Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Funciona A Celulite


chalaco

Posts Recomendados

Contém boas informações, um resuminho geral. :)

Introdução a Como funciona a celulite

A celulite é uma doença que faz a pele ficar com o aspecto de uma “casca de laranja” uma vez que, quando presente, a pele fica com uma aparência enrugada de uma laranja.

Para aqueles que a possuem, a celulite é como se um monstro horrendo se instalasse embaixo da sua pele, deixando para trás uma grotesca trilha como evidência. No melhor dos casos essa trilha se parece com uma casca de laranja. Já nos piores, ela está mais para um queijo cottage. Em ambos, a celulite faz com que as pessoas se sintam constrangidas, frustradas e desesperadas por uma cura.

Apesar da definição popular de queijo cottage, a celulite nada mais é, na verdade, do que células de gordura que se localizam sob a pele. Mesmo que você se sinta uma vítima da celulite, ela não afeta a sua saúde. Trata-se sim, de um problema cosmético que afeta 90% das mulheres adultas [fonte: Doheny - em inglês].

A celulite é tão comum entre as mulheres que muitos dermatologistas a consideram como uma característica secundária do sexo feminino [fonte: Wanner]. Em outras palavras, a grande maioria das mulheres a possui, sejam elas magras ou gordas. Depois da puberdade, o hormônio estrogênio direciona o corpo da mulher para que ele estoque gordura em função de uma futura gravidez. Normalmente, esse acúmulo de gordura aparece nas nádegas, coxas, quadris e abdômen (áreas que normalmente já costumam acumular gordura). Mas ela também pode aparecer embaixo dos braços, peito e até mesmo na nuca [fonte: AAD - em inglês].

Em 2008, as mulheres gastaram cerca de 47 milhões de dólares em produtos que prometem reduzir a celulite. [fonte: Saint Louis].

Para ser claro, não existe cura para a celulite. Ainda que existam inúmeros tratamentos que prometem combater a aparência da celulite, os resultados variam – e não são permanentes. Mas há coisas como, estilo de vida, que podem atenuá-la.

Causas da celulite

Assim como mesmo após muitas pesquisas não foi descoberta a cura para a celulite, também não foi identificada a sua causa. Sabe-se que certos hormônios predispõem ao acúmulo de gordura. Os fatores genéticos também contribuem determinando a maneira como o tecido conjuntivo e a gordura se distribuem no corpo. Mas as áreas propensas à celulite também contêm folículos pilosos, vasos sanguíneos e músculos. A verdade é que os pesquisadores ainda discutem sobre quais são os componentes responsáveis pelo aparecimento da celulite.

*Deficiência de andrógeno em homens

Homens que possuem deficiência de andrógeno não produzem hormônios como a testosterona em quantidades normais. Esses homens podem desenvolver celulite. Um decréscimo de testosterona significa um decréscimo de massa muscular e um aumento de gordura no corpo. Apesar de incomum, essa composição é possível e cria um perfeito campo para a produção de celulite nos homens [source: State of Victoria - em inglês].

O ganho de peso faz com que a celulite pareça ainda pior

Uma das hipóteses culpa os vasos sanguíneos e diz que a celulite é criada quando o sangue não circula corretamente pelos vasos. A expansão da gordura pressiona o sangue contra os vasos e, os vasos sanguíneos, por sua vez, pressionam a pele, criando uma superfície irregular [fonte: Avram].

Outra teoria diz que a culpa é dos glóbulos brancos, que ajudam a aumentar a imunidade do organismo à doenças. Essa hipótese diz que pessoas com celulite um processo inflamatório crônico nos glóbulos brancos, que encolhem deixando a pele mais fraca. As células de gordura então empurram a pele magra criando uma superfície irregular [fonte: Avram].

A hipótese mais aceita até hoje culpa o tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo é formado por fibras que se localizam sob a pele e a conectam aos músculos. Nos homens o tecido conjuntivo forma um padrão cruzado criando uma espécie de barreira que mantém a gordura longe da pele. Já nas mulheres o tecido conjuntivo se apresenta na forma de barras paralelas, criando um ambiente propício para a gordura da celulite se juntar à pele. Em consequencia disso, a gordura é empurrada contra o tecido conjuntivo pressionando a pele para fora.

Se a teoria do tecido conjuntivo for realmente a verdadeira, o ganho de peso só piora a situação, levando uma gordura extra de encontro à celulite e ao tecido conjuntivo. A idade também aumenta a probabilidade de se apresentar celulite. Com o avançar da idade, a pele perde força e elasticidade, assim como a capacidade de "esconder" imperfeições". Os músculos, que perdem a tonicidade com a idade, também ajudam a criar uma aparência enrugada.

