Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os 30 Maiores Mitos Da Musculação


RodrigoMClopes

Posts Recomendados

30 à 60 segundos eu acho que seja favorável a hipertrofia. Acima disso eu considero mais para força. Vale ressaltar que Terra é um "execício de força", por isso eu até concordo com um descanso maior para ele. Agora passar mais de um minuto descansando entre as séries no supino e rosca direta, por exemplo, aí já acho desnecessário PARA QUEM ALMEJA HIPERTROFIA.

Você não sabe nada rapaz, descansos de 2 a 3 min são mais favoráveis ao ganho tanto de massa muscular (hipertrofia) e força, devido à resposta da testosterona ser mais elevada com esses descansos.

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/129081-artigo-tempo-de-descanco-entre-as-series/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Muitos adeptos da musculação estão familiarizados com a velha rotina de descansar um pouco entre as múltiplas series de um mesmo exercício, ou até mesmo descansar entre os muito exercício de uma rotina de treinamento. Entretanto, a grande maioria dos praticantes de musculação não se preocupa em seguir o intervalo de recuperação prescrito pelo professor. O intervalo de recuperação está diretamente associado a intensidade do exercício e ao tipo de estímulo que o corpo será submetido. Basicamente existem 2 tipos de estímulo no contexto da pratica de musculação, são eles: (1) estímulo metabólico, quando o intervalo de recuperação é curto ( menos de 1min) e o número de repetições e maior ou (2) estimulo tensional, quando o intervalo de recuperação é maior (mais de 3min) e o número de repetições é menor.

No que se refere ao estímulo metabólico os principais objetivos associados são a melhora da resistência muscular e o ganho de massa muscular (hipertrofia). Por exemplo, se uma pessoa quer melhorar a resistência muscular ela pode realizar 3 series de 20 a 15 repetições com 30 segundos de intervalo. Como o volume de repetições é alto e o intervalo de recuperação é pequeno a pessoa não vai conseguir suportar uma sobrecarga grande, geralmente algo em torno de 50 a 60% de 1 repetição máxima (1RM). Por outro lado, se a pessoa quer aumentar a massa muscular poderia ser prescrito uma rotina com 3 ou 4 series de 12 a 6 repetições e um intervalo de 1min entre as series e exercícios. Esse intervalo um pouco maior, conjugado com um volume de repetições menor, permite que o indivíduo tolere uma sobrecarga em torno de 80 a 90% de 1RM. Esse sobrecarga maior, ajustada ao número de repetições e intervalo, estimulam a produção de hormônios, expressões gênicas e enzimas que proporcionam um aumento de massa muscular maior. Por fim, se o objetivo é melhorar a força de uma pessoa, o estimulo tensional é o mais indicado. 5 ou 6 séries de 1 a 5 repetições com um intervalo de 3 a 5 min é a recomendação. Esse intervalo bem maior permite que o organismo suporte uma sobrecarga bem maior ( >90%). Embora essa abordagem enfatize mais o ganho da força, o ganho de massa muscular também é conquistado.

Porém, quando um indivíduo deseja ganhar massa muscular através de um estímulo metabólico (12 a 6 repetições) e descansa 3min entre uma serie e outra porque esta batendo papo ou porque acha que assim vai suportar mais sobrecarga, na verdade ele esta promovendo um estímulo tensional e não metabólico. Outro ponto que merece destaque é a redução do número de repetições ao longo das séries. Se uma pessoa está fazendo 3 séries de 10 repetições máximas com 1min de intervalo e ao longo das 3 séries ele consegue realizar as 10 repetições, significa que ele descansou mais de 1min ou não está trabalhando com uma intensidade de 80 a 90% de 1RM. Em qualquer um dos casos o treino não está sendo otimizado. O esperado para uma rotina de séries múltiplas é a redução do número de repetições ao longo da série.

3 Passos para treinar com o intervalo correto:

1) Use um cronometro e marque o tempo de descanso entre as séries e exercícios, verifique a recomendação na sua planilha de treino;

2) Fique atento se o número de repetições está diminuindo entre as séries, isso indica que a sobrecarga está bem ajustada (não se aplica a iniciantes);

3) Ao revezar um equipamento com outra pessoa procure manter o mesmo tempo de descanso, se você estiver revezando com mais de 2 pessoas peça para o seu professor sugerir um exercício similar para substituir o equipamento congestionado momentaneamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso cronometro do no meu treino:

40 segundos de descanso entre as séries, e 2 minutos entre um exercício e outro.

