleram o metabolismo', mas fica 'gordão' durante o processo kkkk

Editado por joethebeast

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...