Como a causa da celulite ainda é desconhecida, foram desenvolvidos inúmeros tratamentos baseados nessas teorias acima descritas.

Exercícios para combater a celulite

*Como é a sua celulite?

O jornal da Associação Europeia de Dermatologia publicou uma tabela, em maio de 2009, para mostrar os diferentes graus de comprometimento da celulite. Para tanto foram elaboradas diversas perguntas sobre a natureza da irregularidade da pele, quanto tempo a celulite demorou para aparecer, etc. Em geral, se parte do corpo com celulite se parece com um queijo cottage, ela é considerada um comprometimento importante. Se a pele é apenas ligeiramente irregular como uma casca de laranja, é considerada leve [fonte: Saint Louis].

Exercícios combinados com uma boa dieta podem reduzir a celulite. O corpo não irá se livrar das células de gordura que causam a celulite, mas a perda de peso diminui consideravelmente a gordura. O aumento de peso tende a tornar a celulite mais visível e a diminuição da gordura corporal faz o contrário.

Exercícios aeróbicos aliados à musculação ajudam a diminuir a gordura, tonificar os músculos e aumentar o metabolismo [fonte: Dowshen]. Essas ações podem ajudar a reduzir a pressão que a celulite faz sob a pele. Os exercícios são especialmente importantes para mulheres em fase de envelhecimento que naturalmente perdem massa muscular e cujo metabolismo torna-se mais lento.

O ideal são exercícios aeróbicos como correr, andar de bicicleta ou dançar por, pelo menos, três horas e quarenta e cinco minutos por semana (no total). Faça musculação, no mínimo, duas vezes por semana [fonte: Mayo Clinic Fitness - em inglês]. Faça agachamentos, use pesos ou equipamentos de ginástica como o leg-press. Para exercícios específicos, consulte um treinador na academia que você freqüenta.

Independente do motivo pelo qual você tenha celulite, a diminuição da gordura corporal total ajuda a diminuir o acúmulo da celulite uma vez que remove em parte a pressão que contribui para o seu aparecimento. Mas, e se você já se exercita frequentemente e não tem gordura sobrando? Ou ainda se você quer apenas uma ajudinha antes daquele final de semana na praia?

Para mulheres que desejam reduzir a celulite rapidamente, a massagem e outros tratamentos temporários podem ser a solução.

Massagem para combater a celulite

Massagem para celulite ou endermologia é um dos muitos tratamentos rápidos que buscam esconder a celulite durante um tempo. Se você já fez drenagem linfática já tem uma ideia de como funciona a endermologia. Ela não trabalha junto ao tecido conjuntivo ou a gordura subjacente, mas aumenta a circulação removendo os glóbulos brancos que já estão mortos e eliminando as toxinas [fonte: Avram]. Se a teoria dos vasos sanguíneos ou a teoria dos glóbulos brancos for realmente verdadeira, a massagem é um tratamento e tanto.

*Tratamentos com luz

Alguns tratamentos para combater a celulite são um pouco mais caros, pois utilizam a radiofreqüência e o laser. O tratamento de radiofreqüência utiliza luz infravermelha enquanto massageia a área afetada com um instrumento apropriado. Esse tratamento ajuda a produzir colágeno na pele e aumentar a circulação, focando especificamente no local onde a pele está enrugada a pele e não na gordura que está por baixo dela.

Já o tratamento que utiliza o laser direciona um feixe de laser combinado com massagem. O laser tende a “derreter” a gordura, desaparecendo com a celulite [fonte: Nordqvist - em inglês]. Em muitas ocasiões esses tratamentos acabam deixando marcas logo após suas aplicações e os resultados são temporários.

Durante a massagem, o profissional utiliza um aparelho que fricciona a pele. Normalmente o aparelho possui roletes e ventosas que comprimem a área de celulite para atenuar as irregularidades.

Essas massagens são muito comuns em spas. Mas elas são caras e sua efetividade ainda não foi comprovada, uma vez que a massagem atinge apenas as camadas superficiais da pele, somente “camuflando” a celulite [fonte: Wanner - em inglês].

É claro que a massagem não é a única forma de combater a celulite.

Tratamentos para a celulite

*Lipoaspiração

A lipoaspiração é um tratamento invasivo através do qual os médicos fazem pequenas incisões cirúrgicas na pele e inserem um tubo. O tubo suga a gordura que se localiza logo abaixo da pele. Esse tratamento faz com que a pessoa fique mais magra uma vez que remove o excesso de gordura.

