Ir para conteúdo

Dúvidas Frequentes Sobre O Cálculo Da Tmb E Gasto Calórico Diário

thewomanizer

Posts Recomendados

Postado

Comumente as pessoas utilizam a Equação de Harris Benedict para calcular a Taxa Metabólica Basal e em seguida, levando em consideração a sua frequência de atividade, calcular o gasto calórico diário.

A equação para homens seria:

TMB = 66 + (13,7 x peso em KG) + ( 5 x Altura em CM) – (6,8 x idade em anos)
E levando em conta as atividades diárias, para se calcular o gasto calórico diário, seria feito o seguinte:
Sedentário – Pouco ou nenhum exercício diário TMB x 1,2
Levemente Ativo – (Exercício leve/1 a 3 dias na semana) TMB x 1,375
Moderadamente Ativo – (Exercício Moderado/ 3 a 5 dias na semana) TMB x 1,55
Bastante Ativo – (Exercício Pesado/ 6 a 7 dias na semana) TMB x 1,725
Muito Ativo (Exercício Pesado todos os dias da semana ou com treinos 2 vezes ao dia) TMB x 1,9
A minha dúvida e a de muitos é:

Deve-se levar em consideração o BF?
Muitos afirmam que o ideal seria colocar na fórmula o seu peso sem a massa gorda (já que essa não necessita de demanda energética). Por exemplo, um sujeito de 80kg com 15% de BF, possui cerca de 12kg de gordura, então o ideal seria colocar na fórmula 68kg? (já que 80 - 12 = 68, DÃ haha)
Um treino de musculação é considerado leve, moderado, ou intenso?
Sabe-se que a musculação apesar de ser muito favorável para o emagrecimento e construção de massa muscular, não é exatamente uma atividade que gasta muitas calorias. No meu caso, por exemplo, que faço um FB de 2 a 3 vezes por semana, devo considerar que sou Levemente Ativo ou Moderadamente Ativo?
Confesso que sempre usei o peso total, e na hora de colocar a frequência de atividade, mesmo realizando musculação, sempre coloquei como sedentário, pois achava que os valores encaixados nas outras categorias eram superestimados (muitas calorias para manutenção). Porém, confesso que nos cutting eu acabava ficando com muita fome.
Deixo em aberto então para discussões sobre.
Obrigado.
  • Supermoderador
Postado

Se a equação diz "peso", é peso total.

Algumas equações utilizam massa magra, isso estará especificado na equação - por exemplo, a de Katch-McArdle.

Gordura gasta pouca energia. Músculos também.

Um treino de musculação é considerado leve, moderado, ou intenso?
Sabe-se que a musculação apesar de ser muito favorável para o emagrecimento e construção de massa muscular, não é exatamente uma atividade que gasta muitas calorias. No meu caso, por exemplo, que faço um FB de 2 a 3 vezes por semana, devo considerar que sou Levemente Ativo ou Moderadamente Ativo?

O treino com pesos gasta poucas calorias (em comparação a atividades aeróbicas). Neste site dá para ter uma estimativa do gasto calórico do treino com pesos (e de centenas de outras atividades): https://www.cdof.com.br/nutri1.htm

Eu acho mais interessante calcular o fator de atividade considerando apenas a sua rotina. Se você passa a maior parte do dia sentado e se movimenta pouco, considere o fator de atividade de sedentário e adicione o gasto calórico de eventuais atividades físicas (se a atividade não for diária, faça a média semanal).

• Supermoderador
Postado

Mas a gordura NAO gasta calorias ou ela gasta MENOS que os musculos?

Pq vejo mtaa gente dizendo que ela gasta zero mesmo, nada nada

Qualquer tecido gasta energia, além do próprio metabolismo dele o corpo gastará energia para mantê-lo aquecido a 36.5 ºC.

1 kg de gordura gasta em média 4 kcal, 1 kg de músculo em média 13 kcal.

Postado

Se a equação diz "peso", é peso total.

Algumas equações utilizam massa magra, isso estará especificado na equação - por exemplo, a de Katch-McArdle.

Gordura gasta pouca energia. Músculos também.

O treino com pesos gasta poucas calorias (em comparação a atividades aeróbicas). Neste site dá para ter uma estimativa do gasto calórico do treino com pesos (e de centenas de outras atividades): https://www.cdof.com.br/nutri1.htm

Eu acho mais interessante calcular o fator de atividade considerando apenas a sua rotina. Se você passa a maior parte do dia sentado e se movimenta pouco, considere o fator de atividade de sedentário e adicione o gasto calórico de eventuais atividades físicas (se a atividade não for diária, faça a média semanal).

No final acabou sendo o que eu sempre fiz hahaha. Usar o peso total e colocar como sedentário, só 300 kcal a mais nos dias de treino, sendo que de acordo com o site que você passou, seria aproximadamente 280 kcal.

Obrigado : )

Mas a gordura NAO gasta calorias ou ela gasta MENOS que os musculos?

Pq vejo mtaa gente dizendo que ela gasta zero mesmo, nada nada

Qualquer tecido gasta energia, além do próprio metabolismo dele o corpo gastará energia para mantê-lo aquecido a 36.5 ºC.

1 kg de gordura gasta em média 4 kcal, 1 kg de músculo em média 13 kcal.

Isso eu não sabia, já vi muitos falando aqui no forum que a gordura não gasta energia alguma.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...