Quer dizer então que esse tempo de descanso está errado? Eu li em algum lugar uma vez que usar cronometro não era a melhor maneira para se definir o tempo de descanso, tipo, o cara teria que saber quando estava pronto pra próxima serie sentindo o próprio corpo. Mas todo lugar que eu li falava que para hipertrofia o melhor era descansar de 30 à 60 segundos e bla bla bla. Inclusive já teve uma discussão aqui no fórum sobre isso.

Editado por Yaggo Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso cronometro do no meu treino:

40 segundos de descanso entre as séries, e 2 minutos entre um exercício e outro.

Quer dizer então que esse tempo de descanso está errado? Eu li em algum lugar uma vez que usar cronometro não era a melhor maneira para se definir o tempo de descanso, tipo, o cara teria que saber quando estava pronto pra próxima serie sentindo o próprio corpo. Mas todo lugar que eu li falava que para hipertrofia o melhor era descansar de 30 à 60 segundos e bla bla bla. Inclusive já teve uma discussão aqui no fórum sobre isso.

Se o objetivo for hipertrofia, sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o objetivo for hipertrofia, sim.

Então quanto tempo devo dar mais ou menos de descanso entre as séries, sendo que eu almejo hipertrofia?

http://www.youtube.com/watch?v=N-5Haqx-Ppg

Nesse vídeo o cara dá 40 segundos de descanso.

Ele até responde o comentário de um cara com a seguinte argumento:

Olá Anderson, De forma alguma é errado, utilizamos o exemplo de 40 segundos para representar um intervalo curto, 1 minuto continua sendo um intervalo curto, até mesmo porque em alguns treinos com intensidade total, 10 segundos a mais de descanso fazem uma enorme diferença. O menos indicado seria intervalos acima de 1'30" quando se tem um objetivo de hipertrofia e procura-se maximizar os resultados. Forte Abraço
Editado por Yaggo Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quanto tempo devo dar mais ou menos de descanso entre as séries, sendo que eu almejo hipertrofia?

O tanto que for necessário pra completar a próxima série, isso vai depender de uma série de fatores (número de reps, peso, exercício), mas se você está descansando só 40 seg e já consegue fazer a próxima série, é porque você não está pondo peso suficiente, e como todos sabem a progressão de cargas é a chave para a hipertrofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tanto que for necessário pra completar a próxima série, isso vai depender de uma série de fatores (número de reps, peso, exercício), mas se você está descansando só 40 seg e já consegue fazer a próxima série, é porque você não está pondo peso suficiente, e como todos sabem a progressão de cargas é a chave para a hipertrofia.

Eu trabalho com progressão de cargas. Vou dar um exemplo: Remada curvada. Faço 4x8. Primeira série consigo fazer todas 8. Segunda e terceira já consigo fazer apenas 6 ou 7 sem roubar. Já na quarta eu só consigo chegar ate a 5 sem roubar, a partir daí eu só consigo finalizar as 8 se eu roubar. Sempre trabalho com progressão de cargas aumento nem que seja um quilo. Diante disso, você acha que preciso aumentar um pouco mais o descanso, ou devo manter os 40 segundos como de costume?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo essa lógica seria melhor ir diminuindo o descanso até não dar tempo entre uma série e outra... O objetivo do descanso é recuperar os níveis de energia, e dependendo da série você não vai se recuperar em 40 segundos. Não é uma questão subjetiva, está relacionado ao funcionamento do corpo humano. Quando você trabalha com cargas acima de 85% de sua RM você vai utilizar mais ATP, que demora mais a ser recuperado que o glicogênio muscular. Isto se torna ainda mais relevante quando estamos falando de agachamentos, terra, exercícios que exigem muito do seu organismo.

@Yaggo Silva

Esse comentário não só provou que o descanso cronometrado não deve ser levado a risca como mostrou o que fazer, é só interpretar e começar a aplicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...