Infelizmente ela não pode remover a celulite e, em muitos casos, faz com que a celulite pareça ainda pior [fonte: Mayo Clinic Cellulite - em inglês]. Em geral, não se recomenda a lipoaspiração para tratar a celulite

O tratamento mais barato que existe para a celulite envolve exercício e uma dieta adequada. Essa combinação ajuda a tonificar os músculos e reduzir a gordura corporal removendo a pressão sob a pele – lembre-se que a celulite fica logo abaixo da pele e qualquer gordura adicional que pressione o tecido conjuntivo ressalta essa aparência.

Mas se você vai viajar ou participar de um evento, ou ainda se pretende usar um biquíni e precisa que sua celulite não apareça, os tratamentos temporários podem ser a melhor opção. Eles incluem tratamentos mecânicos, massagens, tratamentos tópicos, remédios e injeções.

Os tratamentos tópicos melhoram a aparência da pele através da utilização de ingredientes específicos, como retinoides (que deixam a pele mais forte), ácido lático (que remove as células mortas da pele) e cafeína (que será discutida na próxima página). Esses tratamentos prometem fortalecer a pele, reduzir a gordura localizada e a celulite e produzir colágeno e elastina – proteínas que fortalecem o tecido conjuntivo [fonte: Medical News Today].

Infelizmente os cremes não chegam a atingir a gordura que está mais profunda e seus efeitos são temporários. Pior, muitos cremes podem causar alergias e irritar a pele [fonte: Saint Louis - em inglês].

Remédios também contêm ingredientes similares aos encontrados nos cremes para celulite. Eles podem ser injetados na pele. Em algumas ocasiões também são injetadas gorduras na pele para preencher os “buraquinhos” da celulite. Outros procedimentos invasivos como a lipoaspiração (leia o box) e a sub-incision, nos quais uma agulha é injetada dentro das fibras conjuntivas para cortá-las e separá-las, também são usados. Esses procedimentos podem causar dor e irritação ao redor do local onde foram aplicados [fonte: Avram].

A cafeína é um ingrediente comumente utilizado no tratamento da celulite.

Celulite e grãos de café

A cafeína é um ingrediente comumente encontrado nos medicamentos e cremes para celulite. Este mesmo ingrediente que lhe dá aquela energia extra pela manhã, pode aumentar o fluxo sanguíneo, remover fluidos indesejados na pele e reduzir a gordura – pelo menos é o que algumas pessoas acreditam.

*Estrias ou celulite?

Se a sua pele está irregular, o culpado pode não ser a celulite. As estrias também causam uma aparência desagradável na pele. Elas são pequenos riscos - no início arroxeados que ficam brancos com o passar do tempo. As estrias se parecem mais com cicatrizes do que com celulite, uma vez que elas aparecem geralmente depois de uma grande alteração como perda de peso ou gravidez. Cremes, terapia de luz, cirurgia e outros tratamentos estão disponíveis. Se você tem estrias e quer eliminá-las, converse com o seu dermatologista sobre as melhores opções [fonte: WebMD - em inglês].

A cafeína acelera o fluxo sanguíneo temporariamente uma vez que aumenta o tamanho dos vasos. Ela também acelera o metabolismo ajudando a queimar gordura [fonte: Bouchez]. Você também pode tentar usar o pó de café para combater a celulite! Algumas mulheres – incluindo algumas celebridades – misturam o pó de café com azeite de oliva, colocam em um plástico e enrolam as pernas com esse plástico. Não existe um estudo que comprove a eficácia do pó de café para reduzir a celulite, mas essa é uma alternativa barata para quem já tentou sem sucesso outros tratamentos.

No passado, chegou-se a acreditar que a cafeína era tão eficiente no combate à celulite que foram desenvolvidas meia-calças que continham a substância. Os fabricantes acreditavam que se as mulheres usassem tais meia-calças, a cafeína seria absorvida pela pele e pela corrente sanguínea. Infelizmente o efeito era temporário e as mulheres perderam somente algumas poucas calorias por dia [fonte: Sample - em inglês].

Lembre-se, não existe cura para a celulite. Massagem, cremes à base de cafeína e até procedimentos cirúrgicos tratam apenas temporariamente a celulite. Um tratamento ideal deveria agir sobre todos os fatores, do tecido conjunto aos glóbulos brancos, da gordura aos vasos sanguíneos. Infelizmente, tal tratamento ainda não existe. Enquanto isso, as mulheres não devem esquecer que.... praticamente toda mulher na face da Terra tem celulite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...